O Portal do Estudante de Computação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturação de Linguagens (Pascal e C++)
Advertisements

Programação em Java Prof. Maurício Braga
Linguagem de Programação I
Programação de Computadores
Linguagem PASCAL Estruturas de Controle
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I
Versão – Prof.: Mauro César Lopes
Algoritmo e Programação
Programação II Estruturas de Dados Aula 01
Tipos de dados, Variáveis, Expressões e Operadores
Shell Script Professor: João Paulo
Programação para Engenharia I
Introdução a Programação Renata Freire
Object Pascal e Delphi Programas e Units.
LINGUAGEM C.
Introdução à Programação Pascal - Começando Prof. Filipo Studzinski Perotto 2009.
Disciplina: AAM Profa. Ana Watanabe 03/13 vol.2
LPG – I Prof. Flavio Marcello
Wagner Santos C. de Jesus
Tipos de dados, valores literais e variáveis
Universidade Federal do Espírito Santo Programação II Professora: Norminda Luiza.
Algoritmos e Estruturas de Dados II
Introdução ao JavaScript
Linguagem C Strings.
Unidades de Armazenamento
Delphi Disciplina de Programação Visual 2/Linguagem de Banco de dados – QI – Aula1 Prof. Luciano Monteiro.
Ling. C - Variáveis Uma variável não é mais do que o nome que nós damos a uma determinada posição de memória para conter um valor de um determinado tipo.
O Portal do Estudante de Computação
O Portal do Estudante de Computação
GAUSS COM PIVOTEAMENTO
Linguagem técnica de programação I Java – REVISÃO
O Portal do Estudante de Computação
O Portal do Estudante de Computação
João Lucas de Oliveira Torres
Variáveis, Tipos de Dados e Constantes
O Portal do Estudante de Computação
O Portal do Estudante de Computação
Sub-programas. Mecanismo de composição de programas Sub-programa está para peça de LEGO assim como um programa está para a construção.
Linguagem de Programação II Parte VII
Seminário 1: Revisão de C
PROGRAMAÇÃO I UNIDADE 2.
Fábio de Oliveira Borges
O Portal do Estudante de Computação
O Portal do Estudante de Computação
O Portal do Estudante de Computação
Paradigmas de Programação - prof Gláucya Carreiro Boechat1 Elaborando um Programa Prof.: Gláucya Carreiro Boechat Universidade.
Computação Eletrônica
Capítulo III Modularização Procedimentos e Funções Universidade Federal de São Carlos Departamento de Computação Aluna: Luanna Lopes Lobato
Linguagem Pascal Prof. Sérgio Rodrigues.
Lógica Estruturada Aplicada
Faculdade Talentos Humanos - FACTHUS - Algoritmo I - Rogério Rodrigues
3. Introdução à Linguagem C
Tipos de Dados Operadores
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL UNIDADE 4 Itens fundamentais para Desenvolvimento de algoritmos.
Programação Orientada a Objetos - Java
Algoritmos e Estrutura de Dados I Jean Carlo Mendes
VARIÁVEIS COMPOSTAS HOMOGÊNEAS UNIDIMENSIONAIS (VETORES)
Estruturas de Dados Aula 6: Cadeias de Caracteres
William Ivanski Curso de Programação C#. Sumário  Exercícios para Fixação  Utilizando uma IDE  Elementos da Linguagem C#  Valores  Variáveis  Tipos.
JAVA Sintaxe.
Técnicas de Programação I
Programação de Computadores - 1
Introdução à Programação
Tipos de Dados Todo o trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação das informações contidas em sua memória. Estas informações podem.
AULA 09 PROGRAMAÇÃO I. Estruturas de Dados Heterogêneas 10/08/2010 Programação I 2 Objetivo: Estudar os tipos de dados heterogêneos:  Registros;  Arrays.
Computação Eletrônica Strings. Strings (Cadeias de Caracteres) Um string é um texto. Em Pascal, este texto deve ser delimitado por aspas simples. Exemplo:
O Portal do Estudante de Computação
Tipos de Dados, Variáveis, Expressões Lógicas e Aritméticas
Computação Eletrônica Variáveis Inteiras. A memória A memória pode ser vista como um imenso gaveteiro Em cada gaveta, guardamos uma informação. Por exemplo,
Programação e Sistemas da Informação 48 tempos IPTrans, Novembro 2009 Prof. Marisa Gomes.
Transcrição da apresentação:

O Portal do Estudante de Computação Computação Depressão O Portal do Estudante de Computação www.facebook.com/ComputacaoDepressao www.ComputacaoDepressao.com.br Pascal Lógica de Programação

Anatomia de um programa em pascal Início: program [nome do programa]; uses crt; Meio: [definições das funções, procedimentos, variáveis...] Fim: begin [seu código aqui] end.

Declarando variáveis Toda variável a ser usada deve ser declarada antes de seu uso. Utilizamos a palavra reservada “var” para indicar o início das declarações das variáveis. O “var” deve vir antes do “begin” (que termina com “end.”), que é o bloco principal do programa. Não é possível criar variáveis dentro do bloco principal do programa. Todas que serão utilizadas deverão ser criadas antes. As variáveis devem iniciar por uma letra, e então serem seguidas de letras, números e underline “_”.

Tipos de dados Tipos de dados mais usados na linguagem Pascal: integer: números inteiros real: números de ponto flutuante char: caractere string: texto boolean: lógico Há variações desses tipos de dados, que são menos utilizados. Aprenderemos também outros tipos de dados durante o curso, como vetores, matrizes, registros e arquivos.

Tipos de dados ∪ Conjunto de valores Integer [-32768 a 32767] Real Char Caracteres da tabela ASCII (somente 1) String Caracteres da tabela ASCII (até 255) Boolean “true” ou “false” (“verdadeiro” ou “falso”)

outros Tipos de dados Conjunto de valores ShortInt [-128 a 127] LongInt [-2147483648 a 2147483647] Byte [0 a 255]

Declarando variáveis program exemplo; uses crt; var [variáveis são criadas aqui] begin [seu código aqui] end.

declarando variáveis Para declarar as variáveis você deve, após o “var”, digitar o nome dela, seguido de dois-pontos “:” e logo após o tipo do dado. E claro, sempre finalizando com ponto-e-vírgula. var nome: string; delimitado por aspas simples idade: integer; sem aspas, números inteiros sexo: char; delimitado por aspas simples real: altura; sem aspas, ponto separando as casas decimais vivo: boolean; apenas “true” (verdadeiro) ou “false” (falso)

declarando variáveis Caso haja variáveis do mesmo tipo, podemos encurtar o código separando os nomes das variáveis por vírgula. var prova: integer; prova, trabalho: integer; trabalho: integer; media: real;

Atribuindo valores às variáveis Para atribuirmos valores, usamos a combinação do dois-pontos “:” seguido de um igual “=”, ou seja, usamos o “:=”. Primeiro digitamos a variável que queremos atribuir um valor, depois o “:=” e por último o valor a ser atribuído. nome := ‘Pablo Roxo’; idade := 25; sexo := ‘M’; real := 1.75; vivo := true;

Atribuindo valores às variáveis Sim, podemos atribuir o valor de uma variável a outra variável, desde que sejam do mesmo tipo ou que a variável de destino suporte o tamanho do valor da variável de origem. var var c: char; a, b: integer; d: string; begin a := 3; c := ‘P’; d := c; b := a;

constantes Constantes não mudam de valor. Do momento em que são criadas até o encerramento do programa, elas continuam com o mesmo valor. Assim como as variáveis, elas são declaradas antes do “begin”. Para declará-las, basta usar a palavra reservada “const”, seguido do nome da constante (assim como o de uma variável), o símbolo de igual “=” e o valor da constante, além do ponto-e-vírgula. Não é necessário definir um tipo. Se você atribuir um valor numérico, de texto ou lógico, ele irá se adaptar automaticamente. As constantes devem ser declaradas uma a uma, não podendo ser separadas por vírgulas, como as variáveis.

constantes Elas servem para armazenar valores que serão usados durante o programa, porém não serão mudados em momento algum. Fica mais legível usar constantes do que aplicar os valores diretamente. const pi = 3.14; var base, altura: integer; nome = ‘João’;

Exibindo o valor da variável Utilizamos a função “writeln” para imprimir uma variável, passando a variável como parâmetro.  writeln([parâmetro], [parâmetro], ...); var nome: string; begin nome := ‘Pablo Roxo’; writeln(‘Meu nome:’, nome);

Exibindo o valor da variável nome: string; idade: integer; begin nome := ‘Pablo Roxo’; idade := 25; writeln(‘Meu nome:’, nome, ‘e minha idade:’, idade);

Exibindo o valor da variável altura: real; begin altura := 1.75; writeln(‘Minha altura:’, altura); Será impresso: 1.75000000000000E+000 Por quê?

Exibindo o valor da variável Valores do tipo real (número de ponto flutuante) são armazenados e exibidos na notação matemática exponencial. Para imprimí-lo na forma decimal, basta aplicar uma máscara: writeln(‘Minha altura:’, altura:0:2); Será impresso: 1.75 E o que significa o 0 e o 2? 0: número de casas à esquerda, antes de começar o número 2: número de casas após o ponto, do valor decimal