China. Dados atuais Área: Km² (3º maior país); Governo: regime do partido único, o PCCh (Ditadura com o presidente Hu Jintao). População: 1,345.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CHINA.
Advertisements

NOVOS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS (NPI)
Os complexos geoeconômicos do Brasil e os “quatros brasis”
América Anglo-Saxônica Geografia – Prof. Christian.
Geografia do Canadá. O território canadense O elevado nível de vida e a intensa relação com os Estados Unidos Em virtude disso, a população do país desfruta.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O IMPERIALISMO Livro “Conexões com a História” 3 Páginas 12 a 29.
Desenvolvimento Econômico Professor(a): Mayne Ramos Almeida.
Brasil no Contexto da Guerra Fria. Guerra Fria (1945 – 1961) Dualidade entre EUA X URSS; EUA: Capitalista; Livre Economia; Grandes investimentos em Países.
Japão
A população mundial A população brasileira A POPULAÇÃO MUNDIAL GEOGRAFIA A população mundial atingiu uma marca de 7,2 bilhões de habitantes, número que.
População. POPULAÇÃO - Dados Quantitativos Brasil País muito populoso ou povoado? Populoso Povoado.
Passagem de um país agroexportador para industrial -Durante mais de quatrocentos anos fomos um exportador de matéria-prima -Fomos importador de produtos.
Da Rússia a CEI.  Foi o país de maior extensão territorial ( mais de 22 milhões de quilômetros quadrados);  Primeiro país a colocar um equipamento.
Eduardo Machado Coelho Zulkiewicz número 4 Miguel Vieira Torres número 16 8°A.
Gestão da Produção Industrial Economia e Globalização MATERIAL 1.
Princípios de Finanças Internacionais Prof:AILTON.
Evidência Empírica do Modelo Heckscher-Ohlin
RESUMO PARA A RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA
CAPÍTULO 2 – QUEM SÃO OS BRASILEIROS?
Deepak Nayyar: A corrida pelo crescimento
CAPÍTULO 4 – INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO
O que é uma ordem internacional (mundial)?
Desmembramento da Península Indiana 15 milhões de pessoas cruzam a fronteira entre Índia e Paquistão 5 milhões de hindus obrigados.
MACROECONOMIA Site:
Substituir Slides Número: 5 e 9 do vídeo por estes do power point
Japão Prof. Amanda Cunha.
Industrializações Tardias
Geo – Terra Graphien – Descrever
Nova Ordem Mundial.
Características da agricultura no Brasil
PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 8º ANO
Daniel Pina nº5 Gonçalo Borges nº9 Mafalda Sousa nº15 Prajwol g.c nº25
GRANDES CENTROS INDUSTRIAIS DO GLOBO
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
O milagre econômico em tempos de ditadura.
Tigres Asiáticos.
Universidade Tuiuti 1º período Aula 6 Estado liberal e Total
China: a potência do século XXI
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
Apogeu e declínio da influência europeia
DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO
Índia Contexto histórico/formação territorial Descolonização do Império Britânico a partir de 1947, dando origem a: - Índia e Paquistão (1947) - Sri Lanka.
Panorama Econômico Mundial 2014
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
Industrialização nas Américas
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
Austrália Nomes dos alunos :Marlyson,Leticia,Paula e Maydilla.
Rec 3- 9º ano..
Percurso 1: Do mundo multipolar para o bipolar
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
Desenvolvimento e subdesenvolvimento Será que todos os países têm o mesmo poder econômico?
China: a potência do século XXI
Espaço Agrário Mundial
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL GEOGRAFIA – PROF. RONALDO
GUERRA FRIA.
A distribuição da população a nível mundial
O que é região? Regionalização
Cap.24 – Industrialização Brasileira
Uma rede urbana pode ser entendida como a interligação entre as cidades que se estabelece a partir dos fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações.
Crescimento e distribuição da população africana II
Geografia Aula 02: Geografia da população. Aula 02 – Geografia da população 1. Distribuição da população no Brasil e no mundo 2. Movimentos migratórios.
A transição da China para o mercado global
Urbanização.
Parcerias entre cidades e o mundo rural
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA
Alunos: Camile Eduarda, Edilson Santos, Emily Ortiz, Matheus Santos, Raul Leão.
Gerenciamento de Projetos Aula 1 - Histórico Prof. Sérgio Baltar.
Transcrição da apresentação:

China

Dados atuais Área: Km² (3º maior país); Governo: regime do partido único, o PCCh (Ditadura com o presidente Hu Jintao). População: 1,345 bilhão, com uma PEA de 776 milhões de trabalhadores (maior do mundo) em 2011; PIB: US$ 5,88 trilhões (2º maior do mundo em 2010), com três décadas de crescimento econômico próximo a 10% a.a. => país do espetáculo do crescimento; Área: Km² (3º maior país); Governo: regime do partido único, o PCCh (Ditadura com o presidente Hu Jintao). População: 1,345 bilhão, com uma PEA de 776 milhões de trabalhadores (maior do mundo) em 2011; PIB: US$ 5,88 trilhões (2º maior do mundo em 2010), com três décadas de crescimento econômico próximo a 10% a.a. => país do espetáculo do crescimento;

O grande destaque da China é a sua gigantesca população, a maior do globo. Em cada cinco habitantes da Terra, um é chinês.

China Atualmente, porém, o crescimento demográfico é de apenas 1% ao ano, impressionante acréscimo anual de 10 milhões de pessoas ao contingente populacional. Um dos mais sérios problemas chineses - a questão populacional - parece estar sendo resolvido. O fenômeno da fome e da subnutrição sempre esteve na longa história chinesa, uma das mais antigas civilizações da humanidade. Atualmente, porém, o crescimento demográfico é de apenas 1% ao ano, impressionante acréscimo anual de 10 milhões de pessoas ao contingente populacional. Um dos mais sérios problemas chineses - a questão populacional - parece estar sendo resolvido. O fenômeno da fome e da subnutrição sempre esteve na longa história chinesa, uma das mais antigas civilizações da humanidade.

As ZEE’s (Zonas Econômicas Especiais) foram idealizadas por Deng Xiaoping e implantadas a partir do início dos anos de Nelas, é permitido o funcionamento de uma economia nos moldes do capitalismo. A localização é estratégica: ficam perto do litoral. As Zonas de Comércio Aberto são regiões abertas ao comércio exterior e também à entrada de multinacionais, desde que respeitadas as restrições e que se associem ao governo ou aos empresários chineses. As cidades escolhidas adotaram: baixos impostos, isenção para importação de máquinas e equipamentos industriais e facilidades para a remessa de lucros ao exterior. Além disso, contam com mão de obra barata. As ZEE’s (Zonas Econômicas Especiais) foram idealizadas por Deng Xiaoping e implantadas a partir do início dos anos de Nelas, é permitido o funcionamento de uma economia nos moldes do capitalismo. A localização é estratégica: ficam perto do litoral. As Zonas de Comércio Aberto são regiões abertas ao comércio exterior e também à entrada de multinacionais, desde que respeitadas as restrições e que se associem ao governo ou aos empresários chineses. As cidades escolhidas adotaram: baixos impostos, isenção para importação de máquinas e equipamentos industriais e facilidades para a remessa de lucros ao exterior. Além disso, contam com mão de obra barata.

ZEEs Zonas Econômicas Especiais (ZEEs): áreas no litoral da china, que englobam Hong-Kong, que são capitalistas e abertas para investimentos estrangeiros, essas áreas são responsáveis pelo grande crescimento econômico chinês.

ZEEs A necessidade de reformar a economia chinesa e alterar as condições sociais no país fez com que a China se estruturasse na esfera econômica. Desde o final dos anos 70, a China adota uma crescente liberalização da economia, concentrada em Zonas Econômicas Especiais (ZEEs). A necessidade de reformar a economia chinesa e alterar as condições sociais no país fez com que a China se estruturasse na esfera econômica. Desde o final dos anos 70, a China adota uma crescente liberalização da economia, concentrada em Zonas Econômicas Especiais (ZEEs).

ZEEs Esta abertura progressiva, no entanto, foi cautelosa. As autoridades escolheram a região leste do país, deixando o “coração” da China, o norte e o centro isolados das influências ou “contágios” que se viessem verificar.

ZEEs As ZEEs foram criadas para acabar com a estagnação econômica que atingia os países socialistas e os afastavam do nível de desenvolvimento do capitalismo; São espaços territoriais onde foram concedidas condições especiais para a fixação de capitais estrangeiros; As ZEEs foram criadas para acabar com a estagnação econômica que atingia os países socialistas e os afastavam do nível de desenvolvimento do capitalismo; São espaços territoriais onde foram concedidas condições especiais para a fixação de capitais estrangeiros;

ZEEs Com o objetivo de atrair capital externo, expandir as exportações, receber novas tecnologias e absorver métodos ocidentais de administração, essa iniciativa contribuiu para alavancar o desenvolvimento econômico e tecnológico, além de fortalecer a inserção do país no cenário internacional.

ZEEs Essas ZEEs localizam-se em áreas litorâneas, estabelecendo-se medidas semelhantes às adotadas nos Tigres Asiáticos: - baixos impostos; - isenção total para a implantação de máquinas e equipamentos industriais; - facilidades para a remessa de lucros ao exterior. Essas ZEEs localizam-se em áreas litorâneas, estabelecendo-se medidas semelhantes às adotadas nos Tigres Asiáticos: - baixos impostos; - isenção total para a implantação de máquinas e equipamentos industriais; - facilidades para a remessa de lucros ao exterior.

ZEEs Além disso, as empresas que nelas se instalam podem estabelecer os seus próprios planos de desenvolvimento, desde que consigam encontrar fundos para tal e contam com a mão-de-obra mais barata do mundo, o que torna os preços dos produtos imbatíveis no mercado internacional. As conseqüências dessas medidas foram altas taxas de crescimento e invasão de mercadorias chinesas por todo o mundo, aumentando a demanda por produtos “Made in China”.

ZEEs As ZEEs fizeram aparecer os primeiros traços capitalistas na China comunista. Uma China já em fase de transição para o que oficialmente se designava por “uma economia socialista de mercado”.

Abertura só para o comércio! O principal problema do modelo chinês é o fato de a abertura econômica não ter sido acompanhada pela abertura política. A liberdade de mercado não foi estendida às outras instâncias da vida social. Ainda é vedada à sociedade chinesa a liberdade cultural, de organização sindical, de expressão e comunicação. Essas mudanças poderão ocorrer futuramente com a melhoria de renda e educação da população. O principal problema do modelo chinês é o fato de a abertura econômica não ter sido acompanhada pela abertura política. A liberdade de mercado não foi estendida às outras instâncias da vida social. Ainda é vedada à sociedade chinesa a liberdade cultural, de organização sindical, de expressão e comunicação. Essas mudanças poderão ocorrer futuramente com a melhoria de renda e educação da população.

Projeção para 2050 A China terá o maior PIB, com 28% da riqueza mundial (EUA: 26%, Índia: 17% e U.E.: 15%).

Muralha China

Muralha da China A chamada Muralha da China, ou Grande Muralha, é uma impressionante estrutura de arquitetura militar construída durante a China Imperial. Com aproximadamente três mil quilômetros de extensão, a sua função era a de conter as constantes invasões dos povos ao Norte. A chamada Muralha da China, ou Grande Muralha, é uma impressionante estrutura de arquitetura militar construída durante a China Imperial. Com aproximadamente três mil quilômetros de extensão, a sua função era a de conter as constantes invasões dos povos ao Norte.

Muralha da China O desenho e a construção da Grande Muralha são um reflexo fiel da sabedoria dos estrategistas e construtores daqueles tempos. Aproveitando o relevo, nas partes mais altas foram construídas torres, onde ficavam os atalayas que tinham por função servir como um alarme a possíveis ataques. O desenho e a construção da Grande Muralha são um reflexo fiel da sabedoria dos estrategistas e construtores daqueles tempos. Aproveitando o relevo, nas partes mais altas foram construídas torres, onde ficavam os atalayas que tinham por função servir como um alarme a possíveis ataques.

Muralha da China A Grande Muralha da China era um mecanismo de autodefesa antigo, e é formada de muros, passagens, fortalezas e torres. A Grande Muralha passa por cadeias de montanhas, atravessa desertos. Passando por desfiladeiros estrategicamente importantes e difíceis para acessar, ela foi construída aproveitando-se as características geográficas das montanhas.

Muralha da China Embora seja comum a idéia de que se trata de uma única estrutura, na realidade consiste em diversas muralhas, construídas por várias dinastias ao longo de cerca de dois milênios. Se, no passado, a sua função foi essencialmente defensiva, no presente constitui um símbolo da China e uma procurada atração turística. Embora seja comum a idéia de que se trata de uma única estrutura, na realidade consiste em diversas muralhas, construídas por várias dinastias ao longo de cerca de dois milênios. Se, no passado, a sua função foi essencialmente defensiva, no presente constitui um símbolo da China e uma procurada atração turística.

Curiosidades Afirma-se que a Grande Muralha é a única estrutura construída pelo Homem a ser vista da Lua. Isso, porém não é verdade; Acredita-se que os trabalhos na muralha ocuparam a mão-de-obra de cerca de um milhão de homens; Calcula-se que a Grande Muralha tenha empregado cerca de trezentos milhões de metros cúbicos de material, o suficiente para construir um muro de dois metros de altura em torno da Linha do Equador. Afirma-se que a Grande Muralha é a única estrutura construída pelo Homem a ser vista da Lua. Isso, porém não é verdade; Acredita-se que os trabalhos na muralha ocuparam a mão-de-obra de cerca de um milhão de homens; Calcula-se que a Grande Muralha tenha empregado cerca de trezentos milhões de metros cúbicos de material, o suficiente para construir um muro de dois metros de altura em torno da Linha do Equador.

Curiosidades A Muralha da China após concurso informal internacional em 2007, foi considerada uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo. Hoje a China é o país mais industrializado do sul, lugar que era ocupado pelo Brasil nos anos 80, e pode se tornar uma das maiores potências econômica, política e militar do mundo. A Muralha da China após concurso informal internacional em 2007, foi considerada uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo. Hoje a China é o país mais industrializado do sul, lugar que era ocupado pelo Brasil nos anos 80, e pode se tornar uma das maiores potências econômica, política e militar do mundo.

Curiosidades Apesar de ocupar o sexto lugar na economia mundial, devido à densidade demográfica tão elevada 1,3 bilhões de habitantes, os indicadores sociais se assemelham ao dos países do sul; A população passa por problemas como: desnutrição, grande número da população vive no campo e há elevado índice de mortalidade infantil. Apesar de ocupar o sexto lugar na economia mundial, devido à densidade demográfica tão elevada 1,3 bilhões de habitantes, os indicadores sociais se assemelham ao dos países do sul; A população passa por problemas como: desnutrição, grande número da população vive no campo e há elevado índice de mortalidade infantil.

Galeria de fotos