Seminário de Filosofia Antiga.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O pensamento socrático
Advertisements

Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
DE PLATÃO A ARISTÓTELES
A FELICIDADE HUMANA ARISTÓTELES
As origens da Filosofia Carla G Meassi
O QUE É ÉTICA?.
As 9 respostas de um Sábio
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Ética - Visão Histórica
Jorge Muniz Barreto UFSC-INE
ESTOICISMO.
FILOSOFIA.
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
CONSCIÊNCIA CRÍTICA E FILOSOFIA
O que é o conhecimento Capítulo 7.
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
MITO O mito é uma forma de narrativa que não explica racionalmente a origem das coisas e a realidade, pois utiliza lendas e histórias sagradas para interpretá-las.
FILOSOFIA/SOCIOLOGIA
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
Revisão para Avaliação I
Teorias do conhecimento
ESPIRITISMO & FILOSOFIA.
Em busca de uma compreensão
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
1º ANO FILOSOFIA CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO OS PRÉ-SOCRÁTICOS
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
Filosofia, retórica e democracia
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Capítulo 11 Filosofia Antiga: Pensamentos Clássico e Helenístico
Profª Aline da Costa Luz Curso e Colégio Específico
Filosofia Grega: Pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles
Profª. Taís Linassi Ruwer
Profª. Taís Linassi Ruwer
O QUE É FILOSOFIA ?.
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS
Sócrates, Platão e aristóteles
- Uma aproximação histórica e etimológica
Introdução à Filosofia
Filosofia Grega: Pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles
FILOSOFIA.
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
FILOSOFIA O QUE É FILOSOFIA ?.
ARISTÓTELES (383 – 322) a.C Metafísica
INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DA GRÉCIA ANTIGA
Prof. MSc. Wilson de Oliveira Neto
Douglas Fernando Blanco
FILOSOFIA.
Do Mito ao pensamento Filosófico
Objetivo, Definições, Significado
Sócrates “Só sei que nada sei”.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Doutrinas Éticas Conceito de Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, econômico, filosófico, científico, entre.
Sofistas A retórica.
Questões para discutir em Grupo
Fundamentos da Filosofia
Bolsistas: Daniela, Bárbara, Deivison, Fernando, Raphaela e Gilberto 2015.
Professor: Suderlan Tozo Binda
FILOSOFIA.
Surgimento do pensamento filosófico
O conhecimento na antiguidade
Antiguidade grega e romana
ARISTÓTELES * Aluno de Platão por 20 anos, interessou-se justamente pelas mudanças que hoje denominamos de processos naturais; * Enquanto Platão era poeta.
O que é filosofia?.
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
Estética Antiga Objetivos do texto:
INTRODUÇÃO A FILOSOFIA
Períodos da história da Filosofia
Sócrates e o nascimento da Filosofia
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Antiga: Pré-Socráticos - Os primeiros filósofos gregos tentaram entender o mundo com o uso da razão, sem recorrer.
Transcrição da apresentação:

Seminário de Filosofia Antiga

Qual a origem da filosofia?

A filosofia vem de origem grega, sendo que philos – amizade, amor, e sophia – Sabedoria. A mesma nasceu da curiosidade humana, em compreender e questionar os valores e interpretações da sociedade , da realidade e complementar ao mito. Sendo a filosofia Antiga dividida em: Pré-socráticas, sofista, socrática e pós-socrática.

Pré-Socráticos Buscavam a entender a origem e o funcionamento do universo , Identificando seus princípios fundamentais

São filósofos anteriores a Sócrates Chamados de da physis(referencia de conclusão). Investigam o mundo material, físico . Buscam (arché) seria o principio a origem. Filósofos importantes : Tales de Mileto (624-548 a.C.) e Pitágoras (571-70 a.C)

Tales Pitágoras

Tales: Faz parte da escola jônica Previu o eclipse em 585 a. C Sua doutrina baseia-se na água como o elemento primordial de todas as coisas Afirmava que: "todas as coisas estão cheias de deuses Para Tales arqué (principio) seria a Água

Pitágoras: Faz parte das escolas italianas. Defendia uma doutrina mais religiosa do que filosófica. Criou o teorema que enunciava : Num triângulo retângulo , o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. a²=b²+c² Fundador de Crotona, colônia grega, uma associação científico-ético-política.

Sofistas Negavam a existência a verdade absoluta e buscavam conhecimento úteis para a vida por meio da retórica (linguagem, discursos).

Realizam raciocínios aparentemente validos (sem conclusão). São sofismas raciocínios aparentemente verídicos, porém não possuem forma admissível. No senso comum sofisma e qualquer raciocínio, que apresenta coerência Persuadiam pelo efeito psicológico A principal doutrina sofística consiste, em uma visão relativa de mundo Sofista - Alguém cujo objetivo numa discussão não é atingir a verdade, mas vencer a discussão.

Protágoras: Foi acusado de ateísmo Amigo pessoal de Péricles (líder democrático de Atenas) Cunhou a frase:O homem é a medida de todas as coisas“. No qual essa frase expressa que não é o ser humano que tem a função de moldar os externos de si, que seja imposto por qualquer coisa que não seja o próprio ser, e sim o ser humano deve moldar-se segundo a liberdade

Platão: Discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles Enunciava que o homem estava em contato com a realidade inteligível (razão)e a sensível. O mundo concreto é uma reprodução do mundo das idéias . Em sua obras sempre discutia os jogos do opostos. Atuante na estética( forma ideal da beleza) Ex: Ser e o não ser (obra:SOFISTA)

Socráticos: Focavam o homem em todos os aspectos da sua existência social: política, ética, ciência, arte, religião.

Período de Sócrates, criador da maiêutica:Processo dialético e pedagógico socrático, em que se multiplicam as perguntas a fim de obter, por indução dos casos particulares e concretos, um conceito geral do objeto em questão. Estudaram- se a ética profundamente, assim como a política. Sendo que Aristóteles estudava e lecionava ambas.

Aristóteles: Discípulo de Platão. Sobre a ética, Aristóteles pregava a moderação para que se pudesse ter uma vida equilibrada e harmônica. Achava que a felicidade real era a integração de três fatores: prazer, ser cidadão livre e responsável e viver como pesquisador e filósofo. Criticava Platão por suas idéias Sofistas. Considerado o Pai da Lógica. Afirmava que a realidade existe independente do mundos dos conhecimentos.

Pós - Socráticos Situam- se no período helenístico, sendo que as escolas gregas caíram e tomaram direções opostas Sendo que agora o surgimento concorrente dos estóicos e epicuristas.

Estóicos: Os estóicos acreditavam que as emoções são juízos e,portanto, cognitivas: são formas de conhecimento Comportar-se como estóico é compreender que, como as coisas não podem ser de outro modo, pois são organizadas divinamente, o melhor ainda é acomodar-se a elas e, por conseguinte, prevê-las na medida do possível, a fim de as suportar com mais boa vontade

Epicurismo Para Epicuro o bem soberano é o prazer (ausência de dor, de mal-estar, sentir-se bem consigo mesmo). Decorre da física. Segundo Epicuro, temos 3 tipos de prazeres: 1° os naturais e necessários (comer quando se tem fome) 2° naturais, porém não necessários (comer excessivamente) 3° nem naturais, nem necessários (luxo).

Resumindo: Pré-socráticos: anteriores a Sócrates , Chamados de physis e buscam Arché.(Pitágoras) Sofistas: objetivo numa discussão não é atingir a verdade, mas vencer a discussão, Persuadiam pelo efeito psicológico .(Platão) Socráticos: Período de Sócrates,estudam os 5 campos da filosofia.(Sócrates). Pós-socráticos: O mundo físico e o Helenismos