Prof. Anderson Terroso www.aterroso.com Março/2017 Sistemas Embarcados Prof. Anderson Terroso www.aterroso.com Março/2017
Como funciona ???
Tela inicial do App Inventor Todos os componentes oferecidos pelo App Inventor A esq. a tela do celular e a direita os parâmetros configuráveis da tela . Ex.: background, ícone da aplicação, nome da tela.
No Basic encontramos muitos itens usados Estes componentes permitem a construção de games simples. No Basic encontramos muitos itens usados largamente em aplicativos, tais como: button; check box; clock; image; label; text box.
Nesta aba temos alguns componentes que incrementam os aplicativos, tais como: player; camera. Nesta aba temos alguns componentes que facilitam a construção de aplicativos voltados para redes sociais.
Nesta aba temos alguns componentes que leem os sensores do celular, por exemplo, acelerômetro. Esta aba tem um recurso fundamental na diagramação do aplicativo. Deve ser usado e abusado para conseguir uma diagramação adequada.
Componentes da aba básica Para cada componente existem diversos parâmetros configuráveis. O botão, por exemplo, pode ser configurado a cor, a imagem do botão, o texto do botão, a cor do texto e o tamanho do texto, bem como o tamanho do botão.
Componentes da aba básica Para cada componente existem diversos parâmetros configuráveis. O Label, por exemplo, pode ser configurado a cor do texto, o tamanho, negrito, itálico. O tamanho do texto.
Aplicativo 1: Botão + Mensagem
Arquivos necessários para a Aula1 Para este exemplo, acesse o site: www.aterroso.com e escolha a opção: Android agora escolha a opção: Palestras e Minicursos baixe os arquivos de aula1: click_bt.mp3 (som quando pressionado o botão)
Quando o botão é pressionado a sequência de passos será executado.
Informa a mensagem
Toca o play
Criar variáveis
Adicionar o texto
Operadores relacionais Operadores matemáticos Gerador de número randômico
Operadores de comparação
Tipos de Cores
Criar uma variável Quando o botão for pressionado, é executado os seguintes itens: Toca o arquivo mp3 Se a variável flag =0 Então é escrito no campo label (nomeado como Msg) a mensagem “Olá Mundo do Android” e altera o valor do flag=1. Senão, não escreve nada e altera o valor do flag=0.
Exemplo 2: Aula2 Mudança do background (imagem de fundo); Altere o aplicativo anterior com os seguintes requisitos: Mudança do background (imagem de fundo); Alterar o tamanho do botão e a imagem do botão; Fazer uma diagramação do botão e do texto; Mudança do ícone da aplicação.
Arquivos necessários para a Aula2 Para este exemplo, acesse o site: www.aterroso.com e escolha a opção: Android agora escolha a opção: Palestras e Minicursos baixe os arquivos de aula1: click_bt.mp3 (som quando pressionado o botão) Bt_ok.png (imagem do botão) Bt_nok.png (imagem do botão) icone.png (imagem do icone) fundo.png (background)
Configurações de propriedades da tela icone fundo OBS.: O BackgroundColor é MUITO IMPORTANTE SER ALTERADO PARA NONE DEIXANDO TRANSPARENTE O FUNDO.
Arranjo dos componentes em forma de tabela Horizontal
Alteração dos parâmetros do Label1 (Msg_fixa) – negrito (Bold), itálico (Italic), tamanho da Fonte (18) e o texto (Text) – em branco, alinhamento (Alignment) - centralizado
Resultado da mensagem App Resultado da mensagem App. Inventor Android, usando uma tabela horizontal e três label de texto. Dois são usados apenas para centralizar o texto principal. Não tem como colocar o texto apenas e pedir ele centralizado.
Alteração dos parâmetros do botão a imagem do botão tem tamanho de 61x61 a imagem do botão inicial é bt_nok.png
Renomeação dos componentes usados na aplicação – Botao, Msg_oculta, Msg_fixa
Alteração dos parâmetros do Label7 (Msg_oculta – negrito (Bold), itálico (Italic), tamanho da Fonte (18) , texto (Text) vazio e Alinhamento centralizado (Center) ``
Adicionando o Player para tocar o arquivo mp3 (som quando o botão é pressionado). Adicionar o arquivo mp3 (click_bt.mp3) Adicionar a outra imagem do botão (bt_ok.png). Componente para tocar o som usado quando o botão é pressionado bt_nok.png bt_ok.png Imagens do botão Som do botão quando pressionado Fundo do celular Imagem do ícone do aplicativo
Depois de adicionar o Player, configurar o arquivo que será tocado quando solicitado.
Criar uma variável Quando o botão for pressionado, é executado os seguintes itens: Toca o arquivo mp3 Se a variável opcao=0, Então é alterado a imagem do botão (bt_ok.png), escrita da mensagem no campo label-oculta a mensagem “Olá Mundo do Android” e altera o valor de opcao=1. Senão, altera a imagem do botão (bt_nok.png), não escreve nada e altera o valor do opcao=0.
Ambiente para desenvolvimento em JAVA®
SDK = configura os API’s e o simulador que será usado. Eclipse = IDE para escrever os programas para o Android® ADT = plugin que integra o SDK ao Eclipse.
Android SDK É o kit de desenvolvimento de aplicações para o Android. Contém as APIs necessárias para o desenvolvimento das aplicações e o Emulador de smartphones/celulares para rodar e testar as aplicações desenvolvidas além de diversos utilitários. O Android SDK pode ser baixado no site oficial do Android.
Eclipse O Eclipse é um IDE conhecida, serve para programar diversas linguagens. Dentre as diversas versões que vão aparecer você pode escolher a Eclipse IDE for Java Developers. Plug-in ADT (Android Development Tools) para o Eclipse Esse plug-in, desenvolvido pelo Google, integra o Eclipse ao Android SDK permitindo a execução, depuração e testes das aplicações diretamente no Eclipse. A instalação do plug-in é feita pelo próprio Eclipse.
Simulador do Android®