2ª REUNIÃO REGIONAL - REGIÃO I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º Audiência Pública para implantação da coleta seletiva Monte Alegre de Minas Professores : Msc. Vânia Figueiredo Bel. Leandro Silva.
Advertisements

VISÃO CRÍTICA DECORRENTE DO DIAGNÓSTICO DE RSU DO MUNICÍPIO DE LAGOÃO/RS Filipe Franz Teske Janaína Mattos Dieter Wartchow 18/05/2016 XX Exposição de Experiências.
XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - MG Acompanhamento da elaboração de Plano Municipal.
AS QUESTÕES METROPOLITANAS SOB A ÓTICA DO LEGISLATIVO Recife, 28 de novembro de Deputado Federal PEDRO EUGÊNIO Presidente da Comissão de Finanças.
Aula 5 Administração Integrada. Modelo Estratégico Básico No modelo estratégico básico temos quatro elementos que podem ser definidos como constituintes.
9º Congresso Brasileiro de Regulação Brasília, 17 a 20 de Agosto de 2015 Indicadores de Desempenho A sustentabilidade dos serviços Francisco Silva Pinto.
Saneamento Básico Aula 4
ORGANOGRAMAS. SECRETARIAS ADMINISTRATIVAS DEPTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COORDENADORIA DA JUNTA DE SERVIÇO MILITAR DEPTO DE OUVIDORIA DEPTO DA AUDITORIA.
Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional Governo do Estado do Rio Grande do Sul Departamento de Planejamento Governamental Março de 2015 Plano.
Integrantes : Ener Miranda Izadora Queiroz Mário Guilherme Ruth Herrera Vitor Rios Welder Almeida.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
GERÊNCIA DAS REGIONAIS DE SAÚDE E NÚCLEOS DE APOIO AO CONTROLE DE ENDEMIAS PLANO ESTADUAL DE SAÚDE ANÁLISE SITUACIONAL DAS REGIONAIS DE SAÚDE.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
Vanessa Fernanda Schmitt André Domingos Goetzinger
1ª REUNIÃO REGIONAL - REGIÃO III
DIAGNÓSTICO DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA PÚBLICA NO ESTADO DE GOIÁS Autores: Eraldo Henriques de Carvalho, Simone Costa Pfeiffer, Diogo Appel Colvero.
OFICINA DE TRABALHO ”SALAS DE SITUAÇÃO DE SAÚDE NO BRASIL: SISTEMATIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS” 26 e 27 de Maio de 2009.
Governança e Relações Inter Federativas no SUS na Perspectiva da Gestão Municipal
METODOLOGIA PARA ANÁLISE DE PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO
CAPACITAÇÃO PARA O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO: AS CARAVANAS DE SANEAMENTO NA Bacia do Rio São Francisco Luiz Roberto.
PROPOSTA PARA REESTRUTURAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE LAGOÃO/RS. Autores: Janaína.
Orientação Importante:
Acesso a recursos e oportunidades de financiamento
Agência intermunicipal de regulação de serviços públicos: análise da efetividade de regulação via consórcio público Ana Claudia Hafemann Vanessa.
Manoel Messias Santos Alves
Histórico Criado por meio da Assembleia de Instalação da Autarquia Interfederativa, com aprovação do Estatuto e eleição do Presidente, no dia 15 de maio.
ESTIMATIVA DA GERAÇÃO DE LODOS DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA NO ESTADO DE GOIÁS Autores: Eraldo Henriques de Carvalho, Simone Costa Pfeiffer, Diogo.
Resultados e Discussões
FACULDADE VALE DO SALGADO BACHARELADO EM ENFERMAGEM ALUNO
Fábrica de Software.
Universidade Federal de Pelotas
CARTILHA PARA ESCLARECIMENTO SOBRE A
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
Estágio Supervisionado
Vanessa Fernanda Schmitt Oklinger Mantovanelli Junior
46ª Assembleia Nacional da ASSEMAE
Relatório de Autoavaliação Institucional
Farmacovigilância no ICH
2ª REUNIÃO REGIONAL - REGIÃO III
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
2ª REUNIÃO REGIONAL - REGIÃO IV
Bruno Araújo Ministro das Cidades 12 de Julho de 2017.
PROF. DR. MARCOS AURÉLIO TARLOMBANI DA SILVEIRA
GERENCIAMENTO COSTEIRO
Linhas de Orientação Estratégica Comunitária
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
17/09/2018.
INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ – IAP
Sistemas de Esgotamento e Drenagem Introdução
II SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE GOVERNANÇA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
APRESENTAÇÃO CORPORATIVA
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Câmara Técnica de Resíduos Sólidos
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE
NO SANEAMENTO MUNICIPAL POR MEIO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler
Formação de recursos humanos em vigilância em saúde ambiental: uma proposta de avaliação. LABEAD/IESC/UFRJ Drª. Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus Professora.
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM COMUNIDADES RURAIS: ESTUDO DE CASO E DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NO SÍTIO BOCA DA MATA – JARDIM, CEARÁ.
3º BLOCO: PLANEJAMENTO E GESTÃO Duração: 40 minutos Escopo:
O Papel da Regulação na Melhoria da Gestão dos Serviços de Saneamento
Autor: Patricia Andrea Echarri Penatti Marques
ANÁLISE DE DADOS ESPACIAIS DAS DEPOSIÇÕES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS, SÃO PAULO Walter Rubens Bolitto Carvalho Estudante.
Município de Guabiruba
Cristine Diniz Santiago Cibele Medeiros Brito Leite
Mesa redonda 11 Efetividade da participação na política de saneamento básico: planejamento e controle social. Ernani Ciríaco de Miranda Diretor do Departamento.
Desenvolvimento Sustentável - DDS OBRIGAÇÕES AMBIENTAIS:
Transcrição da apresentação:

2ª REUNIÃO REGIONAL - REGIÃO I Oficina de Capacitação para Elaboração de Plano Municipal de Saneamento Básico 2ª REUNIÃO REGIONAL - REGIÃO I Porto Alegre, 20 e 21 de julho de 2017

Cronograma da Reunião Dia 19/07 – Quinta-feira Assinatura da lista de presença; Fala Prof. Dieter-UFRGS; Fala da FUNASA; Coffee Break; Fala da Janaína; Apresentação do Produto C – Capítulo 1 e 2; Atendimento individual aos municípios; Intervalo de Almoço (12:00h – 13:30h); Apresentação do Produto C – Capítulo 3; Apresentação do Produto C – Capítulo 4; Atendimento individual aos municípios.

Cronograma da Reunião Dia 21/07 – Sexta-feira Assinatura da lista de presença; Apresentação do Produto C – Capítulo 5 e 6; Coffee Break; Atendimento individual aos municípios; Leitura e assinatura da Ata.

PRODUTO C – Diagnóstico Técnico-Participativo

Fases de Elaboração do PMSB Produto A Formação do Grupo de Trabalho; Portaria com definição dos membros dos comitês. Produto B Plano de mobilização social; Plano de mobilização social. Produto C Diagnóstico técnico-participativo; Relatório do diagnóstico técnico-participativo. Produto D Prospectiva e Planejamento Estratégico; Relatório da prospectiva e planejamento estratégico. Produto E Programas, Projetos e Ações; Relatório dos programas, projetos e ações. Produto F Plano de Execução; Plano de Execução. Produto G Procedimento para avaliação da execução do PMSB; Minuta de projeto de Lei do PMSB. Produto H Escolha dos indicadores de desempenho. Relatório de indicadores de desempenho; Produto I Avaliação do PMSB; Sistema de informações para auxílio à tomada de decisão. Produto K Relatório final do PMSB.

O QUE É O DIAGNÓSTICO? O DIAGNÓSTICO É A BASE ORIENTADORA DO PMSB. DEVE ABRANGER OS QUATRO EIXOS DO SANEAMENTO BÁSICO - Abastecimento de Água - Esgotamento Sanitário - Limpeza Urb. e Manejo de Resíduos Sólidos - Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas - Aspectos socioeconômicos, culturais, ambientais e de infraestrutura. ELABORADO PELO COMITÊ EXECUTIVO COM AUXÍLIO DO SASB.

Metodologia Definir o eixo de saneamento e mapear as “partes” do sistema Listar servidores ou empresas que possuem as informações necessárias Realizar o levantamento das informações junto aos funcionários (técnicos, servidores, advogados, agentes de saúde, etc) e registro fotográfico das infraestruturas Organizar as informações obtidas na primeira versão do Produto C - Diagnóstico Técnico Participativo Enviar para análise da equipe do SASB

MANUAL PARA ELABOARAÇÃO DO DIAGNÓSTICO TÉCNICO-PARTICIPATIVO Produto C MANUAL PARA ELABOARAÇÃO DO DIAGNÓSTICO TÉCNICO-PARTICIPATIVO

Produto C – Diagnóstico Técnico-Participativo CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO CAPÍTULO 2 – INFORMAÇÕES RELATIVAS AO SANEAMENTO BÁSICO DO MUNICÍPIO

11 de Agosto (sexta-feira) PRAZO DE ENTREGA 11 de Agosto (sexta-feira)

Produto C – Diagnóstico Técnico-Participativo Atendimento individual aos municípios CAPÍTULO 2

Produto C – Diagnóstico Técnico-Participativo CAPÍTULO 3 – DIAGNÓSTICO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Sistema de Abastecimento de Água - SAA (fonte: UNIPACS)

25 de Agosto (sexta-feira) PRAZO DE ENTREGA 25 de Agosto (sexta-feira)

Produto C – Diagnóstico Técnico-Participativo Atendimento individual aos municípios CAPÍTULO 3

Produto C – Diagnóstico Técnico-Participativo CAPÍTULO 4 – DIAGNÓSTICO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO FILME – EMBRAPA https://www.youtube.com/watch?v=GU3qY0N2x30 https://globoplay.globo.com/v/4185460/

Sistema de Esgotamento Sanitário - SEE CAPÍTULO 4 – DIAGNÓSTICO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO Ligações prediais – Rede coletora – Estação elevatória – Emissários – Tratamento – Disposição Final (fonte: SAMAE Rio Preto - http://www.semae.riopreto.sp.gov.br)

Esgotamento Sanitário em Áreas Rurais Fossa séptica – Filtro – Sumidouro / Fossa séptica biodigestora / Fossa rudimentar (Sumidouro) (fonte: Adaptado de “O Município que Queremos”)

18 de Agosto (sexta-feira) PRAZO DE ENTREGA 18 de Agosto (sexta-feira)

Produto C – Diagnóstico Técnico-Participativo Atendimento individual aos municípios CAPÍTULO 4

Produto C – Diagnóstico Técnico-Participativo CAPÍTULO 5 – DIAGNÓSTICO DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA URBANA E MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS WWF - "Água Brasil" - Como pensar o lixo https://www.youtube.com/watch?v=HigVyUnropA

Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos (fonte: Fundação Nacional de Saúde - FUNASA)

11 de Agosto (sexta-feira) PRAZO DE ENTREGA 11 de Agosto (sexta-feira)

Produto C – Diagnóstico Técnico-Participativo Atendimento individual aos municípios CAPÍTULO 5

Produto C – Diagnóstico Técnico-Participativo CAPÍTULO 6 – DIAGNÓSTICO DA DRENAGEM E MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS URBANAS

Drenagem Urbana (fonte: Prefeitura de Belo Horizonte/MG) (fonte: do autor)

4 de Agosto (sexta-feira) PRAZO DE ENTREGA 4 de Agosto (sexta-feira)

Produto C – Diagnóstico Técnico-Participativo Atendimento individual aos municípios CAPÍTULO 6

e-mail: sasb@iph.ufrgs.br Obrigado pela atenção! Telefone: (51) 3308 7512 e-mail: sasb@iph.ufrgs.br ww.ufrgs.br/planomsb