DESIGUALDADE REGIONAL e regionalismos NO BRASIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Região, Regionalização e regionalismos
Advertisements

Região, Regionalização e regionalismos
Região, Regionalização e regionalismos
Região, Regionalização e regionalismos
F2 Módulo 27. Foi fundada oficialmente a 24 de Outubro de 1945 em São Francisco, Califórnia, por 51 países, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Leandro Brito Orientadora: Márcia Neme Buzalaf Universidade Estadual de Londrina - UEL O PRIMEIRO CAPÍTULO DO FOLHETIM DE CONY, NO JORNAL ALTERNATIVO O.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
Histórico do Transporte Aéreo Regional no Brasil.
CULTURA DE MASSA INDUSTRIA CULTURAL Prof
CEI: aspectos regionais
GEOGRAFIA ÁFRICA Prof. Jhonny.
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS E ESTADO
Regionalização do Espaço Brasileiro-2º Sem/2016
Conceitos de GEOGRAFIA
POEB - licenciaturas Docente Amélia Artes 2 semestre de 2016 FEUSP
América Espanhola Independência do Haiti
A QUESTÃO DA TERRA NO BRASIL
Regionalização do Espaço Brasileiro-2º Sem/2016 Profa. Dra
Regionalização do espaço brasileiro: leituras contemporâneas (Parte I)
O absolutismo em marcha
1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO GEOGRAFIA.
Regionalização do Espaço Brasileiro-2º Sem/2016
GEOPOLÍTICA DA EUROPA CIC/2017 – 3EM.
A regionalização do Espaço Brasileiro – uma revisão historiográfica
ORIENTE MÉDIO.
O que é região? Regionalização
PODER, POLÍTICA E ESTADO
Prof: Rafael Dall’Agnol
História de Portugal I 1.º Semestre do ano lectivo 2015/2016
Panorama internacional e Gênese do Brasil Atual
o espaço AGRÁRIO-REGIONAL E DESIGUAL brasileiro
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
O SEGUNDO REINADO NO BRASIL
Regionalização do espaço brasileiro: leituras contemporâneas (Parte I)
Geopolítica Prof.ª Rachel.
Perfis de grupos de pesquisa interdisciplinar sobre Educação a Distância Ronaldo Linhares, Flávio Tonnetti, Wesley César.
Espaço Geográfico, Paisagem e Território
Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz FLG-0386: Regionalização do Espaço Brasileiro DG/FFLCH/USP.
2 - REVOLTAS EMANCIPACIONISTAS:
Movimentos Sociais Rurais na Globalização
CANADÁ E ESTADOS UNIDOS.
A liberdade guiando o povo
COLAPSOS NO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS
AULA 17 – A Escola Geopolítica Brasileira 1
Arcadismo Contexto Histórico.
Definição: movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente.
Sociedade, povo, nação, Estado e país
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
LIMITES E FRONTEIRAS TERRITORIAIS DO BRASIL
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
A organização da vida social na visão de Karl Marx
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Movimentos nativistas e separatistas
Preparatório EsPCEx História Geral
Crise do Antigo Sistema colonial:
Geografia – Professor Fernando
Os grandes ciclos migratórios
AULA 2 – geopolítica clássica
Povoamento Construção do Brasil
EUROPA, SÉC. XIX: A ERA DAS REVOLUÇÕES
OS REINOS AFRICANOS.
Professor André Lopes 24/01/2018
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
Conselhos para um bom Semestre
Antecedentes da 1ª Guerra Mundial
A divisão da história geral
Transcrição da apresentação:

DESIGUALDADE REGIONAL e regionalismos NO BRASIL Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz FLG-0386: Regionalização do Espaço Brasileiro DG/FFLCH/USP DESIGUALDADE REGIONAL e regionalismos NO BRASIL

ESQUEMA DA AULA 1. Breve recapitulação de aulas anteriores 2. Regionalismo no mundo 3. Regionalismo no Brasil 4. Reflexões teórico-metodológicas e conceituais

2. REGIONALISMO NO MUNDO

República da Irlanda x Irlanda do Norte Séc. XIX: Union Act (Irlanda se integra ao Reino Unido da Grã- Bretanha) Resistência e surgimento do Estado Livre da Irlanda (1922)/Irlanda do Norte (Ulster) permanece sob o domínio ingles Na década de 1960 acirram-se os conflitos; Os católicos do norte, minoria, demandavam a unificação com a República da Irlanda (maioria católica). Protestantes, majoritários no Norte, foram historicamente contrários.

A questão basca http://www2.luventicus.org/mapas/europa/vasconia.gif

A questão basca Estima-se que o povo basco (atualmente 3 milhões de pessoas) ocupe a península ibérica há mais de 2000 anos, tendo construído aí uma identidade cultural, linguística e territorial) Acirramento dos conflitos durante a ditadura do general Franco (1939-1977) Surgimento do ETA-Euzkadi Ta Askatana/Pátria Basca e Liberdade, em 1959

Outros exemplos de regionalismo no mundo A questão Palestina Os conflitos entre Rússia e República da Chechênia (independência sem reconhecimento internacional) Rússia, Geórgia e Ossétia do Sul (reconhecimento da independência em 2008) Sérvia e Kosovo (não tem o reconhecimento de independência por parte da comunidade internacional) China e Tibete

3. O REGIONALISMO NO BRASIL

Conflitos regionais na história o Brasil Capitanias isoladas criam um “sentimento regional” Alguns exemplos: Inconfidência Mineira (1789); Revolta dos Alfaiates, Bahia (1798); Conspiração dos Suaçunas, Olinda (1800); Confederação do Equador, Pernambuco (1824), Guerra dos Farrapos, RGS (1835-1845); Revolução Praieira (1848-1850), Pernambuco; Guerra do Contestado (1912-1916), entre Paraná e Santa Catarina, entre outros.

Particularidades dos regionalismos brasileiros No período em que se formou o Estado sem que existisse ainda a nação, as pessoas se julgavam primeiro pernambucanas, paraibanas, paulistas, mineiras, fluminenses, gaúchas etc. e depois brasileiras. A condição de brasileiro, da nacionalidade, vinha depois da naturalidade. (Andrade, 2004) Assim, em certa medida, pode-se dizer que há uma relativa coincidência “territorial entre divisão político-administrativa e regionalismo (gaúcho, baiano, paulista, carioca etc)

Separatismo do Sul

4.REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS E CONCEITUAIS

A nação como semióforo Marilena Chauí (2001)pergunta, em “Brasil – Mito fundador e sociedade autoritária”: como dar à divisão econômica, social e política a forma de uma unidade indivisa?  A ideia de nação enquanto semióforo do Estado – matriz do poder político (Chauí, 2001)

A formação dos Estados Modernos e a gênese dos regionalismos O regionalismo é gerado no contexto dos estados modernos: os estados-nacionais hoje conhecidos foram consolidados, em sua maior parte, a partir do domínio hegemônico de uma região que impôs cultura, língua, religião e sistema produtivo sobre as outras (Castro, 1997: 187)

Em busca de uma definição ...reinvidicação política de um grupo de pessoas identificado territorialmente contra um ou muitos mecanismos do Estado (Markusen, 1981: 83)

Sobre a natureza dos regionalismos ...embora identidades culturais fortes como língua, religião e etnia sejam símbolos eficientes nas disputas regionalistas, o regionalismo não se esgota neste tipo de viés cultural. Movimento político de base territorial (desdobramento da dialética territorial da parte versus o todo) (Castro, 1997: 186) (CASTRO, 1997: 188)

Referências Bibliográficas ANDRADE, Manuel Correia de. A questão do território no Brasil. SP: Hucitec, 2004. 2ª. Ed. CASTRO, Iná Elias de. Visibilidade da região e do regionalismo. A escala brasileira em questão. In: Lavinas, Lena; CARLEIAL, Lana M. da F.; NABUCO, Maria R. (orgs). Integração, região e regionalismo. RJ: Bertrand, 1994, pp. 155-169. ____. Imaginário político e território: natureza, regionalismo e representação. In: CASTRO; GOMES; CORRÊA (Orgs). Explorações Geográficas. RJ: Bertrand Brasil, 1997, pp.155-196. CHAUÍ, Marilena. Brasil-mito fundador e sociedade autoritária. Disponível em http://www.usp.br/cje/anexos/pierre/brasil_mitofundador_e_socieda de_autoritaria_marilena_chaui.pdf MARKUSEN, Ann. Região e regionalismo: um enfoque marxista, Revista Espaço e Debates, Ano 1, n. 2, 1981, pp. 61-99.