A ESPIRITUALIDADE DO FORMADOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO Todo movimento seja: social, político ou religioso deve procurar adaptar-se aos fatos novos que a própria história nos apresenta,
Advertisements

CUMPRA SUA MISSÃO “Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei.” (João 17.18)
As Leituras de hoje falam de DOIS PROFETAS, que enfrentaram a rejeição, por serem fiéis à sua Missão... A Palavra de Deus é importante na vida do Povo.
Declaração da Presença: Jesus, que bom que o Senhor está em mim! A vida cristã inteira que eu vou viver já habita em mim. Porque para mim o viver é Cristo.
A Liturgia inicia a vida pública de Jesus com o BAPTISMO DE JESUS.
A Liturgia de hoje lembra-nos a importância da Palavra de Deus na vida do Povo de Deus. Na 1.ª Leitura, encontramos o Povo reunido em assembléia lendo.
A REVELAÇÃO NA EVENAGELII GAUDIUM 1. RECORDANDO A AULA ANTERIOR Vaticano II foi um Concílio pastoral Palavras chave: aggiornamento e diálogo Dei Verbum.
O que é um padre? O que é ser padre?. Sacerdote Presbítero Ministro Padre Pastor.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Escola Permanente de Formação Ministério de Formação Formador: Uondercley Carlos de Medeiros dos Santos E.P.F. I- IDENTIDADE.
DEUS CUIDA DE MIM “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” Mateus b.
Pequenos Grupos Na Bíblia e Na História TED Talmidin Escola de Discípulos.
3 O Caráter de Cristo no Discípulo 1/09. A única maneira das marcas do caráter de Cristo ser formada em nós é pela operação dos ensinamentos da cruz.
DIRETORIAS DAS UNIDADES
Iniciação à vida cristã
TIAGO TIAGO COMO VIVER COM SABEDORIA Tiago escreveu esta Carta para: Ajudar os crentes dispersos a vencerem as provações. E a buscarem.
Contra as pobrezas, agir juntos
ENCONTRO NACIONAL DA ECAFO
UNIDADE CRISTÃ “Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo,
Celebramos hoje a festa da Santíssima Trindade
Contato: ou Celular Nome do Formador Cargo na SSVP Conferência Contato: ou Celular.
REVISTA DE ESTUDOS JOVEM
V PARTE Um Evangelho de vida.
Vocação e Missão dos Leigos
Contato: ou Celular Nome do Formador Cargo na SSVP Conferência Contato: ou Celular.
A ESPIRITUALIDADE DO FORMADOR
O Caminho da Cruz.
A alegria de ... SER Catequista.
Vigília Pascal.
Escola Vivencial - GED “O Carisma do MCC”.
Orientações ao professor
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
Como Comunicar Melhor. Comunicando o Melhor..
A Comunidade.
O PODER DA EVANGELIZAÇÃO NA FAMÍLIA
na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo"
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
Alegria em Deus.
A missão do Espírito Santo na Igreja
Vida Nova.
LIÇÃO 4 - NO ESPÍRITO SANTO, O NOSSO CONSOLADOR
FORMAÇÃO MISSIONÁRIA SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO
O QUE É PARA TI O DOMINGO?.
Vida Nova.
O PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE:. O projeto de evangelização da juventude, na sua essência, propõe aos grupos atividades diversificadas muito.
“Brilhe a vossa Luz diante dos homens”
1.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Pensamentos Espirituais de Santa Elizabeth Seton
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
“A missão do lar se estende para além do círculo dos seus membros “A missão do lar se estende para além do círculo dos seus membros. O lar cristão.
O ESPÍRITO SANTO COMO AGENTE DA OPERAÇÃO DA TRINDADE
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
«Recebei o Espírito Santo ».
O Caminho da Cruz.
«Este é o meu filho muito amado no qual pus todo o meu agrado»
REUNIR-SE Assembleia Geral 2015.
Batismo de Jesus.
A missão do Espírito Santo na Igreja
Ide por todo o mundo... © Letícia Thompson
A força salvífica dos pobres, nossos senhores e mestres.
O ESPÍRITO SANTO COMO AGENTE DA OPERAÇÃO DA TRINDADE
3° Domingo do Tempo Comum.
REGIONAL RIO TARDE DE FORMAÇÃO 19 MAIO 2018
O Que Significa a Igreja Batista de Brotas para mim
Base de Teologia pela ETEQS (AD Jundiaí); Licenciado em Pedagogia - Universidade Luterana do Brasil; Bacharel em Serviço Social - UniAnhanguera Jundiaí;
- Compreender que os desejos humanos são passageiros. - Destacar que o cristão tem uma ética bíblica a ser vivida. - Entender que a felicidade do cristão.
Assembleia Regional GER Sul 1 - Botucatu.
ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO
A organização da igreja em duplas de oração não tem como objetivo fazer com que alguém acredite que está livre de sua responsabilidade missionária.
Transcrição da apresentação:

A ESPIRITUALIDADE DO FORMADOR Encontro Nacional da ECAFO 17 a 19 de março de 2017 São Paulo - SP

Como definir o termo ESPIRITUALIDADE. O que é espiritualidade? O que não é espiritualidade? * Esta palavra não existe na bíblia.

São Vicente de Paulo nunca utilizou a palavra espiritualidade, nem a palavra místico(a), já que eram termos muito abstratos. Espiritualidade Místico

Espiritualidade é uma palavra mágica que estamos acostumados a usar sem muita precisão. Espiritualidade não é uma série de ritos, nem um sistema de normas morais.

A espiritualidade é a vida no Espírito A espiritualidade é a vida no Espírito. É viver no Espírito Santo que habita em nós: “Pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).

O Espírito é movimento. Ninguém pode aprisioná-lo O Espírito é movimento. Ninguém pode aprisioná-lo. Se inventa e se revela sem cessar sob novas formas. Vive em constante transformação para permanecer ele mesmo.

Como nasceu a espiritualidade vicentina? Ontem à noite acenamos um pouco para esta questão.... “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos Pobres”. Lucas 4,18

Para Vicente de Paulo, Espírito é: O Espírito de Deus que sopra onde quer, como criador ou destruidor; O Filho de Deus – caridade perfeita; Um esforço, um ideal, que apresenta a missão divina de Jesus; Uma realidade obscura do mundo; Atitude, comportamento, que requer doçura para com os Pobres.

“Espiritualidade é a prática permanente da vivência do Espírito” Leonardo Boff

No Ritual do Batismo, temos este momento... Queridas crianças: pelo batismo, Deus Pai as libertou do pecado e vocês renasceram pela água e pelo Espírito Santo. Agora vocês fazem parte do povo de Deus. Que o Espírito Santo as consagre com este óleo santo para que participem da missão do Cristo, Sacerdote, Profeta e Rei, e sigam os passos de Jesus permanecendo no seu povo até a vida eterna,

Múnus Sacerdotal

Múnus Profético

Múnus Régio

Ser Sacerdote Ser Profeta Ser Rei VIVER A ESPIRITUALIDADE CRISTÃ Estilo de vida Ser seguidor de Jesus Cristo

Espiritualidade Vicentina significa ser seguidor de Jesus Cristo, sendo sacerdote, profeta e Rei, mas com uma preocupação toda especial pela EVANGELIZAÇÃO E SERVIÇO DA CARIDADE para com os mais Pobres entre os Pobres. Nossa grande inspiração é Jesus Cristo, espelhados em São Vicente de Paulo. “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos Pobres”. Lucas 4,18

O Pe. Robert Maloney, ex-superior geral da Congregação da Missão e grande incentivador e articulador da Família Vicentina apresenta dez características da Espiritualidade de um vicentino como formador:

Dez características da Espiritualidade do Formador Vicentino.

1. Profundamente enraizado na pessoa da Jesus Isto parece ser óbvio, porém não existe nada mais importante. Toda nossa formação é dirigida para “nos revestirmos da pessoa da Jesus Cristo”. O formador não deve ter só o conhecimento de Cristo; deve possuir também uma experiência pessoal com Cristo.

2. Completamente imerso no carisma vicentino. Nossa carisma continua sendo muito atual e necessário no mundo moderno; As formas de pobreza se multiplicam e o abismo entre ricos e Pobres cresce mais e mais; O formador deve conhecer bem a Vicente de Paulo, a espiritualidade vicentina, nossa missão, obras, nosso amor afetivo e efetivo para com os Pobres.

3. No contato com o mundo dos Pobres Devemos conhecer bem os Pobres e seu mundo; O bom formador colhe antes de semear; Precisa ser evangelizado pelos Pobres; Ouvir o relato de suas vidas e ser formado por eles.

4. Capaz de ser guia no caminho espiritual Os melhores guias caminham com aqueles a quem formam; Se for preciso acelera-se os passos, diminui ou para o merecido descanso.

5. Um bom ouvinte São Vicente de Paulo diria instintivamente que todo formador deve ser humilde. O sábio formador colhe antes de semear.... Ouvir...ouvir....ouvir....

6. Um bom comunicador e hábil no uso dos MCS... Numa época em que o visual fala muito, é importante que o formador use os meios modernos de comunicação; Hoje o formador tem a disposição e ao alcance de suas mãos: filmes, músicas, apresentações de slides e uma variedade de outras ajudas audiovisuais....

7. Conhecedor da Doutrina Social da Igreja. Embora a Igreja tenha proclamado a Doutrina Social da Igreja por mais de cem anos, ela continua sendo desconhecida por muitos e inclusive pela maioria dos católicos; Ela tem uma importância especial para a Família Vicentina, pois tem Frederico Ozanam como Precursor da DSI; Ela é o fundamento da “opção preferencial pelos Pobres” da Igreja.

8. Em diálogo com a vida de seus estudantes e leigos. Todo mestre deve conhecer bem sua plateia; O formador vicentino relaciona-se com muitos e variados grupos: padres, irmãs, leigos...

9. Em contato com os ramos da Família Vicentina Todos os ramos tem em comum um patrimônio e herança espiritual, porém cada um com carismas distintos; É importante aprender a apreciar os elementos comuns e os que diferem em nossa tradição familiar.

10. Verdadeiramente missionário Um missionário tem os olhos para o mundo ao seu redor; Sabe que do “outro lado” existem outras cidades e povoados onde o evangelho deve ser pregado e anunciado; São Vicente que viveu numa época de muitas dificuldades, ainda assim olhava para além da França; E nós????

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!