Aula: Conceitos, Históricos e Objetivos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro Ciência Lisboa, 7 de Julho A ciência ecológica e o desafio da sustentabilidade Helena Freitas Centro de Ecologia Funcional Departamento.
Advertisements

Ciclos Biogeoquímico O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento.
Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0303 OBJETIVOS (conteúdo): Utilizando os vertebrados da América do Sul.
Aula 3: Equações de Estado e Misturas de Gases. Sumário 1.0 Revisão 2.0 Gás Real 2.1 Gás de Van der Walls 2.2 Coeficientes do Virial.
ECOLOGIA :. Ecologia Ecologia é o estudo das relações dos seres vivos entre si e com os componentes do ambiente. Ecologia: oikos = casa (E. Haeckel)
CIRCULAÇÃO DE MATÉRIA NA NATUREZA Claudio Paris – Magrão 14/04/2010 twitter.com/profmagrao MÓDULO 4 – BIO III APOSTILA 1.
Ecologia: conceitos básicos Disciplina: Ecologia Professor: Thiago Ruffo Curso Técnico em Meio Ambiente.
A Influência do Ser Humano no Meio Ambiente Diana Rodrigues Fortunato Valquíria Cardoso Kemp Educação Física – 5º período.
Prof.: Anderson Marques de Souza 2017
Preferência alimentar e redes tróficas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Aula: Níveis de Organização
Ecologia: conceitos básicos
Introdução a Engenharia de Alimentos
Bernoulli – Pluralidade Cultural
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
EVOLUÇÃO Prof. Marcelo C..
Ciências Naturais – 8.º ano
O que é Ecologia?.
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Diversidade Biológica
Competição Licenciatura em Ciências Biológicas – Ecologia – Thiago Ruffo e Rafaela Freire.
Metodologia do Ensino de Ciências – Aula 10
cinemática Podcast AR VÁCUO Conceitos básicos
Salve 08 de março! Que felizes sejam os dias das mulheres!
Do gr. Oikos, casa + logos, estudo
Diversidade na Biosfera
Sistemas de Informação EM MARKETING
Professor Hélcio Marques Junior Biólogo Eps Docência Universitária
Aula: ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 6
CONTROLE DE PRAGAS Ecologia dos insetos
HIDROGRAMA ECOLÓGICO Benedito C. Silva.
TEORIA DOS SISTEMAS .
VI SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS
BIOQUIMICA 1 Bibliografia:
Daliana Alice Oliveira Hans Braunnier de Aguiar Silva
Relações tróficas entre os seres vivos
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Aula: Impactos Antrópicos e Eutrofização
Aula: ECOLOGIA E GERENCIAMENTO DE RESERVATÓRIOS
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Biológicas Departamento de Ecologia e Zoologia Disciplina: ECZ 5113 – Fundamentos de Ecologia.
DINÂMICA DAS POPULAÇÕES BIOLÓGICAS
Introdução à Economia INTRODUÇÃO À ECONOMIA Curso de Ciências Econômicas Professor: Celso Ricardo Salazar Valentim.
Plano da Disciplina: Filosofia.
Ciclos Biogeoquímicos Carlota Ribeiro; Carlota Fernandes; Inês Rocha; Joana Sousa 8ºA.
O Conceito de Informação pela área da Ciência da Informação
Conceitos básicos da ecologia
Ecologia - conceitos importantes
Fundamentos em Ecologia
Biologia da Conservação
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 05
Ecologia.
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
Cadeias Alimentares.
AULA 01: FUNDAMENTOS AMBIENTAIS Prof. Rogério Frade da Silva Souza 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE.
ECOLOGIA Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Transferência de energia
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
Diversidade da vida.
ECOLOGIA Conceitos fundamentais.
Metodologia de Pesquisa Análise sobre a dissertação de Magaly de Oliveira Mortara, orientada pelo Prof. Dr. Dalton de Morisson Valeriano Ana Carolina.
A TEORIA EVOLUTIVA DE LAMARCK. BIOGRAFIA Jean Baptiste Pierre Antoine de Monet Nascimento:1 de agosto de 1744 (Bazentin – França) Falecimento: 18 de dezembro.
Matéria X Energia Profª. Daniela.
A História da cinesiologia
ECOLOGIA GERAL - UFCD ECOLOGIA Os organismos da Terra não vivem isolados, eles interagem uns com os outros e com o meio ambiente. Ao estudo dessas.
Transcrição da apresentação:

Aula: Conceitos, Históricos e Objetivos Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Biológicas Departamento de Ecologia e Zoologia Disciplina: ECZ 5113 – Fundamentos de Ecologia Prof. Mauricio Petrucio Aula: Conceitos, Históricos e Objetivos

Histórico Charles Darwin A Origem das Espécies (1859)

Histórico Definição do termo Ecologia (1886): “Por ecologia, queremos dizer que o corpo do conhecimento referente à economia da natureza – a investigação das relações totais dos animais tanto com seu ambiente orgânico quanto com o seu ambiente inorgânico; incluindo, acima de tudo, suas relações amigáveis e não amigáveis com aqueles animais e plantas com os quais vêm direta ou indiretamente a entrar em contato – numa palavra, ecologia é o estudo de todas as inter-relações complexas denominadas por Darwin como as condições de luta pela existência”. - HAECKEL (1834 - 1919)

Histórico TANSLEY (1935) – Cunhou o termo ECOSSISTEMA para incluir organismos e todos os fatores abióticos do habitat ELTON (1920) – Descreveu as comunidades em termos de relações alimentares e enfatizou a pirâmide de números como o princípio de organizador dominante da estrutura da comunidade LOTKA (1925) – Forneceu uma perspectiva termodinâmica da função do ecossistema (transformações de massa e energia de acordo com a termodinâmica). Mostrou também que o comportamento de todo um sistema pode ser descrito matematicamente em termos de interações e seus componentes

Histórico LINDEMAN (1942) – Introduziu a idéia do ecossistema como um sistema transformador de energia e forneceu uma notação formal para o fluxo nos níveis tróficos e eficiência ecológica.

Histórico Durante os anos de 50 e 60, o estudo da energética dos ecossistemas dominou a ecologia, principalmente devido à influência de HOWARD ODUM e EUGENE ODUM. Estes maximizaram o emprego da energia como a moeda para descrever a estrutura e a função do ecossistema.

ECOLOGIA Ecologia – oikos – sentido de casa e logos – significa estudo, assim o estudo do ambiente da casa inclui todos os organismos contidos nela e todos os processos funcionais que a tornam habitável. Ecologia = ao estudo do “lugar onde se vive”, com ênfase sobre “a totalidade ou padrão de relações entre os organismos e o seu ambiente”. Economia – oikos – sentido de casa e nomia – significa manejo, gerenciamento, a economia traduz-se como “o manejo da casa” Economia e Ecologia – “disciplinas companheiras”

Tema importante na ecologia foi a dicotomia entre duas visões: Visão Holística – Idéia do superorganismo; “O todo não é igual à soma das partes”; Visão Evolutiva – Idéia individualista; “Interações são a força motriz do sistema”. Definição atual de Ecologia: É o estudo científico da distribuição e abundancia dos organismos e das interações entre estes, bem como a transformação e o fluxo de energia e matéria.

Definição LIMNOLOGIA Estudo ecológico de todas as massas d’água continentais, independentes de suas origens, dimensões e concentrações salinas (ESTEVES, 1998).

Histórico Estudo dos Ambientes Aquáticos Continentais: - ARISTÓTELES (384 - 322 a.C)

Histórico Estudo dos Ambientes Aquáticos Continentais: - FORBES “The lake as a microcosmo” (1887)

Histórico Estudo dos Ambientes Aquáticos Continentais: - FOREL (1841 – 1912) “Pai da Limnologia”

Histórico Estudo dos Ambientes Aquáticos Continentais: - THIENEMANN (1882 - 1960) Fundação da Sociedade Internacional de Limnologia (1922); Tipologia de Lagos; 1o Revista Científica da área

Histórico Estudo dos Ambientes Aquáticos Continentais: - NAUMANN (1891 - 1934) Composição química da água x produtividade Tipologia de Lagos; Fundação da Sociedade Internacional de Limnologia;

Histórico Estudo dos Ambientes Aquáticos Continentais: - BIRGE (1851-1950) Fundador da Limnologia Americana; Importância da temperatura na estratificação de lagos

Histórico Estudo dos Ambientes Aquáticos Continentais: - HUTCHINSON Nicho ecológico “Treatise on Limnology” (1957) - LINDEMAN

Histórico Estudo dos Ambientes Aquáticos Continentais Brasileiros: Fase: Até 1900 Fase: 1900 até 1950 (WRIGHT, KLEEREKOPER, SIOLI) Fase: A partir de 1970 Fase: atualmente ????

Histórico Estudo dos Ambientes Aquáticos: Papel da água e sua Importância Social Controle de Qualidade da Água (monitoramentos) Recuperação de Ecossistemas Aquáticos Diversidade de Ambientes e Organismos Aquáticos Pesquisa

Limnology: Lake and River Ecosystems “Atualmente a Limnologia está experimentando um período de introspecção... Muitos dos problemas apareceram, porém, em parte, devido à suposta necessidade de responder rapidamente a demandas governamentais e da sociedade, sem um conhecimento mais profundo que suporte as teorias.” R. G. Wetzel (2001) – Limnology: Lake and River Ecosystems “Limnology is currently experiencing a period of introspection. ...Many problems have arisen, however, in part because of the purported necessity to respond rapidly to governamental and societal demands without an in-depth scientific underpinning.”