Escola Estadual Zumbi dos Palmares Diretor: Marcos Antônio da Silva Reichel Coordenadora Pedagógica: Leila Aparecida da Silva Progetec: Luzia Bento Soares.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Advertisements

Pais da Igreja.
A Influencia dos Gregos na filosofia medieval Douglas Blanco
FILOSOFIA.
FILOSOFIA Prof. Renata. O que é Filosofia?  A palavra Filosofia deriva de dois termos gregos: philos (amigo) e sophia (sabedoria).  Porém, é bem mais.
A Arte Medieval Grande Influência da Igreja Católica. Arte como forma de pregar sua doutrina. Temas: Salvação. Segunda vinda de Cristo – Parusia. Pecado.
VASOS DE OURO. PNEUMATOLOGIA Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como.
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
PARADIGMAS EM APRENDIZAGEM Paulo Hentz. A LÓGICA FORMAL Aristóteles (Grécia antiga) Princípios: Identidade; Não contradição; Terceiro excluído. Organização.
FILOSOFIA NA IDADE MEDIEVAL. Europa com as invasões germânicas ou bárbaras no séc. V a.Ç EUROPA A IDADE MÉDIA INICIOU-SE NA Os castelos medievais representavam.
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
HÁ VIDA DEPOIS DA MORTE Imortalidade
A educação dos filhos No Grande Conflito.
Distorções e Consequências
Reciclagem Escola Estadual Zumbi Dos Palmares
Ética, Moral e Direitos Humanos
A Cultura na Grécia Antiga
ÉTICA.
Escola Estadual Zumbi dos Palmares Diretor: Marcos Antônio da Silva Reichel Coordenadora Pedagógica:Leila Aparecida da Silva Progetec: Lúzia Bento Soares.
ProlegÔmenos Prof. Márcio Ruben SIGA.
A Cultura na Grécia Antiga
1.
Santo Agostinho.
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
Exposição Bíblica EVANGELHO DE JOÃO.
Noções fundamentais dos primeiros filósofos
MAPA CONCEITUAL FILOSOFIA
AGOSTINHO DE HIPONA (354 – 430) 
1.
FILOSOFIA GREGA.
Introdução ao estudo da Psicologia
Orientações ao professor
Orientações ao professor
Trabalho de Ciências da Natureza
1.
Lição 9 - Jesus, o Mestre Por Excelência
FILOSOFIA MEDIEVAL.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Filosofia patrística e medieval
Descartes Imagem, Análise e Prática Professor Zetti.
Filosofia Política – Parte 2 Da Antiguidade à Idade Média
Noção de filosofia..
Escola Estadual Zumbi dos Palmares Diretor:Marcos Antonio da Silva Reichel Coordenadora Pedagógica: Leila Aparecida da Silva Progetec:Luzia Bento Soares.
1.
1.
A Influência dos Gregos na filosofia medieval
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
Filosofia cristã Introdução.
FILOSOFIA MEDIEVAL.
COMEÇOU A ENVIÁ-LOS DOIS A DOIS. 15º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
«Recebei o Espírito Santo ».
Religiões Uma síntese geral.
Agostinho de Hipona ( d.C.).
Santo Agostinho 06/12/2018.
As maravilhas advindas
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
- Compreender o que significa ouvir a Bíblia. - Destacar que o cristão não vive de aparências. - Entender que as atitudes falam mais que as palavras e.
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
SEITAS E RELIGIÕES. ESPIRITISMO Líder fundador : O fundador do Espiritismo é o francês Denisard Léon Hippolyte Rivail. Rivail nasceu em Lyon em 03/10/1804.
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
1.
SENSO COMUM X SENSO CRÍTICO Aula interdisciplinar entre Sociologia e Produção Textual, com foco em analisar a influência do Senso Comum em nosso dia a.
Conceito de Filosofia Prof. Ângelo.
Aula O que é a bíblia? Comunidade Javé Nissi
A Palavra anunciada e testemunhada
Religião e estado Capítulo 8.
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
Transcrição da apresentação:

Escola Estadual Zumbi dos Palmares Diretor: Marcos Antônio da Silva Reichel Coordenadora Pedagógica: Leila Aparecida da Silva Progetec: Luzia Bento Soares Professor: Waldemir Vilela Nunes Alunas:Sthéfany e Vanessa Turma:1º Disciplina:Filosofia Trabalho de Filosofia

Exercícios 1. Fale sobre o Cristianismo. 2. Você se considera cristão Exercícios 1.Fale sobre o Cristianismo. 2.Você se considera cristão?Justifique sua resposta. 3.O que é ser cristã pra você?Justifique sua resposta. 4.Fale sobre a Patrística. 5.Fale sobre Santo Agostinho 6.Fale sobre os pré-socráticos. 7.Fale sobre os sofistas:Sócrates,Platão e Aristóteles. 8.O que é o sofismo? 9.Fale sobre a Escolástica? 10.Fale sobre São Tomas de Aquino.

Respostas 1. O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos Evangelhos, parte integrante do Novo Testamento. O cristianismo começou no século I como uma seita do judaísmo,por isso textos sagrados com esta religião, em concreto o que os cristãos denominam de Antigo Testamento. 2. Eu tenho pensado e cheguei à conclusão de que o fanatismo é o resultado de uma visão errônea, precipitada e incoerente de Deus. Deus é complexo demais para ser feita uma descrição correta e coerente pelo homem. Os seres humanos somos muito pequenos diante da magnitude divina, e muitas vezes nos deixamos. 3.Sim, ser cristão é ter mente e aceitar os ideais q Cristo pregou, não exatamente sendo católico, protestante, pagam dizimo indo a igreja domingo etc... Temos q ter consciência de que ser cristão é tentar fazer o mundo melhor, respeitar o próximo e à natureza, porém há sempre os hipócritas q acham q por serem religiosos automaticamente são cristãos, não tem o menor caráter e ficam falando coisas q nem eles fazem, ou seja, de Genesis até apocaplise só de palavras.

4.  Patrística é o nome dado à filosofia cristã dos primeiros sete séculos, elaborada pelos Padres da Igreja, os primeiros teóricos —- daí "Patrística" —- e consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do Cristianismo e na sua defesa contra os ataques dos "pagãos" e contra as heresias.  Foram os pais da Igreja responsáveis por confirmar e defender a fé, a liturgia, a disciplina, criar os costumes e decidir os rumos da Igreja, ao longo dos sete primeiros séculos do Cristianismo. É a Patrística, basicamente, a filosofia responsável pela elucidação progressiva dos dogmas cristãos e pelo que se chama hoje de Tradição Católica.  5. Santo Agostinho vê no Tempo uma marca da impotência humana, da miséria do ser racional diante do infinito poder do Ser Supremo.  O instinto do conhecimento humano do tempo mostra bem os limites de sua noção sobre este assunto. Trata-se de algo muito comum, familiar, dado que cada um vive no tempo, mas que, rapidamente, lhe escapa. O tempo não tem explicação porque é inconcebível. Ele é na fuga. Ninguém, a não ser Deus, o pode compreender e árduo é para o homem tentar conceitualizá-lo. Intuir o Tempo é o máximo que está ao alcance da nossa inteligência. Importa , porém, tentar captar qual é a güididade desta intuição. 6.filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C.,Recebem esse nome, posto que são os filósofos que antecederam Sócrates.

7. Esses três filósofos foram os inauguradores da filosofia ocidental, como a que concebemos ainda hoje em muitos aspectos. O período em que Sócrates, Platão e Aristóteles despontaram é considerado como o período áureo da Filosofia, dada a imensa contribuição deles para o avanço do pensamento filosófico. 8. Sofismo ou sofisma significa um pensamento ou retórica que procura induzir ao erro, apresentada com aparente lógica e sentido, mas com fundamentos contraditórios e com a intenção de enganar. 9. O método escolástico consistia em leitura critica de obras selecionadas, aprendendo a apreciar as teorias do autor, por meio do estudo minucioso de seu pensamento e das consequências deste. Neste processo, como complemento, eram explorados outros documentos ou obras relacionadas com a obra em questão.  10. Tomás de Aquino nasceu em 1225, em Aquino, uma comuna italiana, no Castelo de Roccasecca. Filho do Conde Landulf de Aquino, teve uma influente e apropriada educação; estudou na abadia de Roccasecca, no Mosteiro da Ordem de São Bento de Cassino