UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO DE CAIXAS ELETRÔNICOS PARA COOPERATIVAS DE CRÉDITO Renato Henschel.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE CONSULTAS MÉDICAS Fernando Antonio Venco Teixeira da Cunha.
Advertisements

SISTEMA PARA CONTROLE DE ESTOQUE DE BEBIDAS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fernando Schweder Volkmann Prof. Wilson Pedro.
Sistema Help Desk 24 horas para uma Software House Gabriel Demarchi Orientando Prof. Ricardo Alencar de Azambuja Orientador Universidade Regional de Blumenau.
SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUES PARA DISTRIBUIDORAS DE FUMO Graciela Martins Luiz Orientador: Wilson Pedro Carli.
FERRAMENTA PARA SIMULAR A MENSURAÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS José V. da Silva Júnior Orientador: Ricardo Alencar Azambuja.
SIMULADOR WEB DO MERCADO DE COMPRA E VENDA DE AÇÕES NA BOLSA DE VALORES Luiz Alberto Fiamoncini Gui Orientador: Maurício Capobianco Lopes.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO PROTÓTIPO DE CONTROLE DE PEDIDOS.
SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO, FREQÜÊNCIA E GESTÃO DE PERMISSÃO PARA AMBIENTE ACADÊMICO LEONARDO DENARDI ORIENTADOR: JACQUES ROBERT HECKMANN.
APLICATIVO PARA ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA DE UM SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL Marlon Gracietti de Amorim Orientador: Prof. Cláudio Ratke.
IMPLEMENTAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING APLICADO NO AMBIENTE DO EMPREENDEDOR Acadêmico: Roger Erivan Gaulke Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
Anderson Zoz Orientador: Francisco Adell Péricas.
Sistema Web para Gerenciamento SNMP de Impressão Terceirizada da FURB Rodrigo Antonio Müller Orientador: Francisco Adell Péricas.
FERRAMENTA PARA CONTROLE E MONITORAMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE TI Rafael Antonio Pires Orientador: Francisco Adell Péricas.
Sistema de Agendamento do Atendimento Médico na Unidade Básica de Saúde de Arroio Trinta Acadêmica: Roberta Raquel Leismann Orientador: Ricardo Alencar.
Sistema para gerenciamento de comércio de produtos naturais Acadêmica: Dulcinéia Balloni Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli Universidade Regional de.
SISTEMA PARA AUXILIXAR NO GERENCIAMENTO DA ONG SOCIEDADE CASA DA ESPERANÇA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Arã Mahatma.
Sistema Web para Gerenciamento Eletrônico de Documentos em Projetos de Implantação de ERP Eder Gonçalves Orientador: Prof. Marcos Rogério Cardoso FURB.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO FERRAMENTA APLICADA AO SETOR.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA MONTAGEM DE CARDÁPIOS NUTRICIONAIS Natasha Zimmermann Orientador:
Gerador de aplicativos Oracle PL/SQL WEB baseado na estrutura das tabelas do banco de dados Oracle Wagner da Silva Orientando Prof. Alexander Roberto Valdameri.
Alexandre Feustel Baehr. Sequência da Apresentação Introdução e Objetivos Fundamentação teórica Especificações da ferramenta Desenvolvimento e Operacionalidade.
COMPONENTE DE GERAÇÃO DE BOLETOS BANCÁRIOS EM DELPHI Aluno: Jonas Ricardo Viel Prof. Adilson Vahldick - Orientador.
Marlo Torres Marques Orientador: Roosevelt dos Santos Junior UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DEPARTAMENTO DE SISTEMAS E COMPUTAÇÃO.
GEOS – GERENCIAMENTO DE ORDENS DE SERVIÇO. UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Tiago Guiseler Prof. Wilson Pedro Carli.
SISTEMA PARA CONTROLE DA FROTA DE VEÍCULOS Ricardo Sorroche – Orientando Prof. Wilson Pedro Carli - Orientador.
SISTEMA PARA AUTOMATIZAÇÃO RESIDENCIAL CONTROLADO POR COMANDO DE VOZ Ronaldo Rother Prof. Francisco Adell Péricas, Orientador.
Desenvolvimento de um integrador de sistemas por meio de leiautes parametrizáveis Marlon Fernando Dirksen Orientador: Jacques Robert Heckmann.
Por: Thiago Wilvert Orientador: Oscar Dalfovo. Sequência da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica O sistema desenvolvido Trabalhos correlatos.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES WEB PARA REPRESENTANTES COMERCIAIS COM ACESSO ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS.
Aplicativo “Wiki” de Conhecimento para os Programas de Pós-Graduação da FURB Anderson Felipe Weege Orientador: Oscar Dalfovo.
Ambiente Virtual de Avaliações Utilizando Certificados Digitais Fernando Gevard – Acadêmico Paulo Fernando da Silva - Orientador.
Fernando Welter Orientador: Paulo Roberto Dias Sequência da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica Desenvolvimento do sistema Operacionalidade.
Sistemas de Informação via Web para Controle Financeiro de uma Microempresa Leonardo Filipe Pamplona Orientador: Roberto Heinzle.
SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA.
APLICAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING PARA AUXÍLIO NA CLASSIFICAÇÃO DE INCIDENTES DE SERVICE DESK Carla Adriéli Fink Orientador: Professor Dr. Oscar Dalfovo.
Rede Social Digital para Compartilhamento de Informações de Viagens de Moto Leonardo João Faggiani Prof. Rion Brattig Correia, Orientador.
APLICATIVO GESTÃO DE PEDIDOS PARA INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO ADMINISTRATIVO EXISTENTE NA EMPRESA Marlon da Silva Orientador: Prof. Oscar Dalfovo, Doutor.
 1. Introdução e Objetivos  2. Fundamentação Teórica  3. Especificação do Sistema  4. Desenvolvimento e Operacionalidade  5. Resultados e Conclusões.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BOBINAR – SISTEMA DE CONTROLE PARA MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS Murilo Cesar Cardoso.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO APARECIDA CEZERINO ORIENTADOR:
APLICATIVO WEB DE AUXÍLIO À INSPEÇÃO DE SOFTWARE COM LISTAS DE VERIFICAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Mayara Barbieri.
SISTEMA GERENCIADOR DE DOCUMENTOS PARA GESTÃO DA QUALIDADE Eder Jhoney da Silva Orientador: Roberto Heinzle 1.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
SISTEMA WEB PARA GRUPOS TEATRAIS, PROFISSIONAIS LIBERAIS E AUTÔNOMOS DO MEIO ARTÍSTICO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
1 SISTEMA DE APOIO GERENCIAL COM FOCO NA PRÁTICA DE TREINAMENTO ORGANIZACIONAL BASEADO NO MODELO CMMI Werinton Ferrari Orientador: Wilson Pedro Carli.
5 UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA DE FORÇA DE VENDAS. Gustav Dallmann Júnior Orientador: Prof. Francisco Adell.
FERRAMENTA WEB PARA AUXÍLIO À GERÊNCIA DE ERROS CONHECIDOS E PROBLEMAS COM BASE EM ITIL UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Ferramenta para gestão ágil de projetos de software Robson Ricardo Giacomozzi Orientador: Everaldo Artur Grahl.
SISTEMA DE CONTROLE PARA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO UTILIZANDO ENVIO/RECEBIMENTO DE SMS ANDRÉ GUSTAVO BAULER ORIENTADOR: FRANCISCO ADELL PÉRICAS.
Automatização do processo decisório na geração do EFD Contribuições: uma solução baseada em RBC Alex Vilmar Silveira Orientador: Prof. Rion Brattig Correia.
MÓDULO DE AVALIAÇÃO DO RETORNO DE INVESTIMENTO EM SISTEMA DE RASTREABILIDADE ANIMAL Eduardo Ehlert Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias.
Roteiro da apresentação  Introdução  Objetivos  Fundamentação teórica  Especificações do sistema  Desenvolvimento do sistema  Operacionalidade do.
SISTEMA PARA O CONTROLE DO FLUXO DE PROPOSTAS DE CUSTOMIZAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Valcir Willi Schmidt Prof.
Acadêmico: Fabrício de Souza Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli
SISTEMA DE GESTÃO E DIVULGAÇÃO DE IMÓVEIS
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Trabalho de Conclusão de Curso
Acadêmica: Rosana Ittner Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo
Orientanda: Ana Paula Joslin de Oliveira
GERENCIADOR DE INSTALAÇÃO DE ORIENTADOR: FRANCISCO ADELL PÉRICAS
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Orientador: Francisco Adell Péricas
SISTEMA PARA CONTROLE DA PRODUÇÃO DE AGRICULTURA DE GRÃOS
Juan Olimpio Orientador: Francisco Adell Péricas
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Simulador de Negócios via Web: Funções Produção e Planejamento de Materiais Acadêmico: Viviane Aparecida Boll Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO DE CAIXAS ELETRÔNICOS PARA COOPERATIVAS DE CRÉDITO Renato Henschel Junior Prof. Ricardo Alencar de Azambuja, Orientador

ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO Introdução e Objetivos Fundamentação Teórica Desenvolvimento e Especificações do sistema Operacionalidade do sistema Resultados e Discussões Conclusão Extensões

INTRODUÇÃO Origem do Cooperativismo. Em 1848, Friedrich Wilhelm Raiffeisen fundou na Alemanha a primeira Cooperativa de Crédito tipicamente rural. Uma das principais características deste tipo de Cooperativa, era a responsabilidade ilimitada e solidária. Em 1850, Hermann Schulze fundou outro modelo de Cooperativa hoje conhecida como Cooperativa de Crédito Urbano. Para as américas a primeira Cooperativa foi idealizada em 6 de abril de 1900 pelo jornalista Canadense Alphonse Desjardins na provincia de Quebec - Canadá.

INTRODUÇÃO Cooperativismo no Brasil. Em 1902, apenas 2 anos após a fundação da primeira Cooperativa Urbana das Américas, foi constituída a primeira cooperativa de crédito urbana brasileira em Nova Petrópolis, no estado do Rio Grande do Sul. Em 11 de Dezembro de 1961, a Portaria do Ministério da Agricultura estabeleceu que “São cooperativas de crédito mútuos as que têm como associados somente pessoas vinculadas a uma determinada entidade, corporação ou empresa com área de ação reduzidas e que realizem operações ativas e passivas única e exclusivamente com os associados” (INEPARCRED, 2003).

INTRODUÇÃO Problemas de abastecimento nos caixas eletrônicos das instituições financeiras. Base histórica através do conhecimento do gerente da agência; Falta de regras e critérios para o abastecimento; Alto índice de reclamações por parte do associado pela falta de numerário no caia eletrônico; Alto índice de ociosidade; Controle manual do abastecimento.

OBJETIVO Desenvolver um sistema para a gestão do controle e abastecimento de numerário dos caixas eletrônicos para Cooperativas de Crédito permitindo o monitoramento do equipamento e a previsão de demanda de numerários.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Previsão de Demanda Tem como objetivo fornecer informações sobre a demanda futura, possibilitando um planejamento que forneça melhores resultados. Conforme Vergana(2005), a análise do conteúdo é considerada uma técnica para o tratamento de dados que visa identificar no caso a ociosidade e a previsão de retiradas para efetuar o abastecimento de numerário no caixa eletrônico.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Reposição de estoque Conforme Chase et al(2005), estoque é a quantidade de qualquer item ou recurso usado em uma organização. Um sistema de estoque compreende o conjunto de políticas e controles que monitoram os níveis de estoque e de reposição.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Sistema atual Situação atual; Sem regras bem definidas; Centralização no conhecimento regional e pessoal; Controle manual através de planilha eletrônica; Alto índice de ociosidade; Constantes reclamações por parte dos associados.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Trabalhos correlatos Paiva(2006) desenvolveu uma forma de reduzir o estoque de numerário sem prejudicar o nível de atendimento através do desenvolvimento de um modelo de previsão de demanda e reposição de estoques.

Requisitos Funcionais Caso de Uso RF01: O sistema deve permitir o cadastramento de usuários com alçada de acesso. UC03 RF02: - O sistema deve permitir o cadastramento de Cooperativas.UC01 RF03: O sistema deve permitir o cadastramento de Agências.UC04 RF04: O sistema deve permitir o cadastramento de ATMs (Caixas Eletrônicos). UC05 RF05: O sistema deve permitir o cadastramento mínimo de valores em cada ATM (Caixa Eletrônico). RF06: O sistema deve permitir consultar a movimentação de cédulas do ATM (Caixa Eletrônico). UC08 RF07: O sistema deve permitir realizar o cálculo da projeção de abastecimento. UC08 RF08: O sistema deve permitir o cadastramento de Grupos de Acesso. UC02 DESENVOLVIMENTO E ESPECIFICAÇÕES DO SISTEMA Requisitos Funcionais Caso de Uso RF01: O sistema deve permitir o cadastramento de usuários com alçada de acesso. UC03 RF02: - O sistema deve permitir o cadastramento de Cooperativas.UC01 RF03: O sistema deve permitir o cadastramento de Agências.UC04 RF04: O sistema deve permitir o cadastramento de ATMs (Caixas Eletrônicos).UC05 RF05: O sistema deve permitir o cadastramento mínimo de valores em cada ATM (Caixa Eletrônico). RF06: O sistema deve permitir consultar a movimentação de cédulas do ATM (Caixa Eletrônico). UC08 RF07: O sistema deve permitir realizar o cálculo da projeção de abastecimento.UC08 RF08: O sistema deve permitir o cadastramento de Grupos de Acesso.UC02 Especificação do sistema

Requisitos Não Funcionais RNF01: Visando criar um produto com maior extensibilidade, reusabilidade e flexibilidade deve-se utilizar as linguagens de desenvolvimento Java, FrameWrok ExtJS 3.2, o Banco de Dados Mysql e servidor Tomcat. RNF02: O software será voltado para web e deverá rodar nos navegadores homologados, Google Chrome, Mozilla FireFox, Internet Explorer 7,8,9 e Safari. RNF03: O software poderá ser executado em estações de trabalho com no mínimo 512 megabytes de memória. RNF04: As pessoas não autorizadas não poderão ter acesso ao sistema. RNF05: O software poderá ser executado em estações de trabalho com a resolução mínima de vídeo 1024 x 768 pixels. DESENVOLVIMENTO E ESPECIFICAÇÕES DO SISTEMA Requisitos Não Funcionais RNF01: Visando criar um produto com maior extensibilidade, reusabilidade e flexibilidade deve-se utilizar as linguagens de desenvolvimento Java, FrameWrok ExtJS 3.2, o Banco de Dados Mysql e servidor Tomcat. RNF02: O software será voltado para web e deverá rodar nos navegadores homologados, Google Chrome, Mozilla FireFox, Internet Explorer 7,8,9 e Safari. RNF03: O software poderá ser executado em estações de trabalho com no mínimo 512 megabytes de memória. RNF04: As pessoas não autorizadas não poderão ter acesso ao sistema. RNF05: O software poderá ser executado em estações de trabalho com a resolução mínima de vídeo 1024 x 768 pixels. Especificação do sistema

DESENVOLVIMENTO E ESPECIFICAÇÕES DO SISTEMA Diagrama de caso de uso

DESENVOLVIMENTO E ESPECIFICAÇÕES DO SISTEMA Técnicas e Ferramentas utilizadas Java; JavaScript; Framework Extjs; JSON; Ajax; MySQL; Enterprise Architect 7.5.

OPERACIONALIDADE DO SISTEMA Tela de login

OPERACIONALIDADE DO SISTEMA Tela principal

OPERACIONALIDADE DO SISTEMA Tela parâmetro do Caixa eletrônico

OPERACIONALIDADE DO SISTEMA Tela de monitoramento

OPERACIONALIDADE DO SISTEMA Tela de histórico do Caixa Eletrônico

RESULTADOS E DISCUSSÕES Susbtituição da planilha eletrônica; Diminuição das reclamações dos associados por indisponibilidade do caixa eletrônico por falta de dinheiro; Sistema totalmente separado por módulos; Restrição de acesso as informações; Ambiente web; Integridade das informações; Comparado ao trabalho correlato Paiva(2006): Acompanhamento em tempo real da situação do caixa eletrônico.

CONCLUSÃO Objetivos atingidos; Dificuldades enfrentadas; Conhecimento adquirido; Acompanhamento on-line do caixa eletrônico; Restrições nos acessos.

EXTENSÕES Integração com Help-Desk; Controle da quantidade de cédulas por gaveta; Previsão de demanda por gaveta; Visualização em forma de Agenda das previsões de demanda; Gráfico estatístico de demanda X realizado; Integração com o sistema da empresa transportadora de valores.

DEMONSTRAÇÃO DO SISTEMA