Passado, presente e futuro de uma coleção ...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
Advertisements

AÇÃO CULTURAL NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: A EXPERIÊNCIA DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UFP E Luiza M.P. de Oliveira Bibliotecária especialista, UFPE, Recife,
GT-4 Conteúdos formadores nos cursos de Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Gestão da Informação e Ciência da Informação Florianópolis 2016.
Relatórios Técnicos
Programa de Convênio Olá, Parceiro, seja bem-vindo ao Programa de Convênio da Estácio.
Curso de Filosofia - UFRN
Tiago Rodrigo Marçal Murakami DT/SIBiUSP 24.outubro.2016
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
Sergio Eugenio Menino possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Álvares Penteado, extensão em Economia Empresarial, Estratégia de Empresas,
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Educação Superior em Ibero-américa
Competência no acesso a bases de dados eletrônicas
Fundamentos de Organização da Informação
Aulas 1 - Objetivo desta Aula: Trabalho de Conclusão de Curso ( TCC )
Arquitetura e Urbanismo Biologia
Universidade no Brasil
Recursos de informação Na UAb
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Sobre a documentação e incorporação: caminhos para uma nova gestão museológica no Museu Paranaense Tatiana Takatuzi.
Tema proposto para Escola Superior de Guerra (ESG):
Tema e problema de pesquisa
II Simpósio Ined 8 e 9 de maio de
Especialização em Direito Civil e Processo Civil
Andréa Villela Mafra da Silva e Keite Silva de Melo
Ciência da Computação E Sistemas de Informação UFC - Crateús
Helena Gemignani Peterossi é Bacharel (1968) e Licenciada (1969) em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Filosofia.
Páginas PPGs UFRGS.
CONHECENDO A BIBLIOTECA
Coordenação: Luciana Danielli
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ASSOCIADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UEM-UEL
POTENCIALIDADE DO ENSINO À DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO PERMAMENTE EM SAÚDE - A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA AUTORES:
ARCA Repositório Institucional da Fiocruz:
Programas de Pós-Graduação em Enfermagem
PRODUÇÃO INTELECTUAL NA UFRGS
Recursos de informação Na UAb
POLÍTICA DE SELEÇÃO NA F.D.A – PARTE I
TÍTULO SEMINÁRIO TEMÁTICO Disciplina: CBD0264 Informação, Ciência & Tecnologia IC&T Abril, 2015 Alunos: Orientação: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta.
METODOLOGIA DE PESQUISA
Recursos de informação Na UAb
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
inovação e design na educação
Grupos isolados que pesquisam EaD
O FUTURO DO PGCM SEMINÁRIO
Ana María Martin Cuadrado. Adriana Barroso de Azevedo Fernando Spanhol
COLEÇÃO MEMÓRIA DE ENFERMAGEM (CME) E NUTRIÇÃO (CMN) UNIRIO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE GEOGRAFIA BIBLIOTECA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA Treinamento de capacitação para o uso.
Controle de coleções Ministrante: Gizelle Freitas 2017.
Especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho
Programa de Pós-Graduação em Memória Social - PPGMS
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
POLÍTICA DE LIVRO E LEITURA
Acesso Aberto ao Conhecimento Científico
A formação do professor na UFMS
Teses e Dissertações Eletrônicas
IV Conferência Estadual
Grupos que pesquisam EaD no Brasil: Onde estamos? Para onde iremos?
Vocabulário controlado Vocabulário de assuntos Indexar Recuperar
CNPq e o Currículo Lattes
Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa
EDILENE APARECIDA ROPOLI - UNICAMP -
e-­Lattes:­ Extração e Análise de CV Lattes
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
Roteiro: 22/02/2019 Aulas 9 e 10 – Fontes Históricas e o Ofício do Historiador Objetivos: Estudar diferentes tipos de fontes históricas e como elas contribuem.
GESTÃO DE ARQUIVOS E DOC. Problemática. Conceitos. Introdução ao Estudo dos Arquivos.
Capacitação no Uso do SABi
Programas de Pós Graduação
“GUIA” FONTES DE CONSULTA BIBLIOGRÁFICA ONLINE
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
Transcrição da apresentação:

Passado, presente e futuro de uma coleção ...

A UNIRIO Fundada em 1979 - Possui 7.275 alunos (graduação presencial) 3.742 (a distância) = 11.017 alunos 44 cursos de graduação presencial e 4 a distância 23 programas de pós-graduação (mestrado) e 10 programas de doutorado, 45 programas de residência médica, Enfermagem e multiprofissional com 374 linhas de pesquisa

SISTEMA DE BIBLIOTECAS: Dados gerais 1Biblioteca Central e 7 bibliotecas setoriais: BS Letras e Artes (CLA); BS Ciências Humanas e Sociais (CCHS); BS Instituto Biomédico (CCBS -IB); BS Medicina (CCBS -M); BS Enfermagem e Nutrição (CCBS - E & N); BS Ciências jurídicas e Políticas (CCJP); BS Ciências Exatas e Tecnologias (CCCET).

Cursos formadores Escola de Enfermagem Alfredo Pinto; Curso de Nutrição; Conservatório Nacional de Teatro; Instituto Villa-Lobos, Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e Curso de Biblioteconomia e mais tarde os cursos de Museologia e Curso de Arquivologia.

Estratégias para tratamento Identificação com a criação de “coleções de memória”; divulgação interna e externa através palestras e encontros; e a Realização do I Fórum Internacional sobre livros Antigos, Raros e Especiais - - FOLIAR (2014)

Critérios para constituição de uma política de OR da UNIRIO O critério cronologia conjuntamente com valores relacionados à produção intelectual, política e histórica dos cursos formadores é o ponto de partida para a seleção. No entanto, outros critérios podem ser criados tanto em conjunto com os interesses das linhas de pesquisa das áreas relacionadas, como a partir de dados coletados durante o trabalho com as obras.

Autores representativos das áreas do conhecimento no período inicial das profissões no Brasil, respeitando a cronologia das Escolas; Bibliografias básica e complementar utilizadas no período definido; Produções nacionais da época que focalizavam assuntos relacionados às profissões; Itens com dedicatória para docentes ou discentes das Escolas; Entrevistas, relatórios oficiais e demais publicações oficiais ou comerciais; Itens que contenham marcas históricas representativas de nossa sociedade, tais como carimbos de censura, anotações de cunho político, dedicatórias, recomendações, enfim, testemunhos.

Identificação Item da Biblioteca Setorial de Ciências Humanas. Faz parte da Coleção Memória da Biblioteconomia – CMB. E é uma obra de 1877 Consulta no catálogo Terminal Web

Identificação: Item da Biblioteca Setorial do Centro de Letras e Artes. Coleção Memória do Teatro - CMT.

O Futuro A cultura de preservação de originais em parceria com a política de acesso aberto a ciência (OA) está criando a possibilidade de construção de Repositórios temáticos que possibilitam o acesso a diversas fontes de informação antes restritas.

Repositório de obras raras da medicina Fiocruz. Repositório de peças manuscritas(séc. XVIII e XIX) (Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema).

A relação entre as coleções Algumas áreas de conhecimento, em função do tempo de consolidação do campo, e ou da natureza das coleções apresentam várias obras em domínio público ou licenciadas para divulgação.

Obras identificadas e tratadas Coleção Memória da UNIRIO Itens Especiais identificados no Acervo Áreas Livros Periódicos títulos Peças Partituras Outros Arquivologia   Biblioteconomia 705 35 Enfermagem 107 Medicina 16  1 Museologia Música 300 Nutrição 185 3  12 Teatro 4  30

Programas em execução Projetos em parceria com as Escolas: Projetos da Biblioteca Central Projetos em parceria com as Escolas: Digitalização e digitação do banco de peças; Recuperação física das obras; Laboratório Eterna. O ensino da Preservação na formação do Bibliotecário; A construção social do(s) lugar(es) da Biblioteca Pública na sociedade Brasileira; Origem e fundamentos do ensino do desenvolvimento de coleções no Brasil História e historiografia das editoras brasileiras na Coleção especial Guilherme Figueiredo: 1910 -1960..

Obrigada!!! marciavc@unirio.br