Belo Horizonte, Novembro 2012 Compras Públicas: indicadores para conduzir ações This presentation demonstrates the new capabilities of PowerPoint and it.

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Belo Horizonte, Novembro 2012 Compras Públicas: indicadores para conduzir ações This presentation demonstrates the new capabilities of PowerPoint and it is best viewed in Slide Show. These slides are designed to give you great ideas for the presentations you’ll create in PowerPoint 2010! For more sample templates, click the File tab, and then on the New tab, click Sample Templates. Dra. Florencia Ferrer florencia@e-strategiapublica.com.br

Lord Kelvin Galileu Galilei O que não se define não se pode mensurar. O que não se mensura , não se pode melhorar. O que não se melhora, se deteriora sempre. Lord Kelvin Se deve medir o mensurável e transformar em mensurável o que à primeira vista, não for. O que não se define, não se pode mensurar. O que não se mensura, não se pode gerenciar. E como qualificar os resultados do que não é gerenciado? Galileu Galilei

AS COMPRAS GOVERNAMENTAIS E A LC 123/06: PROGRAMA DE ESTÍMULO

O QUE? Executar projeto para criar meios de efetivar os benefícios aos pequenos negócios previstos na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/2006).

Diretos Indiretos Tipos de indicadores Volume de participação efetiva das micro e pequenas empresas nas compras públicas Tipo de item ou família consumido Modalidade executada etc Estratificação dos contratos por empresas e faixas de valor Diretos Níveis de emprego Níveis de formalização do mercado de trabalho Níveis de arrecadação Diminuição de indicadores de deterioração social etc Indiretos

PARA O QUÊ? Gestores públicos e micro e pequenos empresários mais capacitados para dar efetividade e fazer uso dos mecanismos de estímulo previstos na Lei Geral; Criação de um sistema apto a monitorar a aplicação da Lei Geral pelos estados e pelo DF; Mais uso do poder de compras governamental como meio de estímulo aos pequenos negócios; Governos adquirindo mais dos pequenos negócios e pequenos negócios vendendo mais para os Governos PROSPERIDADE ECONÔMICA, INCLUSÃO SOCIAL E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

COMO? Construindo conjunto de indicadores e desenvolver ferramenta tecnológica para implementação de ranking; Formulando diretrizes de política de orientação para gestores públicos e pequenos empresários, traduzidas em capacitação dos gestores responsáveis pelas aquisições governamentais nos estados brasileiros e no DF; Instituindo reconhecimento e premiação a estados e gestores públicos que se destaquem pelo uso do poder de compras do Estado como fator de desenvolvimento dos pequenos negócios.

AÇÕES Etapa 01: Desenvolvimento de indicadores e métricas e aplicação piloto; Etapa 02: Desenvolvimento e implantação de ferramenta tecnológica; Etapa 03: Orientação e capacitação; Etapa 04: Reconhecimento e premiação.

Mas é indispensável pensar compras públicas + melhoria da qualidade do gasto

Preços pagos Dimensionamiento da demanda Logística integrada Inovação Novas formas de contratacão Es la única forma de poder atender demandas crecientes Processos desnecessários Corrupcão Uniformização

O Estado continua, até os dias atuais, funcionando como há 50 anos, em estruturas verticais.

O Estado continua comprando material de informática da mesma forma

O aumento das despesas no setor público vem crescendo mundialmente de forma exponencial, e aqui não é diferente.

Melhorar a qualidade do gasto é a única forma Sabemos que os serviços que o Estado presta, em quase todas as áreas, observam uma demanda crescente como, por exemplo, nas áreas de saúde, educação e segurança pública, uma vez que acompanham o crescimento vegetativo e o novo estado de direitos. Melhorar a qualidade do gasto é a única forma de atender demandas crescentes

aumentar os investimentos públicos necessários, É a única forma de aumentar os investimentos públicos necessários, sem que o estado quebre Es la única forma de aumentar las inversiones públicas necesarias sin que el Estado quiebre

Que procurar? Agregar mais valor a cada real arrecadado Visualizar o custo total e não só quando for preciso Melhor preço: qualidade + preço Ampliar opções para seguir movimentos tecnológicos e momentos de mercado Obter maior flexibilidade possível Dimensionar a demanda; não só receber pedidos Obter eficiência: a meta é realizar políticas públicas, não comprar Criar e controlar melhor o sistema de externalidades Agregar mais valor a cada real arrecadado é preciso mudar a forma de comprar e essa transformação está relacionada à inteligência da compra

Que procurar? Mais cidadania a cada serviço prestado Gerar maior impacto social com cada compra Usar o poder de compra para mudar o entorno: MPE Criar mercados Consolidar mercados emergentes Promover a inovação: Dados abertos Incorporar mercados emergentes Mais cidadania a cada serviço prestado Agregar mais valor a cada real arrecadado

Que procurar? Aprender com o Mercado Reducão dos custos de transação Ganho em escala + descentralização Aumentar o ritmo na incorporação de knowhow e inovação Introduzir mecanismos de competência positiva Acordar os espaços e tempos entre o executor e o elaborador de políticas Usar mecanismos de estímulo e não só de castigo e controle Aprender com o Mercado Mais cidadania em cada serviço prestado Agregar mais valor a cada real arrecadado

Redução de custos processuais com inovação

É insano esperar resultados diferentes fazendo sempre o mesmo Albert Einstein

Redução de custos para o Estado por processo de compra: Sao Paulo (BEC) Economia: 73%

Redução de custos para a empresa provedora por processo de compra: Sao Paulo (BEC) Economia: 94%

Mais de 33 Bilhões Mais de 94 Milhões Economia para o Governo do Estado de Sao Paulo: Mais de 33 Bilhões Economia para os cidadãos : Mais de 94 Milhões

Impactos econômicos das Compras Públicas

Algunos dados sobre o volumen de compras públicas no mundo 70% do gasto público mundial é investido em infraestrutura Mercado Mundial de Compras Públicas US$ 6 trilhões Governo Chinês investe US$88 billhões em compras públicas de bens 30% do PIB da India são compras públicas: US$247 bilhões Fonte: OCDE,2011

Temas de gestão de compras públicas

Evolução do modelo conceitual Planejar Unificar Requisições Predizer Demanda Comprar Centralizar negociação Granularizar a entrega Auferir Economia Desempenho

Caminhando para uma visão integral da política de compras 2. Central de compras compartilhadas 3. Padrão das estaduais 4. Catálogo dinâmico de materiais e serviços 5. Central de licitações 6. Negociação e entrega 1. Equipe orientadora de planejamento

Central de compras compartilhadas Compra A Setor 1 Setor 2 Setor “n” Compra B Compra “n” Compra “n” Compra B Compra A Logística Compras compartilhadas Compra A Compra B Compra “n” Alavancagem em volume de compras Melhor poder de negociação Melhoria do qualidade do Gasto Público

Movimentando a economia

Portais de transparência

Obrigada! Dra. Florencia Ferrer florencia@e-strategiapublica.com.br www.e-strategiapublica.com.br www.florenciaferrer.com.br + 55 11 3031 4688