Grafites e grafiteiros

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
CULTURA   Conceito: Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Exemplos: música,
Victor Brecheret.
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
Aluna; Stephany Fernandes Professora; Janislei Serie; 8 ano A
POP ARTE.
SEMANA DE ARTE MODERNA.
ARTE POP.
8ª série/9° ano ARTE Prof. Juliana Sena
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
MOVIMENTO HIP HOP.
PINTURA MURAL.
O QUE SABER.
C.I.E.P 477 Professora Rosa da Conceição Guedes.
MOVIMENTO MURALISTA Historiadores da arte estudam, além da vida e do trabalho dos artistas, como cada momento histórico propicia o aparecimento de um tipo.
Estética – Siron Franco
Estética – Rubens Gerchman
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Music: Holding your hand
Sociologia
Uma linda idéia a ser imitada......
A Pintura.
e em qualquer outra coisa que se apresentasse.
Filha de um fotógrafo judeu-alemão, Guilhermo Kahlo, e de Matilde Calderón y Gonzalez, uma mestiça mexicana, Frida Kahlo nasceu em 1907 no México. Aos.
A casa, uma parte de mim no mundo
Arte Déco.
Uma linda idéia á ser imitada......
Laura Reydon e Luana Castro
FACULDADE ASSIS GURGACZ ROBERT VENTURI CASCAVEL 2005
Graffitis Graffitis….
Cândido Portinari.
Samara,Emanuelle, Karen e Gustavo
Graffiti Tag - Nome/Pseudónimo do artista.
Carlos Carrà ( ).
Uma arte voltada para as mudanças sociais?
"Quem vê a mim, vê o Pai" (cf.João 14,9).
Almeida Negreiros.
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
"Minha família e meus amigos, eram de opinião de que eu deveria continuar meus estudos de pintura. Achavam meus quadros muito crus, mas, felizmente,
Jean Michel Basquiat
Biografia de Wassili Kandinsky
ESCOLA SECUNDÁRIA ARTÍSTICA ANTÓNIO ARROIO
Como fazer a leitura de obra de arte?
GRAFITE (OU PICHAÇÃO???).
Competência de área 2: compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
Semana de Arte Moderna Nomes: Michael Douglas Bruno
Teoria filosófica da arte.
Anos 80 Os artistas que se descaram nos anos 80 se expressaram através dos meios consagrados: pintura, desenho, gravura e escultura, caracterizando uma.
La Boutique Del PowerPoint.net
Grafite Sim! Pichação Não!
ARTE POP Na década de 1960, os artistas defendem uma arte popular (pop) que se comunique diretamente com o público por meio de signos e símbolos retirados.
Diverte-te com Hip-Hop
Dada.
Maria Rita.
…um pintor que se chamava…
Prof. Edinaldo Ribeiro.
.: INSTALAÇÃO PÓS-MODERNISMO Surgiu na década de 60
Denise Dubiella.
CUBISMO Profª Patricia.
A Pop Art, abreviatura de Popular Arté um movimento artístico surgido na década de 50 na Inglaterra mas que alcançou sua maturidade na década de 60 em.
SURREALISMO.
Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos
Impressionismo Ensino Médio.
PICHAÇÃO E GRAFITE.
Prof. Artur Matuck Gabriela Nakano Juliana Harami Renata Cristina Raony Iaconis.
Eu nasci Ana! Amo a arte e uso a pintura para falar do mundo!
SURREALISMO. Nas duas primeiras décadas do século XX, os estudos psicanalíticos de Freud e as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

Grafites e grafiteiros 1ª série Professora: Conceiçao 2012 Anjo caído na terra

Definição de grafite A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes.  O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.

Principais termos e gírias utilizados nessa arte • Grafiteiro/writter: o artista que pinta. • Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro. • Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúne para pintar ao mesmo tempo. • Tag: é a assinatura de grafiteiro. • Toy: é o grafiteiro iniciante.

Grafiteiros Famosos Dentre os grafiteiros, o mais célebre foi Jean Michel Basquiat, que no final dos anos 1970, despertou a atenção da imprensa novaiorquina, sobretudo pelas mensagens poéticas que deixava nas paredes dos prédios abandonados de Manhattan. Acredite ou não, eu posso realmente desenhar.

Jean-Michel Basquiat Jean-Michel nasceu no Brooklyn, Nova Yorque, em 22 de dezembro de 1960, e morreu aos 27 anos, em 12 de agosto de 1988, na mesma cidade. Basquiat tinha ascendência porto-riquenha por parte de mãe e haitiana por parte de pai. Desde cedo mostrou uma aptidão incomum para a arte e foi influenciado pela mãe, Matilde, a desenhar, pintar e a participar de atividades relacionadas ao mundo artístico. Em 1977, aos 17 anos, Basquiat e um amigo, Al Diaz, começaram a fazer grafite em prédios abandonados em Manhattan.

(ainda) Basquiat  A assinatura era sempre a mesma: "SAMO" ou "SAMO shit" ("same old shit", ou, traduzindo, "a mesma merda de sempre"). Em 1978, Basquiat abandonou a escola e saiu de casa, apenas um ano antes de se formar. Mudou-se para a cidade e passou a viver com amigos, sobrevivendo através da venda de camisetas e postais na rua.

(ainda 2) Basquiat Em 1979 – tornou-se celebridade por aparecer regularmente em um programa de televisão; No fim da década de 70 – formou a banda “Gray” como um músico desconhecido, Gallo; Basquiat e Gallo viriam a trabalhar em um filme chamado Downtown 81; (centro da cidade) Já em 1982, Basquiat era visto frequentemente na companhia de Julian Schnabel, David Salle e outros curadores, colecionadores e especialistas em arte que seriam conhecidos depois como os "neo-expressionistas". Ele começou a namorar, também, uma cantora desconhecida na época, Madonna. Neste mesmo ano, conheceu Andy Warhol, com quem colaborou ostensivamente e cultivou amizade. http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Michel_Basquiat (adaptado)

(mais) Basquiat Dois anos depois, em 1984, muitos de seus amigos estavam preocupados com seu uso excessivo de drogas e seu comportamento paranóico. Basquiat, então, já estava viciado em heroína. No dia 10 de fevereiro de 1985, Basquiat foi capa da revista do The New York Times, em uma reportagem dedicada inteiramente a ele;  Com o sucesso, foram realizadas diversas exposições internacionais em todas as maiores capitais europeias. Basquiat morreu de um coquetel de drogas (uma combinação de cocaína e heroína conhecida popularmente como "speedball") em seu estúdio, em 1988. Após sua morte, um filme que levava seu nome foi lançado contando sua biografia, dirigido por Julian Schnabel e com o ator Jeffrey Wright no papel de Basquiat.

Mais tarde Basquiat ganhou o rótulo de neo-expressionista e foi reconhecido como um dos mais significativos artistas do final do século XX.

Neo-expressionismo  Modalidade artística resgatada a partir da década de 80, ao voltar a registrar os sentimentos pela arte. Foi fortemente influenciado pelo Expressionismo, Simbolismo e Surrealismo. Trouxe de volta a pintura e a escultura, com suas representações críticas, emocionais e subjetivas, após algumas décadas. Formulando o devir (movimento pelo qual as coisas se transformam, vir a ser)da arte em sua história universal. Os artistas costumavam utilizar tintas misturadas a materiais como areia, palha e outros, colados à tela. A arte dos anos 90 e da virada do século reafirma as tendências supracitadas enveredando-se ainda mais na política e causas sociais, ambientais e econômicas. Mostra ainda a proliferação da arte performática, das instalações e suportes associados a gêneros híbridos e materiais variados.

Grafiteiros do Brasil O Brasil, representado em especial pela cidade de São Paulo, está entre os três principais centros de produção de grafite do mundo. Muitos grafiteiros brasileiros são famosos e respeitados fora do país, entre eles estão: Os Gêmeos (os irmãos Otávio e Gustavo), Binho Ribeiro, Nina Pandolfo, Nunca, Tinho, Pato e Flip, entre outros. Muitas indústrias já perceberam o valor e o poder desses artistas e passaram a usar a estética do grafite em campanhas publicitárias. A exemplo: Nike, Nescau, Puma, Bank Boston, Skol, Ellus.

Para se ter uma ideia do tanto que o grafite brasileiro é respeitado no mundo, ano passado, Tinho, Pato, Flip, representantes do movimento do grafite em São Paulo, participaram da exposição Street Art Brazil em uma galeria de arte em Londres. Nina Pandolfo, Nunca e Os Gêmeos, pintaram a parede externa do Castelo de Kelburn, em Ayrshire, Escócia.

Obra de Binho Ribeiro

Obra de Binho Ribeiro

Obra de Binho Ribeiro

Obra de Binho Ribeiro

Grafiteiros brasileiros que vivem na Europa: Nina, Otávio,Nunca e Gustavo

Obra de Os Gêmeos (Otávio e Gustavo)

Obra de Os Gêmeos

Obra de Os Gêmeos

Obra de Os Gêmeos

Grafite feito por Nina, Os Gêmeos e Nunca, na Escócia

Nina Pandolfo, esposa de Otávio, um dos Gêmeos

Obra de Nina Pandolfo

Obra de Nina Pandolfo

Obra de Nina Pandolfo

Obras de Nina

Obra de Nina Pandolfo

Obra do grafiteiro Nunca

Obra de Nunca

Obra de Nunca

Obra de Nunca

Obra do grafiteiro Nunca http://grafiteiros301.blogspot.com.br/2010/05/grafiteiros-famosos.html

Olhe os muros, eles falam