"Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para Deus e não para as pessoas". Ef 6,7 “Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

SER E PARTICIPAR NA IGREJA
Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
As raízes de uma renovada compreensão da nossa parceria na Missão e, portanto, das suas expressões concretas na nossa ação, encontram-se na.
PROXIMIDADE... REQUISITO PARA COMUNHÃO.
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
( Catechesi Tradendae n° 20)
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
Bom Dia.
PREPARAR A CATEQUESE.
A espiritualidade do catequista Vivência e transmissão da fé
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
FORMAÇÃO PARA CASAIS PILOTO Mogi das Cruzes 22 de Junho de 2013.
Missão Continental.
2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
Encaminhamento para o AGIR
Criação da Equipe Vocacional Paroquial, mais que um meio para a Pastoral Vocacional
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Departamento Arquidiocesano da Catequese
A INICIAÇÃO CRISTÃ NA PARÓQUIA
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
EXPERIÊNCIA HUMANA NA CATEQUESE
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
Sínodo sobre nova evangelização
Espiritualidade do Catequista
OS DEZ MANDAMENTOS, CAMINHO DE AMOR E LIBERDADE
O princípio da interação: “Fé-Vida”
Como preparar um encontro de catequese
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES JOVENS NOS GRUPOS DE ORAÇÃO
Espiritualidade da comunhão. Para que a Paróquia seja comunidade de comunidades, a casa dos discípulos missionários de Jesus, a casa da Palavra, do Pão.
A Teologia da Comunicação
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
Comunicação na catequese
ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM CATEQUISTAS 2013 “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”.
A VOCAÇÃO DE SER CATEQUISTA
Jesus é a VIDA João
ENCONTROS DE CATEQUESE COM ADULTOS Itinerário de vida cristã
A paz esteja convosco! 3º DOMINGO DA PÁSCOA 22 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 3, ; Salmo 4; 1Jo 2,1-5a; Lucas 24,35-48.
Juventude Amiga de Murialdo O QUE QUEREMOS? - PROJETO DE VIDA - ESPIRITUALIDADE - PARTICIPAÇÃO NA COMUNIDADE JAMUR2005JAMUR2005.
Formação Catequética Catequista.
A CATEQUESE NA MISSÃO DA IGREJA
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
CATEQUESE COM ESTILO CATECUMENAL
Metodologia da Infância e adolescência Missionária
Projeto Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
O QUE DOM BOSCO NOS ENSINA?
A primeira leitura apresenta-nos, precisamente, o testemunho dos discípulos sobre Jesus. Depois de terem mostrado, em gestos concretos, que Jesus.
 1. CAMINHO PARA ATINGIR UM OBJETIVO  2. PROGRAMA QUE ESTABELECE PREVIAMENTE UMA SÉRIE DE OPERAÇÕES:  em vista de um objetivo  3. MODO DE PROCEDER;
Catequista – encontro, comunidade, missão, espiritualidade,discípulo
O Saber Fazer O CATEQUISTA E A QUESTÃO METODOLÓGICA É preciso que o catequista seja competente em sua ação catequética superando a improvisação e a simples.
Metodologia Catequética
Começo de conversa... “Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas,
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
A catequese na missão da Igreja. 1.Qual o nosso conceito de catequese? - O que pensam as pessoas, em geral, acerca da catequese? - O que pensamos nós.
Escuta Discípulo Amado, o meu coração.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.
“Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16)
O 4.º Domingo da Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10.º de São João,
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
Transcrição da apresentação:

"Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para Deus e não para as pessoas". Ef 6,7 “Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista no processo da catequese. A alma de todo método está no carisma do catequista, na sua sólida espiritualidade, em seu transparente testemunho de vida, no seu amor aos catequizandos, na sua competência quanto ao conteúdo, ao método e à linguagem. O catequista é um mediador que facilita a comunicação entre os catequizandos e o mistério de Deus, das pessoas entre si e com a comunidade” (DNC 172)

A Catequese, primordialmente, deve possibilitar a experiência de vida e de fé dentro da comunidade. A Catequese, para ter clareza quanto à razão da missão catequética e do caminho a ser percorrido, deve ser: dinâmica; um encontro de pessoas; um encontro entre catequista e catequizandos; um encontro entre o grupo com Jesus.

Qual o método então, para se chegar à meta proposta, para se alcançar a Catequese? Método é o “caminho ou a via para a realização de algo”. Método na Catequese deve ser a interação: Fé, Vida e Comunidade; Método na Catequese deve ser a comunicação por meio da linguagem verbal e não verbal (gestos e símbolos). Método na Catequese deve conduzir para uma ação criativa e dinâmica.

O método usado na Catequese é o método da Igreja O método usado na Catequese é o método da Igreja. Ele contempla alguns passos importantes: VER – ILUMINAR – AGIR – CELEBRAR AVALIAR. VER - Consiste na interação com a realidade pessoal, familiar e da comunidade do grupo de catequizandos. Para tanto, constitui-se de um momento que possibilita a interação fé e vida. ILUMINAR - Trata-se de confrontar as conclusões, elaboradas no Ver, com a Palavra de Deus.

AGIR - Ação transformadora da realidade constatada. É compromisso. É ação interior e exterior. CELEBRAR - É o feliz encontro com Deus na oração , que anima e impulsiona o processo catequético. AVALIAR – É o momento de responder : o objetivo do encontro foi alcançado? Se não foi, por quê? Houve imprevistos? O que não ficou claro e precisa ser esclarecido? Houve uma boa participação?

O que considerar ao preparar um encontro de Catequese? Três são os momentos significativos para o encontro de catequese: Antes do encontro Durante o encontro Depois do encontro

ANTES DO ENCONTRO: Planejar o encontro, criar intimidade com o tema. Pesquisar os acontecimentos da semana e dados da vida dos catequizandos. Escolher uma dinâmica de acordo com as idades dos catequizandos. Oferecer possibilidades de desenvolver o lúdico.

DURANTE O ENCONTRO: Dividir bem o tempo. Apresentar o tema permitindo espaço para intervenções e contribuições dos catequizandos. (experiência humana) Assumir a postura de acolhimento e escuta. Envolver a todos, conquistando confiança. Lidar com as diferentes idéias e contribuições. Saber valorizar a todos. Conduzir o grupo a uma convivência serena e fraterna. Favorecer a participação e o aprofundamento da Palavra de Deus

DEPOIS DO ENCONTRO Cada encontro deve abrir novas perspectivas para a aplicação das novas descobertas na vida e para os próximos encontros. Assumir compromisso. Avaliar o encontro

Como preparar um encontro de catequese à luz da Pedagogia Salesiana Como preparar um encontro de catequese à luz da Pedagogia Salesiana? Conhecendo os núcleos fundamentais da Espiritualidade Juvenil Salesiana, podemos traçar o seguinte paralelo:

METODOLOGIA CATEQUÉTICA ESPIRITUALIDADE JUVENIL SALESIANA Acolher Espiritualidade da alegria e do otimismo no cotidiano - sem renunciar ao compromisso e a responsabilidade. Ver a realidade Espiritualidade do cotidiano – lugar onde a criança, o jovem reconhece a presença de Deus e vive a própria realização pessoal. Iluminar com a Palavra de Deus O Espiritualidade da amizade como Senhor Jesus – de onde nascem as razões da esperança para a vida. Celebrar Espiritualidade da comunhão eclesial – ambiente natural para o crescimento na fé, por meio dos sacramentos e da devoção mariana. Agir Espiritualidade do serviço responsável – por meio do serviço generoso.

VAMOS PREPARAR UM ENCONTRO DE CATEQUESE À LUZ DA REFLEXÃO APRESENTADA

"Trabalhem com prazer, como se vocês estivessem trabalhando para Deus e não para as pessoas". Ef 6,7 “Nenhuma metodologia dispensa a pessoa do catequista no processo da catequese. A alma de todo método está no carisma do catequista, na sua sólida espiritualidade, em seu transparente testemunho de vida, no seu amor aos catequizandos, na sua competência quanto ao conteúdo,ao método e à linguagem. O catequista é um mediador que facilita a comunicação entre os catequizandos e o mistério de Deus, das pessoas entre si e com a comunidade” (DNC 172)

Créditos: Adaptações dos sites: http://vidapastoral. com Créditos: Adaptações dos sites: http://vidapastoral.com.br/apresentando-o http://www.paroquiatrindade.org.br/site/index http://www.catequisar.com.br http://catequistabr.dominiotemporario.com esmeraldaana@ig.com.br – Paróquia São João Bosco – Alto da Lapa