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Persuasão por meio da comunicação.
Como as estratégias de marketing influenciam as decisões do consumidor.
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Persuasão. Do latim persuasione – ACONSELHAR.
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Toda comunicação de marketing, como propaganda, folhetos de venda, embalagens de produtos e conversa de vendedor, é uma forma de persuadir o consumidor. A maneira como a informação recebida é processada pelo consumidor faz toda a diferença em sua decisão de compra.
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Processamento de Informação.
Processo pelo qual um estímulo é recebido, interpretado e armazenado na memória do consumidor (exposição, atenção, compreensão, aceitação, retenção).
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A persuasão do consumidor depende dos elementos da comunicação: apresentação, apelos utilizados etc.
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Modelo de Probabilidade de Elaboração (MPE).
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Teoria segundo a qual a influência exercida no consumidor depende da quantidade de reflexão (ou elaboração) que ocorre durante o processamento da mensagem.
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Quando a elaboração do consumidor é elevada, toma-se a ROTA CENTRAL para a persuasão.
Nesse caminho, apenas os elementos da mensagem (os argumentos) são influenciadores, porque ajudam a formar uma opinião “fundamentada” sobre o que se vende.
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Agora, se há baixos níveis de elaboração por parte do consumidor, toma-se a ROTA PERIFÉRICA para a persuasão. Nesse caminho, as sugestões periféricas, que são irrelevantes para se desenvolver uma opinião “fundamentada” sobre o que se vende, tornam-se as principais influenciadoras do consumidor.
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Resumindo, há dois caminhos para a persuasão do consumidor:
ROTA CENTRAL ROTA PERIFÉRICA
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ROTA CENTRAL - argumentos
ROTA PERIFÉRICA – sugestões periféricas
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A motivação e a capacidade de cada consumidor determinam a sua elaboração durante o processamento da mensagem.
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Uma pessoa motivada e capaz de elaboração segue a rota central.
Já uma pessoa sem motivação ou com capacidade reduzida de elaboração segue a rota periférica.
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A fonte da mensagem como fonte de persuasão.
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- Diferença entre os argumentos de um vendedor e os conselhos de um amigo.
- Fontes verossímeis, percebidas como bem informadas e dignas de confiança, aumentam a possibilidade de persuasão.
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Podem ser mais persuasivas as fontes: - Fisicamente atraentes - Simpáticas - Com status de celebridade - Semelhantes de alguma forma ao público-alvo.
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Os endossadores de produtos.
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