Algoritmos e Programação utilizando Visualg

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visualg. Definição É um programa que executa algorítmos em forma de cálculos e a linguagem utilizada por ele é o Portugal, que é uma adaptação da linguagem.
Advertisements

Programação de Computadores - 1
Visualg.
INE5408 Estruturas de Dados Ponteiros, passagem de parâmetros e modelos de memória.
Introdução à Informática com Software Livre 12:58.
Linguagens de Programação Conceitos e Técnicas Valores e Tipos de Dados Prof. Isabel Cafezeiro
Lógica de Programação.  Um algoritmo é um conjunto de instruções, dispostas em um sequência lógica, que levam à resolução de um problema.  Um algoritmo.
Pseudocódigo É a técnica na construção de algoritmos mais próxima de uma linguagem de programação. Estrutura básica: Algoritmo [Variáveis:, : ] Início.
FLUXOGRAMA AULA 2 Prof. Anderson Hirata 2º sem de 2016.
Tópicos Preliminares Algorítmos I.
Algoritmo e Lógica Programação Modularização: Funções e Subalgoritmos
Profa. Mercedes Gonzales Márquez
Baseado nos slides do professor Dr. Daniel Caetano
NEANDERWin - Simulador
Tipos de Dados, Variáveis e Constantes, Expressões e Operadores Pascal
Revisão de Lógica de Programação e Desenvolvimento Web
Construção de Compiladores
Algoritmos e Estruturas de Dados I Prof. Dsc. Alex F. V. Machado
Resolução De Problemas Em Informática
ESTRUTURA DE DADOS Professor: Marcelo Mendes Turma: MBI-1
Apresentação do Laboratório Falar sobre as máquinas, 14 unidades
Introdução ao VisuALG Prof. Andrew Rodrigues
Algoritmos e Estruturas de Dados I
Módulo I Capítulo 2: IDE e Variáveis
Programação em C Aula 2.
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO LINGUAGEM C - CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Prof. Wellington Franco Sub-Rotinas:Funções e Procedimentos
Introdução à Linguagem JavaScript
Prof. Wellington Franco
Representação de um Algoritmo na Forma de Pseudocódigo
Prof. Wellington Franco Estrutura de um Programa Usando o VisuAlg
Prof. Wellington Franco
FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
Algoritmos e Lógica de Programação
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO/ALGORITMOS
IP – Variáveis e Entrada de Dados
Algoritmos e Técnicas CEFET/RN.
Lógica de Programação e Algoritmos - LPA Professora: Ecila Alves de Oliveira UNIP – 2.Sem/2015 Décima Primeira Aula - Função.
Lógica de Programação e Algoritmos - LPA Professora: Ecila Alves de Oliveira UNIP – 2.Sem/2015 Décima Primeira Aula - Função.
Prof. Poliana Cássia Soares
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Prof. Andrew Rodrigues.
Introdução à Computação
PROGRAMAÇÃO I UNIDADE 3.
Algoritmos e Programação I
Lógica de Programação Significa o uso correto das leis do pensamento e de processos de raciocínio para a produção de soluções logicamente válidas e coerentes,
Algoritmos Prof.: Carlos Alberto _1:
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO LÓGICA: parte da filosofia que trata das formas do pensamento em geral (dedução, indução, hipótese, inferência).
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Estruturas de Decisão
Prof.: Carlos Alberto Algoritmos Prof.: Carlos Alberto
Algoritmos Prof.: Carlos Alberto
Programação Funcional
Professora Roberta Bonamichi Guidi Garcia
Professora Roberta Bonamichi Guidi Garcia
Linguagem de Programação I
Curso básico de PHP. 1 Vantagens: Gratuito Multiplataforma Estável Rapidez Comunicação.
Programação Funcional
Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF Colegiado de Engenharia de Computação – CECOMP Algoritmos e Programação Jadsonlee da Silva Sá
ALGORITMOS.
Introdução a lógica de programação Tipos de algoritmos.
Representação de Algoritmos
Tipos Primitivos de Dados
O que é Programação? = ABSTRAÇÃO!
Algoritmos.
JAVA - BÁSICO COL. ESTADUAL MARIA AGUIAR TEIXEIRA
Profª. Ms. Amélia Acácia M. Batista
Aula 2 Professores: Conteúdo: Dante Corbucci Filho
Transcrição da apresentação:

Algoritmos e Programação utilizando Visualg Professora Joelma Silveira Baseado nos slides do professor Ricardo Argenton Ramos

Algoritmo e Programação O algoritmo, do ponto de vista computacional, tem um papel fundamental por ser o elo de ligação entre dois mundos (real e computacional). A atividade de programação começa com a construção do algoritmo. C, Java, C++, Delphi, Python, ... Mundo real Máquina

Métodos de Representação de Algoritmos Características. Fluxograma. A representação gráfica é mais concisa que a representação textual. É necessário aprender a simbologia dos fluxogramas. Pseudocódigo. A transcrição para qualquer linguagem de programação é quase direta. É necessário aprender as regras do pseudocódigo.

Métodos de Representação de Algoritmos Fluxograma. – Representação gráfica por meio de símbolos geométricos, da solução algorítmica de um problema.

Métodos de Representação de Algoritmos Exemplo - Fluxograma.

Métodos de Representação de Algoritmos Pseudocódigo. Descrição narrativa utilizando nosso idioma para descrever o algoritmo. Exemplo de uma descrição narrativa. Soma de dois números. Receber os dois números. Efetuar a soma dos dois números. Mostrar o resultado.

Métodos de Representação de Algoritmos Exemplo – Descrição narrativa (Visualg). algoritmo "soma dois numeros" // Função : // Autor : // Data : 09/3/2017 // Seção de Declarações var n1, n2, d: inteiro inicio // Seção de Comandos escreval("Digite dois numeros") leia(n1) leia(n2) d<-n1+n2 escreva("A soma eh igual a ", d) fimalgoritmo

Conceituação de Elementos Básicos para Construção de um Algoritmo Constante. Valores fixos, tais como números. Estes valores não podem ser alterados pelas instruções do algoritmo, ou seja, é um espaço de memória cujo valor não deve ser alterado durante a execução do programa Exemplo: • Inteiro 10, -23768, ... • Real -2.34, 0.149, ... Caractere “k”, “computador”

Conceituação de Elementos Básicos para Construção de um Algoritmo Variável. Elemento de dado cujo valor pode ser modificado ao longo de sua execução. Uma variável representa uma posição na memória e pode ter tipo (inteiro, caractere, real), tamanho (16, 32 bits,...) e nome definidos.

Conceituação de Elementos Básicos para Construção de um Algoritmo Identificadores. Nomes utilizados para referenciar variáveis, funções ou vários outros objetos definidos pelo programador. Exemplo: letras, dígitos e sublinhado(_); Não podem começar com números; Não podem ser iguais a uma palavra-chave e nem iguais a um nome de uma função declarada pelo programador ou pelas bibliotecas da linguagem utilizada nem palavras reservadas da linguagem.

Conceituação de Elementos Básicos para Construção de um Algoritmo Palavras-reservadas (palavras-chave). – São identificadores predefinidos que possuem significados especiais para o algoritmo. interpretador do inicio senao para enquanto var faca logico inteiro se real ate

Conceituação de Elementos Básicos para Construção de um Algoritmo Tipos primitivos. – Palavra-reservada: logico - define variáveis do tipo booleano, ou seja, com valor VERDADEIRO ou FALSO. Palavra-reservada: caractere – define variáveis do tipo string, ou seja, cadeia de caracteres. Palavra-reservada: inteiro - define variáveis numéricas do tipo inteiro, ou seja, sem casas decimais. Palavra-reservada: real - define variáveis numéricas do tipo real, ou seja, com casas decimais.

Declaração de Variáveis Palavra-reservada: var - utilizada para iniciar a seção de declaração de variáveis. – Exemplo: var a: inteiro nome_do_aluno: caractere sinalizador: logico valor1, valor2: real

Declaração de Variáveis Regra para criar nomes de variáveis. Os nomes das variáveis devem representar o que será guardado dentro dela. O primeiro caractere de um nome deverá ser sempre alfabético. Não podem ser colocados espaços em branco no nome de variáveis, usar o UNDERLINE “_”. A declaração de uma variável é feita no algoritmo informando o seu nome, seguido por “ : " e terminado com o seu tipo.

Operadores e Hierarquia nas Operações Exemplos: 3/4+5 = 5.75 3\2*9 = 9 11%(3^2) = 2 3\2+(65-40)^(1/2) = 6 3/(4+5) = 0.33333333 11%3^2 = 2 (11%3)^2 = 4

Operadores Relacionais e Lógicos Exemplos: 3>7 = FALSO “A” = “a” = VERDADEIRO “a” > “B” = FALSO (3>=13/4) xou (nao (5%2=0)) = FALSO