GEANE DO SOCORRO ROVERE LEAL PINHEIRO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação em EaD: desafios e possibilidades
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA Seminário temático 6º semestre –
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Paulo Vinícius Rampinelli
Prova Brasil Língua Portuguesa.
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito, 60)
III Encontro PIBID URCA VI Colóquio de Formação Docente
Título do trabalho Autor (instituição); Autor (instituição). APODI/RN
Introdução a Educação a Distância
Orientador: Discente: UNIVERSIDADE PARANAENSE – UNIPAR
Resultados e discussão Referências
TÍTULO (Digite) INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA DISCUSSÃO RESULTADOS
Escolha o fundo e a cor das letras
AUTOR PRINCIPAL 01 – Instituição
Título Orientador Alunos Colaboradores
Metodologia do Ensino Superior
Autor 1 ; Autor 2; Autor 3; Autor 4 ; Autor 5 e Autor 6;
TÍTULO Nome Sobrenome (Curso - AEMS) Nome Sobrenome (Curso - AEMS)
III Congresso de Computação Aplicada
Título do Trabalho (Book Antiqua 66) Universidade Estadual Paulista – UNESP/IBILCE Autor ( ) Book Antiqua 50 Docente Responsável Introdução Resultados.
Nome do AUTOR1, Nome do CO-AUTOR A2 , Nome do CO-AUTOR B2
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA MECÂNICA TÍTULO DO TCC Recife Aluno: Orientador:
EstudanteA1, EstudanteB1 Professor2 (exemplo).
TÍTULO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO OBJETIVOS CONCLUSÃO
Angela Bernardo de Lorena Julio Cesar de Rose João dos Santos Carmo
OS DESAFIOS DA TRÍADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO FRENTE A REALIDADE DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO MARANHÃO Gustavo de Almeida Santos¹; Aline.
UM MODELO DE DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
TÍTULO DO TRABALHO (Arial 66)
Escolha o fundo e a cor das letras
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
NO TÍTULO DO TRABALHO RECOMENDA-SE A UTILIZAÇÃO DE FONTE TAMANHO 60
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
A fonte deve ser visível a 1 metro de distância.
Nome do aluno1; Nome do aluno²; Nome do Professor³
TÍTULO xxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxx INTRODUÇÃO DISCUSSÃO OBJETIVOS
Titulo do Estudo, do Projeto....
AVALIAÇÃO POR PARES E METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
MÍDIAS COMO RECURSO MINIMIZADOR DA REPROVAÇÃO ESCOLAR
Arial, Tamanho 56 (Título do Trabalho)
Logo das agências de fomento.
Bernardo Fajardo – FGV EBAPE
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito, 60)
A fonte deve ser visível a 1 metro de distância.
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
Escolha o fundo e a cor das letras
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ATIVIDADE PRÁTICA NO EAD ATRAVÉS DE LABORATÓRIO VIRTUAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA MECÂNICA Cristiane Adriana Ripka (A) Jéssika.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
RESULTADOS E DISCUSSÃO Marcas, Siglas de Apoios
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
TÍTULO EM CAIXA ALTA NEGRITO E CENTRALIZADO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
3º SIMPÓSIO AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – AVALIES Título do Artigo
Autor *, coorientador, orientador
IV FEIRA DE TRABALHOS DE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
“TÍTULO DO TRABALHO” Resumo: Introdução: Desenvolvimento
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
2 º SIMPÓSIO AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – AVALIES 2016
(Área Temática do Trabalho)
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
TÍTULO: NO MÁXIMO 20 PALAVRAS
CONTRIBUTOS ESPERADOS
CONTRIBUTOS ESPERADOS
Título do trabalho (conforme subitem II do item “Formato de Submissão” do edital de submissão de trabalhos científicos, com letra em tamanho adaptado para.
TÍTULO Autores; Orientadores; INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO PALAVRAS-CHAVE REFERÊNCIAS.
Transcrição da apresentação:

 ELEMENTOS LINGUÍSTICOS DE ATITUDE NA LINGUAGEM DOCENTE EM FÓRUNS VIRTUAIS EDUCACIONAIS  GEANE DO SOCORRO ROVERE LEAL PINHEIRO ORIENTADORA: MARIA CRISTINA ATAÍDE LOBATO Introdução Resultados O presente trabalho temos como propósito investigar os elementos linguísticos de atitudes na linguagem docente, presente nas mensagens dos fóruns de discussão do Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa, modalidade a distância, da Universidade Federal do Pará. A investigação se concentrou nos fóruns das disciplinas de Compreensão e Produção de Texto e Fonética e Fonologia, ministradas para as turmas de 2011 dos polos de Tucumã e Dom Eliseu. A presente pesquisa foi motivada pela observação dos fóruns virtuais de aprendizagem, utilizados como instrumento de ensino e aprendizagem da Educação a Distância, em decorrência da desigualdade nas participações discentes. A partir de então, como aluna e participante das duas disciplinas escolhidas, escolhemos uma disciplina na qual continha maior número mensagens totais e outra que não tivesse números tão expressivos. O que coincidentemente, para mim, foram uma das quais mais gostei de participar e a outra não gostava de participar. Após a análise, concluímos que o modo preferencial para avaliar, escolhido pelos docentes foi a categoria de apreciação. Com 63,3% das avaliações da disciplina de CPT e 69,2% das avaliações da disciplina de FF. Na disciplina de CPT, a que registrou maior número de avaliações (49), correspondeu a 54,4% das mensagens, o número de participações discentes foi superior. Já em FF, as avaliações foram inferiores (26), correspondeu a 48,1% das mensagens, assim como a participação discente. Conforme no gráfico abaixo: As participações discentes foram superiores na disciplina de CPT, disciplina essa que também registrou o maior número avaliações positivas, conforme o gráfico: Objetivo Investigar os elementos linguísticos de atitude, na linguagem docente, que incentivam a participação discente nos fóruns. - Identificar os tipos e subtipos de atitude. - Analisar e quantificar o número de avaliações docentes. - Analisar e descrever a polaridade das avaliações. Conclusões Metodologia de Pesquisa A investigação das mensagens docentes nos fóruns virtuais, a partir do subsistema de atitude, nos propiciou a compreensão mais ampla acerca da função dos recursos semânticos utilizados pelos professores para realização das avaliações, revelando o subtipo de apreciação como preterido para as avaliações. Os resultados deste estudo são positivos no sentido de colaborarem para o conhecimento de aspectos linguísticos importantes na avaliação docente em fóruns virtuais de aprendizagem. A pesquisa pode ser continuada com uma investigação sobre as mensagens discentes, com base nos demais subsistemas da Teoria da Avaliatividade, engajamento e gradação. Coletamos os dados das mensagens postadas nos fóruns virtuais das disciplinas de Compreensão e Produção de Textos (CPT) e Fonética e Fonologia (FF), ambas ministradas as turmas de 2011. Os participantes deste estudo serão os alunos graduandos, os professores coordenadores das disciplinas e os professores tutores a distância das duas disciplinas supracitadas, do curso de Letras. Porém as análises se concentrarão somente nas mensagens docentes. O procedimento metodológico ocorreu do seguinte modo: Análise dos elementos léxico-gramaticas avaliativos; Classificação e resumo dos itens avaliativos; Interpretação dos itens avaliativos; Referências Bibliográficas MARTIN, J. R.; ROSE, D. Working with discourse: meaning beyond the clause. London: Continuum, 2003/2007.   MARTIN, J. R.; WHITE, P. The language of evaluation: Appraisal in English. London: Palgrave Macmillan, 2005. Contato: geane.letras@hotmail.com