Arte Românica Profª Mariana Kaadi

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ARTE ROMÂNICA.
Advertisements

Arte gótica Renascimento Barroco
ARTE ROMÂNICA - PORTUGAL
CULTURA MEDIEVAL As construções que mais representam o período medieval são: As catedrais Os castelos A Igreja nessa época possuía grande influência na.
Idade MÉDIA Queda do Império Romano do Ocidente e do Oriente – ( ).
ARTE BIZANTINA E IDADE MÉDIA.
A ARTE MEDIEVAL História 3ºCiclo.
Tema D – Portugal no contexto europeu dos séculos XII a XIV
Arquitetura, Escultura e Pintura
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ- CEAP DISCIPLINA: HISTORIA DA ARTE PROFESSORA: ELANE CARNEIRO DE ALBUQUERQUE ACADÊMICOS: JOSE RAIMUNDO BARBOSA FREITAS.
COLÉGIO SALESIANO BELO HORIZONTE
“Quando toda arte era sagrada”
Arte Gótica.
Comunicação, Arte e Cultura
História da Cultura e das Artes A Cultura da Catedral
Arte - Medieval Arte Românica.
ARTE ROMÂNICA Período XI - XIII
CULTURA MEDIEVAL As construções que mais representam o período medieval são: As catedrais Os castelos A Igreja nessa época possuía grande influência na.
A Arte Medieval Grande Influência da Igreja Católica. Arte como forma de pregar sua doutrina. Temas: Salvação. Segunda vinda de Cristo – Parusia. Pecado.
Enquanto os romanos desenvolviam uma arte colossal e espalhavam seu estilo por toda a Europa e parte da Ásia, os cristãos começaram a criar uma arte simples.
Arte Rococó O termo rococó forma da palavra francesa rocaille, que significa "concha", associado a certas fórmulas decorativas e ornamentais como por exemplo.
6ª SÉRIE AULA 4 MONTE MOR PROF. EDUARDO FERIANI. TEMA: RELIGIOSIDADE, CULTURA E ARTE RELIGIOSIDADE, CULTURA E ARTE.
1. COMO PODEMOS DEFINIR O TERMO PRÉ- HISTÓRIA E COMO SÃO DENOMINADOS OS PERÍODOS AS QUAIS SE DIVIDE? Pré-história: Período anterior ao advento da escrita;
Arte Bizantina Influencias; arquitetura; escultura; iluminuras; Ícones e mozaíco...
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades;
CULTURA MEDIEVAL.
Arte - Medieval Arte Românica.
HISTÓRIA DA ARTE 4 Professor Anderson Especialista em Arte, Educação e
BARROCO EUROPEU. O que foi o Barroco?  O Barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas Artes Plásticas e, posteriormente,
Profa.: Consuelo Holanda
Arte Gótica História Medieval.
Arte Bizantina Profª Mariana Kaadi
Arte Gótica História Medieval.
Linguagens , Códigos e suas Tecnologias– História da Arte
Representando a Terra: Cartografia – a linguagem dos mapas
Barroco no Brasil.
Profa.: Consuelo Holanda
Arte Medieval Profa.: Consuelo Holanda
CUBISMO.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
A Arte Românica No Século XI e XII Fernando Santos.
HISTÓRIA DA ARTE.
Itália – O berço do Renascimento
BARROCO NO BRASIL O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias.
A arte medieval também era essencialmente religiosa
Arte Românica.
Artes visuais AULAS DE NIVELAMENTO
A arte do Renascimento.
HISTÓRIA DA ARTE.
A Arte Gótica.
Professora Consuelo Holanda
ARTE ROMANA A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-helenística,
AULAS 33 e 34 CULTURA MEDIEVAL
Arte Islâmica.
ARTE BIZANTINA ( séc. IV / séc. XV )
BARROCO Professor: Alexandre. BARROCO O Barroco é um estilo que dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música na Europa do século XVII. Por.
Arte Românica.
Centro de educação profissional Maurício de nassau
Colégio da Polícia Militar- Unidade VI. Humanismo ■O humanismo foi um movimento intelectual iniciado na Itália no século XV com o Renascimento e difundido.
Trabalho realizado por: Alerandro Santos Amanda Suenny Brenda Silveira Carlos Henrique Chirystian Kauã Jamylle Salles Raimnda Alessandra.
Barroco.
GÓTICo.
Arte ROMÂNICA.
Cristianismo no Ocidente - Idade Média
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
IDADE MÉDIA. As primeiras manifestações da pintura cristã ocorreram nas catacumbas( no teto e nas laterais). As catacumbas eram os locais onde os cristãos.
A época dos Grandes Mestres
Idade Média Idade Média A Idade Média teve início na Europa com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. Essa.
Transcrição da apresentação:

Arte Românica Profª Mariana Kaadi Arte Medieval Arte Românica Profª Mariana Kaadi

Arte românica É o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII. O estilo é visto principalmente nas igrejas católicas construídas após a expansão do cristianismo pela Europa e foi o primeiro depois da queda do Império Romano a apresentar características comuns em várias regiões. Até então a arte tinha se fragmentado em vários estilos e o românico é o primeiro a trazer uma unidade nesse panorama.

Introdução Haverá diferenças entre a arte executada nas diversas regiões européias, de acordo com as influências regionais recebidas, mas haverá também uma série de características comuns, que definem o estilo românico. As igrejas serão as maiores até então, e para que isso seja possível haverá uma evolução dos métodos construtivos e dos materiais. A pedra será empregada na construção e o telhado de madeira será trocado por abóbadas , mais condizentes com uma igreja que representa a fortaleza de Deus. Ao contrário da arte cristã primitiva, as igrejas serão ricamente decoradas externamente. A escultura em pedra em grande escala renasce pela primeira vez desde os romanos, atrelada à arquitetura, assim como a pintura.

Características gerais da arquitetura românica: 1 – substituição do teto de madeira por abóbadas. 2 – grande espessura das paredes, poucas janelas. 3 – consolidação das paredes para dar sustentação ao prédio. 4 – consolidação dos arcos

Saint-Sernin de Toulouse As igrejas de peregrinação foram muito características desse período. Elas ficavam no caminho para os locais sagrados, como Santiago de Compostela, Roma e Jerusalém, e serviam de apoio e pouso para os peregrinos, além de oferecer como atrativo as relíquias, objetos pertencentes a Jesus Cristo, a Maria e aos santos, como os cravos que pregaram as mãos e pés de Jesus, ou os espinhos da coroa, ou ainda fios de cabelo da Virgem. Essas igrejas seguiam a planta em forma de cruz latina, com várias naves , geralmente 3 ou 5.Esse conjunto era característico das igrejas de peregrinação e ficou conhecido como cabeceira de peregrinação. Entre as igrejas desse tipo estão as de Saint-Sernin de Toulouse, Santiago de Compostela e Igreja de Saint-Martin de Tours. Saint-Sernin de Toulouse

Igreja de San-Martin de Tours

Capitel da abadia de Cluny Escultura A escultura renasceu no românico, depois de muitos anos esquecida. Seu apogeu se dá no século XII, quando inicia um estilo realista, mas simbólico, que antecipa o estilo gótico. A escultura é sempre condicionada à arquitetura e todo trabalho é executado sem deixar espaços sem uso. As figuras entalhadas têm o tamanho do elemento onde foram esculpidas, e os trabalhos de superfície acomodam-se no lugar em que ocupam. Outra importante característica é seu caráter simbólico e antinaturalista. Não havia a preocupação com a representação fiel dos seres e objetos. Volume, cor, efeito de luz e sombra, tudo era confuso e simbólico, representando muitas vezes coisas não terrenas, mas sim provenientes da imaginação. Capitel da abadia de Cluny

Capitel

Catedral de Pisa

Torre de Pisa A mais famosa arquitetura românica é a Catedral de Pisa sendo o edifício mais conhecido do seu conjunto o campanário que começou a ser construído em 1.174. Trata-se da Torre de Pisa que se inclinou porque, com o passar do tempo, o terreno cedeu. Na Itália, diferente do resto da Europa, não apresenta formas pesadas, duras e primitivas.

Tímpano da Abadia de Saint Pierre                                                  Tímpano da Abadia de Saint Pierre

Detalhe

detalhe

Catedral de Santa María de Seo de Urgell (Seu d'Urgell)

Igreja de Santo Isidoro de León

Pintura Românica A pintura não se destacou tanto quanto a arquitetura nesse período. Os principais trabalhos são a pintura mural, as iluminuras e as tapeçarias. A pintura parietal, ou seja, executada nas paredes, era dependente da arquitetura, como pode-se deduzir, tendo aquela somente função didática. Em um período em que a grande maioria da população era analfabeta a pintura era uma forma de transmitir os ensinamentos do Cristianismo. Iluminura de São Paulo

As características essenciais da pintura românica foram o colorismo e a deformação. A deformação traduz os sentimentos religiosos e a interpretação mística que os artistas faziam da realidade. O colorismo realizou-se no emprego de cores chapadas, sem preocupação com meios-tons ou jogos de luz e sombra, pois não havia a menor intenção de imitar a natureza.

Pintura de São Justo

Frontal de Urgell

Também o desenvolvimento da ourivesaria foi importante nesse período Também o desenvolvimento da ourivesaria foi importante nesse período. A exemplo da pintura e da escultura, essa arte teve um caráter religioso, tendo por isso se voltado para a fabricação de objetos com relicários, cruzes, estatuetas, Bíblias e para a decoração de altares. O desenvolvimento da ourivesaria está associado diretamente às relíquias, uma vez que as Igrejas eram objetos de maior peregrinação, atraindo não só fiéis, mas ofertas.