Concordância verbal e nominal no português padrão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
Advertisements

Morfologia e Sintaxe do Substantivo
Concordância Nominal.
Verbos – Prova Bimestral
Prof. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
O modelo morfossintático -
ESQUEMA CONCORDÂNCIA NOMINAL
O modelo morfossintático
REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância verbal – 9º ano EF Profª Andréa Fávaro Reis Baroni

Revisão – termos da oração
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Mais concordância....
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
LÍNGUA PORTUGUESA Adjetivo - Artigo 1º. ANO/ EM Maj Lilavati
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
Comunicação Linguística
Prof. Francisco Platão Savioli
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
O modelo morfossintático
TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO.
CONCORDÂNCIA VERBAL Partícula SE HAVER e FAZER Verbo SER.
Profª Monize Diniz Silva
DISCIPLINA: Português
Capítulo 2 Concordância verbal X SAIR STILLFX/SHUTTERSTOCK
Tipos de sujeito.
LÍNGUA PORTUGUESA 9º Ano do Ensino Fundamental
Determinantes. Determinantes a caneta / o lápis (género feminino ou masculino) Determinantes artigos são as palavras que aparecem antes dos nomes.
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Grupo nominal e grupo verbal
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Classe de palavras.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Termos essenciais da oração
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO M ODALIDADE : A D ISTÂNCIA M ÓDULO : I D ISCIPLINA : P ORTUGUÊS C ARGA H ORÁRIA : 45 H I NÍCIO : /
Relações de concordância entre partes da oração
MORFOLOGIA O QUE É MORFOLOGIA?
MORFOLOGIA VERSUS SINTAXE
Estrutura do documento:
CONCORDÂNCIA VERBAL II
Existe falar certo e falar errado? (p. 68 e 69)
Definição e Classificação
CONCORDÂNCIA VERBAL.
ROTEIRO DE ESTUDOS 9º ano A/B PROVA BIMESTRAL 2º BIMESTRE 2011 PROF. RAQUEL.
CONTEÚDOS: Diferença entre frase, oração e período; Conceito de frase;
QUIZ PRIMEIRO BIMESTRE
Concordância Verbal Casos.
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
Classes de palavras Adjetivo.
Concordância Nominal Concordância Verbal
Sintaxe da Frase - Funções sintáticas - Complementação do verbo AZEREDO, José Carlos de. Iniciação à sintaxe do português. p e PERINI,
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Tipos de Sujeito.
Noções básicas.
CONCORDÂNCIA NOMINAL – REGRA GERAL
Concordância verbal na construção do texto Professora: Suzete Beppu
CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.
Verbos Classe de palavras variáveis morfologicamente, as quais expressam um acontecimento: ação, ato, estado.
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
Transcrição da apresentação:

Concordância verbal e nominal no português padrão Níquel Náusea é um personagem de quadrinhos e charges criado pelo cartunista Brasileiro Fernando Gonsales em 1985. Todas as ilustrações utilizadas nesta aula foram retiradas do site: http://www2.uol.com.br/niquel/ que consta na referência ao final dos slides. Organizado pela Professora Luciana Mello da Silva Mello

Para começar...observe a tirinha: Embora Níquel Náusea tenha ensaiado bastante uma fala bonita, elaborada e bem estruturada para impressionar Gatinha, quando ela chega ele não consegue repetir a fala e acaba utilizando a variante mais comum em um contexto informal de uso da língua. O que diferencia as duas variedades linguísticas representadas no 1º e 2º quadrinhos e no 3º quadrinho são, além da escolha lexical, cuja amostra “brilhenta” demonstra outro aspecto dessa fala: o nervosismo do personagem que encontra a amada, diferenças formais que se apresentam no modo como as palavras de relacionam no interior do sintagma. GONSALES, Fernando. Níquel Náusea – Vá pentear macacos! São Paulo: Devir, 1994, p. 29

Comparando as estruturas “Quando te vejo, cada partícula do universo se torna mais viva e cintilante!” EU X “As coisa fica brilhenta!” As coisas ficam brilhantes! A diferença formal está no modo como a ideia de plural é expressa no interior das orações. Na primeira, os adjetivos viva e cintilante permanecem no singular em acordo com o substantivo partícula. O verbo ver é conjugado para concordar com o sujeito elíptico eu, assim como a forma verbal torna-se concorda com o núcleo do sujeito simples singular partícula. Já na segunda oração, o plural fica marcado apenas pela expressão as, que determina o núcleo do sintagma nominal e, portanto provocaria uma mudança na frase: AS coisas ficam brilhantes. A comparação nos leva a concluir que nas duas variedades linguísticas atuam diferentes mecanismos de concordância verbal e nominal. EXPRESSÃO DA IDEIA DE PLURAL E A FLEXÃO VERBAL= DIFERENTES MECANISMOS NA VARIEDADE PADRÃO E INFORMAL

Que tipos de mecanismos são estes? Concordância “Mecanismo através do qual as palavras alteram suas terminações para se adequarem harmonicamente umas às outras na frase” (NICOLA E TERRA, 2005, p. 297) A concordância marca formalmente as relações de determinação ou dependência morfossintática existentes entre os termos e sintagmas no interior da oração. Nominal Verbal

Concordância nominal Os determinantes, que são artigos, numerais ou adjetivos, alteram suas terminações para se ajustarem em número e gênero ao determinado (substantivo ou pronome) a que se referem. Quando te vejo, cada partícula do universo se torna mais viva e cintilante!

Concordância verbal “O verbo altera suas desinências número-pessoais para ajustar-se ao sujeito”. (TERRA E NICOLA, 2005, p. 297) Quando (eu) te vejo, cada partícula do universo se torna mais viva e cintilante!

Sujeito simples: A regra geral é colocar o verbo no singular. Níquel pediu férias dos quadrinhos.

Sujeito composto: A regra geral é colocar o verbo no plural Sujeito composto: A regra geral é colocar o verbo no plural. Níquel, Gatinha e seus filhotes pediram férias dos quadrinhos.

Usos da concordância X Recurso para boa textualidade e comunicação. Recurso estilístico: marca da/na linguagem informal .

Sintetizando Concordância nominal: flexões dos determinantes (artigos, numerais ou adjetivos) para ajustar-se aos determinados (substantivo ou pronome) . Concordância verbal: flexões do verbo para ajustar-se ao sujeito. Usos da concordância: contexto e objetivos da comunicação.

1.Observe o texto abaixo com atenção: Exercício: 1.Observe o texto abaixo com atenção:

a- Circule os problemas que existem de ortografia e acentuação. b- Sublinhe os problemas de concordância. Em duplas: c- Confronte suas marcações com a de seu colega. d- Em seu caderno, façam as correções necessárias.

Referência GONSALES, Fernando. Níquel Náusea. Site com os textos e ilustrações do cartunista Fernando Gonsales. Disponível em: http://www2.uol.com.br/niquel/. Acesso em 16/03/2012. GONSALES, Fernando. Níquel Náusea – Vá pentear macacos! São Paulo: Devir, 1994, p. 29 LOURES DOMITH, Gisele Fernandes. Mais sobre concordância. Blog. Disponível em: http://mpportugues.blogspot.com.br/ . Acesso em 16/03/2012. TERRA, Ernani; NICOLA, José de. Sintaxe de concordância. In: __________. Português: de olho no mundo do trabalho. Volume único São Paulo: Scipione, 2005, p. 296-302.