A Função dos Conselhos Emmanuel Ferro Contador e Economiário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instituições Escolares
Advertisements

Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
Avaliação do Plano Plurianual
11º CONGRESSO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA DA ANEPREM
Matemática e Estatística do Tamanho do Brasil
V Seminário Sul-Brasileiro de Previdência Pública
O papel das entidades na valorização do profissional : Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia – SOBRAFO Mario Jorge Sobreira, MSc Diretor Técnico.
1.
AFRFB ª Etapa. AFRFB ª Etapa AFRFB ª Etapa.
Ministério da Previdência Social - MPS Secretaria de Previdência Social - SPS Departamento do Regime Geral de Previdência Social - DRGPS Coordenação Técnica.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Universitario CONSUN conselhos superiores Ensino, pesquisa e ADM SUPERIOR Extensão CONSEPE DA UNIVERSIDADE COMPREENDE Reitoria e Vice-reitoria.
Jurisdição e Competência
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social CONAPREVCONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência.
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP 2005/2006/2007/2008/2009.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Seminário sobre regime de previdência complementar do servidor público IPREM – São Paulo – A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO DOS FUNDOS DE PENSÃO.
Por Otoni Gonçalves Guimarães
O papel político dos conselhos estaduais na 5ª Conferência Nacional das Cidades: atuação e passo a passo para mobilização O PAPEL POLÍTICO DOS CONSELHOS.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Título II Dos Tribunais Regionais. Advogado Res.-TSE nºs /2001, art. 12, p. único, VI, e /2003, art. 1º: exigência de 10 anos de prática profissional;
Este Decreto-Lei, aprova o regime de AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO e GESTÃO dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário.
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
VI Reunião Fórum de Graduação em Saúde Coletiva - FGSC Apresentação da profª Laura Macruz – FSP/USP.
PORTUGAL Seleção Portuguesa de Futebol Atuou em 5 copas do mundo
Políticas Públicas Municipais
Amparo Legal da Rede Estruturada pelo Instituto Euro- americano de Educação e Motricidade Humana. Estruturada pelo Instituto.
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Legislação para EAD Discutindo os Requisitos Legais dos Instrumentos de Avaliação de Cursos CRISTIANE ALPERSTEDT.
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Portaria de Treinamento TÍTULO DO TRABALHO
Oficina de Planejamento do Complexo Hospitalar da UFRJ Grupo 4 Infra-Estrutura e Gestão.
GT PREVIDÊNCIA.
Programa Prevenir DER São Bernardo
Qualidade e Sucesso Educativo pela auto-avaliação das escolas
Uma proposta de mudança
Curso de Especialização em Educação a Distância
O XBRL NO BRASIL Prof.Edson Luiz Riccio
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
2007 ANO DE MUDANÇAS.
Os campeões brasileiros por pontos corridos
46º FORUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM A UNIVERSIDADE E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO.
2004 Fórum Nacional de Controle Interno 2007 Alteração: Conselho Nacional de Controle Interno (Estatuto define regras) 2010 Aprovação, pelo CONACI, das.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Encontro Regional Norte
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
Natureza Jurídica das Sociedades Cooperativas e suas Características
Direitos e Deveres da Sociedade na Gestão do Instituto de Previdência
Fórum Universidade em Debate 19 de março de h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina.
COMISSÃO DE ENSINO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE FARMÁCIA ORIENTAÇÕES 2011.
Sistema Universidade Aberta do Brasil
 Introdução a gestão de projetos. Área de conhecimento de projeto. Contexto da Gestão de Projetos. Principais processos da gestão de projetos. Gestão.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
O CONCEITO DE “NORMAS GERAIS” EM MATÉRIA DE COMPETÊNCIA LEGISLATIVA CONCORRENTE E SEUS EFEITOS NA GESTÃO E CONTROLE DOS RPPS PRÊMIO MINISTRO GAMA FILHO.
Cláudia Góes – ITAPREVI Valfran de Aguiar Moreira - IPASG
Manual do FIES.
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
Recepção dos Calouros de CAEEL – Centro Acadêmico de Eng. Elétrica da UFBA2 O que é É a entidade oficial de representação do corpo discente do.
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
OPERAÇÕES NO MERCADO DE CAPITAIS – 1ª aula OMCB03 20/02/2014.
UAB CAPES GESTÃO COLEGIADA A direção executiva da UAB, DED, apóia suas decisões gerenciais e seu planejamento estratégico num conjunto de fóruns, de caráter.
Conselho de Turismo | 2009 Tema do Debate | O papel do Conselho Nacional de Turismo na formulação e acompanhamento da Política Nacional de Turismo.
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE CURITIBA CURITIBA 12 DE DEZEMBRO DE 2015.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
Plano de Carreira Resolução UNESP nº 70 DOE de
Transcrição da apresentação:

A Função dos Conselhos Emmanuel Ferro Contador e Economiário Agente Autônomo de Investimentos – CVM Profissional Certificado CPA – 20 / Anbima Presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Município de Petrolina – IGEPREV Vice-Presidente da Associação Pernambucana das Entidades de Previdência Pública – APEPP Diretor Regional Nordeste da Associação Nacional das Entidades de Previdência dos Estados e Municípios - Aneprem

Como estamos conduzindo “o nosso barco”?

Cooperação traz resultados?

Num mesmo espaço pode haver cobranças e colaboração? Aldemir Bendine – Presidente do BB Ary Graça – Presidente da Confederação Brasileira de Vôlei

Resultados da Seleção Brasileira de Vôlei? Liga Mundial 2001 – 1º. Lugar 2002 – 2º. Lugar 2003 – 1º. Lugar 2004 – 1º. Lugar 2005 – 1º. Lugar 2006 – 1º. Lugar 2007 – 1º. Lugar 2008 – 4º. Lugar 2009 – 1º. Lugar 2010 – 1º. Lugar Medalha de Ouro na Grécia (2004) e Medalha de Prata na China (2008)

Como tem sido o trabalho em Petrolina?

Como tem sido o trabalho em Petrolina?

Como tem sido o trabalho em Petrolina?

Como tem sido o trabalho em Petrolina?

Como tem sido o trabalho em Petrolina?

Quais os resultados?

Quais os resultados?

Quais os resultados? 21 Servidores com bolsas de Pós-Gradução em Gestão de RPPS, destes, 12 são Conselheiros; 2 Conselheiros com CPA-10 Participação dos Conselheiros em Cursos, Palestras, Seminários e Congressos.

Quais os resultados?

DINÂMICA DO ESPELHO Qual a auto-avaliação que faço da minha atuação como Conselheiro(a)? Qual a auto-avaliação que faço a respeito da minha relação como Presidente/Diretor/Gerente de Instituto ou Fundo Previdência com os Conselheiros(as)?

SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES CVM

Legislação Básica sobre os Conselhos: CF Art. 194, VII. Lei 9.717/98, inciso IV do art. 1º.; Portaria MPS n. 204, de 10 de julho de 2008; Resolução CMN n. 3.922, de 29 de novembro de 2010; (tratando-se de investimentos, por exemplo)

O que é ser um conselheiro? conselheiro con.se.lhei.ro adj (lat consiliariu) Que aconselha. sm 1 Aquele que aconselha. 2 Membro ou vogal de um conselho ou de certos tribunais. 3 Título honorífico antigo, em homenagem de altos serviços prestados ao Estado. C. de embaixada: título honorífico dos primeiros secretários. Var: consiliário. Fonte: Moderno Dicionário da Língua Portuguesa Michaelis

O que é um conselho? conselho con.se.lho sm (lat consiliu) 1 Juízo, opinião, parecer sobre o que convém fazer. 2 Aviso, ensino, lição, prudência. 3 Tribunal.4 Reunião ou assembléia de ministros. 5 Corpo coletivo, com função consultiva ou deliberativa. 6 Reunião de pessoas que deliberam sobre negócios particulares. 7 Reunião do corpo docente da universidade, escolas superiores ou secundárias, presidida pelo reitor ou diretor, para tratar das questões do ensino. Fonte: Moderno Dicionário da Língua Portuguesa Michaelis

Como opinar e orientar sobre algo que não se conhece Como opinar e orientar sobre algo que não se conhece? Qual a necessidade do desenvolvimento de conhecimentos e habilidades dos conselheiros do seu RPPS?

O conhecimento dever ser construído por um passo de cada vez ...

RESPOSTAS: 1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6 – 7 –

Quais as duas ações imediatas que posso fazer para melhorar a atuação dos Conselheiros no seu RPPS?

MENSAGEM FINAL "A virtude não é solitária, ela sempre tem seus vizinhos". Confúcio

emmanuel.ferro.pe@gmail.com