Espaço rural brasileiro Professor Leandro. Período Colonial  Sistema de distribuição de terra sempre foi desigual;  A terra estava sobre controle absoluto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Espaço rural brasileiro
Advertisements

O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
ESTRUTURA FUNDIÁRIA A distribuição das Terras no Brasil Alqueire – m 2 Alqueirão – m 2 Hectare – m 2 Qual é a origem dos problemas.
MEIO AMBIENTE ARTIFICIAL
A gênese geoeconômica do território brasileiro
Commodities. A Estrutura Fundiária do Brasil Brasil  uma das piores distribuições de terra no mundo, com o problema de origem histórica, iniciando-se.
Complete: Os municípios são divididos em: zona _____________ e zona ______________.
Elementos das paisagens agrárias
Agricultura de Precisão
CONCENTRAÇÃO DE TERRAS
Ação de homens e mulheres no campo
“ A Paz do Café ” O café chegou ao Brasil no século XVIII e começou a crescer graças ao desequilíbrio da cafeicultura no Haiti. 2 Grandes Fases: 1° Baixada.
Escola estadual guaicuru. Alunos: Leda, Maria Helena, Renato Trabalho de Geografia atividade agrícola no mundo.
Aspectos politicos da América Latin Aspectos politicos da América Latinaitiva do capital e, após a existência de um curto período de capitalismo concorrencial,
A Imigração Nomes: Bruna Grasel e Bruna Moenke.. República Velha  Foi o período que foi de 1889 a 1930  Este período da História do Brasil é marcado.
OS PRINCIPAIS PRODUTOS DE EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - MS Concepções da Educação do Campo Agosto de 2016.
Somente com a crise do café algumas mudanças ocorreram no país, mas mesmo com essas mudanças a concentração de terras e a violência no campo foram não.
GEOGRFIA. A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO A constituição do território brasileiro no período colonial A economia colonial e o uso do território.
MANEJO DE ÁREAS SILVESTRES – IF128
Disciplina: Economia Internacional
MIGRAÇÕES CIC/2017 GEOGRAFIA.
A QUESTÃO AGRÁRIA GEOGRAFIA – 2EM(CIC).
ORDENAMENTO TERRITORIAL Abordagens, Perspectivas
A QUESTÃO DA TERRA NO BRASIL
BRASIL – DE PAÍS AGROEXPORTADOR A PAÍS INDUSTRIALIZADO CAPÍTULO 1
Fórum Compensação de Reserva Legal: Modelos, Soluções e Benefícios
GEOGRAFIA Espaço Agrário Professor : Jeferson Barros Melo.
Formação do mundo atual
Região Norte Crescente atividade de mineração (ex: Carajás)
O que é região? Regionalização
A luta pela terra no Brasil
o espaço AGRÁRIO-REGIONAL E DESIGUAL brasileiro
O SEGUNDO REINADO NO BRASIL
Projeto Rondon- Operação Itapemirim/ ES
DIREITO DAS COISAS Profa. Juliana Cavalcante
O que é o rural? O que é o urbano? Geografia Profa.: Sâmara Santos
A Urbanização Brasileira
Agropecuária Indústria Pág. 2 á 15 Módulo 10 Agropecuária Pág. 22 á 33 Módulo 11 Indústria.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SÃO SEBASTIÃO
Curso de Produção de Mogno Africano
Política e meio ambiente
A QUESTÃO DA TERRA NO BRASIL
IMPOSTOS SOBRE O PATRIMÔNIO E A RENDA
Formação do mercado de trabalho livre
6 anos de Código Florestal: o que mudou?
A história das grandes migrações populacionais para o Brasil remonta ao período colonial, quando entraram no território brasileiro milhões de colonizadores.
Módulo 3 Os Espaços Organizados pela População:
Economia Cafeeira No Segundo Reinado Brasileiro
A história das grandes migrações populacionais para o Brasil remonta ao período colonial, quando entraram no território brasileiro milhões de colonizadores.
Economia Imperial (XIX)
A QUESTÃO AGRARIA DURANTE O REGIME MILITAR
Exploração económica do senhorio
Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios
III ENCONTRO DA IGREJA CATÓLICA NA AMAZÔNIA LEGAL
TRIBUTAÇÃO DAS EMPRESAS EM PORTUGAL
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
ESPAÇO RURAL BRASILEIRO Composição do PIB por setor
Agricultura portuguesa
CAUTELAS NA AQUISIÇÃO IMÓVEIS
Trabalhador Rural 7º Ano.
O Futuro da Agricultura de Regadio em Portugal
A PASSAGEM DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
Ta
TRABALHO RURAL 06/04/2019 Prof. Rodrigo Trindade.
Conselhos para um bom Semestre
O Processo de independência do Brasil
Transcrição da apresentação:

Espaço rural brasileiro Professor Leandro

Período Colonial  Sistema de distribuição de terra sempre foi desigual;  A terra estava sobre controle absoluto da Coroa portuguesa;  Distribuiu concessão de terras aos capitalistas que possuíam escravos e capital;  Implantou o sistema do plantation;

Período Imperial  Em 1822, Dom Pedro I eliminou os sistema concessão de Terras  Em 1850, foi criada Lei. 601 – Lei de Terras, a partir de então foi instituída a propriedade privada de terras no Brasil  Acumulação primitiva de terras  A extinção do trabalho escravo  A entrada do trabalhador imigrante europeu  Ciclo do café

Período Republicano ( )  Não Houve democratização da terra;  A oligarquia agrária que estabeleceu no poder acumulou terras e capital;  Ciclo do café e do leite  Crise de 1929

A era Getúlio  Mão houve redistribuição de terras  Industrialização;  Fuga do capital rural para o espaço urbano- industrial;  Inicio da mecanização da agricultura;  Êxodo rural – O exercito de mão-de-obra- barata, interessava muito mais industrialização do a Reforma Agrária  Projeto de colonização – Marcha para Oeste

Estatuto da Terra  Lei  Estabelecia a “função social da terra”: Manter níveis satisfatórios de produtividade; Manter níveis satisfatórios de produtividade; Oferecer o bem-estar aos proprietários, e a aqueles que labutam na terra, como também aos seus familiares; Oferecer o bem-estar aos proprietários, e a aqueles que labutam na terra, como também aos seus familiares; Assegurar a conservação dos recursos naturais Assegurar a conservação dos recursos naturais Observar as disposições legais que regulam as justas relações de trabalho entre aqueles que possuem e os que cultivam. Observar as disposições legais que regulam as justas relações de trabalho entre aqueles que possuem e os que cultivam.

Módulo rural  A área máxima estabelecida em cada região de acordo com a ecologia, geologia economia.  Critérios eram muito subjetivos na época,  1 Módulo rural é do tamanho de um propriedade familiar.

Sobre os tipos de imóveis  1° Parágrafo:  I – Imóvel Rural : área destinada exploração extrativa agrícola, pecuária e agroindustrial, seja pela iniciativa privava ou pela iniciativa pública  II- Propriedade Familiar: área destinada exploração do agricultor e sua família, que lhe garanta trabalho e subsistência, com área máxima estabelecida por região.

 III Latifúndio: a) Por dimensão: área superior a 600 vezes o módulo rural estabelecido por cada região. b) Por dimensão: área rural menor do que o estabelecido, mas que não esteja sendo explorada ou que esteja deficientemente explorada.  IV- Empresa Rural: área que seja explorada econômica e racionalmente por pessoa física, jurídica, pública ou privada. Para reflorestamento, matas, pastagem, agrícolas e benfeitorias.

 IV – Módulo rural: é o modelo ou padrão da Propriedade familiar

Módulo fiscal  Lei de 1993  Critérios:  Atividade econômica predominante da região  Renda obtida pela atividade economica predominante  A existência de outra atividade econômica que proporcione renda significativa.  Conceito de propriedade familiar

Referente aos tipos de imóveis rurais  Minifúndios: áreas inferiores a 1 módulo fiscal  Pequena propriedade : 1 a 4 módulos fiscais  Média propriedade: 4 a 15 módulos fiscais  Grande propriedade: mais 15 módulos fiscais

Estrutura fundiária  O Brasil tem 850,1 milhões de hectares de terra aproximadamente  Cerca de 420,4 milhões de hectares esta registrado no INCRA, como imóveis rurais.  102,1 milhões de hectares de reservas ambientais e 128,1milhões de reservas índigenas  Somado dá 650,1 milhões de hectares de terras  Sobra quantos milhões de hectares?

Contradições  Mais de 50 % dos proprietários que possuem mais de 1000 hectares sonegam ITR.  92,56 % das propriedades são consideradas pequenas e ocupam 28,42% da área territorial rural e apenas 7,44 % são consideradas médias e grandes propriedades e ocupam 71,58% da área territorial

Neoliberalismo - FHC  Grande concentração de terras nesse período  As terras dos grandes latifundiários variavam em torno 120 milhões de hectares e passaram para mais de 150 milhões de hectares;  Corte subsídio agrícola para os pequenos proprietários;  920 mil pequenas propriedades foram extintas  2 milhões de desempregados no campo