COMUNICAÇÃO SUBLIMINAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
Advertisements

GESTALT Termo do alemão que significa: FORMA FIGURA FUNDO EXEMPLO:
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Persuasão por meio da comunicação.
Telemarketing.
ESTADOS DE CONSCIÊNCIA – PARTE I
MARKETING Consumismo O que é o Marketing? O que é o consumismo?
Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação
Função Aplicação de pessoas:
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
FAÇA UMA BOA APRESENTAÇÃO SEM MATAR A PLATÉIA DE TÉDIO
Jéssica Urbano Pereira de Barros
> Chamamos alfabetização visual à sensibilidade à forma visual como as imagens são utilizadas e manipuladas para conter mensagens precisas e reunirem.
PROPAGANDAS NO MEIO TELEVISIVO
PRÉ-HISTÓRIA PROPAGANDA E CONSUMO.
Aula 11- linguagem publicitária
O que é slogan? É uma frase imperativa, de impacto, feita para ser lembrada facilmente. Tem como objetivo “vender” um produto ou uma ideia. Pode ser usado.
CRM Customer Relationship Management
Clique para passagem de slides / ligue o som
Influência Televisiva
Texto formal e coloquial
Conteúdo adaptado da obra: Produção de Texto: interlocução e gênero
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
A percepção Percepção: é o processo pelo qual os indivíduos selecionam, organizam, armazenam e recuperam informações. Decisão: é o processo pelo qual as.
Primeiro Passo da Etapa 1
Mensagem Subliminar Equipe: Brivaldo Everaldo Arruda Gizoleide Ronaldo
Entendendo a linguagem corporal
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ.
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
O Modelo AIDA de Comunicação Eficaz
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Rugas irretocáveis Tenho cabelos brancos lindos, reluzentes.
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR JOVEM
Comportamento do consumidor
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
Comportamento do consumidor
AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGENS AOS DIFERENTES TIPOS DE CONSUMIDORES
Homem X Comunicação.
TIPOLOGIA E DESIGN.
A Propaganda e Suas Características
TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
MÍDIA - Introdução PP – UFPE –
Tema 10 – Motivação: Conceitos básicos
Gestaltismo ..
Como elaborar uma apresentação em PPT para defesa de TCC
PROMOÇÃO Introdução. A promoção tem o significado de comunicação. O mercado precisa ser continuamente informado e persuadido a respeito dos produtos e.
Televisão e Cinema Estiloja.com.
MÍDIA O QUE É MÍDIA NA PUBLICIDADE Significa meios de comunicação em massa. Meios convencionais de mídia: rádio, jornal, televisão,revista. As emissoras.
SITUAÇÕES.
Resumo das Dicas Domínio de conteúdo + Simplicidade =
PROPAGANDA Profª Taís Tomaselli.
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DE MERCADO Aula 11
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Educação Financeira para crianças e Jovens
Texto retirado do filme, QUEM SOMOS NÓS? (What the bleep do we know) Um questionamento revolucionário feito pelos mais renomados cientistas atuais,
Assistente de Recursos Humanos
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
O que é merchandising? >>Trata-se de um conjunto de operações efetuadas no PDV, para colocar no mercado o produto certo, no lugar certo, na quantidade.
BrOffice.org IMPRESS Introdução – apostila p.166.
Restrição à Veiculação de Propaganda de Produtos Infantis Conselho Federal de Psicologia.
Comunicação subliminar
Transcrição da apresentação:

COMUNICAÇÃO SUBLIMINAR

Mensagem Subliminar não é, necessariamente, coisa do demo, satânica ou muito menos uma espécie de "macumba gráfica" para conseguir coisas ou controlar as pessoas. O princípio de tudo está em nosso subconsciente, que registra fielmente tudo em nossa vida, o que vemos, sentimos, pensamos, sonhamos, ouvimos, falamos... Tudo. 

"As Mensagens Subliminares são usadas quase que sempre para fins publicitários, e resumem-se na tentativa de passar uma informação ou idéia para um grupo de pessoas, de uma maneira abaixo do nível do consciente."

Subliminar significa "abaixo do limiar de percepção" MENTE SUBCONSCIENTE MENTE CONSCIENTE Subliminar significa "abaixo do limiar de percepção" MENTE SUBLIMINAL

MENSAGENS SUBLIMINARES São os estímulos imperceptíveis captados pelo subconsciente. Podem ser enviadas para nós na forma visual ou auditiva, sempre na tentativa de persuasão mental, ou seja para enganar ou ludibriar nossa mente consciente. Na realidade é uma "arte", muito empregada em publicidade ou propaganda propositadamente para induzir o consumo. 

A mensagem, quando passada abaixo do nível consciente, passa a ser aceita pela pessoa que a recebe pois não encontra resistência ou oposição, que é criada por nós apenas quando estamos no estado consciente. Exemplo: sono. Quando sonhamos, deixamos nosso estado consciente e aceitamos tudo como se fosse real, sem oferecer resistência ou oposição. 

As Mensagens Subliminares são como uma HIPNOSE indireta, embora não possamos, conscientemente, identificar esta absorção da informação, o nosso subconsciente capta-a e ela é assimilada sem nenhum bloqueio.  As Mensagens Subliminares, são como informações ocultas, que penetram na mente do indivíduo, influenciando o comportamento, as atitudes, a motivação, a capacidade de aceitação e de escolha de um produto. 

Podemos dizer que quando indivíduo assimila, inconscientemente, uma mensagem subliminar: A mensagem fica latente em sua mente até que no momento certo é ativada A mensagem atua como um vírus de computador A mensagem entra em ação sempre na hora exata

A mensagem subliminar pode ser inserida na mente humana através de vários meios: vídeos, músicas, figuras e, até,em textos.  O comunicador e autor do livro “Propaganda subliminar multimídia”, Flávio Calazans, defende que quanto maior for a quantidade de informação e menor o tempo de exposição, maior é a probabilidade de captarmos as mensagens subliminarmente. 

COMPROVADO ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIA O experimento que apontou pela primeira vez que esse tipo de comunicação pode exercer algum poder manipulador sobre as pessoas foi realizado há, aproximadamente, cinqüenta anos. Em 1959, o publicitário norte-americano Jim Vicary utilizou um taquicoscópio (um tipo de projetor de slides que funciona em velocidade acelerada) durante uma seção de cinema para projetar um slide com a frase “Drink Coke” (beba Coca) por frações de segundos sobre a tela de um filme. Isso estimulou a venda da bebida entre as pessoas daquela sala.

Propagandas com Mensagens Subliminares

NA RUA, POR ONDE TRANSITAMOS Quando estamos caminhando ou dirigindo por uma rua, avenida, estrada, nossa audição e visão captam milhões de informações, conscientes e inconscientes, que poderão ser recordados horas ou dias depois (conscientes) e que não conseguimos lembrar (inconscientes). Se passamos por um outdoor estrategicamente planejado com mensagem subliminar, pelo anunciante, enquanto nossa visão consciente fixa no nome do anunciante, a imagem de fundo passa desapercebida, ficando o nome gravado no nosso consciente e a imagem de fundo no inconsciente – e essa imagem inconsciente ficará como uma Mensagem Subliminar na nossa mente, influenciando futuramente na sua tomada de decisão.

NOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS Você senta na mesa de um restaurante, o garçom vem e lhe pergunta: “O que vai beber?" – (numa parede do restaurante, em ponto estratégico, está um cartaz com a propaganda de uma determinada bebida) – você não observou conscientemente o cartaz – mas com certeza ele influenciará na sua tomada de decisão naquele momento.

NOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO O Subliminar tem seu potencial melhor aproveitado quando inserido dentro da programação normal do que nos intervalos comerciais, burlando assim, os mecanismos de defesa do consumidor.  Quem não se lembra de já ter visto em: novela um personagem bebendo aquela cerveja cujo rótulo e marca aparecem claramente na imagem partida de futebol a existência de várias placas colocadas ao longo do campo exibindo marcas ou nomes de produtos, enquanto sua atenção está nas jogadas, sua mente inconsciente vai captando as propagandas do campo, inclusive aquelas inseridas pela emissora, durante a transmissão dos jogos. 

MUITO CUIDADO COM AS MENSAGENS SUBLIMINARES As crianças são facilmente induzidas pelas mensagens subliminares, uma vez que passam horas na frente de uma televisão. As mensagens subliminares estão embutidas até mesmo em desenhos animados, influenciando no desvio de comportamento e influenciando na vida das pessoas. 

A Internet está sendo um grande canal de utilização de mensagens subliminares, inseridos em banners.  Existem empresas que se utilizam de mensagens subliminares para induzirem seus funcionários, enviando para os terminais de computadores da empresa mensagens sob efeito flicker, onde, inconscientemente, sem perceberem, os digitadores recebem dizeres tipo "trabalhe rápido", "mais rápido", "amo meu trabalho", etc, para aumentar a produtividade dos empregados. 

Na política também são utilizadas subliminarmente para conquista de votos e simpatias. No comércio para arrebanhar cada vez mais clientes. Nas agências bancárias.

As Mensagens Subliminares teoricamente, norteiam nossas vidas, estão por todas as partes, naturalmente ocultas e são enxertadas e inseridas na mídia em geral, de maneira que a percepção seja inconsciente, sem que você perceba. 

A cor vermelha desperta a fome e o amarelo induz as pessoas a comerem mais rapidamente.

Anúncio de outro tipo de bebida alcoólica nas prateleiras Anúncio de outro tipo de bebida alcoólica nas prateleiras. Imagem de rostos no balcão. A modelo representa a cerveja, de acordo com as cores de sua roupa. As bebidas em um dos lados da prateleira formam a letra "K".

Depois de observar fixamente por 30 segundos para o ponto preto na imagem da bandeira brasileira e olhar logo em seguida para uma folha branca de papel, o que você percebe?

Para a Psicologia, existem percepções inconscientes, subliminares por estarem abaixo do limiar de percepção consciente. As mensagens subliminares se utilizariam desses limites. No entanto, mesmo supondo que elas influenciam as decisões das pessoas, seria impossível criar uma mensagem subliminar que atingisse a todos de uma mesma maneira, pois os limiares perceptivos de cada indivíduo são diferentes devido a fatores culturais, sociais e psicológicos diversos que se entrelaçam de modo complexo.

Elaborado por: Profª Ivone Ferreira Santos Holms