VIEIRA ET AL., 2010 PRÁTICAS DE MANEJO PARA MINIMIZAR A EMISSÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA ASSOCIADAS OU NÃO AO USO DE FERTILIZANTES ADINAEL ÉDER S. SOARES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Ciclo do Carbono. O Carbono é um elemento químico presente em todos os organismos. Também está presente dissolvido na água do mar e na atmosfera. Faz.
Advertisements

José Cláudio Junqueira Ribeiro José Cláudio Junqueira Ribeiro Assessor Especial SEMAD As oportunidades do mercado de carbono do Sudeste e na região da.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Efeito de Estufa E Redução da Camada de Ozono 1.
Agricultura e desenvolvimento Aulas Agricultura e Desenvolvimento no Brasil.
O Efeito de Estufa. Índice Páginas: “Porque se diz que a Terra é uma grande Estufa?”…..Pág.3 “Porque se diz que a Terra é uma grande Estufa?”…..Pág.3.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 19. Estado Líquido.
Mudanças Climaticas Definição. As mudanças climáticas são alterações que ocorrem no clima geral do planeta Terra. Estas alterações são verificadas através.
Escola estadual guaicuru. Alunos: Leda, Maria Helena, Renato Trabalho de Geografia atividade agrícola no mundo.
Nome do Grupo: 4 Stars Elementos do Grupo: Beatriz São Miguel nº4 Inês Melo nº10 João Simões nº16 Sara Pinheiro nº19 Coordenador: Inês Melo nº10 Porta-voz:
Nova Cultura da Agua Jornadas de Gestão Integral e Sustentável da Água 7 Julho 2011.
Ameaças e Mudanças Climáticas Profa. Aline Regimes Ambientais Internacionais.
Colégio Pedro II Unidade Escolar Realengo II Nome: Ana Clara Monte Gonçalves Turma: 603 Prof º de Informática:Alex Prof ª de Ciência: Daniele Ano:2011.
Ciência geológica e sustentabilidade da vida na Terra
Audiência Pública – “Fundo Amazônia: Aplicação e Critérios Para Liberação De Recursos” Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional.
A ÁGUA NO PLANETA SUBTITULO: ÁGUA POTÁVEL E NÃO POTAVEL - FUMAROLA Trabalho elaborado por: Kaushal, David, Mariana e Cátia abril 2016.
REVISÃO ENEM/2016 GEOGRAFIA JANDERSON – CIC – 03/11/2016.
SUSTENTABILIDADE O PLANETA EM NOSSAS MÃOS. Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades.
Ciclos biogeoquímicos Disciplina: Ecologia Professor: Thiago Ruffo Curso Técnico em Meio Ambiente.
UNIVERSIDADE DO ESTADO BAHIA Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias Campus XXIV – Professor Gedival Sousa Andrade Curso de Bacharelado em Engenharia.
MANEJO DE ÁREAS SILVESTRES – IF128
Dia Nacional do Sobreiro e da Cortiça
AQUECIMENTO GLOBAL.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
ENERGIA = FLUXO ; MATÉRIA = CICLO Trajeto de uma substância
PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS
GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA
Trabalho de Conclusão de Curso
Desflorestação.
POLUIÇÃO DO AR E SOLO Caio P. Nº: 3 Marcus M. Nº: 16 Matheus K. Nº: 17
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Análise de Tese: Sensoriamento remoto da dinâmica da circulação da água do sistema planície de Curuai/ Rio Amazonas. Tese: Cláudio C. F. Barbosa (2005),
Population density and deforestation in the Brazilian Amazon: New insights on the current human settlement patterns I. Tritsch & F.-M. Le Tourneau (Applied.
Curso Técnico em Agronegócio Prof. Odivar Marcos Bonetti
Narjara Prates Gonçalves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Escola Estadual Ernesto Solon.
MEIO AMBIENTE: VIDA NA TERRA
O calor perdido aumenta a temperatura do ambiente.
Ciências Naturais – 8.º ano
Um mal causado pelo homem
AQUECIMEMENTO GLOBAL CAUSAS:
PPGT Aluno: Arthur Neiva Fernandes Disciplina: Prática Científica
Breno N. Faria, Indiara Kely e Roberto R. Cardoso
Chuvas Ácidas A chuva ácida é formada através da queima de combustíveis fósseis, principalmente o carvão, e outros poluentes industriais, que, lançados.
Reações fotoquímicas na atmosfera
Capítulo 01: Introdução.
Impactes ambientais da agricultura
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Desertificação.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Ciclos Biogeoquímicos
Produção industrial X Meio Ambiente
A IMPORTÂNCIA DA ENERGIA SOLAR
Atividades econômicas do primeiro setor
Ciclos ecológicos Marcelo Correa.
Características gerais dos seres vivos
III ENCONTRO DA IGREJA CATÓLICA NA AMAZÔNIA LEGAL
Väder- och Klimatförändringar
Atualização do SAAAT: Sistema de Avaliação da Aptidão Agrícola das Terras Antônio Ramalho Filho.
Reações fotoquímicas na atmosfera
As centrais de produção de eletricidade raramente funcionam todas em simultâneo. Assim, os setores hidroelétrico e termoelétrico acabam por se complementar.
EFEITO ESTUFA OU AQUECIMENTO GLOBAL?
Associação Ambientalista Floresta em Pé - AAFEP
Classificação: Reservado
Ana Luísa Moura Dias Gonçalves
Instrumentos Nacionais de Implementação da Convenção do Clima
Implementação do Desenvolvimento Sustentável por Projetos de MDL
POLUIÇÃO AMBIENTAL.
CALCULADORA LOGÍSTICA
Transcrição da apresentação:

VIEIRA ET AL., 2010 PRÁTICAS DE MANEJO PARA MINIMIZAR A EMISSÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA ASSOCIADAS OU NÃO AO USO DE FERTILIZANTES ADINAEL ÉDER S. SOARES EMANOEL P. SAMPAIO JOSÉ GALDINO C. NETO WESLEY D. SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA DEPARTAMENTO DE ENGENHRIA FLORESTAL PROTEÇÃO FLORESTAL EFEITOS DAS QUEIMADAS SOBRE O EFEITO ESTUFA NA AMAZÔNIA ROLIM DE MOURA, SETEMBRO DE 2016

INTRODUÇÃO O aumento da temperatura da Terra, devido ao agravamento das emissões dos gases causadores do Efeito Estufa (GEE) na atmosfera, é um dos mais graves problemas ambientais que a humanidade terá de enfrentar neste século. O chamado efeito estufa, é um fenômeno físico que provoca o aquecimento do globo terrestre, devido à emissão de gases que causam alteração na composição da atmosfera, advindo de um dos principais efeitos da ação humana no meio ambiente, a queima de combustíveis fósseis. A comunidade científica chegou ao consenso que a mudança climática é uma das maiores ameaças da atualidade, dadas a sua amplitude, intensidade e efeitos danosos.

REVISÃO BIBLIOGRAFICA Efeito Estufa Os principais gases que causam o efeito estufa são dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e clorofluorcarbonos (CFCs).  O Efeito estufa é um mecanismo natural de aquecimento da atmosfera  Caso não haja um retrocesso na emissão de gases esse fenômeno ocasionará em uma infinidade de modificações no espaço natural e automaticamente na vida do homem. Como: Alterações climáticas; Aumento no nível médio das águas do mar; Degelo das calotas polares; Alterações a nível ecológico do planeta, entre outros.

REVISÃO BIBLIOGRAFICA Gases do Efeito Estufa Os gases do efeito estufa (GEE) são substâncias gasosas que absorvem parte da radiação infra-vermelho emitida principalmente pela superfície terrestre, e dificultam seu escape para o espaço. Os três principais GEE relacionados com atividades agrícolas e mudanças de uso da terra são CO2, N2O e CH4 O vapor de água está presente na atmosfera terrestre em altas concentrações sendo responsável por 80% do efeito estufa natural, os 20% restantes é devido a outros gases.

REVISÃO BIBLIOGRAFICA Causas do aumento das emissões de gases do efeito estufa A queima de combustíveis fósseis não é o único problema causador das alterações climáticas. A diminuição da quantidade de árvores e o incremento da população mundial também contribuem fortemente para a acumulação de CO2 na atmosfera. Os gases produzidos pela queima de combustíveis fósseis seguem vários caminhos: Absorvida pelos oceanos e plantas. Com o objetivo de diminuir as emissões de gases de efeito estufa, o Protocolo de Quioto, assinado por 84 países, determina uma redução de, em média, 5,2%.

INTERFERÊNCIA DO SISTEMA AGRÍCOLA NO EFEITO ESTUFA As atividades agrícolas possuem uma participação significativa na emissão de gases para a atmosfera, seja através de queimadas, degradação da matéria orgânica ou pelo consumo direto de combustíveis fósseis ou indiretos no processo de produção de insumos. A quantificação do potencial que a agricultura possui para sequestrar carbono ainda é um desafio para os pesquisadores. O uso do sistema plantio direto parece ser uma prática eficiente para manter carbono no solo

PRÁTICAS PARA MINIMIZAR EFEITOS DE GASES DO EFEITO ESTUFA Protocolo de Quioto A Conferência de Quioto, em 1997 – considerada por muitos estudiosos como resultado direto da ECO-92, no Rio de Janeiro – formalizou, enfim, um protocolo de intenções no qual 84 países pretendiam reduzir suas emissões de Gases de Efeito Estufa – GEE’s. Créditos de carbono MDL – Mecanismo de Desenvolvimento Limpo Mercado de Carbono Agricultura Sustentável

PRÁTICAS PARA MINIMIZAR EFEITOS DE GASES DO EFEITO ESTUFA Práticas de manejo no solo Plantio Direto Sequestro de Carbono Uso de Fertilizantes Reflorestamento  Se as florestas forem cortadas, a maior parte do carbono guardado nas árvores será liberada para a atmosfera rapidamente por meio de queimadas ou, mais lentamente, via decomposição. A contribuição do etanol para a redução da emissão de GEE

Práticas de manejo no solo Plantio Direto Sequestro de Carbono Uso de Fertilizantes Reflorestamento  Se as florestas forem cortadas, a maior parte do carbono guardado nas árvores será liberada para a atmosfera rapidamente por meio de queimadas ou, mais lentamente, via decomposição. A contribuição do etanol para a redução da emissão de GEE PRÁTICAS PARA MINIMIZAR EFEITOS DE GASES DO EFEITO ESTUFA

O papel da Amazônia no combate ao aquecimento global As florestas amazônicas tem um papel importante na mitigação do aquecimento global. Se a floresta é desmatada, muito deste carbono é liberado para a atmosfera em gases de efeito estufa, tais como CO2 e CH4. A floresta tem duas funções: Fonte de emissões anuais Estoque de carbono Embora a maior parte das emissões de carbono do mundo seja da queima de combustíveis fósseis, o desmatamento é a principal fonte de emissões no Brasil.

CONCLUSÕES O aquecimento global impõe diversas modificações ao cotidiano dos seres humanos. Diminuir as emissões dos gases causadores do efeito estufa, independente da fonte, é o principal meio de reduzir problemas causados pra saúde do planeta de forma geral. Manter as florestas “Vivas”.

OBRIGADO PELA ATENÇÃO!