Trabalho de conclusão de curso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Advertisements

Trabalho de Conclusão de Curso
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA UNASUS EaD – UFPel
Or. Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS -UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Melhoria da atenção.
A Qualificação da Atenção à Saúde do Adolescente de 12 a 18 anos na Unidade Básica de Saúde PS Cajueiro da Praia PSF – Cajueiro da Praia/PI TCC - Curso.
Programa de Saúde Escolar em Jovens Escolares de 12 a 15 anos da Escola Municipal Francisco Barbosa e Na Unidade de Saúde Jardim de Angicos/RN. Cirurgião-Dentista:
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Aluna: Olivia Parada Rondón Orientadora: Elenir Anversa
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Universidade Aberta do SUS
Melhoria da Atenção à Saúde dos Idosos na UBS N-56, MANAUS/AM
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora Lenise Menezes Seerig
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNA SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
São Paulo das Missões, RS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializanda: Gisela Grinan Bicet
Cris Valberto Gagliotto Orientadora: Talita Helena Monteiro de Moura
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Especializanda: Yosari Denys Zamora Orientadora: Niviane Genz
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Qualificação do pré-natal e puerpério na Unidade de Saúde da Família Jorge André Gurjão Vieira em Boa Vista – RR Especializando: Felipe Queiroz Portela.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Trabalho de Conclusão de curso
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9  Melhoria da atenção as pessoas.
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
Transcrição da apresentação:

Trabalho de conclusão de curso Universidade Aberta do SUS – UNASUS Modalidade a Distância Aluna: Andrieli Daiane Zdanski de Souza Orientador: Marcos Fábio Turra Turma 4 Melhoria da Atenção à Saúde do Adolescente de 12 a 18 anos na UBS Sítio Floresta, Pelotas/RS

Qual a importância de trabalhar com a Saúde do Adolescente ?

Introdução A cidade de Pelotas/RS é um município de porte médio localizado na região sul. A população estimada de 345.181habitantes. (IBGE, 2009). UBS  1 equipe; Bairro; Estrutura física.  Escola Independência. -

Antes da Intervenção Antes da Intervenção

Iniciando a Intervenção Ficha - espelho

Objetivo Geral Objetivo Geral Melhorar a qualidade da atenção à saúde do adolescente escolar na Unidade de Saúde Sítio Floresta, no município de Pelotas-RS

Metodologia: O projeto foi desenvolvido no período de 04 meses na UBS Sítio Floresta. Protocolo Manual do Programa Saúde na Escola do Ministério de Saúde de 2013; Caderneta do Adolescente do ano de 2012; Estatuto da Criança e do Adolescente.

Qualificação da Prática Clínica; Prevenção e Promoção em Saúde Metodologia: Qualificação da Prática Clínica; Engajamento Público; Saúde do Adolescente Prevenção e Promoção em Saúde

Metas e Resultados

Objetivo 1:Ampliar a cobertura de acompanhamento do escolar adolescente; Meta 1: Ampliar para 90% a cobertura dos adolescentes de 12 a 18 anos da escola com acompanhamento na unidade de saúde; Resultado:84,4%. Figura 2 - Cobertura do programa de atenção à saúde do escolar adolescente na unidade de saúde.

Objetivo 2:Melhorar a adesão dos adolescentes ao Programa de Atenção à Saúde do Escolar Adolescente; Meta 2:Fazer busca ativa de 90% dos adolescentes faltosos às consultas; Resultado:85,7%. Figura 3 - Proporção de busca ativa realizada aos adolescentes faltosos às consultas.

Objetivo 3: Melhorar a qualidade da atenção ao adolescente na unidade de saúde. Meta 3: Realizar exame físico em 100% dos adolescentes (peso, altura, medida de PA); Resultado:44,5%. Figura 4. Proporção de adolescentes em que foram realizados exames físicos.

Objetivo 4:Ampliar a aplicação de Imunobiológicos aos adolescentes na escola. Meta 4: Atualizar a aplicação de Imunobiológicos em 100% dos adolescentes na escola. Resultado:49,8%. Figura 5. Proporção de adolescentes com calendário vacinal atualizado.

Objetivo 4: Melhorar a avaliação da saúde bucal; Meta 5: Realizar avaliação da saúde bucal em 100% dos  adolescentes cadastrados no programa; Resultado:24,2%. Figura 6. Proporção de adolescentes com avaliação da saúde bucal.

Objetivo 4: Melhorar registros das informações Objetivo 4: Melhorar registros das informações. Meta 6: Manter registro específico de 100% dos adolescentes. Resultado: 44,5%. Figura 7. Proporção de adolescentes com registro da ficha-espelho em dia.

Objetivo 4: Melhorar registros das informações Objetivo 4: Melhorar registros das informações. Meta 7: Distribuir a Caderneta de Saúde do adolescente a 100% dos adolescentes cadastrados. Resultado: 93,4% Figura 8. Proporção de adolescentes com Caderneta de Saúde do Adolescente.

Objetivo 5: Mapear adolescentes em situação de risco; Meta 8: Realizar avaliação de risco em saúde bucal em 90 % dos adolescentes; Resultado:56,9%. Figura 9: Proporção de adolescentes com avaliação de risco em saúde bucal em dia.

Objetivo 5: Mapear adolescentes em situação de risco; Meta 9: Classificar conforme o IMC de 100% dos adolescentes; Resultado: 42,2%. Figura 10- Proporção de adolescentes em situação de sobrepeso e obesidade.

Objetivo 5: Mapear adolescentes em situação de risco; Meta 10: Classificar conforme a pressão arterial 100% dos adolescentes; Resultado:27,7%. Figura 11- Proporção de adolescentes em situação de risco para desenvolver Hipertensão Arterial Sistêmica.

Objetivo 5: Mapear adolescentes em situação de risco Objetivo 5: Mapear adolescentes em situação de risco. Meta 11:Proporção de gestantes identificadas no primeiro trimestre de gestação. Resultado: 100%. Figura 12- Proporção de gestantes identificadas no primeiro trimestre de gestação.

Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente. Meta 12: Garantir orientação nutricional para hábitos alimentares saudáveis a 100% dos adolescentes. Resultado: 59,2%. Figura 13- Proporção de adolescentes que receberam orientação nutricional para hábitos saudáveis.

Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente. Meta 13: Realizar orientações coletivas sobre higiene corporal a 100% dos adolescentes. Resultado: 86,7%. Figura 14- Proporção de adolescentes orientados com relação a hábitos saudáveis e higiene.

Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente. Meta 14: Garantir orientação para a prática de atividade física regular a 100% adolescentes. Resultado: 24,6%. Figura 15- Proporção de adolescentes que receberam orientação sobre prática de atividade física regular.

Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente. Meta 15: Garantir orientações individuais sobre higiene bucal para 100% dos adolescentes cadastrados com primeira consulta odontológica programática. Resultado: 25,5%. Figura 16-Proporção de adolescentes com orientação individual de cuidados de saúde bucal em dia.

Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente. Meta 16: Garantir orientações de educação sexual e prevenção da gravidez na adolescência para 100% dos adolescentes. Resultado: 86,3%. Figura 17- Proporção de adolescentes com orientação em educação sexual e prevenção da gravidez

Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente. Meta 17: Garantir orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis para 100% dos adolescentes cadastrados na unidade. Resultado: 85,8%. Figura 18- Proporção de adolescentes com orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente. Meta 18: Garantir orientações coletivas sobre a prevenção da violência contra o adolescente e bullying a 100% dos adolescentes. Resultado: 13,7%. Figura 19- Proporção de adolescentes com orientação sobre violência e bullying.

Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente Objetivo 6: Promover a saúde do adolescente. Meta 19: Garantir orientação sobre prevenção do uso de drogas e álcool para 100% dos adolescentes. Resultado:89,6%. Figura 20- Proporção de adolescentes com orientação sobre prevenção do uso de drogas e álcool.

Oficinas para a Comunidade

Discussão Intervenção para a equipe; Intervenção para o serviço; Intervenção para a comunidade; Viabilização da Intervenção.

A especialização: Expectativas Iniciais; Significado para a prática profissional; Aprendizados mais relevantes.

Muito Obrigada!