Iniciação à Pesquisa Científica Profa. Dra. Luciana Zaterka

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE METROPOLITANA
Advertisements

FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciência da Computação.
Workshop - Integração RAD e SIPEX. RAD substitui o Relatório Periódico de Atividades para Docentes MS SIPEX sem alterações SIPEX, DAC, DGRH e EXTECAMP.
1º. ENCONTROS ACADÊMICOS DA FACULDADE LUCIANO FEIJÃO IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PESQUISA 08, 09 E 10 DE NOVEMBRO DE 2016 INTRODUÇÃO TÍTULO DO TRABALHO.
Profª. ELIZABETH TEIXEIRA Profª MARIA REGINA ARAUJO REICHERTE PIMENTEL
Liga de Debates – UFABC 1º Quad/2016 Coordenadores: Prof. Dr. Gilberto Marcos Antonio Rodrigues (PG-CHS) Doutorando Thiago Mattioli (PG-CHS)
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Minicurso Currículo Lattes: Cadastro e Atualização de Informações
UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA - 1º SEMESTRE
(Times New Roman ou Arial, negrito, fonte 14, espaçamento simples)
Curso de Filosofia - UFRN
De olho no Lattes: produção técnico-acadêmica e política de avaliação da pesquisa Profa. Dra. Sandra Mari Kaneko-Marques Programa de Pós-Graduação em.
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
O PPGLL no contexto das Políticas de Pós-graduação no Brasil
Título: fonte Calibri tamanho 48
TÍTULO DO TRABALHO EM CAIXA ALTA Letra Calibri tamanho 48
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - PCE
Favor Colocar logo FAMEMA
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Proposta de Curso novo APCN 2017
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Título: fonte Calibri tamanho 48 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Diretoria de Avaliação Estrutura e Campo de Atuação Fevereiro/2008
internacionalização das IES – UENP
Porto Velho-RO, 20 de março de 2017.
Diagrama de Casos de Uso (Use Cases)
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
Iniciação Científica.
Antônio Augusto Moura da Silva
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
Senge Estudante/Jovem
MEMORANDO - SIPAC Coordenação Geral de Arquivos (CGArq):
Tutorial para elaboração do Currículo Lattes
Aguardamos a sua participação em nossas atividades!
Introdução e objetivos
Apresentação do Módulo
O FUTURO DO PGCM SEMINÁRIO
MOSTRA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA 2017
Candidatura para Comissão de Pesquisa EACH/USP (Fev 2018 – Jan 2020)
Gêneros de Divulgação científica:
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Tutoriais do AVA UNIUBE ON-LINE
IV JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO
ORIENTAÇÃO SOBRE A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL PIBIC-2015/2016
Trabalhos científicos
PROF. RUBENS JOSÉ LOUREIRO
Proposta de Curso novo APCN 2018
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
Manual do Usuário IF-UFRJ, fevereiro/2014.
Gêneros Acadêmicos Orais
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Plataformas e Avaliações da pesquisa e pós graduação
CNPq e o Currículo Lattes
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
Título: fonte Calibri tamanho 48
Currículo Vitae Plataforma Lattes
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Otávio Lima
COMPETÊNCIAS, ATRIBUIÇÕES E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DE CURSO A PARTIR DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Janes Fidélis Tomelin – UniCesumar.
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
O LUGAR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS-DOURADOS NASCIMENTO, Taynara Tavares1.
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA CONTRIBUIÇÕES
O LUGAR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS-DOURADOS NASCIMENTO, Taynara Tavares1.
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO MÉTODO REFERÊNCIAS
CURRÍCULO LATTES COMO INCREMENTAR O SEU
2º ENCONTRO ANUAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Transcrição da apresentação:

Iniciação à Pesquisa Científica Profa. Dra. Luciana Zaterka

O Currículo Lattes na Vida Acadêmica Introdução ao Currículo Lattes Currículo  porta de entrada para o sucesso e realização profissional Seriedade, Conteúdo e Qualidade

www.cnpq.br  plataforma lattes Currículo Lattes sistema de informações que compõem o banco de dados do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) O Currículo Lattes é um instrumento que registra informações profissionais de cientistas, professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação, profissionais autônomos, funcionários de empresas, governos e organizações civis etc. Qualquer pessoa pode criar e atualizar o seu Currículo Lattes, bastando acessar a Plataforma Lattes no site do CNPq (www.cnpq.br). Os currículos inseridos na Plataforma Lattes podem ser usados individualmente pelos seus titulares e podem ser acessados por terceiros por via de um sistema de buscas. As informações registradas no Currículo Lattes incluem formação educacional, publicações, atividades exercidas, vínculos institucionais atuais e passados, participações em congressos e eventos, produtos gerados e patenteados, bolsas e financiamentos obtidos etc. www.cnpq.br  plataforma lattes

Curriculum lattes é um currículo elaborado nos padrões da plataforma Lattes, do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de currículos, de grupos de pesquisa e de instituições em um único sistema. O Curriculum Lattes atualmente se tornou um padrão nacional no registro da vida anterior e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do país. O curriculum lattes possui uma riqueza muito grande de informações e se tornou indispensável nos dias atuais. O Lattes é mais do que uma listagem dos seus empregos anteriores, descreve tudo o que você fez na vida inerente à sua carreira. A principal diferença de um currículo Lattes, em oposição a um Curriculum Vitae é que geralmente espera-se que o Lattes inclua mais detalhes e, portanto, é um pouco mais longo.

Importância: Disponibiliza: 1,14 milhões de currículos; Utilizado por oito países da América do Sul e da África; Atividades de Fomento do próprio Cnpq e também fomento de outras agências federais e estaduais, como a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) 59% dos currículos são de graduados e estudantes de graduação e 31% são de doutores, mestres e estudantes de pós-graduação

No CNPq as informações do Lattes são aplicadas: - na avaliação da competência de candidatos à obtenção de bolsas e auxílios; - na seleção de consultores, de membros de comitês e de grupos assessores; - no subsídio à avaliação da pesquisa e da pós-graduação brasileira.

(1924-2005) O currículo na base de dados do CNPq denomina-se Currículo Lattes em alusão a um dos maiores cientistas brasileiros, o físico Césare Mansueto Giulio Lattes, mais conhecido como César Lattes, o qual tornou-se um ícone na produção científica mundial e um símbolo, para o Brasil, que serviu de inspiração e estímulo para as gerações seguintes. Uma de suas linhas principais de pesquisa foi sobre raios cósmicos.

Texto de apresentação do usuário gerado pelo Sistema Lattes Como Preencher o Currículo Lattes? Cadastramento e Campos de Preenchimento Texto de apresentação do usuário gerado pelo Sistema Lattes

Dados Gerais Este módulo agrupa as informações básicas de caráter pessoal do usuário. Neste módulo o usuário vai preencher o seu nome, formas de contato, endereço residencial e profissional, dados a respeito de sua formação, etc. Encontra-se dividido da seguinte forma: Identificação, Endereço, Formação acadêmica/titulação. Pós-doutorado e/ou Livre-docência. Formação complementar, Atuação profissional, Linhas de pesquisa, Áreas de atuação, Idiomas, Prêmios e títulos, Membro de Corpo Editorial Revisor, de Periódico.

Texto inicial do Currículo Lattes: área para edição do resumo existente no módulo de apresentação. Caso o usuário não tenha interesse em redigir um resumo, o sistema criará um automaticamente de acordo as informações do currículo do usuário. Outras informações relevantes: área destinada a todas as informações não contempladas nas anteriores. O usuário dispõe de 2000 caracteres para adicionar informações que julgue relevantes para o seu currículo.

Módulo Dados Gerais Formação Acadêmica / Titulação Graduação

Módulo Dados Gerais Formação Acadêmica / Titulação Ensino Fundamental (1º grau)

Ensino Médio (2º grau)

Módulo Dados Gerais Formação Complementar Curso de Curta Duração Extensão Universitária MBA Outros

Após preenchimento dos campos obrigatórios, complementar a informação na tela abaixo.

Módulo Dados Gerais Atuação Profissional Clicar na lupa para pesquisar instituição, empresas, sociedades científicas de que faz parte, com ou sem vínculo empregatício. Servidor público Celetista formal Professor visitante Colaborador Bolsista recém-doutor Outro (especifique)

Dúvidas Frequentes - Como cadastrar-se: http://www. cnpq Dúvidas Frequentes - Como cadastrar-se: http://www.cnpq.br - Plataforma Lattes - Cadastre-se - Só fui assistir um Congresso: Eventos, participação em eventos (ouvinte) - Projetos de pesquisa: Cadastrar em dados gerais, atuação profissional, atividades, projeto de pesquisa. Deve-se, também, cadastrar no módulo projetos. - Atividades de extensão universitária: Dados gerais, Atuação Profissional, Atividades, Extensão Universitária. - Publicação de trabalho apresentado em Congresso: Produção bibliográfica, comunicação em anais de congresso . - Esqueci minha senha: http://www.cnpq.br, Plataforma Lattes, Atualizar currículo.

Algumas Definições - Seminário É uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate, com caráter de instrução. - Simpósio Reunião de cientistas ou técnicos para ventilar vários assuntos relacionados entre si ou os vários aspectos de um assunto, sempre com a presença de um coordenador. Tem caráter de intercâmbio de informações. - Congresso Encontro solene de um grande número de pessoas no decorrer de vários dias, durante os quais se darão numerosas reuniões. Nos congressos ainda são organizados cursos de atualização, aproveitando o ensejo da presença de muitos especialistas de renome.

- Conferência Tipo de reunião destinada a um grupo de pessoas com identidade de interesse. - Anais Publicação periódica, referente aos atos e estudos de congressos científicos, literários ou arte. - Prefácio Palavras de esclarecimento, justificação ou apresentação, que precedem o texto de uma obra literária, do próprio autor. - Posfácio Advertência no fim de um livro. Declaração do autor ou de outrem no final do livro.

- Comunicações Qualquer forma de apresentação de trabalho em evento científico. Podem ocorrer sob o nome de congressos, seminários, reuniões, encontros, simpósios, jornadas e outros. - IES: Instituição de Ensino Superior. - Mesa Redonda: Reunião de pessoas entendidas ou abalizadas que discutem ou deliberam, em pé de igualdade, sobre determinado assunto. - Colóquio: Semelhante à conferência, reunião de pessoas gabaritadas, em que se debate determinado assunto, com o objetivo de esclarecer ou permitir uma tomada de decisão, levando à platéia a votar ou escolher os pontos selecionados.

- Tema Livre: Proposição que vai ser tratada ou apresentada em evento científico, tendo 10 minutos para apresentação. - Estudo de Casos: É definido como a investigação empírica de um fenômeno que dificilmente pode ser isolado ou associado do seu contexto. Procura estudar as variações intra-sistema, que são as variáveis produzidas de modo natural num determinado meio. - Ciclo de Palestras: Sucessão de discussões de alcance limitado, conferência pública, em tom quase familiar. - Jornada: Refere-se à quantidade de dias de atividade sobre um assunto, compreendidas em uma semana. - Fórum: Espaço de debate político, social, científico e tecnológico. Discussão de propostas. - Workshop: Conferência, convenção ou outros encontros formais geralmente reunindo pessoas que representam uma área específica de interesse.

Agências de Fomento Órgãos Financiadores no Brasil CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Suas linhas de investimento são: bolsas de investigação científica; aperfeiçoamento; cursos de pós-graduação; apoio à participação em eventos; apoio à promoção de eventos; apoio à editoração, etc... FAPERGS - Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio Grande do Sul Financia: investigação científica; aperfeiçoamento; apoio técnico; bolsas de recém-mestre; bolsas de pós-graduação (mestrado e doutorado). FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos Financia: organização de eventos e projetos de pesquisa, que sejam solicitados com no mínimo de quatro meses de antecedência. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Financia: os grupos PET’s (Programa Especial de Treinamento) na graduação e concede bolsas de mestrado e doutorado a cursos de pós-graduação reconhecidos por este órgão. ABC - Agência Brasileira de Cooperação FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

O contato com um possível orientador Site da UFABC – sala/pessoalmente Currículo Lattes Escrever um e-mail;