REABILITAÇÃO DE FUNÇÕES HÍDRICAS ATRAVÉS DA INTERCEPTAÇÃO HORIZONTAL Projeto de MBH na sub-bacia do Alto Rio Grande, Nova Friburgo-RJ Jardel Costa Silva.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Proponente: Marianna Fernandes Santana Marina da Silveira gomes
Advertisements

Estrutura Geológica. 3 formações básicas da estrutura geológica: Escudos Cristalinos ou maciços antigos Bacias Sedimentares Dobramentos Modernos.
CICLO HIDROLÓGICO. I N T E R C E P T A Ç Ã O Myrla de Souza Batista Aluna de mestrado: Myrla de Souza Batista Universidade Federal de Campina Grande –
Três Lagoas. Bandeira Brasão Três Lagoas é um município brasileiro da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Trata-se da quarta.
ANATOMIA DA SECA NO NORDESTE DO BRASIL E PREVISÃO CLIMÁTICA SAZONAL Lincoln Muniz Alves Pesquisador CCST/INPE João Pessoa - PB, 01 de setembro de 2016.
Contenção de Movimentos de Massa na sub bacia do Rio Bananeiras-Silva Jardim/RJ Luís Fernando Menezes da Silva Victória Mª Monteiro Mendonça.
PROGRAMA BACIAS JAGUARIÚNA. PARCEIROS OBJETIVO O Programa Bacias Jaguariúna, criado pela Lei Municipal n.° 2218/2014, visa a implantação de ações para.
MANUTENÇÃO DA PERENIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA DO RIO SÃO JOÃO ATRAVÉS DA INTERCEPTAÇÃO HORIZONTAL Luiz Antônio Bernardes Filho IF.
Resultado Traçado da bacia do Ribeirão dos Marins Resumo dos resultados do cálculo da disponibilidade hídrica superficial natural na bacia Conclusão As.
Vegetação.
METODOLOGIA APOIO: IEMCI/UFPA O ENTENDIMENTO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A ARBORIZAÇÃO Orientadores : Felipe Bandeira Netto; Antônio Pedro de Sousa.
A REGIÃO NORDESTE 1.INTRODUÇÃO A região Nordeste é uma região de contrastes: Naturais; Humano/demográfico; Econômico; Outras características gerais da.
III BIENAL DOS FUNDOS DE ÁGUA 17/06/2016 – BOGOTÁ
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
Desastre da Samarco em Mariana (MG)
Avaliação Longitudinal das Consequências Sócio-Ambientais do Acidente da Cataguases Papel sobre duas Comunidades de Pescadores no Vale Inferior do Rio.
Diulia Leal Rafaela Martins
Dinâmica de uma bacia hidrográfica
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A ESTRUTURA GEOLÓGICA DA SUPERFÍCIE TERRESTRE
As regiões Sudeste e Sul do Brasil
Biomas brasileiros.
Adubação Verde Conservação e Manejo do Solo e da Água
Amazônia - Espaço Pacífico Oceano Atlântico AMAZÔNIA
REGIÃO CENTRO-OESTE.
soleira de admitância para o município de teresópolis
Felipe de Souza Nogueira Tagliarini
Felipe de Souza Nogueira Tagliarini Aline Kuramoto Gonçalves
Climas e formações vegetais no mundo Trabalho de geografia.
Formação e uso do solo.
Estudante; Letícia Lina, Thaís Martins
Fabiane Lima de Oliveira
MODELANDO O RELEVO TERRESTRE.
Nascentes Entende-se por nascente o afloramento do lençol freático que vai dar origem a uma fonte de água de acúmulo (represa), ou de cursos d’água.
Equação da tendência da anomalia Equação da tendência da anomalia
Estrutura Geológica.
Hidrografia GG.06- p.36.
A relação entre precipitação e qualidade da água na bacia do manancial do alto curso do rio Santo Anastácio Autor(es): Hermes Maurício Nunes; Antônio.
HIDROGRAMA ECOLÓGICO Benedito C. Silva.
CONSERVAÇÃO DO SOLO Página 289.
África: aspectos físicos
HIDROSFERA.
As Paisagens do continente americano
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
Aula: ECOLOGIA E GERENCIAMENTO DE RESERVATÓRIOS
Infiltração PHD 307 Hidrologia Aplicada rllp/kzf/maio2000
Sugestões de Prioridades para a Segurança Hídrica em Teresópolis
Mapas de Suscetibilidade a Inundação para o Município de Iguape - SP
Formações Vegetais Desenvolvem-se de acordo com o tipo de CLIMA, RELEVO, E SOLO do local onde se situam. De todos estes, o clima é o que mais se destaca.
Uso de SiG Para Análise de Adequação de Uso Agrícola das Terras
Dinâmica das bacias hidrográficas
Grupo: Luisa, Mafe Bergamo,Mafe França Trabalho de Geografia – 2 ano Colegio Palavra Viva.
Disciplina: HIDROGEOGRAFIA Prof Dr. Luiz Carlos Araújo dos Santos Mestranda: Gizele Barbosa Ferreira.
SEMINÁRIO - ENG 797.
A importância do solo na provisão
Distribuição de organismos na Biosfera I
KIT MÓVEL FOTOVOLTÁICO PARA APLICAÇÃO NO MEIO RURAL.
O Território Brasileiro
Proteção de nascentes e águas subterrâneas
Capítulo 9 O relevo e suas formas
Gerenciamento do Saneamento em Comunidades Organizadas
A VARIABILIDADE DAS PRECIPITAÇÕES
Sérgio Luís de Carvalho & Letícia de Oliveira Manoel
DESAFIOS FUTUROS: COMO CONCILIAR USO DA TERRA COM CONSERVAÇÃO NO CERRADO.
Dinâmica das bacias hidrográficas
Dinâmica das bacias hidrográficas
Letícia de Oliveira Manoel & Sérgio Luís de Carvalho
Separação dos Escoamentos Precipitação Efetiva Coeficiente de Escoamento Aluna de mestrado: Myrla de Souza Batista Universidade Federal de Campina Grande.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA CAMPUS CAPITÃO POÇO MONITORIA VOLUNTÁRIA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO CAPITÃO POÇO – PA 2018 TIAGO FARIAS PENICHE.
ALUNOS: RIVELINO MARIA VITORIA ALISSON. Vegetação e Flora Mata de terra firme: Localiza- se em áreas mais elevadas, não atingidas por inundações periódicas.
Transcrição da apresentação:

REABILITAÇÃO DE FUNÇÕES HÍDRICAS ATRAVÉS DA INTERCEPTAÇÃO HORIZONTAL Projeto de MBH na sub-bacia do Alto Rio Grande, Nova Friburgo-RJ Jardel Costa Silva e Thais Marcolino Ribeiro

Situação atual do Município População: habitantes ; Uma das maiores cidades da bacia do Paraíba do Sul; Utiliza quatro mananciais – três a montante da cidade e um no rio Grande, a montante da confluência deste com o rio Bengalas.

Problemática do Município A bacia do Rio Grande sofre com os impactos da atividade agrícola (Produção de sedimentos ) Ocupação das Encostas(Impermeabilização e vulnerabilidade à erosão) Afloramentos rochosos ( Menor infiltração, maior escoamento superficial) Mudanças climáticas ( Ocorrência de eventos extremos): Enchentes; Movimentos de massas; Chuvas torrenciais; Secas prolongadas. Inviável de trazer água de outro lugar, como do Rio paraíba do Sul ou do mar (Distância).

Possíveis soluções para Município Potencializar os serviços ecossistêmicos; Administrar a própria água; Interceptação horizontal das massas de ar úmidas vindas das Bacias aéreas, que entram pela cadeias de montanhas, através das gargantas (Principal fonte de entrada de água no município)

Interceptação horizontal As vertentes que estão voltadas para essa entrada de umidade e interceptam as massas de ar úmidas são as áreas mais importantes para potencializar os serviços ecossistêmicos (Recarga hídrica); O valor de água nessas áreas é muito alto, por isso se tem a necessidade de gerar formas para sorver essa água pro solo, com o uso da vegetação (Perenização).

Proposta de Intervenção  Área piloto: Declividade % Distrito de Campo Coelho; PRECIPITAÇÃO média mm UMIDADE RELATIVA média - 83%. FLORESTA OMBRÓFILA DENSA MONTANA

Ocorrência frequente na área; A espécie apresenta alta plasticidade ecológica e coabita ambientes com diferentes atributos ambientais; Além de a arquitetura foliar ter a capacidade de sofrer plasticidade morfológica em diferentes ambientes, segundo VELÁZQUEZ-ROSAS et al. (2002) e VERNIMMEN et al. (2007), a arquitetura das copas e das folhas atua de forma diferenciada na interceptação da água. Alchornea triplinervia

RESULTADOS ESPERADOS Excedente substancial de ingresso de umidade no sistema; Excedente substancial de ingresso de umidade no sistema; Aporte de matéria orgânica; Aporte de matéria orgânica; Aumento da infiltração e consequente diminuição do escoamento superficial; Aumento da infiltração e consequente diminuição do escoamento superficial; Diminuir processos erosivos. Diminuir processos erosivos.

CENÁRIO FUTURO Aumento da recarga dos manaciais ; Aumento da recarga dos manaciais ; Maior tempo de permanência da água no sistema garantindo perenidade dos recursos hídricos; Maior tempo de permanência da água no sistema garantindo perenidade dos recursos hídricos; Disponibilidade de água em quantidade e qualidade ao longo do ano todo; Disponibilidade de água em quantidade e qualidade ao longo do ano todo; Melhoria do ponto de vista econômico e ambiental. Melhoria do ponto de vista econômico e ambiental.

BIBLIOGRAFIA Oliveira dos Santos, P. R., Cortines, E., dos Santos, G. L. & Valcarcel, R. Interceptação horizontal da Alchornea triplinervia em corredores de umidade de Nova Friburgo – RJ. Anais da XXI Jornada de Iniciação Científica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2011). SANTOS, G.L. Influência Dos Fatores Ecológicos Na Arquitetura De Fragmentos Florestais A Sotavento Da Serra Do Mar, Nova Friburgo – Rj. Intituto de Floresta. Monografia Graduação Eng Florestal, UFRRJ(2011)