Teóricos do Absolutismo e Mercantilismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA GERAL CAPÍTULOS 9 A 12 CAPÍTULOS 12 A 15.
Advertisements

ABSOLUTISMO CONCEITO E TEÓRICOS.
H1 – Aula 17 Prof. Fernando Gondim
Absolutismo Adailton Figueiredo
ABSOLUTISMO MONÁRQUICO
HISTÓRIA.
Absolutismo e mercantilismo
O absolutismo e a consolidação dos Estados Europeus
O Estado Moderno.
COLÉGIO SALESIANO Prof. Éder Américo
TEÓRICOS DO ABSOLUTISMO
ABSOLUTISMO.
ABSOLUTISMO.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
O Antigo Regime Europeu
A crise do Feudalismo. Relação da Crise do Feudalismo com a Formação dos Estados Nacionais Absolutistas.
Da formação do Estados Modernos ao absolutismo Caps. 25 e 30.
FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS AULA 12 O QUADRO POLÍTICO NA BAIXA IDADE MÉDIA SÉCULOS XII AO XV.
Iluminismo 1- Definição. 2- Origens.
História Geral O Absolutismo e o Mercantilismo Prof. Helton Chaves.
O ILUMINISMO “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Voltaire.
A FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS A BAIXA IDADE MÉDIA ( SÉCULOS XI ATÉ MEADOS DO SÉCULO XV)
 Sociedade de antigo regime: A Sociedade do Antigo Regime caracteriza-se por ser fortemente hierarquizada e estratificada em ordens. Esta divisão organiza-se.
24/9/20161Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
Monarquias Significado monarquia Monarquia é o nome dado ao regime político comandado por um monarca (rei, imperador, príncipe, etc.) que exerce de modo.
COLBERTISMO O mercantilismo. Colbert O mercantilismo foi uma doutrina criada por Colbert, ministro do rei francês Luís XIV. “A abundância de metais preciosos.
Grandes Navegações. Imaginário Europeu na Idade Média Europeus não tinham conhecimento do mundo além do Mar Mediterrâneo e norte da África Surgiram, histórias.
Nicolau Maquiavel.
Europa Moderna.
Iluminismo A BUSCA DA RAZÃO.
IDADE MODERNA EUROPEIA
ILUMINISMO.
AULÃO DE HISTÓRIA 7 anos Profa. Ana Cláudia.
JEAN JAcQUES ROUSSEAU.
ILUMINISMO Anti-dogmático. Valorização da razão.
MONARQUIAS ABSOLUTISTAS
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
Direito contemporâneo: revoluções liberais e constitucionalismo
ESTADO MODERNO.
Europa: Séculos XIV-XVIII
História Econômica Geral
Mercantilismo e Teóricos do Absolutismo
As etapas do Capitalismo
Colonização e Independência Espanha e Inglaterra
Módulo 35 – Absolutismo Por conta do feudalismo, o poder europeu era fragmentado, sobretudo na França. Ocorreu uma forte relação entre comércio e a centralização.
Mercantilismo: desdobramentos e críticas
Preparatório EsPCEx História Geral
REVOLUÇÕES, IDEIAS E DIREITOS NA INGLATERRA DO SÉCULO 17
Idade Média.
Iluminismo.
Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Curso de Ciências Sociais – ISP/UFPel Disciplina: Sociologia I Professor: Francisco.
CONSTRUÇÃO DO ESTADO MODERNO E MERCANTILISMO
DEFINIÇÃO: Regime político em que os reis possuem o poder absoluto sobre suas nações (concentração de poderes nas mãos dos reis. Transição entre o feudalismo.
Absolutismo e mercantilismo
Arcadismo Contexto Histórico.
O ESTADO MODERNO ABSOLUTO
Monarquias Absolutistas e economia mercantilista
Absolutismo Monárquico
O Antigo Regime: Rafael Duarte 7° ano
O Pensamento Iluminista
Mercantilismo Profª Maiara Alves.
COLONIZAÇÃO EUROPEIA NA AMÉRICA PROF. MSC. ISACKSON CAVILHA MENDES UNIFICADO.
Preparatório EsPCEx História Geral
OS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS
A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA (séculos XV e XVI)
Preparatório EsPCEx História Geral
Preparatório EsPCEx História Geral
O Absolutismo Monárquico
DIFERENTES Formas de estado NA HISTÓRIA: absolutismo e liberalismo
A Europa vivia um período de seguidas Crises durante a Idade Média séc.XIV: Cruzadas, Peste negra, fome, Guerra dos Cem anos ).
Transcrição da apresentação:

Teóricos do Absolutismo e Mercantilismo Idade Moderna (1453 – 1789) Teóricos do Absolutismo e Mercantilismo Disciplina: História Professora: Janaína Vargas

Teóricos do absolutismo (Cap. 15/ livro 4/ pg. 8) Não foram não apenas as questões políticas e econômicas que unicamente sustentaram os poderes exercidos pelo rei. Diversos pensadores se esforçaram em refletir sobre esse novo tipo de governo. Entre outras questões, se preocuparam em arquitetar quais medidas, comportamentos e valores seriam mais bem empregados na manutenção do poder real. 

1- Nicolau Maquiavel Obra: O Príncipe (1513) Diplomata e historiador italiano, que defendia que o monarca deveria utilizar de qualquer meio – lícito ou não – para manter o controle do seu reino. A frase que resume suas ideias é: “Os fins justificam os meios”. A Itália foi uma das últimas regiões unificadas na Europa (1870).

2- Thomas Hobbes Obra: Leviatã (1651)  Matemático e filósofo inglês, que discorreu sobre a natureza humana e a necessidade de governos e sociedades. Dizia que o ser humano, no estado natural, é cruel e vingativo, necessitando de um governo forte e centralizado para manter o seu controle (fazendo um Contrato social). A frase que resume suas ideias: “O homem é o lobo do homem”.

3- Jacques Bossuet Obra: Política tirada da Sagrada Escritura (postumamente em 1709) Bispo e teólogo francês que criou o argumento que o governo era divino e os reis recebiam o seu poder de Deus. Assim, desobedecer a autoridade real seria considerado um pecado mortal. Um dos reis que se valeu de suas ideias foi o monarca absolutista Luís XIV.

Pirâmide Social nos Estados Modernos Absolutistas:

1° Estado ou estamento Luís XIV da França, o Rei Sol. Pintura(1701). Reinado de 1643-1715) Maria Antonieta, Rainha da França e Navarra. Reinado de 1774- 1791)

2° Estado ou estamento Quadro retratando uma cena comum na França do século XVIII: a nobreza ouve os iluministas declamarem seus textos e manifestos.

Ilustração que mostra burgueses no Comércio 3° estado ou estamento Ilustração que mostra burgueses no Comércio

O quê foi o Mercantilismo? (cap. 15/ livro 4/ pg.10) Foi o conjunto de ideias e práticas econômicas, adotadas e desenvolvidas na Europa durante a fase do capitalismo comercial. Começou a surgir na Baixa Idade Média (X a XV), época em que teve início o processo de formação das monarquias nacionais, mas foi somente na Idade Moderna (XV a XVIII) que ele se firmou como política econômica nacional e atingiu o seu desenvolvimento.

Principais características do Mercantilismo: Metalismo: defendiam a ideia de que a riqueza de um país era medida pela quantidade de ouro e prata que possuíssem. Na prática essa ideia provou não ser verdadeira. Exploração Colonial e Concessão de monopólios: visava o maior controle do rei sobre os lucros das trocas comerciais. O Estado deva a algumas companhias de comércio direitos exclusivos sobre os novos mercados instalados nas colônias de exploração. O preço da matéria- prima diminuia para as companhias que tinham monopólio e o colonialismo era incentivado.

Principais características do Mercantilismo: Protecionismo Alfandegário: para realizar um equilíbrio favorável, os estados passaram a tributar pesadamente produtos importados e estimular a produção nacional. Balança comercial favorável: consistia na ideia de que a riqueza de uma nação estava associada a sua capacidade de exportar mais do que importar, ou seja, vender mais do que comprar , consequentemente , ter mais lucro. Controle estatal da economia: Controle do Estado (reis) na economia.

Quadro de Claude Lorrain que representa um porto de mar francês de 1638, no momento fundamental do mercantilismo.

Obrigada pela atenção!

EXERCÍCIOS EM CASA Organizando as Ideias: Livro 04/ Capitulo 15 Exercícios- 01 (a e b) e 02; (páginas 09 e 10) Exercícios- 01 (a e b) e 02: (Página 11) Trazer pronto