PROJETO DE REURBANIZAÇÃO | NÚCLEO HABITACIONAL GAZUZA | DIADEMA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMPREENDIMENTOS COM SOLUÇÕES DO MANUAL DA CONSTRUÇÃO
Advertisements

MEIO AMBIENTE ARTIFICIAL
Viva do seu modo. Um empreendimento que leva a marca da inovação. Um empreendimento singular que torna simples o que há de mais moderno. Trazendo em sua.
Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul Objetivos: O plano de bacias tem como objetivo a programação de ações no âmbito de cada bacia hidrográfica.
Análise Desenvolvimento/Testes Entrega Suporte. Nome da atividade Análise de Negócio Fase Análise Finalidade Esta atividade tem por finalidade analisar.
OFERTA E DEMANDA HABITACIONAL NA SJBV DESEJADA. VISÃO: EIXOS E PROJETOS.
GERÊNCIA DAS REGIONAIS DE SAÚDE E NÚCLEOS DE APOIO AO CONTROLE DE ENDEMIAS PLANO ESTADUAL DE SAÚDE ANÁLISE SITUACIONAL DAS REGIONAIS DE SAÚDE.
A Política de Assistência Social em processo de consolidação Rosana Morgado ESS/UFRJ.
III Encontro Internacional de Pesquisadores Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar Montes Claros – Minas Gerais Outubro de 2016.
Hospitais, Clínicas e Serviços de Saúde. A LCC Gerenciamento & Consultoria Com 35 anos de experiência no Gerenciamento de Grandes Projetos Industriais.
PROJETO DE REDE ESTRUTURADA DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA ESTADUAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE NO MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO – MS Estudante: Laira.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA – PNAB
MARKETING DIGITAL PARA TERAPEUTAS
EXECUÇÃO PENAL EM GERAL
IV CONGRESSO NACIONAL DO SISTEMA CFN/CRN
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
A cidade mais rica do país concentra o maior número de pessoas vulneráveis (1,34 milhão*) dentre as mega cidades da América Latina * Fonte: Fundação Seade,
VULNERABILIDADE SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO.
PRESENTE E PERSPECTIVAS
95 milhões em 498 km de rodovias
Projeto Praça COC Escola: Cognus COC Araras Cidade: Araras
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Trabalho de Conclusão de Curso
CARTILHA PARA ESCLARECIMENTO SOBRE A
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Universidade Aberta do Sus – Unasus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
Orientadora: Mariana Gonzalez Cademartori
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Ribeira das Jardas “Nós Propomos” Escola Secundária Matias Aires
Projeto Beira da Linha Visão Tornar-se uma referência na inserção social de crianças, adolescentes e jovens, buscando desenvolver autênticos valores.
PROJETO DE ARQUITETURA
Carolina Higino Francisco Morais Francisco Santos Gonçalo Cipriano
Programa Habitacional do Município de Campos dos Goytacazes
Secretaria da Habitação e Saneamento
Alvenaria Estrutural de Blocos de Concreto
PARQUE LINEAR VILAS DE TAUBATÉ
Selo de Mérito | ABC/FNSHDU | 2011 Categoria B – Regional
Projeto Urbanização da Vila Jardim Acrópole
Recuperação e Reforço de Estruturas | Obras de Acessibilidade |
A tarifa de pedágio tem como objetivo garantir um nível adequado de qualidade do pavimento, segurança e atendimento aos usuários, além de possibilitar.
DESFAVELAMENTO BARRETOS E-F e H-I-J PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRETOS
ESCRITÓRIO 1 – PAVIMENTO 33
ELETRICIDADE APLICADA - INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
Proposta da Indústria para desenvolvimento de Projeto de Lei Municipal
UNITED WAY BRASIL e Avery Dennison Proposta para mutirão
A organização do espaço urbano
PROJETO DE TUBULAÇÃO TELEFÔNICA
A organização do espaço urbano
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
Avaliação do Impacto do Policiamento Comunitário na Cidade de Deus e no Dona Marta JUNHO/2009.
1987 – Região de Araçatuba - SP – Estado de São Paulo – Nacional através de Representantes – Governo de Angola – Governo.
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Atenção a saúde do Hipertenso
MBA DIREITO IMOBILIÁRIO LEGALE
Enfoque e perspectivas de Melhorias no processo formativo do cfhh
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma ferramenta de gestão de documentos e.
Relatório Fotográfico
SUBSTRATOS PARA TELHADOS VERDES ELABORADOS COM BAGAÇO DE CANA-DE- AÇÚCAR E FIBRA DE COCO VERDE. MILLA ARAÚJO DE ALMEIDA;
LAYOUT Professor: Petronio Borges
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Atenção em Saúde Bucal para alunos da Escola Hector Acosta
minas de moatize, LDA. Estudo Socioeconómico de Base da área do DUAT
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Condomínio Verde projeto Regularização do Uso e Ocupação do Solo
GEOGRAFIA 7º ANO Profª Márcia SUDESTE.
Acolhimento Pedagógico 2019
Transcrição da apresentação:

PROJETO DE REURBANIZAÇÃO | NÚCLEO HABITACIONAL GAZUZA | DIADEMA ST 1 | O desenho dos programas, projetos e ações de urbanização e suas várias dimensões

Ocupações sobre a nascente e redes de drenagem; O Núcleo Habitacional Gazuza, no município de Diadema, São Paulo, é resultado de uma ocupação que teve início em 1989, abrigando hoje 1.206 famílias. O assentamento passou por intervenções de urbanização realizadas com poucos recursos e fragmentadas ao longo do tempo, consolidando situações de precariedade relacionadas à infraestrutura e às unidades habitacionais. O projeto de reurbanização do N.H. Gazuza, desenvolvido no âmbito da 2ª fase do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) , prevê a finalização da urbanização da área, com a solução definitiva para os problemas que ainda persistem devido à necessidade de recursos de maior vulto. Dentre estes, destacam-se: Ocupações sobre a nascente e redes de drenagem; Trecho com risco de escorregamento junto à divisa do assentamento; Dificuldade de circulação devido às dimensões do sistema viário; Ausência de áreas verdes e espaços de lazer; Precariedade das moradias autoconstruídas; Redes de água e drenagem subdimensionadas; RUA PAU DO CAFÉ RUA DA OCUPAÇÃO N.H. GAZUZA NASCENTE RUA DO PROJETO MCMV MAZZAFERRO ÁREA DE RISCO PROJETO DE REURBANIZAÇÃO | N.H. GAZUZA | ST 1 CARACTERIZAÇÃO CÓRREGO CANALIZADO JD. ALBA LOTEAMENTO VINÍCIUS DE MORAIS EMPG AV. FUNDIBEM NASCENTE/BICA ÁREA DE RISCO VISÃO GERAL

PROJETO DE REURBANIZAÇÃO | N.H. GAZUZA | ST 1 A proposta de intervenção se estrutura a partir do eixo do córrego canalizado, onde se propõe a remoção de parte das moradias, permitindo a substituição e complementação do sistema de drenagem existente, além da criação de espaços de lazer e áreas verdes. Na tentativa de minimizar os problemas de circulação na área e facilitar o tráfego de ônibus no local, foi proposta uma nova via na divisa do núcleo, aproveitando a área disponibilizada pela remoção de unidades em situação de risco. Este viário possibilitará uma importante ligação entre as rua Pau do Café e a av. Fundibem, oferecendo alternativas para o acesso e saída da área. As famílias removidas serão reassentadas em conjunto habitacional (Minha Casa, Minha Vida) a ser edificado em terreno contíguo ao assentamento, no loteamento vizinho, Jd. Alba. Remoção para substituição de rede de drenagem, abertura do entorno da nascente e criação de área de lazer. REMOÇÕES Provisão Habitacional para atendimento às famílias removidas Implantação de novo viário para melhoria da circulação do assentamento e facilitação do acesso de ônibus. Implantação de áreas verdes e de lazer PROPOSTA Remoção – unidades sobre a rede de drenagem Remoção para criação de viário Remoção por risco de escorregamento RUA PAU DO CAFÉ N.H. GAZUZA RUA DA OCUPAÇÃO PROJETO DE REURBANIZAÇÃO | N.H. GAZUZA | ST 1 PROPOSTA RUA DO PROJETO MCMV MAZZAFERRO RUA DO PROJETO JD. ALBA LOTEAMENTO VINÍCIUS DE MORAIS EMPG AV. FUNDIBEM

PROJETO DE REURBANIZAÇÃO | N.H. GAZUZA | ST 1 Os espaços de lazer a serem implantados nos trechos ao longo da canalização dividem-se em dois trechos. No primeiro, próximo à nascente, a proposta prevê a implantação de espaços de estar com maior concentração de jardins. A bica existente no local, utilizada pelos moradores para obter água potável, será remodelada e mantida. Ao seu redor será implantado um espelho d´água, com o objetivo de resgatar o contato da população com os cursos d´água. O segundo trecho, próximo à escola e à rua do Projeto, uma das principais vias do núcleo, abrigará atividades de reunião e esportivas. O espaço contará com um centro comunitário, cujo salão se abre para a praça, transformando-se em palco. A praça multiuso conta com arquibancada e tela de projeções e foi projetada para possibilitar atividades de patins e skate freestyle. Uma pequena quadra poliesportiva completa o espaço. Todas as vias e escadarias do assentamento receberão novas redes de água e pavimentação, além da implantação de corrimãos e guarda-corpos, quando necessário. PROJETO DE REURBANIZAÇÃO | N.H. GAZUZA | ST 1 INFRAESTRUTURA E ESPAÇOS DE LAZER ESPAÇO DE LAZER | NASCENTE ESPAÇO DE LAZER | RUA DO PROJETO

PROJETO DE REURBANIZAÇÃO | N.H. GAZUZA | ST 1 As famílias removidas para permitir a reurbanização do assentamento serão reassentadas em conjunto do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) a ser implantado em terreno vizinho ao núcleo, com o objetivo de manter a rede de atendimento de serviços públicos e os vínculos estabelecidos no local. O projeto consiste em um único bloco com 107 unidades, que aproveita o desnível do terreno, permitindo uma construção de nove andares, com acesso pelo pavimento central. PROJETO DE REURBANIZAÇÃO | N.H. GAZUZA | ST 1 PROVISÃO HABITACIONAL RUA DO PROJETO RUA DO PROJETO RUA ALCIDES DE ALMEIDA PLANTA | PAV. TIPO IMPLANTAÇÃO | TÉRREO

Principais precariedades levantadas nas unidades habitacionais Visando solucionar as principais precariedades habitacionais relacionadas às unidades habitacionais, o projeto propõe a realização de melhorias em 804 moradias, incluindo: Segurança: Reparos estruturais, execução e substituição de escadas, instalação de guarda-corpos, instalação e substituição de janelas e portas, reparos em instalações elétricas; Salubridade: Abertura de vãos para ventilação, impermeabilização de lajes e paredes em contato com o solo, execução e substituição de coberturas, melhorias em banheiros, instalação de caixas d´água, revestimento externo. Além disso, está prevista a substituição de 10 unidades em madeira por “embriões” em alvenaria. Principais precariedades levantadas nas unidades habitacionais 1 2 3 4 5 PROJETO DE REURBANIZAÇÃO | N.H. GAZUZA | ST 1 MELHORIAS HABITACIONAIS 6 7 8 1. Ausência de elementos estruturais/ 2. Escada inadequada/ 3. Instalações elétricas precárias/ 4. Infiltração de Laje/ 5. Infiltração de telhado/ 6. Banheiros inadequados/ 7. Ausência de revestimento externo/ 8. Reservatório inadequado.