Universidades e preparação de mão de obra para o futuro

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Transcrição da apresentação:

Universidades e preparação de mão de obra para o futuro HAROLDO REIMER

Civilização em construção Brasil é uma civilização em construção (Darcy Ribeiro) Muitas coisas são recentes na história brasileira O Estado democrático de direito vem tendo significativo amadurecimento após a “constituição cidadã” de 1988 => papel importante das academias A diversidade brasileira recebeu gradativa inclusão, com superação parcial de assimetrias Afirmação de direitos fundamentais e garantias constitucionais para o exercício da cidadania

Impulsos Ensino superior é um fenômeno recente 1808 - Impulsos com a vinda da família real portuguesa ao Brasil Agradecimentos aos franceses e ingleses: bloqueio continental de Napoleão e escolta da família real ao Brasil Comércio internacional, missões estrangeiras de pesquisa no Brasil, com criação de núcleos de ensino técnico e superior

Futuro com superação de assimetrias A formação do Brasil como nação forte e soberana pressupõe o fortalecimento da democracia e o exercício da cidadania Ações, movimentos e políticas públicas de inclusão social e capacitação tecnológica criam bases para um futuro melhor Há uma história de exclusões – baseada em séculos de escravidão - a ser superada – hoje em acelerado processo de superação – com um conjunto de programas governamentais e políticas públicas

Acesso ao ensino superior No Brasil, as universidades eram espaços das elites Grandes avanços nos últimos anos: no início do século XXI aprox. 8% dos jovens (18-24 anos) estavam na universidade; hoje temos aprox. 16% => 100% de aumento em 15 anos! O novo Plano Nacional de Educação tem metas mais ousadas: atingir o nível da massificação do ensino superior com a meta de 33% até 2024

Educação e ensino superior no Brasil Situação contraditória: 80% da educação básica é pública; 70% da ensino superior é privada e 90% da pós-graduação é pública População universitária no Brasil: aprox. 7 milhões 5 milhões de estudantes em instituições privadas 2 milhões em instituições públicas 1,3 milhões no sistema federal 700 mil no sistema estadual e municipal (ABRUEM)

Superação de assimetrias e desenvolvimento regional Universidades historicamente concentradas em regiões metropolitanas Universidades da ABRUEM responsáveis por interiorizar o ensino superior, democratizando o acesso e promovendo o desenvolvimento local e regional, além das contribuições em nível nacional – instrumentos de desenvolvimento regional ABRUEM representa 40% da educação superior pública e quase 50% da produção intelectual em P&D (15.000 doutorados do total de 40.000 p/a) Muitos projetos de pesquisa e extensão universitária com influência positiva sobre geração de renda e qualidade de vida

Desafios e soluções Brasil = 8ª economia mundial X 79º no IDH (0,744) 80ª em distribuição de renda Massificar o acesso ao ensino superior, com manutenção de qualidade (meta de 33% no PNE) Promover o desenvolvimento regional com ICT e P&D Buscar parcerias em redes colaborativas para qualificação profissional e aumento de competitividade com aumento de renda

Formação qualificada de mão de obra Conjunto de ofertas, programas e parceiros: Institutos Federais – educação tecnológica Educação profissional (Sistema “S” + SEBRAE) – com forte ligação com indústria e comércio PRONATEC (3 milhões de vagas em 2014) Em Goiás: Bolsa Futuro (500 mil – 2011-2014) Experiências distintas em cada estado Nas universidades: Programas de Incubadoras de empresas com foco em empreendedorismo – tendência em crescimento! Parceria em parques tecnológicos com parceria entre universidade e empresas Agências de Inovação

Crises e novos horizontes Limites do financiamento público – situação de muitas universidades Busca por novas parcerias: Público & Privado / Universidade e empresas Resistências ideológicas nas universidades públicas (=> privatização!) Boas experiências de financiamento para pesquisa aplicada => Petrobrás, Biocombustível, energias renováveis etc.

Projetos conjuntos Acesso a fundos setoriais de empresas para projetos conjuntos de P&D – tendência crescente Editais via Fundações de Amparo à Pesquisa Mudança de mentalidade nas universidades e nas empresas => abertura e confiança recíproca! => Benefícios mútuos!

Formação tecnológica, científica E humanística Plataforma do conhecimento democratizado possibilita desenvolvimento e afirmação da soberania – interiorização / capilaridade Universidades formam para sociedade e para o mercado – macro e micro Muitas possibilidades no cenário macro e micro Importância das microeconomias e sistemas cooperativados – com presença regional / agregar valor à cadeia produtiva Educação tecnológica sim, mas com abertura para a diversidade cultural e afirmação de identidades no processos sociais => incubadoras sociais

Brasil is a young Nation We are optimistic We can do it, together! Obrigado