PAISAGEM de Vicente Mecozzi

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A LINHA © antónio de campos, 2011.
Advertisements

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Como Fazer Um Cartaz!.
COMPOSIÇÃO VISUAL.
ARTE-TECNOLOGIA MILTON SOGABE.
Como fazer a leitura de obra de arte?
Professor Romildo Tavares
Aspectos a ter em conta:
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
"Compor é organizar com sentido de unidade e ordem os diferentes fatores de um conjunto para conseguir o maior efeito de atração, beleza e emoção." © Copyright.
Principais características da pintura: * A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento,
PRINCÍPIOS E FORMAS DE DESENHO E REPRESENTAÇÃO. INTRODUÇÃO Wong Neste livro Mostra que o desenho, formas e objetos não são simplesmente desenhos, formas.
AS PAISAGENS. Para a sua análise e interpretação utiliza- se a… Paisagem: espaço dinâmico, onde diferentes fatores, apenas naturais ou naturais e humanos,
LINHAS DE FORÇA As linhas de força são um conjunto de linhas imaginárias, dispostas de tal forma que a força que atua sobre uma carga de prova positiva.
A REGIÃO NORDESTE 1.INTRODUÇÃO A região Nordeste é uma região de contrastes: Naturais; Humano/demográfico; Econômico; Outras características gerais da.
GÊNEROS NA PINTURA. Sabemos que existem diferentes gêneros na história da pintura e os mais conhecidos são: retrato, autorretrato, paisagem, natureza-
Noções de geometria projetiva Desenho e construções  ’’ INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - Campus Apodi.
Site Summit.
Arte I Prof. Luciana Cesconetto
PROFESSOR: ALEXSANDRO DE sOUSA
Unidade 5 / CAPÍTULO 24 Introdução ao estudo da Óptica e Natureza da Luz Professor: ISRAEL AVEIRO
Op art seminário.
Amadeo de Souza Cardoso
Realismo e Impressionismo Franceses
ESTRUTURA E FORMATAÇÃO PARA RESENHA
Tele-Média-arte A Telepresença Multimodal no Suporte do Ensino e Treino Artístico a Distância Online Inclusivo Financiamento:
Otimizando a apresentação
Representando a Terra: Cartografia – a linguagem dos mapas
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
Vamos estudar banda desenhada!
TÍTULO DO TRABALHO Autor(es) Instituição Área Temática.
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Site: Unidade 4 Capítulo 18 Dilatação Térmica Site:
A Linguagem da Pintura.
Ciências da Natureza e suas
Professora Geórgia Feitosa
Transitividade verbal
Porcentagem A expressão por cento vem do latim per centum e quer dizer por um cento. 42% → 42 por um cento ou 42 em cada 100
Composição fotográfica
o espaço AGRÁRIO-REGIONAL E DESIGUAL brasileiro
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
ABSTRACIONISMO.
Contrastes e harmonias cromáticos
Quanto ao tema (assunto, documento ou arte)
Ângulos Os ângulos podem ser: Horizontais Verticais.
Paisagens Um espaço onde existem poucos elementos culturais ou apenas elementos naturais, há pouca ou nenhuma influência do ser humano. Essa paisagem.
Mapa É uma representação do espaço geográfico, sendo assim um instrumento. em superfície plana e em escala reduzida de um espaço qualquer serve para se.
Sintaxe Visual. Elementos básicos da comunicação visual 2 PONTO LINHA FORMA DIREÇÃO TOM COR TEXTURA DIMENSÃO ESCALA MOVIMENTO.
wikimedia Teoria da Cor.
Representação gráfica dos dados estatísticos
As Cores. Cores Primárias As cores primárias são: vermelho amarelo e azul. São consideradas as primeiras cores. O vermelho é uma cor quente que mostra.
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO - UFRN - ESTRUTURA CURRICULAR (A5)
ARTE LITERÁRIA PROF.ª ERYKA ROSA.
REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
Modulo III – Designer Gráfico
Função de mais de uma variável
Capítulo 1 Lugar e paisagem.
Áreas da Filosofia.
O Impressionismo O Movimento Características Impressionistas
AULA SOBRE O WRITER.
REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região. Prof. ANDRÉ LUÍS EUGÊNIO DE OLIVEIRA.
CLASSIFICAÇÃO DAS PONTES RODOVIÁRIAS
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
Trabalho realizado por: Alerandro Santos Amanda Suenny Brenda Silveira Carlos Henrique Chirystian Kauã Jamylle Salles Raimnda Alessandra.
TÍTULO DO TRABALHO EM CAIXA ALTA LETRA CALIBRI TAMANHO 44 ou 46
Trabalho feito por: - Gustavo Santos nº20 1ºF
LINGUÍSTICA APLICADA 28 July Tanto a linguagem verbal como a visual permitem construir representações de mundo (função de representação), atribuir.
Instrutor: Joel Raitz Antunes Projeto: Comunidade Digital Curso: Informática Básica/Noturno/UAB CETAM 2019/MAUÉS/AM.
Transcrição da apresentação:

PAISAGEM de Vicente Mecozzi Análise do Quadro PAISAGEM de Vicente Mecozzi

ANÁLISE SEMIÓTICA DA PINTURA PAISAGEM Elementos Signo: a pintura paisagem de Vicente Mecozzi. Fundamento do Signo: idéia como podemos observar a paisagem retrata uma indústria ao fundo, nessa época acorrera um crescimento do parque industrial em todo o Brasil, a pintura retrata um aspecto interessante do desenvolvimento industrial, onde as industrias eram construídas dentro das cidades, mas ainda em campos não urbanizados como podemos ver na pintura. Objeto Dinâmico: Indústria no meio de uma “paisagem”. Objeto Imediato: A indústria está bem destacada como objeto principal e a linha de trem com seus vagões vem em segundo plano. Interpretante Imediato: O sentido da pintura é retratar uma indústria e a ligação com a linha de trem que transporta seu respectivo produto.

Análise Sintática Do Suporte: A pintura-mural tem um formato de 40 X 50 cm. Tem um formato horizontal e narrativo. Pintada em óleo sobre tela em 1943. Da Composição: Como espaço plano de uma representação gráfica, o suporte estabelece uma clara estrutura narrativa. Os elementos que compõem o quadro são: linha, plano e textura que expressos através de uma representação cromática em diversas cores com variações de tonalidades organizam a luminosidade, o ritmo, o contraste e toda a sintaxe visual da pintura. A Paisagem como obra é singular: Toda obra de arte é um existente singular. Um evento que ocorre uma única vez. No caso da pintura, o que temos, neste nível de análise, é uma indústria que interage com um “cenário” totalmente diferente da artificialidade industrial o campo natural elementos espaciais, tais como manchas, formas, áreas internas e externas em permanente fusão e contraste. O objeto imediato nos mostra uma pintura em colorido e tons de marrom, onde predominam os contrastes e o dinamismo das áreas ocupadas por elas. O espaço de representação do quadro é do tipo fotográfico, pois retrata a paisagem como uma lente grande angular faria.