Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A D O R A Ç Ã O Uma experiência real com Deus “Se Satanás vê que Deus está abençoando Seu povo e preparando-os para discernir-lhe os enganos, trabalha.
Advertisements

Orientações ao professor A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2016 e o tema da revista é Mateus, comentada pelo Bispo Manoel Ferreira. Sinta-se.
SIM. SIM PRINCÍPIO 8 – Entrego-me a Deus a fim de ser usado para levar essas boas-novas a outros, tanto pelo meu exemplo quanto pelas minhas palavras.
Lição 12 Paulo: Missão e Mensagem. O que motivava Paulo a pregar o evangelho e ganhar o maior número de almas era: (1) o desejo de superar o grande número.
Roney Cozzer Site Teologia & Discernimento Prática da Pregação.
29 DE OUTUBRO DE 2016 A gratidão e o dinheiro Porque o serviço dessa assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças.
Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15.
Na semana passada, nós meditamos sobre o exemplo do pai que pediu ao filho que lhe fizesse algo importante, mas o filho lhe disse que estava com algumas.
Exposição Bíblica EVANGELHO DE JOÃO. É possível Deus se tornar homem?
INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS SANTANA COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEORIA DO CONHECIMENTO João Morais da Costa Júnior Santana/2017.
Pregar o evangelho foi a grande ordem deixada pelo Mestre. Ao atender a este desafio levaremos muitos a se entregarem a Cristo.
Amor que restaura amizades
REVISTA DE ESTUDOS JOVEM
SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO
Uma igreja carente de cura
Orientações ao professor
O privilégio de servir a Cristo
Lição 9 “Salvos pelo sangue”.
CHAMADO PASTORAL DE PAULO
DISCIPULADO.
JUSTIFICAÇÃO POR MEIO DA FÉ
Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
1.
Deus Está no Controle Por favor, ler com fé !!!.
Vinícius Ferreira – Cel.:
BASE BÍBLICA PARA EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
Compartilhando a (04/02/
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Treinamento 1.
no deserto, também o Filho do
“A mente influenciável e em expansão da criança deseja o conhecimento “A mente influenciável e em expansão da criança deseja o conhecimento. Os.
Uma igreja carente de cura
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
E B D V I L A C A R M O S I N A Andeis como sábios 08/11/ :39.
Implicações Práticas e Conclusões.
DISCIPULADO CRISTÃO nas
a essência da compaixão de deus Aula 9: Romanos 9
Consultar o livro: A Vida é Missão (Edições ASMP)
Princípios para conquistar a sua cidade
Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16.
Uma célula de Sucesso.
DISCIPULADO CRISTÃO na carta aos filipenses Aula 8: Fp. 3-4
• Fazer: Evangelizar pessoas queridas e próximas.
Lição 01 A missão nasceu em Deus
1.
“PARA QUE SEJAM UM” Lição 3 para 20 de outubro de 2018.
Oração de Final de Ano.
Que fazeis a mais que os outros?
Ética Cristã Por Daryel Erickson T iteenchallenge.org 5/2013.
Minha Oração Final do ano no.
Cristo ministrava às necessidades das pessoas antes de convidá-las a segui-Lo.
“A missão do lar se estende para além do círculo dos seus membros “A missão do lar se estende para além do círculo dos seus membros. O lar cristão.
“A mente influenciável e em expansão da criança deseja o conhecimento “A mente influenciável e em expansão da criança deseja o conhecimento. Os.
Filosofia Moderna Pascal e Spinoza
A FAMÍLIA E O PERDÃO. A FAMÍLIA E O PERDÃO INTRODUÇÃO Uma família não pode subsistir sem perdão, pois, invariavelmente, vamos errar uns com os outros.
SOLENIDADE DA SAGRADA FAMÍLIA
Oração de Final de Ano.
Desafios da Igreja e do Evangelho diante da cidade
Lição 11 Os opositores da missão
9 Processos no tribunal. 9 Processos no tribunal.
Conceitos importantes para o estudo da História
Romanos 2.
TEMPO DE RECORDAR. TEMPO DE RECORDAR A Igreja Multiplicadora é a visão de multiplicação intencional baseada em cinco princípios bíblicos de crescimento.
SEGREDOS PARA A UNIDADE FAMILIAR
1.
Lição 11: O próximo e o evangelho
4 A mensagem da cruz. 4 A mensagem da cruz Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir lembrar que a pregação bíblica deve conter sempre.
Deus não nos obriga a obedecê-Lhe; Ele nos dá o poder da escolha Deus não nos obriga a obedecê-Lhe; Ele nos dá o poder da escolha. Mas quando nos.
“A bênção do SENHOR enriquece, e, com ela, Ele não traz desgosto” (Pv 10:22). A promessa feita a Abraão: “Em ti serão benditas todas as famílias.
Para muitos a felicidade está nas coisas desta Terra Para muitos a felicidade está nas coisas desta Terra. Dessa forma, iludem-se acreditando que,
Transcrição da apresentação:

Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15

PERSPECTIVA CULTURAL

Cultura: Todo o complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro. Cultura: Todo o complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.

Cultura diferente: como agir? Cultura diferente: como agir?

Em missões, diante de um fator cultural diferente do nosso, reagimos basicamente de uma das três formas: Em missões, diante de um fator cultural diferente do nosso, reagimos basicamente de uma das três formas:

Rejeição : Rejeita radicalmente a cultura, se fechando para o que ela pode oferecer. Exemplo: Missionários do hemisfério norte que em meados do século 19 e início do século 20 impunham padrões de vestimenta e música aos habitantes de países tropicais, não valorizando a cultura local. Rejeição : Rejeita radicalmente a cultura, se fechando para o que ela pode oferecer. Exemplo: Missionários do hemisfério norte que em meados do século 19 e início do século 20 impunham padrões de vestimenta e música aos habitantes de países tropicais, não valorizando a cultura local.

Assimilação (secularização): Absorve totalmente a cultura, mesmo em seus aspectos negativos, culminando em distorção da fé. Exemplo: O movimento emergente liberal, que trata práticas pecaminosas como demandas culturais, ao invés de confrontá-las. Assimilação (secularização): Absorve totalmente a cultura, mesmo em seus aspectos negativos, culminando em distorção da fé. Exemplo: O movimento emergente liberal, que trata práticas pecaminosas como demandas culturais, ao invés de confrontá-las.

Contextualização: Dialoga com a cultura absorvendo e respeitando os valores que servem ao evangelho, ao mesmo tempo em que rejeita aquilo que estão em oposição ao evangelho de Cristo. A CHAVE É: EQUILÍBRIO Contextualização: Dialoga com a cultura absorvendo e respeitando os valores que servem ao evangelho, ao mesmo tempo em que rejeita aquilo que estão em oposição ao evangelho de Cristo. A CHAVE É: EQUILÍBRIO

Exemplos: A pregação de Jesus a mulher samaritana, onde o mestre pregou a mensagem de salvação a partir do contexto cultural daquela mulher (João 4:1-42) ; Paulo no areópago de Atenas, ao citar os filósofos pagãos em sua mensagem, criando uma ponte cultural através da qual introduziu o evangelho (Atos 17:15-34). Hoje em dia na NIB : Peças teatrais, noite do amigo, jantares de casais, acampamentos, etc... Exemplos: A pregação de Jesus a mulher samaritana, onde o mestre pregou a mensagem de salvação a partir do contexto cultural daquela mulher (João 4:1-42) ; Paulo no areópago de Atenas, ao citar os filósofos pagãos em sua mensagem, criando uma ponte cultural através da qual introduziu o evangelho (Atos 17:15-34). Hoje em dia na NIB : Peças teatrais, noite do amigo, jantares de casais, acampamentos, etc...

Resumindo: Na rejeição, a cultura é ignorada; na assimilação ela é endeusada e sobreposta ao evangelho. A contextualização por sua vez, interage com a cultura, sem ignorar o fato das culturas estarem manchadas pelo pecado, reconhecendo que nem tudo que é tido pelo homem moderno como valor cultural é aceitável diante de Deus. Resumindo: Na rejeição, a cultura é ignorada; na assimilação ela é endeusada e sobreposta ao evangelho. A contextualização por sua vez, interage com a cultura, sem ignorar o fato das culturas estarem manchadas pelo pecado, reconhecendo que nem tudo que é tido pelo homem moderno como valor cultural é aceitável diante de Deus.

Construindo pontes culturais para pregar o evangelho através da contextualização Construindo pontes culturais para pregar o evangelho através da contextualização

Contextualizar: apresentar ideias e pensamentos levando em consideração o contexto das pessoas, de modo a comunicar os fatos com maior clareza.

Princípios: A contextualização começa com um coração em favor dos perdidos e um desejo intencional de ajudá-los a compreender a verdade libertadora de Deus. Princípios: A contextualização começa com um coração em favor dos perdidos e um desejo intencional de ajudá-los a compreender a verdade libertadora de Deus.

Contextualizar também envolve construir relacionamentos com pessoas que não creem. É um ato de amor.

Nunca confunda forma com conteúdo. A forma pode e deve variar, mas o conteúdo é imutável. Nunca utilize o pretexto de contextualização para comprometer ou distorcer o evangelho. Nunca confunda forma com conteúdo. A forma pode e deve variar, mas o conteúdo é imutável. Nunca utilize o pretexto de contextualização para comprometer ou distorcer o evangelho.

Na contextualização o evangelho não é apenas um agente passivo e submisso à cultura, mas é apresentado, de forma criativa, como um agente transformador. Na contextualização o evangelho não é apenas um agente passivo e submisso à cultura, mas é apresentado, de forma criativa, como um agente transformador.

Todo dia e em toda circunstância, precisamos estar conscientemente e rigorosamente traduzindo nossa fé na linguagem da cultura que estamos tentando alcançar. Todo dia e em toda circunstância, precisamos estar conscientemente e rigorosamente traduzindo nossa fé na linguagem da cultura que estamos tentando alcançar.

Porque, embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas. Tornei-me judeu para os judeus, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da lei, tornei-me como se estivesse sujeito à lei, ( embora eu mesmo não esteja debaixo da lei ), a fim de ganhar os que estão debaixo da lei.

Para os que estão sem lei, tornei-me como sem lei ( embora não esteja livre da lei de Deus, mas sim sob a lei de Cristo ), a fim de ganhar os que não têm a lei. Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns. Faço tudo isso por causa do evangelho, para ser co-participante dele. 1 Coríntios 9:19-23

As demandas do mundo moderno e o ambiente multicultural em que vivemos fazem da contextualização uma ferramenta indispensável à igreja contemporânea. A igreja que não contextualizar sua mensagem se tornará irrelevante para a sociedade ao seu redor. As demandas do mundo moderno e o ambiente multicultural em que vivemos fazem da contextualização uma ferramenta indispensável à igreja contemporânea. A igreja que não contextualizar sua mensagem se tornará irrelevante para a sociedade ao seu redor.