UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Assistência ao Pré-natal, Puerpério e Saúde Bucal.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Josueida de Carvalho Sousa Orientador: Gustavo G. Nascimento
ANA PAULA RIBEIRO DE ALMEIDA Orientadora: ANA ALICE MARTINS MACIEL
Marcio Chazan Orientador Adauto Martins Soares Filho
Universidade Federal de Pelotas – UFPel
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNA-SUS
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Orientadora: Renata Lima Silva
Maiwabida Placido Perez Orientador : Cristiano Pinto Dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 5 TRABALHO.
Holean Francisco Rodrigues Costa
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Orientador: Pablo Viana Stolz
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS-UNASUS
Manoel Messias Santos Alves
Especializando: Dr. Edito Andrés Rodriguez Segura
Mariluz del Carmen Rosendo Meléndez Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluna: Taissa Morellato Basso
Julio Alberto Rodriguez Seijas Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Orientadora: Daniela Nunes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8. Melhoria da atenção à saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTANCIA TURMA 9. Melhoria da atenção ao.
UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - RS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Modalidade à distância MELHORIA.
Orientando: Marcos Rodrigues Orientadora: Suele Manjourany Silva Duro
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Universidade Federal de Pelotas
Universidade aberta do sus – unasus universidade federal de pelotas especialização em saúde da família modalidade a distância turma 6 Qualificação da Atenção.
Universidade aberta do sus – unasus departamento de medicina social dms universidade federal de pelotas – ufpel especialização em saúde da família - ead.
Especializanda: Prisca Saray Nunez Millan
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Jennifer Williams Olivera Orientadora: Maria Emília Nunes Bueno
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
Orientadora: Danieli B. da Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Julio Menéndez Agüero Orientadora: Naércia Santos
Uana Shele Teles Cavalcante Orientador: Ailton Gomes Brant
Qualificação da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade General Câmara, General Câmara/RS HANOY MADERA MADERA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de conclusão de curso  
Javier Verdecia Alvarez
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria do Programa de Pré-Natal.
Aluna: Nívia Patrícia Nunes da Silva
Universidade Aberta do SUS-UNASUS Universidade Federal De Pelotas Departamento De Medicina Social Especialização Em Saúde Da Família Modalidade A Distância.
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério da ESF Gramado Xavier,
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Angela Denise Springer Nejeliski Orientadora: Francine Cardozo Madruga
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - MODALIDADE À DISTÂNCIA – TURMA 6
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 07 Qualificação das Ações.
ESPECIALIZANDA : Regla REGINA diaz FERRER
Alay Cardoso Álvarez Orientadora: Andressa de Andrade Pelotas, 2015
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Aluno: Diutman Palacios Salas Orientadora: Carla Ribeiro Ciochetto
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 7   Melhoria da atenção à saúde das gestantes e puérperas na UBS José Valdemiro de Mesquita, Ielmo Marinho/RN.   Orientando: Yuleisy Torres Valiente Orientadora: Daniela Nunes Cruz Junho, 2015 

INTRODUÇÃO IMPORTÂNCIA DO PROJETO Uma atenção pré-natal e puerperal de qualidade e humanizada é fundamental para a saúde materna e neonatal. A atenção pré-natal e puerperal é sem dúvidas um dos mais importantes programas do Ministério da Saúde já que abarca um grupo populacional muito sensível. O MUNICÍPIO População de 12.000 habitantes 5 UBS (4 UBS tradicionais e uma mista) NASF Não dispõe de CEO Especialidades - Ginecologia e Psiquiatria. Não tem serviço hospitalar.

INTRODUÇÃO A UBS Encontra-se na zona Urbana. Foi inaugurada em Fevereiro de 2014 Unidade de tipo mista. População de 3.123 habitantes - 1.686 mulheres (54%) e 1.437 homens (46%). Uma equipe de SF (um médico, um dentista, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, um assistente de dentista, oito agentes de saúde, um técnico assistente de farmácia e duas técnicas de laboratório). Presta-se atendimento de 24 horas para urgências e emergências.

OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Melhorar atenção ao pré-natal e puerpério das gestantes da UBS José Valdemiro de Mesquita, do município de Ielmo Marinho, RN. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Ampliar a cobertura do pré-natal e puerpério Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério Melhorar a adesão ao pré-natal e puerpério Melhorar o registro do programa de pré-natal e puerpério Realizar avaliação de risco das gestantes Promover a saúde no pré-natal e no puerpério

METODOLOGIA AÇÕES Embasada nos 4 eixos pedagógicos do curso; Ocorreu no período de fevereiro a abril de 2015; Adotamos o Manual Técnico de Pré-natal e Puerpério do Ministério da Saúde, 2006; Utilizamos a ficha espelho e planilha de coleta de dados disponível pelo curso da UFPEL; Consultas organizadas e programadas; Realizamos atividades com a comunidade, escolas e empresas; Realizamos visitas, busca de faltosas a consulta, teste rápido de gravidez, capacitações à equipe e atualização do esquema de vacinação.

Figura.1: Proporção de gestantes cadastradas no Programa de Pré-natal METAS E RESULTADOS PRÉ-NATAL Meta: Alcançar 80% de cobertura das gestantes cadastradas no programa de Pré-natal da unidade de saúde 15 (88,2%) 14 (82,4%) 8 (47,1%) Figura.1: Proporção de gestantes cadastradas no Programa de Pré-natal

METAS E RESULTADOS PRÉ-NATAL Meta: Garantir a 100% das gestantes o ingresso no Programa de Pré-natal no primeiro trimestre de gestação. Meta: Realizar pelo menos um exame ginecológico por trimestre em 100% das gestantes. Meta: Realizar pelo menos um exame de mamas em 100% das gestantes.

 100% DURANTE OS 3 MESES DA INTERVENÇÃO METAS E RESULTADOS PRÉ-NATAL Meta: Garantir a 100% das gestantes a solicitação de exames laboratoriais de acordo com protocolo. Meta: Garantir a 100% das gestantes a prescrição de sulfato ferroso e ácido fólico conforme protocolo. Meta: Garantir que 100% das gestantes estejam com vacina antitetânica em dia. Meta: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das gestantes durante o pré-natal.  100% DURANTE OS 3 MESES DA INTERVENÇÃO

Figura. 2. Proporção de gestantes com vacina contra hepatite B em dia METAS E RESULTADOS PRÉ-NATAL Meta: Garantir que 100% das gestantes estejam com vacina contra hepatite B em dia. 14(93,3%) 13 (92,9%) 2 (25%) Figura. 2. Proporção de gestantes com vacina contra hepatite B em dia

consulta odontológica programática METAS E RESULTADOS PRÉ-NATAL Meta: Garantir a primeira consulta odontológica programática para 100% das gestantes cadastradas. 13 (92,9%) 13 (86,7% ) 6 (75%) Figura 3. Proporção de gestantes com primeira consulta odontológica programática

que receberam busca ativa METAS E RESULTADOS PRÉ-NATAL Meta: Realizar busca ativa de 100% das gestantes faltosas as consultas de pré-natal. 4 (100%) Figura 4. Proporção de gestantes faltosas as consultas que receberam busca ativa

METAS E RESULTADOS PRÉ-NATAL Meta: Manter registro na ficha de acompanhamento/espelho de pré-natal em 100% das gestantes. Meta: Avaliar risco gestacional em 100% das gestantes. Meta: Garantir a 100% das gestantes orientações nutricional durante a gestação. Meta: Promover o aleitamento materno junto a 100% das gestantes.

 100% DURANTE OS 3 MESES DA INTERVENÇÃO METAS E RESULTADOS PRÉ-NATAL Meta: Orientar 100% das gestantes sobre os cuidados com o recém-nascido Meta: Orientar 100% das gestantes sobre anticoncepção após o parto. Meta: Orientar 100% das gestantes sobre os riscos do tabagismo e do uso de álcool e drogas na gestação. Meta: Orientar 100% das gestantes sobre higiene bucal.  100% DURANTE OS 3 MESES DA INTERVENÇÃO

Figura 5. Proporção de puérperas com consulta até 42 dias após o parto METAS E RESULTADOS PUERPÉRIO Meta: Garantir a 80% das puérperas cadastradas no programa de pré-natal e Puerpério da unidade de saúde consulta puerperal antes dos 42 dias após o parto. 1 (100%) 9 (90%) 7 (31,8% ) Figura 5. Proporção de puérperas com consulta até 42 dias após o parto

 100% DURANTE OS 3 MESES DA INTERVENÇÃO METAS E RESULTADOS PUERPÉRIO Meta: Examinar as mamas em 100% das puérperas cadastradas no Programa. Meta: Examinar o abdome em 100% das puérperas cadastradas no Programa. Meta: Realizar exame ginecológico em 100% das puérperas cadastradas no programa.  100% DURANTE OS 3 MESES DA INTERVENÇÃO

 100% DURANTE OS 3 MESES DA INTERVENÇÃO METAS E RESULTADOS PUERPÉRIO Meta: Avaliar o estado psíquico em 100% das puérperas cadastradas no Programa. Meta: Avaliar intercorrências em 100% das puérperas cadastradas no Programa. Meta: Prescrever a 100% das puérperas um dos métodos de anticoncepção.  100% DURANTE OS 3 MESES DA INTERVENÇÃO

 100% DURANTE OS 3 MESES DA INTERVENÇÃO METAS E RESULTADOS PUERPÉRIO Meta: Manter registro na ficha de acompanhamento do Programa 100% das puérperas. Meta: Orientar 100% das puérperas cadastradas no Programa sobre os cuidados do recém-nascido. Meta: Orientar 100% das puérperas cadastradas no Programa sobre aleitamento materno exclusivo. Meta: Orientar 100% das puérperas cadastradas no Programa sobre planejamento familiar.  100% DURANTE OS 3 MESES DA INTERVENÇÃO

DISCUSSÃO A intervenção permitiu uma maior união da equipe, além, do trabalho integrado do médico, enfermeira, da auxiliar de enfermagem e da recepção. Impacto em outras atividades no serviço como a atenção odontológica para grávidas e puérperas. Prioridades no atendimento do laboratório clínico para a população alvo da intervenção.

DISCUSSÃO A intervenção reviu as atribuições da equipe viabilizando a atenção a um maior número de pessoas. A comunidade participou desde o inicio da intervenção, reconhecendo como muito bom já que formaram parte da intervenção e apoiaram para os resultados finais. As gestantes e puérperas demonstram satisfação com a prioridade no atendimento.

DISCUSSÃO A população apresenta reconhecimento dos profissionais e funcionários da UBS pelo apoio ofertado a intervenção. A intervenção forma parte da rotina diária do serviço. A equipe planeja a partir do próximo mês implementar o programa dos hipertensos e diabéticos de nossa área de abrangência já que um número importante da população encontra-se afetada pela doença.

REFLEXÃO CRÍTICA Conhecer mais sobre a realidade da saúde do Brasil e da UBS onde trabalho. Atingi esses objetivos e superei minhas expectativas já que durante o curso alcancei um nível de conhecimento muito alto sobre a situação da saúde do Brasil e na minha área de abrangência. Também foi muito importante para o conhecimento de protocolos e estratégias de trabalho na saúde o que favoreceu a prestação de serviço na comunidade da forma preconizada pelo MS.

REFLEXÃO CRÍTICA Consegui aplicar os conhecimentos que já tinha sobre Atenção Primaria na Saúde, acrescentando-os com minha experiência no dia a dia na UBS. Incorporar novos conhecimentos e experiência pessoal como profissional da saúde e como pessoa ao conviver com culturas e costumes distintos ao meu. Permitiu um maior e melhor conhecimento da população da área e uma interação direta com eles, o que permitiu melhorar a qualidade do atendimento na UBS.

DIVULGAÇÃO DO PROJETO COM A EQUIPE

DIVULGAÇÃO DO PROJETO COM A COMUNIDADE

ATENDIMENTO A GRÁVIDA

OBRIGADO!