Vigotsky O PRECURSOR DAS INTELIGÊNCIAS EMOCIONAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SÓCIO-INTERACIONISMO
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Vygotsky e o Sócio-interacionismo
Psicologia e práticas educativas.
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
Pedagogia da pesquisa-ação
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
Epistemologia genética – Jean Piaget
Psicologia Histórico-Cultural – Vigotski, Luria e Leontiev
"88 terms every science teacher should know"
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
Psicologia Histórico-Cultural
Lev Semenovich VIGOTSKI
Curso:Licenciatura em Matemática Disciplina: Psicologia da Aprendizagem Docente: Edivaneide Equipe: José Firmino João Bonifácio.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Questões introdutórias
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
Psicologia Histórico Cultural: origens e pressupostos gerais
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
Sócio interacionismo vygotsky.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Sistema Piaget de Ensino
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Profª. Taís Linassi Ruwer
VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS
Teoria Sociocultural.
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Política Educacional Brasileira
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Metodologia do Ensino da Arte
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
VYGOTSKY VIDA E OBRA.
Atividade complementar 04
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Pedagogia Psicologia da Educação I Prof Silvia Maria Alves de Almeida ABORDAGEM SÓCIO HISTÓRICA.
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
VYGOTSKY VIDA E OBRA.
PENSADORES DA EDUCAÇÃO Um pouco da história do trabalho com projetos em salda de aula. NTE-Estrela 2012.
Psicologia da Educação
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

Vigotsky O PRECURSOR DAS INTELIGÊNCIAS EMOCIONAIS Laerte Cardoso Professora Adriana Lemes

Biografia Vygotsky Biografia: Lev Semenovich Vygotsky, nasceu em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, (114 anos) em uma prospera família judaica. Em 1917 formou-se em Direito pela Universidade de Moscou. Dois anos mais tarde, contraiu de se irmão mais novo, tuberculose. No ano de 1924, foi convidado por Kornilov (Investigações) para trabalhar no Instituto de Psicologia de Moscou. Neste mesmo ano, casou com Rosa Smekhova, com quem teve duas filhas.

Biografia Um ano mais tarde, em 1925, escreveu Psicologia da Arte, que só será publicado apenas em 65. Organiza o Laboratório de Psicologia para crianças deficientes – que em 1929 seria transformado no Instituto de Estudos de Deficientes e, após sua morte, no Instituto Cientifico de Pesquisas sobre Deficientes da Academia de Ciências Pedagógicas. No dia 11 de junho de 1934, com 37 anos, morreu de tuberculose.

Principais Idéias Sua obra busca um modelo explicativo do funcionamento psicológico e a constituição do sujeito no processo histórico – cultural. • Por ter vivido no momento histórico que eclodiu a revolução marxista, Vygotsky é um marxista no sentido forte do termo: para ele, a consciência é um simples reflexo da historia – pois a própria materialidade histórica é constantemente plasmada pela ação de consciências envolvidas em processos de interação social.

Linguagem como ferramenta Destaca a linguagem como ferramenta (capacidade de simbolização). Linguagem = intercâmbio dos indivíduos durante o trabalho, atividade especificamente humana. • Para ele, a Psicologia não pode lidar apenas com o que é aparente, tem que penetrar em mecanismos mais complexos do humano.

Vygotsky afirma que a criança “pensa lembrando”, enquanto o adulto “lembra pensando”. Enfatiza a importância dos chamados meios artificiais para o controle de processos psicológicos. Estes são produto do desenvolvimento histórico. Vygotsky teve papel fundamental na introdução da cultura na constituição da psique.

As idéias passam por muitas transformações à medida em que se transformam em linguagem. Elas não apenas encontram expressão na fala, mas nela tornam-se reais e adquirem forma.

Constituição Septenária (1.) O Corpo, ou Rupa. (2.) Vitalidade, ou Prana-Jiva. (3.) Corpo Astral, ou Linga-Sharira. (4.) Alma Animal, ou Kama-Rupa. (5.) Alma Humana, ou Manas. (6.) Alma Espiritual, ou Buddhi. (7.) Espírito, ou Atma.

Máxima de Marco Aurélio " Se não suporta os homens: educa-os" "Se não és reto endireita-te“ “Se não queres punir o adulto, eduque a criança”.

O professor, na perspectiva de Vygotsky, é aquele que, detendo mais experiência, funciona intervindo e mediando a relação do aluno com o conhecimento. Ele está sempre, em seu esforço pedagógico, procurando criar zonas de Desenvolvimento Proximal, isto é, atuando como elemento de intervenção, de ajuda

Assim, na Zona de Desenvolvimento Proximal, o professor atua de forma explícita, interferindo no desenvolvimento proximal dos alunos, provocando avanços que não ocorreriam espontaneamente . Vygotsky, resgata a importância da escola e do papel do professor como agente indispensável do processo de ensino- aprendizagem. É nesse sentido que a teoria educacional de Vygotsky é uma teoria da transmissão cultural, tanto quanto do desenvolvimento.

Referências FREITAS, M. T. A. As apropriações do pensamento de Vygotsky no Brasil: um tema em debate. Revista Psicologia da Educação, São Paulo, v. 10/11, n. 1, p. 9-28, dez. 1995. Vários autores. Coleção memória da pedagogia: Liev Seminovich. Revista viver: mente e cérebro, Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Segmento-Duetto, v. 2, 2005. ZACHARIAS, V. L. C. F. Vygotsky e a Educação.

http://www.filosofiaesoterica.com/ler.php?id=251 http://www.centrorefeducacional.pro.br/vygotsky.html.

Alguma Obras A memória e seu desenvolvimento na infância A percepção e seu desenvolvimento na infância A memória e seu desenvolvimento na infância O pensamento e seu desenvolvimento na infância As emoções e seu desenvolvimento na infância A imaginação e seu desenvolvimento na infância O problema da vontade e seu desenvolvimento na infância A construção do pensamento e da linguagem VYGOTSKY, L.S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1998. VYGOTSKY, L.S. Educational psychology. Boca Raton, Florida: St. Lucie Press, 1997. VYGOTSKY, L.S. El arte e la imaginación en la infancia. Madrid: Akal, 1982.

Texto de vigotski "No teatro da convenção o espectador não esquece em nenhum momento que diante dele está um ator que representa, e o ator não esquece que diante dele está a platéia; sob seus pés, o palco e ao redor, a cenografia. É a mesma coisa com um quadro: ao olhá-lo não se pode esquecer por um segundo que se trata de tintas, tela, pincel (...)"