A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 7 – Administração de Marketing

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 7 – Administração de Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 7 – Administração de Marketing
Decisões sobre Produtos Desenvolvimento de Novos Produtos

2 Desenvolvimento de Novos Produtos Processo de Adoção
Estágios Consciência Interesse Avaliação Teste Adoção Confirmação

3 Desenvolvimento de Novos Produtos Categorias de Adotantes
Inovadores 3% do mercado Considerados Aventureiros São os primeiros a adotar as inovações Mais Jovens; Status social mais elevado Informações não pessoais; propaganda Fonte: Stanton, Walker & Etzel, 2001

4 Desenvolvimento de Novos Produtos Categorias de Adotantes
Adiantados 13% do mercado Compram depois dos Inovadores Influenciados pelos grupos de referência Buscam informações, mas tomam decisões próprias A propaganda boa a boca é um fator de influência

5 Desenvolvimento de Novos Produtos Categorias de Adotantes
Maioria Adiantada 34% do mercado Aceitam inovações um pouco antes do adotando médio Aspectos sociais e econômicos acima da média Consideram a propaganda, informações de vendedores e contatos com adotantes iniciais

6 Desenvolvimento de Novos Produtos Categorias de Adotantes
Maioria Tardia 34 % do mercado Consumidores céticos Adotam para economizar Buscam informação com a maioria tardia e adiantada Propaganda e venda pessoal é pouco efetiva

7 Desenvolvimento de Novos Produtos Categorias de Adotantes
Retardatários 16% do mercado Tradicionais Suspeitam das inovações e dos inovadores Por que pagar tanto por um tipo de aparelho de segurança, por exemplo? Quando adotam, provavelmente já foi descartada pelos inovadores São mais velhos e poder aquisitivo em final de escala social e econômica.

8 Caracteristicas-Chave
Desenvolvimento de Novos Produtos Características de Adotantes Adiantados e Tardios Caracteristicas-Chave Adotantes Adiantados Adotantes tardios Aventureiros Inovadores - Respeitados Deliberados Maioria Adiantada Céticos Maioria tardia Tradicionais Retardatários

9 Limitada. Pouca confiança em mídia, preferem os amigos
Desenvolvimento de Novos Produtos Características de Adotantes Adiantados e Tardios Outras Características Adotantes Adiantados Adotantes tardios Idade Mais Jovens Mais Velhos Educação Mais elevada Menos elevada Renda Mais alta Mais baixa Status Social Mais alto Mais baixo Fontes de Informações Ampla; muitas mídias Limitada. Pouca confiança em mídia, preferem os amigos

10 Desenvolvimento de Novos Produtos Características da Inovação Afetam a Taxa de Adoção
Vantagem Relativa A inovação parece ser superior Quanto maior a vantagem relativa percebida, mais rapidamente será adotada. Ex.: Computador para serviços de controle, registros financeiros, calculo do imposto de renda.

11 Desenvolvimento de Novos Produtos Características de Adotantes Adiantados e Tardios
Compatibilidade Grau em que a inovação corresponde aos valores e experiências das pessoas. Ex.: Computadores domésticos, mais comuns com os estilos de vida da classe média alta.

12 Desenvolvimento de Novos Produtos Características de Adotantes Adiantados e Tardios
Complexidade Grau de dificuldade de compreensão ou de utilização da inovação. Ex: Carro Elétrico Computadores domésticos Cartões magnéticos

13 Desenvolvimento de Novos Produtos Características de Adotantes Adiantados e Tardios
Divisibilidade Grau em que a inovação pode ser experimentada. Ex.: Locação de Equipamentos para experimento; Teste Drive; Amostras Teste de Conceito

14 Desenvolvimento de Novos Produtos Características de Adotantes Adiantados e Tardios
Comunicabilidade Grau em que os benefícios e diferenciação são percebidos e fáceis de comunicar aos outros

15 Desenvolvimento de Novos Produtos Outras Características
Custo Riscos e Incertezas Credibilidade Aprovação Social


Carregar ppt "Aula 7 – Administração de Marketing"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google