Recadastramento de PARTICIPANTES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Emenda Constitucional n° 70 de 29 de março de 2012
Advertisements

Principais erros em auditorias
II Seminário de Gestão em Saúde do Estado do Rio de Janeiro
RESOLUÇÃO Nº 299, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2008.
Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas Municípios fortes, Brasil Sustentável Brasília 28 a 30 janeiro 2013 Aubiérgio Barros Recadastramento.
NORMA DE EXECUÇÃO SRA Nº 01, DE 19 DE JUNHO DE 2011
PRESTAÇÃO DE CONTAS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
Contestação do NTEP.
Comunicação ao cadastrado e Cadastro Positivo Comunicação ao cadastrado e Cadastro Positivo Requerimento nº 59/2007 Silvânio Covas Brasília, 16 de outubro.
Sistema de Cadastro de Alunos
CIMA/DEINF/CADASTRO DE ALUNOS
RECADASTRAMENTO Divisão de Gestão de Tempo
CIMA/CIE/NRM CADASTRO DE ALUNOS
Aposentadoria no INSS.
Divisão de Gestão de Tempo de Serviço e Informações – DERH 3
Richard Dutzmann MIBA 935 ETAA -Escritório Técnico de Assessoria Atuarial S/S Ltda. PRINCIPAIS ALTERAÇÕES TÉCNICA-ATUARIAIS, SOB A ÓTICA DA PORTARIA MPS.
CENSO DO INSS RECADASTRAMENTO
MUTUOPREV – ENTIDADE DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
Promovido pela C&M Software
Zelador – remunerado por hora de trabalho ou salário fixo com carteira assinada pela Missão.
PARCERIA.
Parceria CAIXA PREVIDÊNCIA e MUTUA 2012
Crédito, Cadastro e Cobrança.
R R R R Exclusão de autuação/Cancelamento de Processos
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
SOLICITAÇÃO DE CRÉDITO RETROATIVO
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
CAPREV SOFTPART SISTEMA DE RECADASTRAMENTO PREVIDENCIÁRIO Uma parceria
Sistema de Gestão de Fiscalização
Mar.2011 Normas-Padrão Implementação dos ajustes Lei /10 - Artigo 19.
Sistema de Gestão de Fiscalização
Retirada de patrocínio – Banco IBI e IBI Promotora de Vendas
Chargeback & Intercâmbio
Comunicação com controle e baixo custo. Atualizada em 01/11/2009.
DICAS PARA OTIMIZAR O SEU PLANEJAMENTO ESCOLAR Mais um ano letivo se inicia, por isto é muito importante que o Gestor de Pessoas fique atento as cláusulas.
Os Novos Marcos Regulatórios
Formulários de Desligamento de Associados e Encerramento de Contas
MANUAL DE PROCEDIMENTOS CONTABILIDADE X CLIENTE
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
PROCEDIMENTOS PROUNI (EAD)
Sávio Mespollet Perdigão Gerente de Atendimento Mobiliário Secretaria Municipal de Finanças.
Menu Descentralização das atividades da Seção Técnica de Controle de Processos CGDP-11.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Coordenação Geral de Programas - CGPR Setor Bancário Norte – Quadra 2 – Lote 06 – Bloco.
AULA 9 Rede de Atendimento do INSS. AULA 9 Rede de Atendimento do INSS.
Instrução Conjunta CGRH/COFI 01, de
TRÂMITE PROVIDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E TOMADA DE CONTAS ESPECIAL
Departamento de Gestão de Documentos Públicos
Micro Empreendedor Individual
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES Coordenação Geral de Programas - CGPR Setor Bancário Norte – Quadra 2 – Lote 06 – Bloco.
Câmara Técnica – ANS Regulamentação do Pedido de Cancelamento/Exclusão de Beneficiários de Plano de Saúde Marcos Rafael Marinho Reis.
MANUAL PROCEDIMENTOS CONTABILIDADE
CONTAS A PAGAR E CONTAS A RECEBER
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
Portaria spprev nº 102, de 28/02/14, doe DE 06/03/14, republicada em 08/03/14. Dispõe sobre novo regulamento para homologação de CTC – Certidão de Tempo.
2ª Oficina de Ressarcimento e Integração com o SUS:
Setembro 2012 Identificação do porte de fornecedores Novas regras para MPEs.
Potencializar futuros, subtraindo riscos. EPB 24/10/2013 Roberta Spadafora Carvalho.
VISÃO PREV. VISÃO PREV PLANOS INCLUÍDOS NA NOVA REGRA DE BENEFICIÁRIOS Visão Telefônica Visão TGestiona Visão Terra Visão Multi Vivo Prev Previsão.
Transparência Ativa: principais pontos. O Decreto 7.724/2012 (Art. 7º) estabelece um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções.
Bom Dia! Cartão Pesquisa - CNPq Manual de Solicitação e Utilização
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
Bom Dia! Cartão Pesquisa - CNPq Manual de Solicitação e Utilização
3º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS’s EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL - Controle na Concessão e Manutenção dos Benefícios - Cadastro - Censo.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
Fundação Sousândrade Curso de Sistema de Gestão de Convênios - SICONV Ricardo Felix Santana São Luís, 24 – 28 de novembro de
TREINAMENTO PÓS CONTEMPLAÇÃO MODELO SIMPLIFICADO.
SISTEMA ESTADUAL DE INCENTIVO AO TURISMO, À CULTURA E AO ESPORTE.
 Subvenções  Auxílios  Contribuições. 1) Necessidade do serviço 2) Apresentação do Plano de Trabalho 3) Identificação da modalidade das despesas (auxílio,
Transcrição da apresentação:

Recadastramento de PARTICIPANTES

CADASTRAR RECADASTRAR Dá trabalho ?

RECADASTRAMENTO FUNDAMENTO Legislação Guia Previc – Melhores Práticas Manual de Melhores Práticas de Seguridade – Abrapp Estatutos Regulamentos

Cadastro = Matéria Prima PLANOS DE PREVIDÊNCIA Cadastro = Matéria Prima

PLANEJAMENTO DO RECADASTRAMENTO ONDE IMPACTA? Atualização de cadastro Cálculo atuarial Reservas PLANEJAMENTO DO RECADASTRAMENTO Utilização correta dos recursos administrativos - PGA Dimensionamento das reservas Ferramenta de comunicação Mitigação de riscos legais e operacionais

RECADASTRAMENTO RISCOS DE NÃO FAZER... Risco Legal – descumprimento do expresso na INSTRUÇÃO PS/PREVIC/DC Nº 02, DE 28 DE MAIO DE 2013 Art. 5º Para os fins do disposto nos incisos I, III e IV, art. 10, da Lei nº 9613, de 3 de março de 1998, as EFPC deverão atualizar periodicamente as informações cadastrais de seus clientes, sem prejuízo de atualizações circunstanciais, de modo a assegurar constante fidedignidade das informações. Risco Atuarial – Realizar avaliação atuarial em desacordo com o perfil da massa Prejudicar os testes de aderência Perder a oportunidade de realizar modelagens de planos mais próximas da realidade do participante, com melhores custos e menor risco

RECADASTRAMENTO PREVIC - Recomendações, determinações ou auto de infração de 2007 a 2010 Fonte: Guia Previc Melhores Práticas em Fundos de Pensão

RECADASTRAMENTO RESULTADO DA PESQUISA JUNTO ÀS ENTIDADES

RECADASTRAMENTO PESQUISA JUNTO ÀS ENTIDADES Período de 29 de julho a 06 de agosto de 2013 42 entidades participantes

PESQUISA PERFIL DAS ENTIDADES PESQUISADAS

PESQUISA PERIODICIDADE

PESQUISA OUTRAS FORMAS DE RECADASTRAMENTO * Consulta extrato no site do INSS

PESQUISA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA * Outro Ofício Judicial - Para Tutela de menores Copia da RG Extrato benefício do INSS

PESQUISA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA PROVA DE VIDA (FORMATO CORREIOS)

PESQUISA PROCEDIMENTOS ADOTADOS EM CASO DE NÃO RECADASTRAMENTO * Novas chamadas, contato telefônico , suspensão concessão de empréstimo etc.

PESQUISA PROCEDIMENTOS PARA RECUPERAÇÃO DE BENEFÍCIOS PAGOS INDEVIDAMENTE * Não houve ocorrência de pagamernto indevido Descontamos o valor pago indevidamente quando do pagamento final aos beneficiários Trata-se de palno CD caso ocorra algum pagamento indevido deve ser feito acerto nos pagamentos posteriores. A área de Seguridade cobra dos herdeiros

RECADASTRAMENTO ATIVOS, AUTOPATROCINADOS E BPDs Melhores Práticas

RECADASTRAMENTO ATIVOS, AUTOPATROCINADOS, BPD OBJETIVO Atualização de dados cadastrais principalmente na alteração dos beneficiários para a pensão por morte; Tempo de contribuição para o INSS. PERIODICIDADE Quando houver alteração.

RECADASTRAMENTO ATIVOS, AUTOPATROCINADOS, BPD FORMATO Por intermédio do Portal Mediante senha pessoal. A entidade pode estabelecer o critério de só efetivá-la mediante o envio de documentos comprobatórios (Dependentes, CPF, C/C, etc.).

RECADASTRAMENTO ASSISTIDOS Melhores Práticas

RECADASTRAMENTO ASSISTIDOS OBJETIVO Atualização de dados cadastrais : recálculo de benefício quando da alteração do beneficiário para a pensão por morte Confirmação de vida

RECADASTRAMENTO ASSISTIDOS PERIODICIDADE Anualmente(*), no mês do aniversário, ou em outra data específica. (*) a entidade pode optar por recadastrar os pensionistas e os assistidos sem dependentes cadastrados (grupo de risco) em periodicidade menor. IMPORTANTE CRIAR HÁBITO

RECADASTRAMENTO ASSISTIDOS FORMATO POR INTERMÉDIO DOS CORREIOS Formulários para validação e campos para eventual alteração Recomenda-se reconhecimento de firma em cartório por autenticidade e devolução, com documentos comprobatórios (se necessário).

RECADASTRAMENTO ASSISTIDOS FORMATO PESSOAL, POR INTERMÉDIO DOS BANCOS A entidade deverá firmar contrato com o banco, detalhando todo o processo de recadastramento. Recomenda-se que o contrato tenha uma cláusula responsabilizando o banco por eventual pagamento de benefício indevido, decorrente de fraude no recadastramento ou erro do banco.

RECADASTRAMENTO ASSISTIDOS FORMATO PESSOAL, NA PRÓPRIA ENTIDADE Notificação do assistido/beneficiário um mês antes do mês do aniversário ou da data agendada para seu recadastramento. Comparecimento à entidade e identificação por meio de documento pessoal atualizado.

RECADASTRAMENTO ASSISTIDOS FORMATO PELO PORTAL Não é recomendável porque outra pessoa, de posse da senha do assistido/beneficiário, pode efetuar o recadastramento.

RECADASTRAMENTO ASSISTIDOS POR PROCURAÇÃO Pública e emitida em período não superior a 6 meses da data do recadastramento. Cópia autenticada, quando enviada pelo Correio

RECADASTRAMENTO ASSISTIDOS 2ª CONVOCAÇÃO Se o assistido/beneficiário não atende à 1ª convocação para se recadastrar, deve ser convocado uma 2ª vez, por meio de carta registrada. Na 2ª carta convocatória deve constar o alerta de que, o não atendimento a essa 2ª convocação acarretará na suspensão do benefício pago pela entidade.

RECADASTRAMENTO ASSISTIDOS SUSPENSÃO DO PAGAMENTO DO BENEFÍCIO Se o assistido/beneficiário não atende à 2ª convocação recomenda-se a suspensão do benefício até a regularização . Os benefícios suspensos devem ser provisionados mensalmente.

RECADASTRAMENTO ASSISTIDOS PROCEDIMENTOS APÓS A SUSPENSÃO DO PAGAMENTO DO BENEFÍCIO Procedimentos necessários à regularização do benefício suspenso: Envio de telegrama ao assistido/beneficiário Contato telefônico com o assistido/beneficiário Contato telefônico com os dependentes (*) Tentativa de localização por lista telefônica Contratação de empresa de localização de pessoas . Definir prazo para manutenção da suspensão do benefício. Excluir o benefício da folha e baixar o provisionamento. (*) importante que no cadastro da entidade constem informações necessárias à localização dos dependentes.

RECADASTRAMENTO ASSISTIDOS PROCEDIMENTOS PARA RECUPERAÇÃO DE BENEFÍCIOS PAGOS INDEVIDAMENTE ATENÇÃO: Havendo pagamento de benefício indevido, deve-se adotar todos os procedimentos necessários à recuperação desses valores, sob pena do dirigente responder pela má gestão dos recursos de terceiros.

RECADASTRAMENTO ASSISTIDOS PROCEDIMENTOS PARA RECUPERAÇÃO DE BENEFÍCIOS PAGOS INDEVIDAMENTE A área de seguridade encaminha(*) carta registrada com boleto bancário. O departamento jurídico da entidade encaminha(*) notificação extra-judicial. (*) ao próprio assistido/beneficiário ou aos seus dependentes.

RECADASTRAMENTO ASSISTIDOS PROCEDIMENTOS PARA RECUPERAÇÃO DE BENEFÍCIOS PAGOS INDEVIDAMENTE O departamento jurídico emite parecer sobre a viabilidade da cobrança judicial, podendo, nesse momento, de forma fundamentada, sugerir a absorção da dívida pelo plano. A entidade opta pela cobrança judicial, ou A diretoria aprova a absorção da dívida

RECADASTRAMENTO ASSISTIDOS PROCEDIMENTOS PARA RECUPERAÇÃO DE BENEFÍCIOS PAGOS INDEVIDAMENTE A entidade pode contratar consultoria jurídica externa para efetuar os procedimentos de identificação dos herdeiros legais/espólio e cobrança.

RECADASTRAMENTO ASSISTIDOS FRAUDES JÁ DETECTADAS: Quem comparece ao banco/entidade para se recadastrar não é o assistido/beneficiário Falsificação de selo de autenticidade do cartório Requerimento de benefício, por procuração, de participante já falecido. Falsificação da assinatura do assistido/beneficiário, com reconhecimento de firma “por semelhança” no cartório. FORMATO Nenhum formato é 100% eficiente para a confirmação de vida do assistido…

DESAFIOs RECADASTRAMENTO CRIAR ROTINA AUMENTAR A EFICIÊNCIA REDUZIR CUSTOS MELHORAR COMUNICAÇÃO EVITAR RECLAMAÇÕES MITIGAR RISCOS

RECADASTRAMENTO Revista Veja – 25/08/2010

OBRIGADO!