Prof. Everton da Silva Correa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A RAZÃO: INATA OU ADQUIRIDA?
Advertisements

Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
FILOSOFIA E ÉTICA Prof. Rafael Lima.
UNIJUI Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese ÉTICA Luana Hartmann Miron 24/09/07.
FILOSOFIA Prof. Artur Motta
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Ética - Visão Histórica
DOUTRINA DE DEUS AULA 1: DEUS EXISTE?.
A Natureza Humana e o Dever
ESTOICISMO.
Professor Marcelo Rocha Contin
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da silva correa
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da silva correa
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da silva correa
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Filosofia
Filosofia
Filosofia
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia
Nicolau Maquiavel e o Nascimento do Realismo Político
Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia
Sociologia
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da silva correa
História
E E Profª Sebastiana Braga Prof. Aldenei Barros
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
Em busca de uma compreensão
Prof. Everton da Silva Correa
Aristóteles – da física à política
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
O Estado Qual é a sua função.
O que é o Estado? Capítulo 16.
Profª Aline da Costa Luz Curso e Colégio Específico
Profª. Taís Linassi Ruwer
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS
FILOSOFIA 3ª SÉRIE E.M. IDEALISMO ALEMÃO.
Introdução à Filosofia
Lei de justiça, amor e caridade
Unidade 1: A Origem da Filosofia
ARISTÓTELES (383 – 322) a.C Metafísica
Fundamentos da Administração Pública
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Aristóteles: A Ética da Justa Medida
Surgimento da filosofia
Introdução e contextualização histórica
Características da filosofia pré-socrática Professores: Enéas J. Corbari Claudenir F. Santos DEB ITINERANTE
FILOSOFIA.
Período sistemático Aristóteles
Platão e o Mito da Caverna
O conhecimento na antiguidade
DO SABER ÉTICO À ÉTICA VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia IV: introdução à ética filosófica 1. São Paulo: Loyola, p
Tema e problema Construindo seu projeto de pesquisa Profa. Dra. Karina Solha.
Transcrição da apresentação:

Prof. Everton da Silva Correa Filosofia Prof. Everton da Silva Correa

Finalidade da vida política https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea

kósmos, a ordem universal estabelecida pela lei divina; Para os gregos, a finalidade da vida política era a justiça na comunidade A noção de justiça fora, inicalmente, elaborada em termos míticos com base em três figuras principais: thémis, a lei divina trazida pela deusa Thémis, que institui a ordem do Universo; kósmos, a ordem universal estabelecida pela lei divina; E diké, a justiça que a deusa Diké institui entre as coisas e entre os homens, no respeito as leis divinas e à ordem cósmica. Pouco a pouco, a noção de diké identifica-se com a regra natural para a ação das coisas e dos homens e o critério para julgá-las.

A ideia de justiça A ideia de justiça se refere, portanto, a uma ordem divina e natural, que regula, julga e pune as ações das coisas e dos seres humanos. A justiça é a lei e a ordem do mundo, isto é, da natureza ou physis. Lei (nómos), natureza (physis) e a ordem (kósmos) constituem assim o campo da ideia de justiça.

Justo é o que segue a ordem natural e respeita a lei natural. Política versus mito A invenção da política exigiu que as explicações míticas fossem afastadas – thémis e diké deixaram de ser vistas como duas deusas que impunham ordem e leis ao mundo e aos seres humanos. Justo é o que segue a ordem natural e respeita a lei natural.

A justiça e a lei política são naturais ou convencionais? Indagações Mas a pólis (cidade-estado) existe por natureza ou por convenção entre os homens? A justiça e a lei política são naturais ou convencionais?

Essas indagações colocam, de um lado, os sofistas, defensores do caráter convencional da justiça e da lei, e, de outro, Platão e Aristóteles, defensores do caráter natural da justiça e da lei.

Nas próximas aulas A posição dos sofistas; A posição de Platão; A posição de Aristóteles.

FIM Referência: CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 14. ed. São Paulo: Ática, 2010. p . 444.