Coesão e Coerência Remissão textual. Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases é o relacionamento existente entre.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coerência e Coesão Textual
Advertisements

Professora Angela Biazi
Comunicação e Discurso – 1/2013 Prof. Sabine Mendes Moura, Dn.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COERÊNCIA E COESÃO.
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
Coerência e coesão textual
Coesão e Coerência.
Coesão Adaptado de Platão & Fiorin (2001) Prof. Me. Gerson Rossi
Coesão e coerência textual: o que é isso?
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAIS.
COESÃO E COERÊNCIA Não basta termos idéias. É necessário saber organizá-las, pois um texto não é um amontoado de frases, simplesmente colocadas uma após.
Pronomes anotações.
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL
Expressões 10 Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia.
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
Aula 4 – Coesão e Coerência Textual
Coesão Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras,
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
Semântica e Pragmática – 1/2012 Prof. Sabine Mendes Moura, Dn.
COESÃO E COERÊNCIA Coesão textual: ligação entre partes de um texto, obtida a partir do uso de operadores lingüísticos específicos. Mecanismo de coesão:
Coesão É a correta ligação entre os elementos de um texto, que ocorre no interior das frases, entre as próprias frases e entre os vários parágrafos. Pode-se.
Coerência e coesão textuais Valdemir Antonio Oliveira
COESÃO E COERÊNCIA Não basta termos idéias. É necessário saber organizá-las, pois um texto não é um amontoado de frases, simplesmente colocadas uma após.
Coesão textual Coesão - fenômeno que está relacionado ao modo como os elementos lingüísticos presentes na superfície textual se encontram interligados.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 13. Pronomes AULA DIGITAL.
Revisão para Fuvest PORTUGUÊS. AdjetivoAdvérbio RELAÇÃO: liga-se a substantivo liga-se a verbo (ou a adjetivo, ou a outro advérbio, ou a enunciado) FLEXÃO:
Colégio Liessin Língua Portuguesa Professora Vanusa 8º ano / 2016.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
Análise Sintática Professora Fernanda Toniolo. Complemento Nominal É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se.
Unidade 3 Produção de textos no meio acadêmico e profissional
Marcelo Bruder concurseiroalerta.com.br
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
O UNIVERSO DA LINGUAGEM
Determinantes e pronomes possessivos
Dupla: Andressa e Walter
Baixe arquivos: LÍNGUA PORTUGUESA: Pronomes (volume 1) e Colocação pronominal (volume 3) Prof. Nelson Guerra Baixe arquivos:
Conceitos e Mecanismos
Professora Raysa Ferreira
Unidade 2 Leitura e interpretação de textos
Classes fechadas de palavras
Professora: Raysa Ferreira
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
JESSICA ZIBEL VELTER E CACIANE WESSEL
Prof. Zaine Santos - Escola Villare
O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM VIRTUAL Aula 02
Classes de palavras: o pronome e o determinante
P l a n o D e C u r s o 1º semestre de P l a n o D e C u r s o 1º semestre de 2017.
Elio Carlos Ricardo FE - USP
Professora: Marlene Pires Martins
É a palavra que substitui o nome.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
PRONOMES Cap.11: Pronomes.
PRONOMES Cap.11: Pronomes.
COERÊNCIA, TEXTO E LINGUÍSTICA DO TEXTO DISCIPLINA: ANÁLISE E EXPRESSÃO TEXTUAL DOCENTE: EDILANE ABREU DUARTE¹ DISCENTES: ANNA CAROLLINE PAIXÃO, EMICLEITON.
Classes de palavras Aulas 5 e 6 – Alfa 01 – Pág. 195
Aristóteles A Virtude é um Hábito.
PRONOMES PESSOAIS E PRONOMES DE TRATAMENTO
DISCURSODIRETO, DISCURSOINDIRETO E DISCURSOINDIRETOLIVRE ***************************
Preposições.
DISCURSO DIRETO E DISCURSO INDIRETO
Aspectos de coesão textual
Pronomes anotações.
Coesão e Coerência Professora Angela Biazi. TEXTO: TECIDO »MORTO MORRER » MORRIDO » TEXTO TECER »TECIDO.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Colocação Pronominal Estudo da posição adequada dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, o, a, lhe, os, as,lhes, nos e vos)
Transcrição da apresentação:

Coesão e Coerência Remissão textual

Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases é o relacionamento existente entre si. De que trata, então, a coesão textual? Da ligação, da relação, da conexão entre as palavras de um texto, através de elementos formais, que assinalam o vínculo entre os seus componentes.

Uma das modalidades de coesão é a remissão. E a coesão pode desempenhar a função de (re)ativação do referente. A reativação do referente no texto é realizada por meio da referenciação anafórica ou catafórica, formando-se cadeias coesivas mais ou menos longas.

A remissão anafórica (para trás) realiza-se por meio de pronomes pessoais de 3ª pessoa (retos e oblíquos) e os demais pronomes; também por numerais, advérbios e artigos.

Exemplo: André e Pedro são fanáticos torcedores de futebol. Apesar disso, são diferentes. Este não briga com quem torce para outro time; aquele o faz. Explicação: O termo isso retoma o predicado são fanáticos torcedores de futebol; este recupera a palavra Pedro; aquele, o termo André; o faz, o predicado briga com quem torce para o outro time - são anafóricos.

A remissão catafórica (para a frente) realiza-se preferencialmente através de pronomes demonstrativos ou indefinidos neutros, ou de nomes genéricos, mas também por meio das demais espécies de pronomes, de advérbios e de numerais.

Exemplos: Qualquer que tivesse sido seu trabalho anterior, ele o abandonara, mudara de profissão e passara pesadamente a ensinar no curso primário: era tudo o que sabíamos dele, o professor, gordo e silencioso, de ombros contraídos. Explicação: O pronome possessivo seu e o pronome pessoal reto ele antecipam a expressão o professor - são catafóricos.

De que trata a coerência textual ? Da relação que se estabelece entre as diversas partes do texto, criando uma unidade de sentido. Está, portanto, ligada ao entendimento, à possibilidade de interpretação daquilo que se ouve ou lê.

Interlocução Remissão textual

Interlocução O interlocutor nas propostas de produção textual... “Em todas as atividades, são criadas condições para a produção do texto: o que escrever, para que escrever e para quem escrever.”

Gramática II Pag. 24 A interlocução consiste no emprego de termos fóricos que se relacionam aos participantes do discurso (o falante e o ouvinte). Na interlocução, um falante (1 a pessoa) introduz no discurso os participantes de um ato de fala: seu interlocutor (2 a pessoa) e ele próprio. - Fórico: usado para chamar atenção para o texto, para se referir a algo que já tenha sido nomeado (anáforico) ou algo que vai nomear (cataforico).

Gramática II Pag. 24 Tal introdução é feita por meio de: pronomes pessoais de primeira pessoa (falante); pronomes pessoais de segunda pessoa (ouvinte/ interlocutor).

Gramática II Pag. 24 Na interlocução, os termos são exóforicos pois se relacionam a referentes fora do texto, mas insertos na situação de discurso. - Exofórica – relaciona termos de fora do texto para dentro. Também é chamada de dêitica, díctica

Gramática II Pag. 24 Ex. Nossa meta é esta: ganhar dinheiro; Dêitica – localiza alguma coisa no espaço/tempo;

Interlocução

Interlocução

Interlocução

Interlocução