Fernando Kasten, Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso Técnico Integrado em Informática Eletricidade Instrumental Leis de Kirchhoff Resistores e Código de Cores Prof. César Augusto.
Advertisements

Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Disciplina de Conformação Prof. Macondes Eneias R. Schwebel.
INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA | Workshop Unidade EMBRAPII INT Financiamento para pesquisa, desenvolvimento e inovação Instituto Nacional.
Micrômetro A precisão de medição que se obtém com o paquímetro, às vezes, não é suficiente. Para medições mais rigorosas, utiliza- se o micrômetro, que.
Apresentação Disciplina Tecnologia dos materiais.
Tensões e deformações em peças mecânicas Curso Técnico de Mecânica Automotiva Elementos de máquinas Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
ENSAIO DE RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO
Usinagem Prof. Me. Eng. Gianpaulo Medeiros Aula 2 Curso técnico em Mecânica - Usinagem Classificação dos processos de Usinagem.
Desenvolvimento de um calçado Baropodométrico Introdução Objetivo Materiais e Métodos Laura Cunha de Souza 1 ; Thiago de Campos Silva 2 ; Maurício Costa.
1 PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS METAIS. 2 PROPRIEDADES MECÂNICAS POR QUÊ ESTUDAR? A determinação e/ou conhecimento das propriedades mecânicas é muito importante.
Tratamentos Térmicos. n Síntese: Alterar as microestruturas…. Como consequência: Como consequência: Alterar as propriedades mecânicas.
Influência da Temperatura do Molde no Processo de Fundição sob Pressão Aluno: Matheus Altamir Constantini.
Topografia de Superfícies e Superfícies de Contato Prof. Reinaldo Maia Contribuição Prof. Diego Corradi.
PROPRIEDADE, DESEMPENHO E PROCESSAMENTO DOS METAIS.
Cálculo III Professor Michell Thompson. Objetivos da Disciplina: Estudar integrais de funções de duas e três variáveis, aplicações e interpretações na.
Eletrotécnica II – Sensor de Efeito HALL
ACELERÔMETROS Eduardo Baggio Eduardo De la Vega João Felipe Beja
REFORMA, RECUPERAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE ROLAMENTOS GIGANTES
Helder Anibal Hermini. Os “termômetros de resistência” funcionam baseados no fato de que a resistência de uma grande gama de materiais varia com a temperatura;
DE ELÉTRONS E FEIXE DE ÍONS
SISTEMA PLATAFORMA EM MADEIRA: COORDENAÇÃO MODULAR E CONECTIVIDADE DE COBERTURAS, PAREDES E ENTREPISOS Carolina Barichello, Graduação em Eng. Civil – UFSC.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Resultados e Discussões
Fundição de aço econômica, para a produção de carcaças de turbinaFUN
Desenvolvimento de ferramenta de colaboração em massa
UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA GRAVAÇÃO ALIADO AO APRENDIZADO ACADÊMICO DOS CURSOS DE ENGENHARIA Stéfano Frizzo Stefenon.
INFLUÊNCIA DO DESIGN DO PUNÇÃO NA ESTAMPABILIDADE
Alves, L. M., Chinelatto, A. S. A., Chinelatto, A. L., Prestes, E.
Processos de Fundição Parte 1 Prof. Carlos Angelo Nunes
Exercícios 6.3 Um corpo-de-prova de alumínio que possui um seção retangular de 10 mm x 12,7 mm é puxado em tração com uma força de N produzindo.
Usinagem por ultrassom
Conformação Mecânica: tipos e aplicação.
The coining force influence on springback in TRIP800 steel V and L‑bending processes Autores: Paulo Victor Prestes Marcondes · Ricardo Adriano dos Santos.
Conformação Mecânica.
REFERÊNCIAS INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO
(Fonte: Arial, Tamanho: 60 a 72) Resultados e Discussão
JIC&A Produção de um equipamento automatizado para ensaio de SPT Arthur Nascimento do Nascimento Cláudio.
Dimensões Euclidianas
calibradores e blocos padrão Professora Fernanda maura
Organização de um Relatório
Conformação:  É o processo de transformação dos materiais (metálicos), através da ação de tensões mecânicas sem que haja remoção de material;  A modificação.
A NÁLISE DA I NFLUÊNCIA DO M ATERIAL SOBRE D ESGASTE DA F ERRAMENTA DE U SINAGEM O P ROF. S ERGIO M ATHEUS B RANDÃO Alunos: Antônio Edilberto Evangelista.
  A possibilidade de aplicação do ensaio em quaisquer tipos de materiais, desde que não porosos.   A facilidade de aplicação, pela.
Discordâncias e Mecanismos de Aumento de Resistência
Aluno: Sérgio Luiz Manenti
I NSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONCURSO PÚBLICO – EDITAL Nº 001 – 2018 PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO Desenho Mecânico: Projeções ortogonais, vistas.
Fadiga em Metais.
Propriedades Mecânicas
Escolha de Ferramentas de Metal Duro
 USE OS QUADRADOS AMARELOS COMO GUIAS PARA O ESPAÇAMENTO DAS MARGENS E DOS TEXTOS ENTRE COLUNAS. DEPOIS APAGUE-OS ANTES DE ENTREGAR O ARQUIVO VALIDAÇÃO.
ANÁLISE DE DUREZA JANKA EM DIFERÊNTES ESPÉCIES DE Eucalyptus
Trabalho de Conclusão de Curso I
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM0564)
NOVA GERAÇÃO DE ADESIVOS ESTRUTRURAIS ACRÍLICOS
Titulo do Estudo, do Projeto....
Deformação elástica dos metais
Carlos Alberto Costa*, Eduardo Dambros Telli*, Asdrubal Falavigna**
MATERIAIS DAS FERRAMENTAS DE USINAGEM Componentes: Hugo Brian de C. Cortez Fabricio Fragoso Santos Wilton Nunes Gomes da Silva.
ANÁLISE DE QUALIDADE DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS E CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL DOS AÇOS (CA-25, CA-50 e CA-60)
Conformação Mecânica.
Processo de Conformação e Usinagem Engº Esp. Prof. Christian Eduardo Moreira de Souza Universidade Paulista UNIP – Araçatuba - SP.
Emanuele Jailson Marcos Rosangela Hartmann LIGAS DE TITÂNIO E LIGAS DE COBRE UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA.
Hardware QuickPath Interconnect (QPI) e HyperTransport
Institutos Lactec, Eletronorte Brasil - ELN
 USE OS QUADRADOS AMARELOS COMO GUIAS PARA O ESPAÇAMENTO DAS MARGENS E DOS TEXTOS ENTRE COLUNAS. DEPOIS APAGUE-OS ANTES DE ENTREGAR O ARQUIVO VALIDAÇÃO.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS Esteira de acúmulo Aluno: Daivison Campos Ferreira Orientador: Ricardo Ciuccio.
1. TEXTURA E ANISOTROPIA Prof. Me. Lucas Zavistanovicz. Passo Fundo, CONFORMAÇÃO PLÁSTICA 2.
TÍTULO DO TRABALHOlkjdidpfoi (Fonte: Arial, Tamanho: 60 a 72)
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO DIMENSIONAL E INTEGRIDADE SUPERFICIAL EM PEÇAS DE NITINOL USINADAS POR ELETROEROSÃO Fernando Kasten, Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura Angelo Gil Boeira, ISI-SM André Marcon Zanatta, ISI-SM Edson da Costa, ISI- Laser

Agenda Objetivos do Projeto Características especiais do Material Nitinol Aplicações Processo de Manufatura Equipamentos Fabricação dos Componentes Resultados Obtidos Conclusão

Objetivo do projeto Este artigo tem por objetivo apresentar a Avaliação Dimensional e Integridade Superficial em Peças de Nitinol Usinadas por Eletroerosão, como alternativa de usinagem que viabilize a obtenção de Microcomponentes através dos processos de EDM(Eletrical Discharge Machining) Fio e Furo Rápido em relação aos processos convencionais de usinagem.

Características do Material Nitinol O Nitinol é um material que tem como principal característica a extrema elasticidade, memória de forma, resistência ao dobramento, tensão constante. Transformação Cristalina do Nitinol. Memória de forma. Gráfico de Deformação x Tensão

Exemplo de aplicação em área ortodôntica. Aplicações do Nitinol Devido as excelentes propriedades mecânicas e qualidade igual e ou superior ao aço Inoxidável, aliados a Biocompatibilidade, resistência a corrosão e a fadiga justificam a ampla aplicação deste produto. Exemplo de aplicação em área ortodôntica. Exemplo de três passos do procedimento de implante de um Stent Coronário

Processo de Manufatura De modo geral os componentes de Nitinol, podem ser obtidos pelos processos convencionais com limitações e por processos não convencionais como por eletroerosão, muitas vezes a única forma, mais viável economicamente. Exemplos

Fabricação dos Componentes Para a fabricação dos componentes foram utilizados dois equipamentos Drill 20 (furo Rápido) e CUT 20 P(Fio) em um dispositivo para a fixação do produto, para fazer os furos de 0,35 mm e 1,3 mm, utilizando os respectivos eletrodos. Peça Padrão Dispositivo de fixação

Imagens Obtidas As imagens da peças de Nitinol no gabarito e peças preparadas para o ensaio de metalografia. Peça pronta no gabarito Microestrutura Martensítica do Nitinol.

Resultados da Micro Dureza Medição da micro dureza Vickers, revelam que os processos de eletroerosão de furo rápido e fio, não provocam grandes variações na micro dureza. Medição da Micro Dureza entre as áreas usinadas

Avaliação Dimensional No total forma feitas 30 medidas para os furos de 0,35 mm e 10 medidas para as demais dimensões; Gráficos das usinagens dos rasgos

Conclusão Os resultados apresentados foram satisfatórios, mostrando capacidade de remoção de material pelo processos de EDM, sendo estes por Furo Rápido e pela EDM a Fio. Viabilizando estes processos. A analise metalográfica revelou na região usinada por EDM, que não ocorreu a camada termicamente afetada e nem a presença de micro trincas com um pequeno aumento da dureza. A usinagem por EDM em conjunto com o desenvolvimento de estratégias de usinagem por EDM, viabilizam este tipo de processo.

AGRADECIMENTO