Expectativas de aprendizagem e indicadores de avaliação em PRODUÇÃO DE TEXTOS na área de Língua Portuguesa / Fundamental I Brasilian Immersion Conference.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. M. Professora Iracema de Souza Mendonça
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
PEDRO E O LOBO.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
0 Capuchinho Vermelho Contado pelo 6º J.
Chapeuzinho Rosa ♥.
Sérgio Elias Vieira Cury
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
O ensino da língua: complexidade do objeto e articulação entre os objetivos Irandé Antunes.
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE GÊNEROS
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Expectativas de aprendizagem e indicadores de avaliação em leitura na área de Língua Portuguesa / Fundamental I Brasilian Immersion Conference - for educators.
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Ensino de Português como L2
VERMELHO CHAPEUZINHO LIGAR O SOM PARA OUVIR AS FALAS
Ensinar leitura e escrita com o gênero como instrumento: uma proposta "Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino"
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
OS TRÊS PORQUINHOS.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
Programa Ler e Escrever
LAYLA SANTOS DE MOURA – 2ºA
HEITOR DE ANDRADE CARVALHO – 2ºA. DIOFEIRAC No dia da Diofeirac nós apresentamos: plantas, bulbos, fotossíntese e polinização. Eu fui ao estande do trânsito.
RAFAELA SOUSA COSTA.
JOÃO PAULO GONÇALVES CORREIA
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
A menina Capuchinho Vermelho
O CAPUCHINHO VERMELHO.
Escolas Prioritárias Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
Professor, o texto que será apresentado a seguir se destina a leitura em sala de aula. Trabalhe com os alunos os diferentes vocabulários e aproveite para.
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Verbo Língua Portuguesa.
Orientação Técnico-Pedagógica
Discurso direto, indireto e indireto livre
Elementos da Narrativa
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
MULTIDISCIPLINARIEDADE
JORNAL NACIONAL William Bonner: “Boa noite. Uma menina de 7 anos foi devorada por um lobo na noite de ontem”. Fátima Bernardes: “… mas graças à atuação.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Estrutura do documento:
MARIA RITA BARROS DE ALMEIDA – 2ºA. DIOFEIRAC No dia da Diofeirac nós apresentamos: plantas e bulbos e fotossíntese e polinização. Eu fui no estande do.
Chapeuzinho Vermelho Numa casinha vivia uma menina humilde que se chamava-se Chapeuzinho Vermelho.
E se... a história tivesse outro fim?
Chapeuzinho Vermelho Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido pois desde pequenina gostava de usar chapéus e capas.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
O Capuchinho Vermelho Sair.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
SITUAÇÕES.
Etapas de uma sequência didática
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
Reflexões sobre Produção Textual
JOÃO TIMÓTEO SOARES NETO – 2ºA. DIOFEIRAC Cheguei com minha mãe no colégio e esperei até o meu horário de apresentação. Quando chegou minha vez, apresentei.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
Ensino Fundamental , 7º ano
PROJETO DE PORTUGUÊS 6B ALUNAS: Ana Beatriz BeatrizGabrielaIsabellaSarah.
ANALISE TEXTUAL Aula 9 - Produção e efeito de sentidos – Metáfora e Metonímia.
PROJETO CONTOS 2.0 FONTE: REVISTA NOVA ESCOLA MAIO 2008 PROFª RENATA G. C. PIOS DOS REIS.
NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa SESC Belenzinho | 2016 Curadoria | Karen Kahn Oficina 2 | Eduardo Akio Shoji.
Transcrição da apresentação:

Expectativas de aprendizagem e indicadores de avaliação em PRODUÇÃO DE TEXTOS na área de Língua Portuguesa / Fundamental I Brasilian Immersion Conference - for educators São São Paulo, Brasil - 2012

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM identificam e descrevem o grau de conhecimentos e habilidades que os alunos devem adquirir, demonstrar e aplicar AO PRODUZIR TEXTOS no COTIDIANO ESCOLAR ou em outras atividades EXTRA- ESCOLARES.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM E CURRÍCULO A PARTIR DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES, SELECIONAM-SE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM QUE VÃO, A CADA ANO OU CICLO, APROFUNDANDO O CONHECIMENTO SOBRE A LÍNGUA E A LINGUAGEM E O DOMÍNIO DE HABILIDADES, ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE TEXTOS DE DIFRENTES GÊNEROS E DA AMPLIAÇÃO DA COMPLEXIDADE DAS SITUAÇÕES COMUNICATIVAS PROPOSTAS.

EXPECTATIVAS ESPECÍFICAS UM EXEMPLO: 1 EXPECTATIVAS GERAIS 2 EXPECTATIVAS ESPECÍFICAS 3 SELEÇÃO DE CONTEÚDOS

1 EXPECTATIVA GERAL: GERAR, REUNIR E ORGANIZAR IDEIAS E INFORMAÇÕES PARA ESCREVER PARA LEITORES POTENCIAIS COM UM PROPÓSITO DEFINIDO. 2 EXPECTATIVA ESPECÍFICA: PLANEJAR PARA ESCREVER LEVANDO EM CONTA O TEMA ESCOLHIDO, AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO E OS RECURSOS LINGUÍSTICOS ADEQUADOS. 3 SELEÇÃO DE CONTEÚDOS: (GÊNERO SELECIONADO: CONTO) GERAÇÃO DE IDEIAS A PARTIR DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS ORGANIZAÇÃO DAS IDEIAS PARA COMPOR O ENREDO

AVALIAR PARA DIAGNOSTICAR CONSTATAR: através de dados coletados, o que os alunos sabem e o que precisam aprender. (sondagem) QUALIFICAR: estabelecer critérios para ter clareza do esperado, e compará-los com os dados coletados. (expectativas de aprendizagem) PROCEDER UMA INTERVENÇÃO: decisão que se toma sobre a situação qualificada, tendo em vista sua melhoria. (sequência didática)

CONSTATAR PROPOR SITUAÇÕES DE ESCRITA QUE TENHAM COMO FINALIDADE DIAGNOSTICAR O QUE OS ALUNOS JÁ SABEM E O QUE PRECISAM APRENDER SOBRE PRODUÇÃO DE TEXTO. Ex. Reprodução do final de um conto conhecido (Cinderela)

qualificar A ANÁLISE DO CONTO MODELO E A RETOMADA DAS EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM SELECIONADAS PARA O ANO, PERMITEM AO PROFESSOR ELABORAR UMA GRADE DE CRITÉRIOS PARA IDENTIFICAR O QUE OS ALUNOS JÁ SABEM E O QUE AINDA PRECISAM APRENDER

GÊNERO: segundo Bakhtin, tipos relativamente estáveis de enunciados assuntos e temas típicos CONTEÚDO TEMÁTICO: partes típicas e formas de conexão ESTRUTURA COMPOSICIONAL: seleção de recursos da língua: lexical, gramatical ESTILO:

ALGUNS CRITÉRIOS PARA A ANÁLISE DOS TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS CONTEÚDO TEMÁTICO ATENDE À PROPOSTA? APRESENTA OS DADOS RELEVANTES PARA O TRATAMENTO DO TEMA SEM REDUNDÂNCIA, LACUNAS OU RUPTURAS?

ALGUNS CRITÉRIOS PARA A ANÁLISE DOS TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS ESTRUTURA COMPOSICIONAL APRESENTA AS PARTES TÍPICAS QUE COMPÕEM A ESTRUTURA COMPOSICIONAL DO CONTO (SITUAÇÃO INICIAL, COMPLICAÇÃO, AÇÕES, RESOLUÇÃO, SITUAÇÃO FINAL)? A ABERTURA E O FECHAMENTO SE AJUSTAM ÀS RESTRIÇÕES IMPOSTAS PELO GÊNERO? DESENVOLVE O TÓPICO DISCURSIVO, ESTABELECENDO A ARTICULAÇÃO ENTRE AS FASES DA SEQUÊNCIA NARRATIVA?

ALGUNS CRITÉRIOS PARA A ANÁLISE DOS TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS ESTILO REALIZA ESCOLHAS LEXICAIS AJUSTADAS AO INTERLOCUTOR, FINALIDADE E PROPÓSITOS DO TEXTO? EMPREGA MARCADORES TEMPORAIS PARA ORIENTAR A PROGRESSÃO DOS EVENTOS NARRADOS? EMPREGO DE VERBOS DICENDI (VERBOS DE DIZER) PARA INCORPORAR A FALA DOS PERSONAGENS (DISSE, FALOU, ARGUMENTOU,GRITOU ETC.)?

ALGUNS CRITÉRIOS PARA A ANÁLISE DOS TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS PADRÕES DA ESCRITA SEGMENTA AS FRASES USANDO PONTO E INICIAL MAIÚSCULA? GRAFA AS PALAVRAS SEM ERROS POR INTERFERÊNCIA DA ORALIDADE EM FINAL DE PALAVRAS? ACENTUA CORRETAMENTE AS PALAVRAS DE USO COMUM?

PROPOSTA: REPRODUÇÃO CONTO CHAPEUZINHO VERMELHO – ALUNOS 2º ANO CONTEÚDO TEMÁTICO: Personagens: uma menina, sua mãe, sua avó, o lobo e os caçador; A trama: A menina deve levar uma cesta de pães para a avó doente. Distrai-se pelo caminho e sai “da rota segura”. Encontra com o lobo, que toma um atalho, chegando primeiro à casa da avó. Depois de devorar a avó, veste-se com suas roupas, engana a menina e a devora também. Um caçador mata o lobo e resgata a avó e sua neta da barriga do monstro. Chapeuzinho volta para casa segura, tendo aprendido à lição.

PROPOSTA: REPRODUÇÃO CONTO CHAPEUZINHO VERMELHO – ALUNOS 2º ANO ANÁLISE DA ESTRUTURA COMPOSICIONAL FASES DA NARRATIVA SITUAÇÃO INICIAL A menina está em casa, sua mãe pede que leve os doces à avó doente, ela se distrai no caminho com flores e morangos. COMPLICAÇÃO Chapeuzinho encontra-se com o lobo e assusta-se com a sua figura e voz. AÇÕES O lobo toma um atalho, enquanto a menina segue seu caminho. Ele chega à casa da avó e a devora, disfarçando-se para enganar a garota. Após o famoso diálogo, devora-a também, dormindo depois da farta refeição. RESOLUÇÃO Aparece um caçador que estava à procura do lobo, mata-o e tira a avó e a neta da barriga dele sãs e salvas. SITUAÇÃO FINAL A menina volta tranquila para casa tendo aprendido a lição.

TRANCRIÇÃO DO TEXTO REPRODUZIDO PELO ALUNO COM REVISÃO ORTOGRÁFICA CHAPEUZINHO VERMELHO   ERA UMA VEZ UMA MENINA QUE USAVA UM CAPUZ E UM CHAPEU VERMELHO E ASSIM ELA COMEÇOU A SER CHAMADA DE CHAPEUZINHO VERMELHO. UM DIA SUA MÃE A CHAMOU CHAPEUZINHO VERMELHO LEVE ESSES DOCES PARA SUA VOVÓ ELA ESTÁ DOENTE MAS NÃO VÁ PELA FLORESTA TEM UM LOBO POR LÁ ESTÁ BOM MÃE. E ASSIM ELA SE DISTRAIA COM AS FLORES E ELA ENTROU NA FLORESTA E VIU O LOBO E ELE DISSE AONDE VAI MENINA VOU LEVAR ESSES DOCES PARA MINHA VOVÓ ELA ESTÁ DOENTE. EU CONHEÇO UM ATALHO E A MENINA FOI ALI. E O LOBO PEGOU O ATALHO E CHEGOU NA CASA DA VOVÓ E SE VESTIU ELA CHEGOU DEPOIS E BATEU NA PORTA E O LOBO DISSE PODE ENTAR E A MENINA FEZ AS PERGUNTAS VOVÓ POR QUE ESSAS ORELHAS TÃO GRANDES É PARA TE ESCUTAR MELHOR E POR QUE ESSES OLHOS TÃO GRANDES É PARA TE VER MELHOR E POR QUE ESSE NARIZ TÃO GRANDE É PARA TE CHEIRAR MELHOR E POR QUE ESSA BOCA TÃO GRANDE É PARA TE COMER E SAI CORRENDO ATRÁS DA MENINA E ELA FICOU GRITANDO SOCORRO E UM GRUPO DE CAÇADORES QUE ESTA PERTO OUVIU OS GRITOS E CORREU E COM O FACÃO CORTOU A BARRIGA DO LOBO E TIROU A VOVÓ DE DENTRO DA BARRIGA E ELAS SE ABRAÇARAM POR UM BOM TEMPO E FIM TRANCRIÇÃO DO TEXTO REPRODUZIDO PELO ALUNO COM REVISÃO ORTOGRÁFICA

O QUE ESSE ALUNO JÁ SABE SOBRE A ESCRITA DE CONTOS O QUE ESSE ALUNO JÁ SABE SOBRE A ESCRITA DE CONTOS? (CONSTATAR E QUALIFICAR A REALIDADE) O QUE ELE AINDA PRECISA APRENDER? (INTERVIR SOBRE A REALIDADE)