Dicas de Português Produção Textual.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PETIANOS: Lya Beiruth Robson Galvão PROGRAMA ESPECIAL DE TREINAMENTO PET/UFAC TUTOR: Ribamar Silva.
Advertisements

E. M. Profª. Vilma Tâmega Inclusão Digital Professoras: Cláudia( Língua Portuguesa) Simone ( Informática)
LÍNGUA PORTUGUESA: TERMOS ESSENCIAIS LÍNGUA PORTUGUESA: TERMOS ESSENCIAIS Profª. Sarah E.G. Araujo.
TERMOS ASSOCIADOS AO VERBO OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO ADJUNTO ADVERBIAL AGENTE DA PASSIVA.
Declaração da Presença: Jesus, que bom que o Senhor está em mim! A vida cristã inteira que eu vou viver já habita em mim. Porque para mim o viver é Cristo.
Como é sua rotina diária? I Verbos reflexivos, a hora e os advérbios de frequência.
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM Uma análise de exemplos de desvios gramaticais e de convenção da escrita.
GESTÃO DE PESSOAS II Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes Grupo 01.
COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO DE DEZ MINUTOS. COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO DE DEZ MINUTOS Passos a seguir ¶ Elaborar um bom resumo · Criar os diapositivos.
Lição 9.
COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO
Gerúndio Pronome relativo e Pronome indefinido
LÍNGUA PORTUGUESA: SINTAXE: Análise Sintática (volume 2)
Fatos & Fotos Meia-Idade?.
“Oliver Twist” (1838) Capítulos 1 a 10
Advérbios e Locuções Adverbiais
Como escrever um Artigo científico?
Escola Criativa Prof. Alício Neto Língua Portuguesa
TIPOS TEXTUAIS descrição: simultaneidade
FORMAS DE GRAFIA.
PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÕES
REDAÇÃO – Da palavra ao texto
Obrigações de dar: COISA INCERTA
Introdução aos Substantivos e Substantivos de 2ª Declinação
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 19 (R2) Negócios em Conjunto
Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Marcel Matias
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Nada na vida acontece em vão
Coordenação e subordinação
Citações e Referências
Olá, 1ºs anos do PD! Vamos acompanhar vocês nas atividades de Português a partir de agora. Estamos ansiosos para trocar experiências e fazer descobertas.
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
Professora mariana Dahrouge
GRAMÁTICA Estudo do Sujeito I PROF. THAREN.
Letras Módulo VII - Sintaxe II
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Profª Marcia Regina Zemella Luccas
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO: COMO ELABORAR UM TEXTO EFICIENTE
EM SALA DE AULA Vir com a matéria do dia previamente lida e organizada da seguinte maneira Para as aulas de exatas com exercícios práticos Faça primeiro.
Grupo: Daniel Costa Diana Bellas Karine Bellas Marcela Bellas
Conto Contigo 8.
12 dezembro.
CONSELHOS PRÁTICOS PARA UMA LIDERANÇA DE EXCELÊNCIA
Classes de palavras.
LÍNGUA PORTUGESA Prof. Deivis Luís André Pronomes Relativos.
Nada na vida acontece em vão
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
GRUPO “SEM” 1º ENCONTRO Fazendo Slides no Power Point
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
Bençãos e expectativas
Preparando Vidas para Servir o Reino de Deus Encontro de Pastores, Coordenadores e Supervisores de Pequenos Grupos - ABC.
Variância e Desvio padrão
Nada na vida acontece em vão
Rotina....
Colocação Pronominal Profª.: Suzete Beppu.
“A missão do lar se estende para além do círculo dos seus membros “A missão do lar se estende para além do círculo dos seus membros. O lar cristão.
A Crítica da Razão Prática
Prof. Rafael Santos Novembro de 2018
Aprendizado de Máquina
COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO DE DEZ MINUTOS
Nada na vida acontece em vão
SE EU MORRER ANTES DE VOCÊ...
Rotina....
TEMPO DE RECORDAR. TEMPO DE RECORDAR A Igreja Multiplicadora é a visão de multiplicação intencional baseada em cinco princípios bíblicos de crescimento.
Prof. Elisson de Andrade
Nada na vida acontece em vão
SUBSTANTIVOS Profª Juliana Prado.
Dificuldades da Língua Portuguesa
Prof. Elisson de Andrade
Transcrição da apresentação:

Dicas de Português Produção Textual

Há ou atrás? As duas estão corretas, mas nunca as misture. Em princípio ou a princípio? Em princípio é o mesmo que em tese. A princípio, no começo. De encontro ou ao encontro? A primeira é ideia contrária, a segunda na direção de. Afim ou a fim? Afim = similar A fim = com o objetivo

A nível de Não é aceita na norma padrão da língua portuguesa, embora muito presente em variedades não padrão da língua! Escreva ao nível de ou em nível de para se adequar ao padrão. Invés de ou em vez de? Prefira em vez de. Para mim ou para eu? Depende do que você quer dizer! Exemplos: “Passa a bola pra mim.” “Passe a bola pra eu fazer o gol.”

Entre eu e você ou entre mim e você? De acordo com a norma padrão do português é entre mim e você. Por que, por quê ou porque? Se for pergunta, você usa o 1º (início da frase) e o 2º (final de frase). Para responder você usa o 3º. Como substantivo você usa a forma porquê. Exemplos: Por que o Governo é tão corrupto? A população acredita que o Governo é corrupto por quê? Porque confiamos em quem elegemos. A população gostaria de saber o porquê de tanta corrupção.

Mal ou mau? Mal é oposto de bem e mau de bom. Haja visto? Na norma padrão a forma aceita é haja vista. Faz, fez ou fazem? Quando expressa tempo, o verbo fazer fica na 3ª pessoa do singular. Para realização de uma ação o verbo acompanha o sujeito. Exemplos: Faz 10 dias que não chove. Ele fez a corrida em tempo recorde. Elas fazem a tarefa de casa todos os dias.

Trata-se ou tratam-se de? O verbo tratar seguido de preposição é invariável, assim como precisar, apelar e contar. Trata-se de assuntos importantíssimos. Já o verbo vender concorda com o sujeito, assim como procurar e comprar. Vendem-se casas. Onde ou aonde? Se usar com verbos que indicam movimento, use aonde. Aquele caminho nos levará aonde queremos. (Queremos ir a algum lugar) Onde indica lugar. Não conheço a rua onde ela mora.

Haver ou a ver? Produção Textual e você, tudo a ver! Haver é verbo. Eminente ou iminente? Eminente significa ilustre e iminente é o que está prestes a acontecer. Assim: O eminente representante do Governo chegou. Estamos diante de um iminente caos. Comprimentar? Não é usado na norma padrão. É cumprimentar alguém. Tenho chego? Forma não aceita na norma padrão. O verbo “ter” pede a forma chegado. Ex.: Tenho chegado tarde em casa.

Às custas. Não é aceito na norma padrão. Use à custa Às custas? Não é aceito na norma padrão. Use à custa. Ele vive à custa do pai. Meia doida? Só se sua meia ganhou vida! :-) Nesse caso, a palavra exerce a função de advérbio e portanto não varia. Use meio doida. Haja ou aja? Haja verbo haver no presente do subjuntivo Aja verbo agir no presente do subjuntivo A crise atual preocupa, haja vista o que suas consequências futuras. Espera-se que ele aja com cautela.

Referências *Todas as dicas foram retiradas das seguintes obras: SACONI, Luiz Antonio. Nossa gramática contemporânea: teoria e prática. 1ª ed., São Paulo: Escala Educacional, (s/d) SALVADOR, Arlete. Como escrever para o Enem: roteiro para uma redação nota 1.000. 1.ed., 4ª reimpressão, São Paulo: Contexto, 2015.

https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Os slides “Dicas de Português”, de autoria de Elaine Teixeira, membro do projeto REALPTL, estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/