Uma volta no tempo TERRA E UNIVERSO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Geo (~ Terra) + Cêntrico (~ no centro)
Advertisements

Aristóteles Galileu Newton
Física Gravitação.
Uma pequena história... O Big Bang foi quem deu origem a expansão do universo a partir de seu estado inicial de alta compressão, numa explosão repentina,
Capítulo 1 - A Terra e o Universo
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Um pouco além da Terra.
A História da Astronomia
Um pouco além da Terra. Um pouco de História Sec. IV a.C. – Platão Sistema: Sol, Lua e Terra Planetas conhecidos: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno.
A s t r o n o m i a Astronomia ≠ Astrologia.
História da Astronomia
ASTRONOMIA.
Aula 1. Uma volta no tempo.
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL.
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
Interacção gravitacional
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS
Geocentrismo e Heliocentrismo
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Professor André.
O Planeta Terra forças Professora Paula Melo Silva.
Como evoluiu o conhecimento do Universo ao longo do tempo
Centro de Divulgação da Astronomia Diego Scanavachi Custódio
Prof. Roberto de A. Martins
Prof. carlos eduardo saes moreno
GRAVITAÇÃO IVAN SANTOS. Os primeiros a descreverem sistemas planetários explicando os movimentos de corpos celestes foram os gregos. O mais famoso sistema.
Regularidades na natureza
Prof. Roberto de A. Martins
À DESCOBERTA DO UNIVERSO
Um Cientista na Terra da LUZ
Ciências Físico-Químicas
INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA
Professores: Carla e Célio Escola EB 2/3 Professor Gonçalo Sampaio
Gravitação I Prof: Geraldo Junior.
5 Módulo Origem e Evolução do Universo.
A Terra: Os dias e as Noites
1.1. Modelos do Universo: modelos geocêntrico e heliocêntrico.
Física Gravitação.
A mais antiga das ciências
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL LEIS DE KEPLER.
Universo - teorias.
1a série Técnico em Informática Gravitação 1a série Técnico em Informática.
Revisão Mecânica e o Funcionamento do Universo
CURCEP 2014 ASTRONOMIA: LEIS DE KEPLER FÍSICA A
Gravitação Universal.
PROFESSORA: CAROL MALTA
UNIDADE 2 ASTRONOMIA.
Ptolomeu Claudius Ptolemaeus, Ptolemeu ou Ptolomeu, (ca. 85-ca. 165) foi um cientista grego que viveu durante o período helenista provavelmente em Alexandria,
As Leis de Kepler Lei de Newton Gravitação Universal
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Um pouco além da Terra.
A Terra Forma e Movimentos.
Astronomia na antiguidade
José Roberto Moreto Juliane Sempionatto. Acaso vs Astrologia Duplo Cego 28 Astrólogos Acertos 34% Acaso 33,3% Previsibilidade NULA.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
LEIS DE KEPLER.
Física Gravitação.
Mecânica Celeste e Gravitação
Ciências Naturais – 7.º ano
Movimentos Geocêntricos
Importância para as civilizações antigas
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 1º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1
LEIS DE KEPLER.
Astronomia da Antiguidade
ASTRONOMIA.
Aula de Gravitação Universal O Triunfo da Mecânica Newtoniana
Aula de Gravitação Universal O Triunfo da Mecânica Newtoniana Sérgio Ferreira de Lima 2º Ano –
Introdução Nosso curso: ◦ Aula teórica ◦ Aula prática ◦ Pesquisas e atividades (Comprometa-se com você mesmo(a) e marque um horário de estudos. Uma hora.
Que sentiram os nossos antepassados quando observavam o Céu? Fascínio, medo, curiosidade... ? Como é que a humanidade imaginava como era o universo? …..
Um pouco além da Terra. Um pouco de História Sec. IV a.C. – Eudóxio (discípulo de Platão) As estrelas, o Sol, a Lua e os planetas permanecem fixos sobre.
Astronomia: Dos Gregos a Newton Grécia Antiga Pitágoras: 570 a.C a.C. Divindade do círculo.
Olavo H. Menin Física Prof: Olavo H. Menin. Olavo H. Menin Física Copérnico (séc XVI)  “Colocou” novamente o Sol no centro do Sistema Solar  A Terra.
Transcrição da apresentação:

Uma volta no tempo TERRA E UNIVERSO

Objetivos Conhecer as principais contribuições que pensadores, filósofos e cientistas deram para a astronomia até então

Introdução A observação do céu cidadeculturall.blogspot.com 

Registros da observação do céu Newgrange É uma tumba na Irlanda. Ao nascer do sol do dia mais curto do ano (solstício de inverno), um fino raio de sol ilumina a câmara no final do corredor.

www.newgrange.com

Registros da observação do céu Stonehenge  É um alinhamento de pedra na Inglaterra. Acredita-se que era usado para estudos  astronômicos ou religiosos.

www.oxfordscientificfilms.tv 

Algumas civilizações Babilônicos: eclipses, posições de planetas e da Lua, relógios solares, divisão da trajetória relativa do Sol em 12 partes, signos do zodíaco. Egípcios: ano dividido em 12 meses de 30 dias e 3 estações (Inundação, Inverno e Verão), acrescentavam 5 dias no final do ano, signos do zodíaco.

Algumas civilizações Chineses: eclipses, aspecto das estrelas, ano de 365 e ¼ de dia. Os árabes, astecas, incas e maias também se dedicaram à astronomia

Geocentrismo x Heliocentrismo Quem está no centro? www.nova-acropole.pt adrianapegoraroterapeuta.blogspot.com

Filósofos, pensadores, cientistas Tales de Mileto: Fundamentos da geometria e da astronomia, mediu a altura das pirâmides pela sombra, imaginava a Terra como um disco plano e, depois, já sabia que o Sol ilumina a Terra.

Filósofos, pensadores, cientistas Aristóteles: Fases da Lua dependente da face iluminada pelo Sol e voltada para a Terra, justificou os eclipses, argumentou a favor da esfericidade da Terra.

Filósofos, pensadores, cientistas Aristarco de Samos: Propôs que a Terra movia em volta do Sol (heliocentrismo), classificou as estrelas quanto ao brilho.

Filósofos, pensadores, cientistas Eratóstenes: Mediu o diâmetro da Terra. Hiparco de Nicéia: Criou o astrolábio, fez o mapa do céu, determinou a duração do ano com uma margem de erro muito pequena, criou o sistema de localização por cálculo de longitude e latitude.

Filósofos, pensadores, cientistas Ptolomeu: Propôs o geocentrismo o qual foi adotado por muito tempo pela Igreja. Nicolau de Cusa: A vida não existe só na Terra, a Terra se move com movimento aparente (não é o céu que se move), seus ensinamentos não foram aceitos.

Filósofos, pensadores, cientistas Nicolau Copérnico: Propôs o heliocentrismo, mas a Igreja não aceitou, sua obra foi colocada no Índex. Giordano Bruno: Queimado vivo por defender o heliocentrismo.

Filósofos, pensadores, cientistas Tycho Brahe: Propôs que o Sol e a Lua orbitam a Terra e os outros planetas orbitam o Sol. Klepler: Propôs que as órbitas não são circulares, mas elípticas e quanto mais próximo do Sol o planeta está maior é a sua velocidade. Aderiu posteriormente ao heliocentrismo.

Filósofos, pensadores, cientistas Galileu Galilei: Fez experiências na torre de Pisa sobre a queda livre, construiu a sua luneta, foi obrigado pela Igreja a negar o heliocentrismo e foi condenado à prisão perpétua. Newton: Idealizou cálculos muito usados na matemática atual, a lei da gravitação e a natureza das cores.

Newton e a gravidade A força gravitacional entre dois corpos quaisquer é proporcional ao produto de suas massas, dividido pelo quadrado da distância que os separa Quanto menor a distância entre os corpos, maior a atração. Quanto maior a massa dos corpos, maior a atração. www.portalodia.com

Einstein e a teoria da relatividade A teoria de Newton não é válida para corpos de grande massa e muito próximos. “Todo movimento é relativo” “A velocidade da luz independe do movimento de sua fonte e é constante” “A velocidade da luz é a maior que existe” “A luz é o único fator constante” ‘O tempo também é relativo”

Exemplo de movimento relativo Quem está parado? Quem está em movimento? estudejogando.com.br

Conclusão A observação do céu levou a humanidade a descobrir bastantes coisas, mas há muito por descobrir ainda.