IMPRESSIONISMO Escola de pintura surgida em França em 1874 que faz valorizar a impressão pura, a percepção imediata, não intelectualizada, com o seu carácter.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
Advertisements

A Linguagem da Pintura.
Análise de Imagem (Martine Joly)
AULA DE HISTÓRIA 8º ANO Junho 2007
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
INTRODUÇÃO À ÓPTICA GEOMÉTRICA
Apresentação 2 Ilusões Ópticas.
Impressionismo.
Professora Fabíola Soares. Fevereiro / 2010.
Cor Contraste.
Reflete a luz de outras fontes
COR Em que consiste LUZ-COR Análise dos círculos cromáticos COR-
O Impressionismo O Impressionismo foi o movimento artístico que aconteceu no período compreendido entre o ano de 1874 (data da primeira exposição) e.
COMUNICAÇÃO VISUAL E COMPONENTES
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
As cores complementares são as que no círculo cromático
O IMPRESSIONISMO O que é o Impressionismo e quando surgiu? O Impressionismo surgiu na década de 60 do século XIX (1874) em França. O Impressionismo foi.
Princípios Fundamentais da Óptica Geométrica.
Luz Branca Em nosso modelo simplificado, a luz branca é composta pelas luzes Vermelha, Laranja, Amarela, Verde, Azul, Anil e Violeta.
FORMAS NATURAIS/ARTIFICIAIS RELAÇÃO FORMA-FUNÇÃO ELEMENTOS DA FORMA
Luz Branca Em nosso modelo simplificado, a luz branca é composta pelas luzes Vermelha, Laranja, Amarela, Verde, Azul, Anil e Violeta.
1 Instituto de Emprego e Formação Profissional de Faro, IP Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro Curso Profissional de Técnico/a de Multimédia.
Óptica.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
ELEMENTO DA IMAGEM VISUAL: PONTO
SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
INTRODUÇÃO À ÓPTICA GEOMÉTRICA
A FORMA. É a configuração exterior de um objecto ou de um corpo. Tudo o que nos rodeia tem forma. A luz modela as formas, produzindo efeitos visuais variados.
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
ALL STAR & MONET.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA Propagação Retilínea reversibilidade independência do caminho ótico CLASSIFICAÇÃO.
IMPRESSIONISMO.
F UNDAMENTOS DA Ó PTICA G EOMÉTRICA Prof. Denys Sales 2013.
Identificação Impressão do Nascer do Sol, Claude Monet, Museu Marmottan Monet, Paris.
Principais características da pintura: * A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento,
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física TELEVISÃO.
E.Estadual.Dr.m.Marques Impressionismo e pós-impressionismo A arte sobre olhares ambíguos TAQUARUSSU-MS.
ESCOLA ESTADUAL Dr. MARTINHOS MARQUES IMPRESSIONISMO E PÓS- IMPRESSIONISMO A ARTE SOBRE OLHARES AMBÍGUOS TAQUARUSSU. MS.
PINTORES FAMOSOS. PICASSO Pablo Picasso nasceu em Espanha no ano de 1881 e morreu em 1973 com 92 anos. Estudou numa escola de artes em Barcelona. É considerado.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Física Ensino Médio, 2ª Série Refração.
Curso de Redação Professor Gustavo Borges
Laboratório.
Amadeo de Souza Cardoso
Realismo e Impressionismo Franceses
PAISAGEM de Vicente Mecozzi
Aulas Multimídias – Santa Cecília
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR! (1860/1886)
Apostila 1 3ª. Série – Ensino Médio
Tipos de texto Narração, descrição, dissertação
ESCOLA MUNICIPAL ETALIVIO PEREIRA MARTINS. CAMPO GRANDE, DE DE
COR (Resumo da ópera até o momento)
Óptica Geométrica Óptica é a parte da Física que estuda a luz o comportamento da luz A luz é uma onda eletromagnética - Difração. A luz é partícula - Efeito.
Ciências da Natureza e suas
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ ALVES RIBEIRO
ADJECTIVOS Funcionamento da Língua FICHA NOME DATA
FENÔMENOS ÓPTICOS Página 127.
O Sol e a Heliosfera.
Impressão, nascer do sol (1873) de Claude Monet.
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica. O que é a luz Século V a.C.: pequenas partículas emitidas pelo olho que atingem o objeto e o iluminam. Século.
A Linguagem da Pintura.
wikimedia Teoria da Cor.
ELEMENTOS DO TEATRO. NOS BASTIDORES UMA PEÇA TEATRAL NÃO É FEITA APENAS PELOS ATORES QUE APARECEM NO PALCO, OUTRAS PESSOAS TAMBÉM PARTICIPAM DE UMA PEÇA.
QUESTÕES SOBRE REALISMO
Impressionismo.
Festa do Divino de Pirenópolis.
Impressionismo.
Ilusão de ótica.
ÓPTICA GEOMÉTRICA AULAS 31 e 32 - APOSTILA 03 PROF. JOEL TEODORO.
O Impressionismo O Movimento Características Impressionistas
A ARTE DO SÉCULO XIX NA EUROPA
Transcrição da apresentação:

IMPRESSIONISMO Escola de pintura surgida em França em 1874 que faz valorizar a impressão pura, a percepção imediata, não intelectualizada, com o seu carácter fragmentário e fugaz. Tira o maior partido da cor e da luminosidade, em quadros de ar livre, com objectos de contornos esfumados. Fiel à sensação, abstrai das vivências íntimas. Reage contra o Realismo interessando-se não pelo objecto em si, mas pelo efeito que provoca no pintor.

Mulher olhando para a esquerda – Monet É visível a típica pincelada impressionista: breve, rápida, pura, luminosa, de cores não sobrepostas. A luz e o vento parecem passar pela tela num instante do real captado pelo artista, nas suas pinceladas ora verticais, no corpo que se ergue, ora oblíquas, na erva que ondula e no ar que passa e tudo agita.

Campo de papoilas - Monet

O almoço dos remadores – Renoir Captação de uma cena do real, do quotidiano burguês, ao ar livre, instantâneo de gestos e de luminosidade. Explosão de cor habilmente distribuída. A luz é importante – sente-se um dia quente de sol, abrigado sob um toldo.

Claude Monet, Impressão Sol Nascente O pintor quis transmitir, através da cor e da luz difusas, o momento fugaz do amanhecer.

IMPRESSIONISMO LITERÁRIO Construções impessoais (o agente sujeito passa para segundo plano) A qualidade óptica do objecto (em especial a sua cor) antepõe-se ao sujeito "uma alvura de saia moveu-se no escuro" Misturam-se percepções de tipo diferente (de fenómenos físicos, de fenómenos morais), por vezes contraditórios, o que pode traduzir uma visão irónica da personagem. "Branca de susto, meiga e míope, estacando"; "Um cheiro salutar e honesto a pão no forno" (Cesário Verde)

IMPRESSIONISMO LITERÁRIO Apreendido um aspecto dominante, ele servirá para caracterizar um todo, uma atmosfera. "Toda a gente se curvava palidamente sobre o periódico". (Eça) "Amareladamente os cães parecem lobos". (Cesário) Frequência da presença da hipálage (transpõe-se um atributo do agente para a acção) "ao trote esgalgado dos seus magros cavalos brancos" (Eça) Linguagem de carácter sensitivo (privilegiando as sensações visuais - profusão de cores; espaços "salpicados" de cores, matizados) "os transparentes matizam uma casa apalaçada;" (Cesário); "e naquele simples bocado de estrada, todo salpicado de manchas de sol" (Eça)

IMPRESSIONISMO LITERÁRIO Sinestesias (associação de sensações diferentes) frequentes "E fere a vista com brancuras quentes" (Cesário); "vinha por vezes um vago cheiro de violetas, misturado ao perfume adocicado das flores do campo." (Eça) Adjectivação abundante "Sobre os teus pés decentes, verdadeiros, / As saias curtas, frescas, engomadas"