A TERRA, UM PLANETA A PROTEGER

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
-A face da Terra. Continentes e Fundos Oceânicos ( Continuação ). -A face da Terra. Continentes e Fundos Oceânicos ( Continuação ). -Intervenções do Homem.
Advertisements

Pou Área industrial - Japão. AS GRANDES ÁREAS INDUSTRIAIS A NÍVEL MUNDIAL.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 19. Estado Líquido.
Nome do Grupo: 4 Stars Elementos do Grupo: Beatriz São Miguel nº4 Inês Melo nº10 João Simões nº16 Sara Pinheiro nº19 Coordenador: Inês Melo nº10 Porta-voz:
Ciência geológica e sustentabilidade da vida na Terra
Contributos da ciência e da tecnologia para o estudo da estrutura interna da Terra.
Os assuntos mais frequentes Veja o que foi questionado sobre Geografia em três edições seguidas do Enem Albine Lucciane.
Mais de 50 países. A África tem 1 bilhão de habitantes, cerca de 15% da Humanidade, que aliás foi nela que teve a sua origem. Nos países africanos mais.
REVISÃO ENEM/2016 GEOGRAFIA JANDERSON – CIC – 03/11/2016.
SUSTENTABILIDADE O PLANETA EM NOSSAS MÃOS. Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades.
Santa Catarina, um estado rico em águas, mas...
GEOMORFOLOGIA & GEOLOGIA DO BRASIL
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO GEOGRAFIA.
Por: Julio Taylor e Leonardo 3º Ano noturno
PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS
Ciclo da água Percurso que a água faz no planeta Terra. Etapas:
AGRICULTURA TRADICIONAL
Vulcanismo Secundário
Ciências Naturais – 7.º ano
Desenvolvimento sustentável
RECURSOS NATURAIS.
ORIENTAÇÕES DE ESTUDO Manual pg 176 – /11
Vulcanismo Elaborado por: Rita Martins \ Nº: 20 7ºC.
Agentes do relevo Professor: Jeferson.
O calor perdido aumenta a temperatura do ambiente.
A população mundial em 1950 era de 2,5 bilhões de pessoas
Deriva dos Continentes e Tectónica de Placas
Ciências Naturais – 8.º ano
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Génese das rochas magmáticas e metamórficas. Ciclo das rochas.
Formação do Planeta - TEORIAS
RECURSOS NATURAIS Página 87.
Ciências Naturais – 8.º ano
Quais os métodos utilizados pelos cientistas no estudo do interior da Terra?
A EXPLORAÇÃO DOS FUNDOS DOS OCEANOS
Teoria da Tectónica de Placas
Comportamento Organizacional:
ESTRUTURA DA VIDA MARINHA
Ciências Naturais – 7.º ano
Chuvas Ácidas A chuva ácida é formada através da queima de combustíveis fósseis, principalmente o carvão, e outros poluentes industriais, que, lançados.
Impactes ambientais da agricultura
Correcção da 2.ª ficha de avaliação
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
CRUSTA CONTINENTAL – perfuração mais profunda, em 1970 na Península de Kola, NW da Rússia atingiu 12023m. Em 1989/1994,chegaram aos 12262m. CRUSTA.
Fontes e formas de energia
Política e meio ambiente
O CRESCIMENTO URBANO E OS PROBLEMAS URBANOS
Os diferentes níveis de desenvolvimento
ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO
Agentes do relevo Prof. Cisso.
Génese das rochas magmáticas e metamórficas. Ciclo das rochas.
Väder- och Klimatförändringar
A FORMAÇÃO DO PLANETA TERRA
GayLussac Prof. José Victor
Evolução da população portuguesa
TRANSFORMAÇÃO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS
ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
As centrais de produção de eletricidade raramente funcionam todas em simultâneo. Assim, os setores hidroelétrico e termoelétrico acabam por se complementar.
O Futuro da Agricultura de Regadio em Portugal
Recursos hídricos e Bacias hidrográficas
ANÁLISE DE DADOS ESPACIAIS DAS DEPOSIÇÕES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS, SÃO PAULO Walter Rubens Bolitto Carvalho Estudante.
Modelos de estrutura interna da Terra
Quais os principais problemas?
IDEIAS ESSENCIAIS O consumo de energia é um indicador utilizado com frequência para mostrar o estádio de desenvolvimento de um país ou região. A distribuição.
Conceitos básicos em resíduos sólidos
Ciências Naturais – 8.º ano
O CONSTRANGIMENTO ENERGÉTICO SOBRE A ECONOMIA PORTUGUESA
Densidade populacional no Mundo (estimativa para 2015)
Rochas e Estrutura geológica do Brasil
Transcrição da apresentação:

A TERRA, UM PLANETA A PROTEGER

Continentes e fundos oceânicos A face da Terra Continentes e fundos oceânicos

ÁREAS CONTINENTAIS Cadeia montanhosa Cadeia montanhosa Plataforma estável Escudo Plataforma estável As três unidades básicas que constituem os continentes são: Escudos ou cratões Plataformas estáveis Cadeias montanhosas

ESCUDOS PLATAFORMAS ESTÁVEIS CADEIAS MONTANHOSAS Zonas de baixo relevo. Apresentam rochas muito antigas e intensamente deformadas. Formam o núcleo dos continentes. PLATAFORMAS ESTÁVEIS Constituídas por rochas sedimentares, pouco ou nada deformadas. Cobrem os bordos dos escudos. CADEIAS MONTANHOSAS Ocorrem ao longo das margens continentais e resultam da convergência de placas. Cadeias montanhosas alongadas, extensas, as mais recentes de elevado relevo.

LIMITES CONVERGENTES

FUNDOS OCEÂNICOS

Os elementos morfológicos que constituem os fundos oceânicos são: Plataforma continental (A) Dorsal médio-oceânica (D) Talude continental (B) Fossa oceânica Planície abissal (C)

PLATAFORMA CONTINENTAL Corresponde às zonas marginais imersas dos continentes. De declive muito suave, não ultrapassa geralmente os 200 m de profundidade. Pertence à crosta continental e encontra-se coberta de sedimentos. TALUDE CONTINENTAL Zona limite do domínio continental. Apresenta um declive acentuado. PLANÍCIE ABISSAL Vasta área plana, situada a uma profundidade de vários km.

DORSAIS OCEÂNICAS FOSSAS OCEÂNICAS Conjunto de montanhas submarinas com distribuição contínua. Na parte central de algumas dorsais existe um Rifte. São cortadas por falhas transversais. FOSSAS OCEÂNICAS Áreas onde se atingem profundidades elevadas.

CARTOGRAFANDO O FUNDO DOS OCEANOS Distância Superfície Fundo do oceano

EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS Os recursos naturais podem ser: renováveis; não renováveis. A água é um recurso natural reno-vável. As águas subterrâneas são consideradas como um recurso geo-lógico. Os combustíveis fósseis são recursos naturais não renováveis. São também recursos geológicos.

DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA NA TERRA

CONSUMO MUNDIAL DE ÁGUA COMO TEM VARIADO O CONSUMO DE ÁGUA NOS ÚLTIMOS 100 ANOS? QUAL A REGIÃO DO MUNDO ONDE O CONSUMO DE ÁGUA É MAIOR? O QUE JUSTIFICA O FACTO DE A ÁFRICA, SENDO UMA REGIÃO TÃO POPULOSA COMO A EUROPA, TENHA UM CONSUMO DE ÁGUA INFERIOR? QUE PREVISÃO SE PODE FAZER RELATIVAMENTE AO CONSUMO DE ÁGUA NA EUROPA, NAS PRÓXIMAS DÉCA- DAS?

CONSUMO MUNDIAL DE ÁGUA POR REGIÕES

UTILIZAÇÃO MUNDIAL DE ÁGUA POR SECTORES

UTILIZAÇÃO DA ÁGUA SUBTERRÂNEA As águas subterrâneas sofrem esgotamento e podem ser contaminadas. Uma forte extracção em zonas de litoral pode provocar a contaminação com água salgada. Uma excessiva extracção das águas subterrâneas pode provocar o afundamento dos terrenos.

CRESCIMENTO POPULACIONAL População mundial (Biliões)

Alterações na taxa de nascimentos CRESCIMENTO POPULACIONAL Alterações na taxa de nascimentos e de óbitos no Sri Lanka Aumento da população no Sri Lanka Taxa de nascimentos Nascimentos e óbitos por 1000 pessoas População (milhões) Taxa de óbitos Ano Ano

CRESCIMENTO POPULACIONAL QUÉNIA EUA ITÁLIA Homens Mulheres Homens Mulheres Homens Mulheres < 5 % da população % da população % da população

O crescimento da população humana, bem como o QUE CONSEQUÊNCIAS TEM O AUMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL PARA O AMBIENTE? CADA SER HUMANO CONTRIBUI DE IGUAL FORMA PARA O AGRAVAMENTO DO ESTADO DO AMBIENTE? JUSTIFIQUE. QUE ESTUDOS DEVEM SER FEITOS PARA MELHOR CONHE- CER O QUE PODERÁ SER A TERRA NO FUTURO? O crescimento da população humana, bem como o desenvolvimento tecnológico ocorrido nos últimos tempos, têm vindo a criar problemas novos que urge resolver e assimetrias económicas que é preciso ultrapassar.

Da explosão demográfica e da melhoria da qualidade de vida das populações humanas, podem resultar consequências graves para o ambiente, das quais se destacam o aumento: da exploração dos recursos naturais; da produção e acumulação de resíduos; do número de catástrofes devidas à ocupação de áreas de risco.

COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS GÁS CARVÃO PETRÓLEO

EVOLUÇÃO MUNDIAL DO CONSUMO DE ENERGIA DO TOTAL DA ENERGIA CONSUMIDA EM 1998, QUAL A PER- CENTAGEM QUE PROVÉM DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS ? NO QUE SE REFERE À UTILIZAÇÃO DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS, QUAL TEM SIDO A TENDÊNCIA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS? QUE PREVISÃO SE PODE FAZER RELATIVAMENTE AO CONSUMO DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS QUE IRÁ OCOR- RER NO FUTURO?

EVOLUÇÃO MUNDIAL DO CONSUMO DE ENERGIA (milhões de toneladas por ano)

- Qual a percentagem de energia que é obtida a partir dos combustíveis fósseis?

A energia utilizada pelo homem nas suas diversas actividades obtêm-se quase exclusivamente a partir de reservas de carbono não renovável – petróleo, carvão e gás natural, que no futuro vão entrar em declínio.

RECURSOS MINERAIS Não metálicos Metálicos

RISCO GEOLÓGICO As populações humanas ocupam, por vezes, áreas do planeta onde o risco de ocorrer uma catástrofe natural é significativo. - zonas sísmicas - zonas vulcânicas - leitos de cheia - base de vertentes - áreas costeiras

RISCO GEOLÓGICO DESLIZAMENTOS DE TERRAS ZONAS SÍSMICAS

RISCO GEOLÓGICO LEITO DE CHEIAS ZONAS COSTEIRAS

RISCO GEOLÓGICO ERUPÇÕES VULCÂNICAS

RISCO GEOLÓGICO COMO PREVENIR? É fundamental proceder ao ordenamento do território. Construção anti-sísmica. Estudar as características dos terrenos para construção. Construção de barragens e limpeza dos cursos de água.

IMPACTE AMBIENTAL Alguns exemplos: - pedreiras; - poluição dos solos e águas subterrâneas; - artificialização da paisagem.

PRODUÇÃO DE RESÍDUOS COMO TEM VARIADO A PRODUÇÃO DE RESÍDUOS URBANOS EM PORTUGAL NAS ÚLTIMAS DÉCADAS? A QUE SE DEVE ESSA VARIAÇÃO? QUE DESTINO É DADO AOS RESÍDUOS PRODUZIDOS NO NOSSO PAÍS? OS RESÍDUOS PODEM SER SEPARADOS SEGUNDO A SUA NATUREZA. TÊM OS RESÍDUOS TODOS O MESMO POTEN- CIAL POLUENTE?

PRODUÇÃO DE RESÍDUOS

AUMENTO DA PRODUÇÃO DE RESÍDUOS Provoca problemas de armazenamento. Contribui para a poluição do ar, água e solos.

DESENVOLVIMENTO SIM, MAS... ...SEM COMPROMETER A QUALIDADE DE VIDA DAS GERAÇÕES FUTURAS, OU SEJA, UM... DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Ordenamento do território Redução de impactos ambientais negativos Tratamento de resíduos sólidos Redução da produção de resíduos Recuperação de áreas degradadas Utilização de subprodutos Conservação do património geológico Geomonumentos

ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO CONSISTE NA UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE, DE ACORDO COM AS SUAS POTENCIALIDADES, ATRAVÉS DE UM PLANEAMENTO ADEQUADO, EVITANDO SITUAÇÕES DE RISCO.

TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS LANÇAMENTO EM ATERROS SANITÁRIOS INCINERAÇÃO RECICLAGEM

TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

GEOMONUMENTOS Pedreira do Galinha

QUAL O FUTURO DO NOSSO PLANETA? não dependente da Humanidade: num futuro longínquo, a Terra deixará de ser um planeta geologicamente activo. Passará a ser um planeta árido e seco, sem água líquida à sua superfície; poderá sofrer um impacto de um corpo celeste de dimensões considerá- veis, que provocará alterações significativas à sua superfície. dependendo da Humanidade, poderá vir a ser um planeta: com uma temperatura superficial inóspita, como Vénus; esvaziado de recursos; com uma elevada perda de biodiversidade.

Crosta Terrestre Áreas continentais Fundos oceânicos Escudos formada por Áreas continentais Fundos oceânicos constituídas de que fazem parte Escudos Plataformas estáveis Cadeias montanhosas Domínio oceânico Domínio continental formado por formado por Planícies abissais Dorsais oceânicas Fossas abissais Plataforma continental Talude continental

Recursos não renováveis Naturais podem ser Recursos renováveis Recursos não renováveis como por exemplo como por exemplo Águas subterrâneas Recursos energéticos Recursos minerais como podem ser Carvão Petróleo Gás natural Metálicos Não metálicos

Aumento do risco geológico Crescimento populacional Impactos na geosfera Desenvolvimento económico provoca provoca por exemplo Aumento da exploração de recursos Aumento da produção de resíduos Aumento do risco geológico como por exemplo provoca associados a Águas subterrâneas, combustíveis fósseis, recursos minerais Problemas de armazenamento e poluição Sismos, erupções vulcânicas, desaba- mentos, inundações no futuro será necessário Desenvolvimento sustentável que passa por Ordenamento do território Criação de geomonumentos Recuperação de áreas degradadas Redução e reciclagem de resíduos