Um estudo comparativo entre VMWARE ESXI E XENSERVER

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Virtualização..
Advertisements

Virtualização de Servidores – Vmware ESXi 4.1 Leonardo Cruz 4º - REDES Proj.Int II.
1 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Rafael Nunes Folha Trabalho de Conclusão de Curso Orientador: Eduardo.
Virtualização de Servidores – Vmware ESXi 4.1 Leonardo Cruz 4º - REDES Proj.Int II.
Sistema Multiutilizador
Prof. Paulo Barreto O hardware são as partes concretas de uma máquina, como o gabinete, o teclado, o mouse, a impressora, o disco.
Sistema Web para Gerenciamento SNMP de Impressão Terceirizada da FURB Rodrigo Antonio Müller Orientador: Francisco Adell Péricas.
Máquinas Virtuais Professoras: Márcia Jani / Kathia.
MONITORAMENTO DE DISPOSITIVOS DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO SNMP Luciano Lingnau Orientador: Francisco Adell Péricas.
“REDES DE COMUNICAÇÃO”. INTEGRANTES: Alexandre Marques Leandro Novais Leiza Costa Marcos Heleno Polyane Stéfane.
Trabalho De Tecnologia Nomes: Davi Régis, Paulo Vitor, João Victor Silva e Matheus Assis. Números: 04, 34, 15, 29. Turma: 1.1. Professor: Marcos.
UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office Hardware e Software Olá! Aqui estamos nós outras vez! Agora para dar início à unidade 2.
Introdução aos Sistemas de Informação. A TI era tratada e operacionalizada em uma visão muito estreita (CPD – Centro de processamento de dados); A.
INTRODUÇÃO Ligações inter- redes.
especificação de requisitos do software
IFAC1 Hardware e software.
TECNOLOGIA ATUAIS DE REDES
Cloud Computing: do Conceito à Prática 02/06/
Métodos de Validação de Arquivos para Armazenamento em Nuvens
Projeto Integrador II Seminário final
Soluções de alta disponibilidade em banco de dados
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 2 Prof
Ana de Oliveira Rodrigues Julho de Curso Office for Kids
Jorge ramos 7ºb | nº12 André Carvalho 7ºb | nº2
Cluster virtualizado com alta disponibilidade
Projeto Integrador II 2° Seminário de Andamento
Cluster virtualizado com alta disponibilidade
INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ Mauro Oliveira
Aumento da Capacidade e da Performance do Bru3d
Mario Augusto Pires Pool Unilasalle – Rede La salle 2016
TÓPICOS DE INFORMÁTICA
LTSP com alta disponibilidade
SISTEMAS OPERACIONAIS AULA 01 - Introdução aos Sistemas Operacionais
Prof. Arthur Albertin.
GERENCIADOR DE INSTALAÇÃO DE ORIENTADOR: FRANCISCO ADELL PÉRICAS
Administração de Gerência de servidores
Administração de Banco de Dados
VIDA FUNCIONAL MOVIMENTAÇÕES GERAIS Olá!
especificação de requisitos do software
Hardware É a parte física de um sistema de computação, ou seja, todos os elementos materiais que o constituí (circuitos eletrônicos, dispositivos mecânicos,
Fundamentos de Sistemas de Informação
TRABALHO REALIZADO POR Fábio Rodrigues, Sandro Garcia, Rafael Lourenço
Organização e Arquitetura de Computadores 2º Semestre Aula 1 Prof
Administração de Sistemas Operacionais I
VIRTUALIZAÇÃO 2º Ano – Redes de Computadores
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Componentes de Redes de Computadores
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
1 Introdução aos COMPUTADORES Profª Alda Vagarinho.
NOÇÕES DE HARDWARE.
Giales Fischer Grützmann
Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Trabalho de Conclusão de Curso Seminário de Andamento Wanderson Nunes da Rosa
Projeto TCC 2° Seminário de Andamento
Redundância para Servidores de VPN
INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE
JHONE, TIAGO, ERIK E WANDERSON
Tecnologia da Informação Visão Geral sobre Informática
Sistemas operacionais
COMPONENTES DO COMPUTADOR E SUAS FUNÇÕES. PLACA MÃE A placa-mãe é o principal componente de um computador, pois ela é responsável por interligar todos.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Sistemas Operacionais Aula 3
Estrutura do Sistema Operacional
Trabalho de Conclusão de Curso I
Título do Trabalho Trabalho de Conclusão de Curso (1 ou 2)
Título (arial 26 - negrito) Autor (arial 24) Orientador (arial 24)
Arquitetura de Computadores
A importância da Ed. Física no Desenvolvimento Motor na Escola Publica e na Escola Privada do Ensino Fundamental.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS Esteira de acúmulo Aluno: Daivison Campos Ferreira Orientador: Ricardo Ciuccio.
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Transcrição da apresentação:

Um estudo comparativo entre VMWARE ESXI E XENSERVER Nathan Franklin Saraiva de Sousa Analista de TI Instituto Federal do Piauí - IFPI nsaraiva@ifpi.edu.br

Sumário Introdução Conceitos Motivação Tipos de Virtualização Ambientes de Testes Gráficos Conclusão Referências

Introdução Os novos avanços em Tecnologia da Informação (TI) trazem equipamentos mais modernos e com capacidades de processamento cada vez maiores, porém em sua grande maioria, esse poder computacional é apenas parcialmente utilizado, causando uma ociosidade dos recursos disponíveis. Os administradores tendem a colocar um serviço executando por SO, o que acarreta em um desperdício de recursos, já que dificilmente um serviço irá utilizar toda a capacidade de hardware disponibilizada.

Conceitos Nesse cenário se enquadra a tecnologia de Virtualização: É a possibilidade de se instalar vários sistemas operacionais independentes entre si, em uma única máquina física, fazendo que o hardware seja muito melhor aproveitado e descartando a necessidade de termos um computador físico para rodar cada Sistema Operacional (SO) ou serviço.

Conceitos Máquina Física

Motivação O IFPI/Campus Floriano adquiriu dois servidores de rede para substituição dos antigos servidores e instalação de novos serviços. Vários serviços deveriam ser implantados no campus e tínhamos o objetivo de aproveitar ao máximo esses novos servidores; A solução seria usar a VIRTUALIZAÇÃO

Qual solução deveria ser utilizada? Motivação Qual solução deveria ser utilizada? Os três principais fornecedores de software de virtualização que existem hoje no mercado são VMware (ESXServer, Vmware ESXi, e Vmware vSphere), Microsoft (Hyper-V), Citrix (XenServer). Optou-se por testar as soluções gratuitas: VMware ESXi e XenServer.

Monitor de Máquina Virtual A virtualização é um recurso utilizado para esconder ou mascarar detalhes da infraestrutura de hardware ou de software. O software que gerencia a distribuição de recursos de hardware para cada Sistema virtualizado e cria um ambiente virtual isolado para cada um deles, é chamado de Monitor de Máquina Virtual (MMV), também chamado hypervisor.

Tipos de Virtualização A virtualização total consiste em prover uma réplica (virtual) do hardware subjacente de tal forma que o sistema operacional e as aplicações possam executar como se estivessem diretamente sobre o hardware original. Não é necessário nenhuma alteração no sistema virtualizado. Já a paravirtualização propõe que o sistema operacional saiba que esta sendo executado na camada virtual e interaja com a mesma, executando diretamente sobre o hardware. É necessário a alteração no sistema virtualizado.

Ambiente de Testes Comparar o desempenho entre as duas principais soluções gratuitas disponíveis no mercado: Vmware ESXi XenServer O objetivo é fazer testes de stress e desempenho analisando performance do processador, memória, acesso ao disco rígido e rede.

Ambiente de Testes Instalação do VMWare ESXi e XenServer em dois servidores idênticos e através de softwares específicos fazer testes de desempenho. Foram utilizados: VMware ESXi 4.1 XenServer 5.6 2 servidores marca HP modelo DL380 G7 Software Netperf Inquisitor

Ambiente de Testes

Ambiente de Testes

Teste de CPU

Teste de Memória

Teste de Acesso ao Disco

Teste de Rede

Conclusão Os testes realizados mostraram que no quesito processamento e acesso a rede, o VMware apresenta superioridade em relação ao Xen. O Xen, por sua vez, mostrou melhor desempenho no acesso ao disco rígido, com uma grande instabilidade do VMware. Ambos tiveram aspectos negativos e positivos no critério memória, porém o XEN apresentou grande instabilidade nos resultados. Portanto, se a intenção for utilizar aplicações que requeiram muito processamento e acesso a rede, seria conveniente utilizar o VMware. Porém, se a intenção for utilizar aplicações que necessitem muita leitura e escrita em disco a melhor opção é o Xen.

Bibliografia VMWare (disponível em http://www.vmware.com/br/virtualization/what-is- virtualization.html>. Acessado em 09 out 2010) Carissimi, Alexandre.Virtualização: Princípios básicos e aplicações. ERAD 2009 - 9a Escola Regional de Alto Desempenho. Porto Alegre: SBC, 2009, v. 1, p. 39-6 Veras, Manoel; Carissimi, Alexandre; Kassick, Rodrigo; Souza, Sergio. Rio de Janeiro: RNP. 2010. 226p.

MUITO OBRIGADO!