UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhorar a atenção à saúde dos Hipertensos e/ou Diabéticos na UBS Santa Luzia, Ribeirão Pires/SP Magda Versalli Lupi Orientadora: Lilian Zielke Hesler
INTRODUÇÃO HAS: caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial e está associada ao aumento de risco cardiovasculares. DM: caracterizada por hiperglicemia crônica, causada pela deficiência da secreção e/ou da ação da insulina. Equipes de Atenção Básica: tem papel fundamental na detecção clínica, permanecendo atentos aos sintomas das doenças e seus fatores de risco; O atendimento clínico, apoio ao usuário e ações de promoção a saúde, são eficazes para diminuir as complicações causadas pela HAS e DM.
INTRODUÇÃO Ribeirão Pires/SP Aproximadamente 113.068 habitantes Localiza-se a 40 km de São Paulo 02 hospitais 09 UBS 01 Centro de Especialidade Odontológica 01 Unidade de Pronto Atendimento 02 Centros de Especialidades Médicas 05 Residências terapêuticas.
INTRODUÇÃO UBS – Santa Luzia População - 17.899 habitantes Zona urbana - 2.722 hipertensos - 672 diabéticos População - 17.899 habitantes Zona urbana Modelo de atenção tradicional Estrutura física adequada Sem vínculo com instituição de ensino Equipe de saúde Não contamos com odontólogo e ACS - 1 médico pediatra - 2 clínicos gerais - 2 ginecologista/obstetra - 1 enfermeiro - 3 técnico de enfermagem - 2 auxiliar de escritório - 1 coordenadora - 1 psicólogo.
INTRODUÇÃO Situação da ação programática na UBS Santa Luzia antes da intervenção: Baixa cobertura de hipertensos e/ou diabéticos Baixa qualidade dos registros Poucas atividades de educação em saúde Ausência de busca ativa aos usuários faltosos Não realizava-se encaminhamento dos usuários hipertensos e diabéticos ao serviço de odontologia Reunião de equipe – inexistente na UBS
Objetivo Geral Melhorar a atenção à saúde de hipertensos e/ou diabéticos da Unidade Básica de Saúde Santa Luzia, município de Ribeirão Pires, São Paulo
METODOLOGIA Ação programática – Saúde de Hipertensos e Diabéticos Duração – 4 meses (set/2013 a jan/2014) Ações nos 4 eixos temáticos: Monitoramento e Avaliação Organização e Gestão de Serviço Engajamento Público Qualificação da Prática Clínica
METODOLOGIA Ações Realizadas: Reunião para apresentar o projeto de intervenção para equipe e coordenação Capacitação da equipe Acolhimento e Cadastramento dos hipertensos e/ou diabéticos Atendimento Clínico Busca ativa Grupos de Educação em Saúde Encaminhamento para o serviço de odontologia Monitoramento da avaliação
METODOLOGIA LOGÍSTICA: Caderno de Atenção Básica: hipertensos e diabéticos (Ministério da Saúde, 2013) Ficha espelho (registro específico) Planilha de coleta de dados (monitoramento da intervenção) Pastas suspensas – meses do ano Acolhimento hipertensos e diabéticos
RESULTADOS Ampliar a cobertura à hipertensos e/ou diabéticos Cadastrar 60% dos hipertensos da área de abrangência da UBS Total de HAS: 2.722 Mês 1 -156 (5,7%) Mês 2 - 311 (11,4%) Mês 3 - 421 (15,5%) Mês 4 - 539 (19,8%)
RESULTADOS Ampliar a cobertura à hipertensos e/ou diabéticos Cadastrar 60% dos diabéticos da área de abrangência da UBS Total de DM: 672 Mês 1 - 78 (11,6%) Mês 2 - 143 (21,3%) Mês 3 - 327 (48,7%) Mês 4 - 485 (72,2%)
Melhorar a adesão do hipertenso e/ou diabético ao programa RESULTADOS Melhorar a adesão do hipertenso e/ou diabético ao programa Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na UBS Total de HAS faltosos as consultas: 19 Alcançamos a meta proposta de buscar 100% dos hipertensos faltosos as consultas.
Melhorar a adesão do hipertenso e/ou diabético ao programa RESULTADOS Melhorar a adesão do hipertenso e/ou diabético ao programa Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na UBS Total de DM faltosos as consultas: 06 Alcançamos a meta proposta de buscar 100% dos hipertensos faltosos as consultas.
RESULTADOS Melhorar a qualidade do atendimento ao hipertenso e/ou diabético realizado na UBS Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos Total de HAS: 539 Mês 1 -156 (100%) Mês 2 - 310 (99,7%) Mês 3 - 420 (99,8%) Mês 4 - 538 (99,8%)
RESULTADOS Melhorar a qualidade do atendimento ao hipertenso e/ou diabético realizado na UBS Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos Total de DM: 485 Mês 1 - 78 (100%) Mês 2 - 143 (100%) Mês 3 - 202 (61,8%) Mês 4 - 256 (52,8%)
Melhorar o registro das informações RESULTADOS Melhorar o registro das informações Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na UBS Total de HAS: 539 Meta alcançada: 539 hipertensos (100%)
Melhorar o registro das informações RESULTADOS Melhorar o registro das informações Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na UBS Total de DM: 485 Mês 1 - 78 (100%) Mês 2 - 143 (100%) Mês 3 - 202 (61,8%) Mês 4 - 256 (52,8%)
Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular RESULTADOS Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na UBS Total de HAS: 539 Meta alcançada: 539 hipertensos (100%)
Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular RESULTADOS Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na UBS Total de DM: 485 Mês 1 - 78 (100%) Mês 2 - 143 (100%) Mês 3 - 202 (61,8%) Mês 4 - 256 (52,8%)
RESULTADOS Promoção da Saúde Garantir avaliação odontológica a 100% dos pacientes hipertensos Total de HAS: 539 Mês 1 - 87 (55,8%) Mês 2 - 242 (77,8%) Mês 3 - 352 (83,6%) Mês 4 - 470 (87,2%)
RESULTADOS Promoção da Saúde Garantir avaliação odontológica a 100% dos pacientes diabéticos Total de DM: 485 Mês 1 - 47 (60,3%) Mês 2 - 112 (78,3%) Mês 3 - 171 (52,3%) Mês 4 - 225 (46,4%)
DISCUSSÃO Melhoramos a atenção à saúde dos hipertensos e/ou diabéticos na UBS Santa Luzia Ampliação da meta de cobertura para o programa de atenção ao diabético na UBS Implantação de registros específicos Atendimento clínico qualificado Encaminhamento dos usuários para o serviço de odontologia Impacto positivo para os usuários e comunidade Implantar a intervenção na UBS que estou trabalhando atualmente
Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem Consegui adquirir uma visão diferente, mais acolhedora e humanizada diante das divergências e dificuldades encontradas na UBS. Percebi que podemos mudar a realidade no serviço de saúde que atuamos investindo no desenvolvimento de ações voltadas a melhoria da atenção à saúde dos usuários.
OBRIGADA!