IV Seminário de Pesquisa em EaD

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Transcrição da apresentação:

Recursos Abertos: produção, disponibilização e compartilhamento de conteúdos IV Seminário de Pesquisa em EaD Luis Roque Klering – EA/UFRGS e EGC/UFSC

Brasil desenvolvido e justo Acesso à Educação Que futuro queremos? (miragens para o país) Brasil desenvolvido e justo Estratégia fundamental para alcançar um desenvolvimento sustentável: acesso à Educação 30/03/2017

Opções de acesso à educação: universidades abertas, programas de formação continuada, e recursos educacionais abertos, dentre outras. Facilitador desse crescente acesso ao conhecimento e à inclusão: a Tecnologia 30/03/2017

Brasil e o acesso a Universidades: Acesso à Educação Brasil e o acesso a Universidades: enorme lacuna a ser preenchida, a educação continuada e profissionalizante, bem como a educação aberta e a distância constituem importantes meios de acesso ao ensino superior; Educação a distância: capaz de preencher lacunas em relação à educação presencial 30/03/2017

Demandas da educação contemporânea Demandas da educação superior contemporânea: flexibilidade e variedade de horários e de locais de aprendizagem; variedade e qualidade de formações; escala (maior quantidade) e custos (menores); aprendizagem com maior qualidade (pedagogia mais contemporânea, alcance de metas práticas e complexas, formação de pessoas mais autônomas, sociais e cidadãs) 30/03/2017

Modelos antigo e novo de educação Modelo tradicional de ensino (presencial): professor “dono do saber”; hierarquia; unidimensionalidade; recursos (tecnologia): de oficina; materiais de ensino: físicos, com acesso limitado lugar e horário: salas físicas, em horários pré-definidos, de acesso limitado/difícil, e com exercício de papeis bem distintos 30/03/2017

Modelos antigo e novo de educação Modelo novo de ensino (a distância/flexível): professor como coordenador e catalisador do processo de aprendizagem; menos hierarquia, mais pluralidade; recursos (tecnologia): de uma estação de atuação: TICs e AVAs com diferentes ferramentas, com possibilidade de atuação em equipe; material de aprendizagem: objetos de aprendizagem, arquivos virtuais próprios e da internet 30/03/2017

Modelos antigo e novo de educação Modelo novo de ensino (a distância/flexível): lugar e horário: em qualquer lugar; em horários quaisquer (tarefas assíncronas) ou pré-definidos (atividades síncronas) 30/03/2017

Papel dos Rec. Educacionais Abertos Papel dos Recursos Educacionais Abertos no acesso à educação: representam uma possibilidade de democratização do acesso ao conhecimento e à educação superior gratuita; Via uso de tecnologias de comunicação e informação, é possível disponibilizar conteúdos de aprendizagem úteis, variados e interessantes, adaptáveis, traduzíveis e reutilizáveis em diferentes contextos de educacionais. 30/03/2017

Caract. dos Rec. Educ. Eletrônicos Características dos Recursos Educacionais Eletrônicos: tem custo fixo de produção; podem ser multiplicados e difundidos indefinidamente (“não se desgastam”); são acessíveis de qualquer lugar, a custo mínimo (não tem custos de transação); podem ser ajustados/melhorados de forma continuada e inúmeras vezes; podem ser experimentados (na forma de simulações) com menores custos 30/03/2017

Caract. Dos Rec. Educ. Eletrônicos Características dos Recursos Educacionais Eletrônicos: Permitem acesso, localização, manuseio e manutenção muitíssimo mais fáceis e baratos (exemplo: acesso a uma biblioteca virtual como do Google, e uma biblioteca física). 30/03/2017

Estratégias de ampliação dos REA Estratégias de ampliação da produção, disponibilização e compartilhamento de conteúdos educacionais virtuais abertos Valorização dos acervos digitais, pelas instituições, como sendo capitais de conhecimento; envidando prioridade de esforços nesses, em relação às bibliotecas físicas; estímulos à geração e organização de crescentes acervos digitais, em termos de artigos, objetos virtuais de aprendizagem, experimentos e outros; 30/03/2017

Estratégias de ampliação dos REA Estratégias de ampliação da produção, disponibilização e compartilhamento de conteúdos educacionais virtuais promoção de modelos pedagógicos mais condizentes com a nova modalidade de ensino, estimulando a utilização de recursos que demandem compartilhamento do saber: uso de foruns, produções compartilhadas (textos produzidos em conjunto, jogos de aprendizagem em equipe), uso de linguagens e padrões abertos; 30/03/2017

Estratégias de ampliação dos REA Estratégias de ampliação da produção... busca de patrocínios a cursos; e para a geração e disponibilização de recursos educacionais; institucionalização da publicização da produção em instituições públicas; início da institucionalização da disponibilização aberta dos conteúdos produzidos em Universidades, inclusive das aulas (promoção de um “programa de transparência para a produção acadêmica”). 30/03/2017

Referências Bibliográficas SANTOS, Andreia Inamorato dos. Recursos Educacionais Abertos: Novas Perspectivas para a Inclusão Educacional Superior via EAD. Disponível em http://cnx.org/content/m43431/1.1/ . Acessado em 27/06/2012. 30/03/2017

FIM 30/03/2017