UNIVERSO, SISTEMA SOLAR, TERRA E VIDA UFVJM – LEC/FIH Prof. Luciano Pedroso Prof. Fernando Almeida
Você gosta de Astronomia?
Parece que sim, senão você não estaria aqui!
Até que ponto?
Antes de começarmos, tenho algumas perguntinhas simples:
De onde viemos?
Onde estamos?
Para onde vamos?
Vamos parar de viajar e iniciar logo esse curso...
Vídeo – Sistema Solar itas/ itas/ s-dos-planetas.html s-dos-planetas.html
Estrutura do curso: Plano de Ensino do curso UNIVERSO, SISTEMA SOLAR, TERRA E VIDA:
Astronomia Conceitual e observacional Sistemas de coordenadas. (prática) 2 horas Ciclos temporais astronômicos, calendário e determinação da hora 2 horas Relações do sistema Sol-Terra-Lua: movimento aparente, estações do ano, eclipses, fases da lua. 4 horas Sistema Solar: estrutura e evolução 2 horas As leis de Kepler do movimento planetário = construção de elipses. (prática) 2 horas Astronomia Observacional: Olho nu, instrumentos ópticos, Espectroscopia, Fotometria, Detecção de partículas e ondas gravitacionais, Radioastronomia e Influência da atmosfera 2 horas Caracterização física das estrelas: distância, movimento, magnitude, luminosidade, temperatura, massa 2 horas Classificação estelar e Diagrama H-R 1 hora Estrutura estelar 2 horas Geração e transporte de energia em estrelas 1 horas Evolução estelar 1 hora Latitude e longitude geográficas. (prática) 2 horas Coordenadas Astronômicas locais com instrumentos de baixo custo (prática) 2 horas Asteroides, cometas e meteoroides 2 horas Construção e validação de planisfério e lunário (prática) 5 horas Construção e validação de Relógio de Sol (prática) 3 horas Construção e validação de Relógio do Cruzeiro do Sul. (prática) 3 horas Cosmologias antiga e moderna. 1 horas Observação do céu com instrumentos ópticos. (prática) 5 horas
Avaliações: TEMPO UNIVERSIDADE: (48 horas) - Memorial da disciplina: 5,0 pontos; - Relatório das práticas elaboradas ao longo da disciplina: 10,0 pontos; - Trabalhos em sala de aula: 5,0 pontos; - Avaliação individual: 20,0 pontos. TEMPO COMUNIDADE: (12 horas) - 30,0 pontos: Trabalho da Disciplina: Classificação popular e científica de constelações observada a olho nu na comunidade, baseado no princípio da Investigação. - 30,0 pontos: avaliação global do Módulo – Relatório do Tempo Comunidade.
Bibliografia: Básica: BOCZKO, Roberto. Conceitos de astronomia. São Paulo: Edgard Blücher, DIAS, C. A. C. M.; SANTA RITA, J. R. Inserção da astronomia como disciplina curricular do ensino médio. Revista Latino-americana de Educação em Astronomia. n. 6, LANGHI, R. Dificuldades de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em relação ao ensino da Astronomia. Revista Eletrônica RELEA – Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 2, Disponível em:. Acesso em: 28 set Complementar: BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais (5ª a 8ª séries). Brasília: MEC/SEF, p. ______. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental; introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, p. ______. PCN+: Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, p. DELERUE, A. Rumo às estrelas: guia prático de observação do céu. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, MOURÃO, R. R. F. Manual do astrônomo: uma introdução à astronomia observacional e construção de telescópios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, p.
Pequenos vídeos Abertura do curso. O Sistema Solar. O Sistema Solar Terra vista de cima. Terra vista de cima