UFPE – CAA Século XIX Prof. Robson Santos HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.

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Transcrição da apresentação:

UFPE – CAA Século XIX Prof. Robson Santos HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Século XIX Contexto Histórico Efeitos da Revolução Industrial Revolução dos transportes: navio a vapor, rodovias e ferrovias Novas fontes de energia: petróleo e eletricidade Êxodo rural Imperialismo colonialista: Inglaterra, França, Bélgica, Itália e Alemanha Poder dos burgueses x proletariado

Século XIX Contexto Histórico Socialismo de Marx e Engels Unificação da Alemanha e da Itália Independência das colônias espanholas e portuguesa (Brasil)

Século XIX Ideologias predominantes: Positivismo (Comte): síntese das ciências Idealismo (Fichte, Schelling, Hegel): conteúdo e experiência  Inspirado em Kant: Materialismo (Feuerbach): críticos do idealismo  Inspirado em Marx e Engels:

Século XIX Positivismo Análise do objeto, do fenômeno Cientificismo Concepção determinista Augusto Comte ( )

Século XIX Positivismo Sociologia (física social) Psicologia experimental (Weber, Fechner, Helmholtz, Wundt) Educação: Herbert Spencer, John Stuart Mill

Século XIX Idealismo Filosofia do devir Ênfase na dialética (concepção histórica) Razão, idéia predomina sobre a realidade Georg Wilhelm Friedrich Hegel ( )

Século XIX Idealismo Educação: meio de espiritualização do homem – função do Estado Fichte ( ): consciência de si, liberdade do sujeito, responsabilidade do Estado

Século XIX Socialismo Utópico: meios paternalistas para emancipação da classe trabalhista Saint SimonFourier Proudhon Owen

Século XIX Socialismo Científico: crítica às diversas tendências, teoria histórico-dialética Marx Engels

Século XIX Socialismo Inspirados em Engels (história e dialética), invertem as concepções deste: luta de classes, aspecto material, os fatos, aspectos sociais (infra-estrutura) Fenômenos sociais: processos Consciência: decorre da vida material

Século XIX Socialismo Valorização do pensar e do fazer Crítica social (desalienação) Fenômenos sociais: processos Igualdade de direitos e deveres

Século XIX Escolas Fourier: educação integral Owen: educação para filhos dos operários Francisco Ferrer Guardia: educação libertária

Século XIX Principais pedagogos Joan Henrique Pestalozzi ( ) Educação elementar e profissional Escola popular Influência de Rousseau: bondade humana Instituto: liberdade religiosa, família, espírito-coração-mão

Século XIX Principais pedagogos Friedrich Froebel ( ) Educação da 1ª infância (jardim de Infância) Atividade lúdica: jogos e brincadeiras Ênfases: ocupações, canto, poesia, educação moral e religiosa

Século XIX Principais pedagogos Johann Herbart ( ) Rigorosidade metódica Psicologia experimental na educação

Século XIX Principais pedagogos Educação moral e instrução Idéia de consciência e inconsciência Método: governo, instrução e disciplina Instrução: função de despertar o interesse da criança 5 Passos: preparação / apresentação / assimilação / generalização / aplicação

Século XIX Educação no mundo Alemanha: Escola aberta a todos Escola elementar (Pestalozzi) Escola secundária (humanista e erudita) Universidade de Berlim (1810) Escolas profissionais

Século XIX Educação no mundo França e Inglaterra: Escola elementar (ordens religiosas) Escolas leigas, gratuitas Alunos-monitores (Inglaterra) Ministério da Educação

Século XIX Educação no mundo EUA: Escolas gratuitas 1ª universidade estatal (Virgínia) Ensino profissional (indústria, agricultura e comércio) Escolas normais (formação de mestres