Advanced Computing Collaboratory Super Computação e Análise de Dados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
Advertisements

S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
7º Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico ( ) GPPQ – Gabinete de Promoção do 7º Programa-Quadro de I&DT Ciência 2010– 6.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Tópicos Avançados em Sistemas Distribuídos 1o.
O Desenvolvimento Sustentado da Inovação Empresarial Julho de 2008 na Perspectiva da COTEC Reuniões de Trabalho com as Empresas Associadas da COTEC.
CAPÍTULO 3 INOVAÇÃO E GESTÃO NA EMPRESA A EMPRESA COMO ESPAÇO DE PROCESSAMENTO DE SABERES.
Aplicativo “Wiki” de Conhecimento para os Programas de Pós-Graduação da FURB Anderson Felipe Weege Orientador: Oscar Dalfovo.
Ambiente Virtual de Avaliações Utilizando Certificados Digitais Fernando Gevard – Acadêmico Paulo Fernando da Silva - Orientador.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
Sistemas Ciberfísicos e formas avançadas de Computação e Comunicação
Projeto de Extensão Unisul
Bibliotecas da Universidade Aberta
LCA - infraestrutura nacional de HPC – presente, futuro e inserção no PRACE Pedro Alberto Ciência 2017.
COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA
‘’SIMULADOR DE NEGÓCIOS SBS – SIMFORMER BUSINESS SIMULATION’’
Professor: Luiz José Hoffmann Filho
Avaliação Digital no Ensino Superior em Portugal:
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Salas de situação no contexto da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS)
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
O que é o Civitas? CiViTAS: City + ViTA + Sustentability
PUCPR - ESCOLA POLITÉCNICA
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
O LARSYS reune 217 investigadores doutorados de 6 Unidades de I&D:
II Simpósio Ined 8 e 9 de maio de
PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO AUXÍLIO À PROMOÇÃO DA QUALIDADE NA EAD
Sistema Integrado de Registo Académico(eSira) Eng. José Tafula & Eng. Ussimane Maria Direcção do Curso de Engenharia Informática.
4 de julho de 2017 Experiências com OpenAIRE e FOSTER Infraestruturas Digitais em Portugal e na Europa: Oportunidades e Desafios.
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Coordenação: Luciana Danielli
Aula 09: Economia da informação, conhecimento e aprendizagem
Plano Tecnológico.
Ciência de Dados aplicada à Saúde
VI Encontros Pré-ConfOA 2017 Curadoria de Dados no Arca - Repositório Institucional da Fiocruz: Relato de Experiência Ana Maria Neves Maranhão Claudete.
Inovação pedagógica e o papel do apoio institucional
Projecto E-learningUP|
Acordo Quadro Cloud IaaS do GÉANT
Info RCAAP p/ site FCCN.
Indução de Modelos de Séries Temporais com Aplicação na Optimização e Controlo de Processos Estocásticos.
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Profa. Mestre Marta Ajej
Ciência & Engenharia da Computação
REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS ESTRATÉGIA NACIONAL SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS Livro Azul.
Importância da informática para ESMI
Redes e Sistemas Distribuídos II – Cód
O Software Aberto para SIG na Direção-Geral do Território
Unidade de Investigação da ESEnfC (UISISA:E)
VI Encontros Pré-ConfOA 2017 Curadoria de Dados no Arca - Repositório Institucional da Fiocruz: Relato de Experiência Ana Maria Neves Maranhão Claudete.
Engenharia Territorial para Projetos de Concessão
INICIATIVA DE START-UPS EM CIÊNCIAS DA VIDA
PICTTE Profiles in Information and Communication Technologies for Teachers Education 12 Abril 2000 SOCRATES PROGRAMME.
Peru Equador Argentina Colômbia + Chile e Brasil
Tecnologias dos Sistemas Informáticos
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
SESSÃO REGIONAL DO AMBIENTE
Acesso Aberto ao Conhecimento Científico
Flávia Maria Santoro Seminários PPGI Flávia Maria Santoro UNIRIO Agosto 2007.
e-­Lattes:­ Extração e Análise de CV Lattes
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Joyce Larissa Samara Instrutora: Monica.
Estatísticas da Educação e Ciência
ÁREA DE ATIVIDADES ECONÓMICAS “AVEIRO NORTE”
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
ProChild CoLab Manuel Sarmento Universidade do Minho
Encontro Arquivos Históricos e BNacionais CPLP, Lisboa, maio 2018
CIÊNCIA DIGITAL Gabriel Vieira (mestrado) Grazieli Izidorio (mestrado)
Reflexões sobre programa
Transcrição da apresentação:

Advanced Computing Collaboratory Super Computação e Análise de Dados Deucalion Rui Oliveira Universidade do Minho & INESC TEC

Enquadramento Iniciativa para a criação de uma estrutura colaborativa, sustentável, de fomento e suporte à ciência aberta em super computação, gestão e análise de dados; Projeto de interesse nacional e europeu; Criação de um centro de computação e dados adequado aos requisitos nacionais e complementaridade internacional; Instalação do IBM Cognitive Computing Research and Knowledge Center.

Objetivos Reforço das áreas clássicas das tecnologias de informação e viabilização de domínios emergentes de investigação que dependem da capacidade de cálculo científico e processamento de grandes conjuntos de dados; Participação efetiva no PRACE; Participação efetiva no European Exascale Computer; Reforço da participação no European Cloud Initiative; Criação de emprego científico e qualificado em Portugal, estimulando a formação de recursos humanos nestes domínios; Reforço do desenvolvimento científico, tecnológico e empresarial da área emergente de “ciências dos dados” e aplicações a partir de Portugal. PRACE - Partnership for Advanced Computing in Europe

Domínios Científicos High Performance Computing Promoção da utilização de computação paralela e distribuída para resolver problemas científicos e de engenharia cada vez maiores, em tempo útil.   Desafios constantes no desenvolvimento de novos modelos de programação, algoritmos e ferramentas, que permitam colocar um conjunto crescente de computadores a executar em simultâneo um mesmo problema, minimizando os custos de comunicação e coordenação dos vários computadores. Desafios prementes na disponibilização de serviços de HPC ao tecido empresarial.

Domínios Científicos High Performance Computing Data Science Gestão e extração de conhecimento de grandes conjuntos de dados que apresenta constantes desafios devido ao tamanho, velocidade de geração, falta de estrutura, heterogeneidade, variabilidade e valorização temporal dos dados. Ciclo de vida que envolve a ingestão, curadoria, identificação com garantias de persistência, catalogação e disponibilização eficiente para análise. Combinação de grande capacidade computacional com plataformas, aplicações e serviços de apoio aos vários paradigmas e técnicas de análise, extração de conhecimento e aprendizagem automática.

Domínios Científicos High Performance Computing Data Science Quantum Computing Na ausência de computadores quânticos universais, a simulação de computação quântica em computadores clássicos surge como forma de estudar algoritmos que tiram partido dos fenómenos quânticos. Porém, a simulação da sobreposição de estados e do paralelismo quântico resulta num crescimento exponencial nos requisitos de memória e processamento, obrigando à utilização de infraestruturas de supercomputação para que possam simular sistemas de dimensão relevante.

Projetos Estruturantes AIR Center (Data Foundry) Infraestutura computacional de suporte ao Centro Internacional de Investigação dos Açores. Data Science for the Atlantic, como parte integrante da Azores Maritme Cloud para o armazenamento, processamento e análise de grandes conjuntos de dados. OpenScience Serviços de apoio à Política Nacional de Ciência Aberta para a promoção do acesso aberto a publicações e dados científicos (Open Access e Open Data) como forma de acelerar a difusão do conhecimento e da inovação. RCTS Centro da Rede Ciência, Tecnologia, Sociedade enquadrado no plano para sua extensão, atualização e modernização, com o objectivo de garantir novos desenvolvimentos e actividades de I&D em computação científica. QuantaLab Infraestrutura computacional de suporte ao laboratório de investigação e desenvolvimento de materiais e tecnologias quânticas (QuantaLab) – projecto conjunto entre a UMinho, o INL e outros parceiros internacionais. + Projectos comerciais

Tecnologia Três tipos de tecnologias com objectivos funcionais, utilizadores alvo e níveis de serviço distintos: Sistema de computação de muito grande capacidade e desempenho destinado a apoiar a investigação científica e desenvolvimento tecnológico com relevância e impacto nos contextos nacional e internacional; Rede heterogénea e elástica de sistemas computacionais destinada a apoiar a investigação científica e tecnológica, a suportar sistemas de informação académicos, de serviço público e actividade empresarial; Sistema de armazenamento elástico e segmentado destinado a suportar os sistemas anteriores, repositórios de publicações e dados experimentais científicos, programas de fonte aberta, e ainda arquivos de relevância e impacto nacional e internacional.

Serviços High Performance Computing Data Science Cloud Computing Filas tradicionais para submissão de trabalhos Portais por domínios de aplicação Paralelização e optimização de programas Data Science Gestão do ciclo de vida de conjuntos de dados SaaS para estatística, machine learning, deep learning, etc. Portais para computação cognitiva por domínios de aplicação Visualização de dados Jupyter Notebooks Cloud Computing Recursos computacionais persistentes e por solicitação: máquinas virtuais e containers Armazenamento de dados: sistemas de ficheiros, tuple e object stores “Cloudificação” de sistemas e aplicações

Modelo Institucional O centro de SCAD deverá ser uma parceria público-privada entre universidades, centros de investigação, a IBM Portugal e outras empresas, com modelo jurídico a definir, aberta à participação de outras entidades públicas ou privadas, podendo vir a configurar o modelo de Laboratório Colaborativo; O IBM Research Center será um centro de I&D com gestão privada e uma relação protocolada com o o SCAD

Parceiros internacionais IBM Research Barcelona Supercomputing Center Texas Advanced Computing Center San Diego Supercomputer Center Pacific Rim Application and Grid Middleware Assembly (PRAGMA) Chinese Academy of Sciences

Advanced Computing Collaboratory Super Computação e Análise de Dados