CARACTERIZAÇÃO LIMNOLÓGICA DO CÓRREGO DA ESTIVA EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Tomada de Decisão sob a perspectiva dos estagiários de Secretariado Executivo numa autarquia federal Vanderlucio Silva de Lima
Advertisements

INFLUÊNCIA DAS CHUVAS NA QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA AO CONSUMO HUMANO Dr. Germán Sanz Lobón Dr. Paulo Sérgio Scalize Dra. Isabel Margarida Horta Ribeiro.
Estudo da relação concentração de cloretos versus condutividade e avaliação da sensibilidade do método de Mohr para soluções diluídas Autores: Andréa Oliveira.
Resultado Traçado da bacia do Ribeirão dos Marins Resumo dos resultados do cálculo da disponibilidade hídrica superficial natural na bacia Conclusão As.
POTABILIDADE DAS ÁGUAS: UMA ANÁLISE SOB OS CÓRREGOS QUE PERCORREM OS ASSENTAMENTOS "DOURADINHO" E "DIVISA" NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA – MG Fabio Reis Venceslau.
HIDROVIA DO SÃO FRANCISCO. Aspectos Gerais Área da bacia: km2; Extensão do rio São Francisco: km; Vazão média de m3/s; 47,2 % da área.
* ANÁLISE ESPACIAL DA DOENÇA CANCRO BASAL (Chrysoporthe cubensis) EM Eucalyptus camaldulensis, Eucalyptus grandis E.
Bruno Joaquim Lima Rochele Amorim Ribeiro
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Atlas de água, saúde e saneamento
Patrick Luan Ferreira dos Santos Regina Maria Monteiro de Castilho
Autores: Gislene Esquivel de Siqueira Renavan Andrade Sobrinho
IV Simpósio Nacional de Gerenciamento de Cidades
O PATRIMÔNIO GEOLÓGICO E OS POTENCIAIS ROTEIROS
RESULTADOS E DISCUSSÃO
FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E ENGENHARIA– FEBRACE
X II Fórum Ambiental da Alta Paulista Estância Turística de Tupã, 2016
Júlio César Teixeira - UFJF Carlos Henrique Moreira Vidigal - UFJF
DETERMINAÇÃO DE ECORREGIÕES MARINHAS NA MARGEM CONTINENTAL BRASILEIRA
PADRÃO DE USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS EM FAMÍLIAS DE USUÁRIOS CADASTRADOS COMO ALCOOLISTAS DE UMA UNIDADE DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Juliana Guimarães.
soleira de admitância para o município de teresópolis
INTRODUÇÃO A qualidade da água é um requisito com pouca abordagem durante a verificação da capacidade de medição de um hidrômetro velocimétrico; Mas para.
Felipe de Souza Nogueira Tagliarini
INTRODUÇÃO / OBJETIVOS
Felipe de Souza Nogueira Tagliarini Aline Kuramoto Gonçalves
Quantificação de Escherichia coli nos principais mananciais de abastecimento do município de Mariana-MG Isabel Francisco de Araújo Reis Maíra Vieira da.
Nascentes Entende-se por nascente o afloramento do lençol freático que vai dar origem a uma fonte de água de acúmulo (represa), ou de cursos d’água.
Equação da tendência da anomalia Equação da tendência da anomalia
Escolha o fundo e a cor das letras
COLOQUE O TÍTULO AQUI COLOQUE O TÍTULO AQUI COLOQUE O TÍTULO
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
A relação entre precipitação e qualidade da água na bacia do manancial do alto curso do rio Santo Anastácio Autor(es): Hermes Maurício Nunes; Antônio.
FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO NA CULTURA DO FEIJÃO-CAUPI
Título do Projeto (Arial, 60)
Resultados e discussão
ÁGUAS NA CIDADE GUARAPUAVA – PATRIMÔNIO MATERIAL E SIMBÓLICO
Daliana Alice Oliveira Hans Braunnier de Aguiar Silva
Avaliação dos macroinvetebrados bentônicos como bioindicadores da
RESULTADOS E DISCUSSÃO
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
Projeto novos talentos
Secretaria de Meio Ambiente SEMA
Escolha o fundo e a cor das letras
Uso de SiG Para Análise de Adequação de Uso Agrícola das Terras
RESULTADOS DISCUSSÃO/CONCLUSÃO
LEI Nº , DE 25 DE MAIO DE O Código Florestal brasileiro institui as regras gerais sobre onde e de que forma o território brasileiro pode.
Introdução à Estatística
Introdução à Estatística
Resultados e discussão
RESULTADOS E DISCUSSÃO
CARACTERIZAÇÃO LIMNOLÓGICA DO CÓRREGO DA ESTIVA EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO
Sérgio Luís de Carvalho & Letícia de Oliveira Manoel
Título do Artigo Introdução Desenvolvimento Objetivo
Conhecimento e Pesquisa
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
Escolha o fundo e a cor das letras
Resultados e discussão
Diagnóstico preliminar da qualidade da água subterrânea da bacia hidrográfica do Rio Piauí, em Sergipe Ronaldo Souza Resende Julio Roberto Araujo de Amorim.
AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE SISTEMA DE COLETA E APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE APARELHOS DE AR-CONDICIONADO Autores: Euler Bueno dos Santos Maira Ferreira da.
Mapeamento e Monitoramento de Impactos Ambientais em
ENGORDA DE PEIXE EM TANQUE REDE NO MUNICIPIO REDENÇÃO - PA.
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
Letícia de Oliveira Manoel & Sérgio Luís de Carvalho
Thiago Augusto Maziero
Título do Artigo ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Introdução Resultados Objetivo
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
TÍTULO: NO MÁXIMO 20 PALAVRAS
Trabalho de Conclusão de Curso Apresentação – TCC IV
LOCAL RESERVADO PARA LOGO DE LABORATÓRIOS OU INSTITUIÇÕES
TÍTULO EM CAIXA ALTA E FONTE ARIAL 88
Transcrição da apresentação:

CARACTERIZAÇÃO LIMNOLÓGICA DO CÓRREGO DA ESTIVA EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) Silva, Pamela S. (IC); Souza, Antonio D. G. (O) Curso de Engenharia Ambiental – Centro Universitário Estácio – Ribeirão Preto INTRODUÇÃO As nascentes ou olhos d’águas existentes no meio rural têm grande importância ecológica e estratégica, pois a manutenção e proteção destes afloramentos garantem a produção de água de boa qualidade aos mais diversos usos. Neste contexto, a nascente do córrego da Estiva (Batatais-SP), atualmente encontra-se desprovida de sua APP (Área de Preservação Permanente), o que coloca em risco a manutenção de sua dinâmica ambiental, indicando uma tendência de progressiva degradação. Este córrego é afluente de um dos mananciais do município, o córrego da Prata, do qual é retirado cerca de 40% da água destinada ao abastecimento publico da cidade. OBJETIVO O objetivo fundamental deste trabalho foi realizar a caracterização limnológica do córrego da Estiva em época de estiagem. MATERIAL E MÉTODOS Foram selecionados 3 pontos de coleta de amostras de água a uma freqüência mensal. Estes sítios foram localizados com GPS, sendo determinadas suas coordenadas geográficas e altitude. As seguintes variáveis foram analisadas mensalmente durante o período de estiagem (Abril a Setembrol/2008): Temperatura (°C), Condutividade (µS/cm), Oxigênio Dissolvido (mg/L), pH, Turbidez (NTU) e Sólidos Totais Suspensos (mg/L). Os resultados das coletas de água provenientes da pesquisa de campo são apresentados na Tabela 1 e Figuras 3 e 4. Tabela 1. Dados médios da qualidade da água. Pontos pH Condutividade (µS/cm) Turbidez (NTU) STS (mg/L OD (mg/L) P1 7,04 10,43 17,67 25,71 5,28 P2 6,63 8,50 4,33 14,30 3,07 P3 6,65 10,88 1,83 10,56 4,67 Figura 3. Dados médios de pH e Condutividade (µS/cm) da água. Figura 4. Dados médios de STS (mg/L) e OD (mg/L) Pode-se observar que o estado de degradação da APP relacionado a ausência de vegetação e presença de gado, tem provocado significativas interferências na qualidade da água. O processo de assoreamento resultante desta ocupação tem colocado em risco a surgência para o manancial do município (córrego da Prata). As variáveis condutividade e oxigênio dissolvido apresentaram valores típicos para nascentes até o momento (ESTEVES, 1998). RESULTADOS/DISCUSSÃO As Figuras 1 e 2 apresentam o registro fotográfico da situação atual da APP em estudo. CONCLUSÕES Figura 1. Estado de degradação da nascente e flagrante do pisoteio do gado na área. Os resultados preliminares sugerem a necessidade de acompanhamento no processo de recuperação da APP em questão. O presente estudo pretende gerar conhecimentos fundamentais à limnologia local, bem como subsidiar a tomada de decisão referente a recuperação da APP (Área de Preservação Permanente) da nascente em estudo. REFERÊNCIA ESTEVES, F. A. 1998. Fundamentos de Limnologia. Rio de Janeiro: Interciência, 2003. Figura 2. Vista do interior da nascente e lago a jusante.